Unijuí finaliza mais uma edição do Salão do Conhecimento - Unijuí

Unijuí finaliza mais uma edição do Salão do Conhecimento

A Unijuí viveu quatro dias de intensa programação com a segunda edição do Salão do Conhecimento, realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, totalmente online e aberto às comunidades acadêmica e externa. Um amplo evento promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que abrange o 29º Seminário de Iniciação Científica, a 26ª Jornada de Pesquisa, a 22ª Jornada de Extensão e o 11º Seminário de Inovação e Tecnologia.

Este é o segundo ano que, em função da pandemia, o evento foi realizado de forma remota.  Foram apresentados mais de 600 trabalhos, divididos em 90 salas virtuais do Google Meet, além de uma diversidade de palestras, seminários, oficinas e painéis temáticos, transmitidos pelo YouTube da Unijuí e pelo Google Meet. Um grande encontro virtual do conhecimento,  que envolveu estudantes, professores, técnicos-administrativos, pesquisadores, extensionistas e pessoas externas à Instituição.

O tema que guiou as atividades propostas para o Salão do Conhecimento foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”. O evento também foi um espaço para discussões acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, que é um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os trabalhos apresentados partiram de temáticas relacionadas aos ODS, assim como os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que estabeleceram relações entre suas áreas de conhecimento e os Objetivos.

O encerramento foi realizado pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, com um agradecimento especial a todos os setores da Universidade que se envolveram na organização e execução do evento. “Colocamos como objetivo que as salas não poderiam ser apenas administradas, elas deveriam ser mentoradas, parte de uma discussão. A maioria dos ambientes virtuais foram grupos de estudos que se apresentaram e discutiram trabalhos, o que muito nos orgulha”, destacou o professor.

O Salão do Conhecimento também se faz,  especialmente, aos estudantes e pesquisadores que acreditam no Ensino Superior, como colocou o vice-reitor da Unijuí. “Agradecemos muito a todos que acreditam na Educação Superior, na ciência e se esforçam para que, a partir do estudo, a Universidade seja um lugar que ajuda a transformar o mundo”, finalizou Fernando Jaime González, já deixando o convite para o evento de 2022.