Lideranças de municípios discutem desafios para implementação dos ODS - Unijuí

Lideranças de municípios discutem desafios para implementação dos ODS

Na tarde desta quinta-feira, 28 de outubro, aconteceu o terceiro e último encontro do Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”. Integrando o Salão do Conhecimento 2021, o evento contou com o tema “Desafios locais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, sendo transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

“Hoje foi um dia particularmente especial, porque reunimos pessoas que se empenham em concretizar, em seus lugares de origem, uma agenda tão pretensiosa quanto a Agenda 2030”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, ao apresentar a prefeita Renata Sene, de Francisco Morato, município de São Paulo; o secretário de Administração da Prefeitura de Gravatá e Vitória do Santo Antão em Pernambuco, Joseides Pereira; e o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin.

Conforme explicou o vice-reitor, desde 2019 a Unijuí trabalha com um conjunto de ações voltadas aos ODS. “Quando construímos nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, entendemos que a Agenda 2030 da ONU estava alinhada aos compromissos institucionais. Por isso, decidimos colocá-la dentro dos nossos objetivos gerais, reforçando o compromisso de alinhar as ações da Universidade com os ODS. Mesmo com a pandemia, mantivemos essa agenda, realizando, desde o ano passado, experiências formativas que buscam impactar professores, funcionários e estudantes”, explicou o professor.

A prefeita Renata Sene fez um relato da estratégia de trabalho de Francisco Morato sob a ótica dos ODS. A Agenda 2030, segundo ela, surge no programa de governo da gestão 2017-2020, quando foi eleita, e se intensifica com a sua reeleição, no programa que trata dos anos de 2021 a 2025.

No município, foi realizada formação de servidores e da sociedade civil; desenvolvidos mecanismos, decretos e leis que corroboram com a Agenda 2030; criada uma comissão de acompanhamento e monitoramento dos ODS; e definido que todos os gastos do municípios devem apontar um ODS para que haja viabilidade. O próprio Plano Plurianual foi estabelecido conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para conferir o evento na íntegra, acesse: