Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Projeto de Vida e Carreira possibilita formação empática e integradora

Nadine Paré, do curso de Ciências Biológicas, e Maria Luiza Zimmermann, do curso de Direito

A disciplina de Formação Pessoal e Profissional denominada Projeto de Vida e Carreira, desenvolvida neste primeiro semestre de 2021 dentro da Graduação Mais da Unijuí, foi ministrada com o objetivo de sensibilizar e inspirar o autoconhecimento dos estudantes. Baseada em quatro pilares - autoconhecimento, inspiração, minha contribuição para sociedade e objetivos e metas, na disciplina os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre cada ponto, podendo desenvolver atividades significativas para o processo formativo.

A metodologia busca sensibilizar o acadêmico para entender o processo da escolha profissional em cada passo dado a partir da entrada na Universidade, fazendo um contraponto com a importância dos aprendizados também para sua vida pessoal. “Na disciplina de Projeto de Vida e Carreira sugerimos, dentre as diversas atividades realizadas, que os estudantes citassem pessoas inspiradoras, nas quais poderiam achar pontos que os motivassem pessoal e profissionalmente. Surgiram vários nomes, como familiares e pessoas famosas, a exemplo da modelo Gisele Bündchen, Madre Teresa de Calcutá e a pintora Frida Kahlo”, destacou o professor da disciplina, Luciano Zamberlan.

Para a estudante do curso de Ciências Biológicas Nadine Paré, o assunto que mais lhe chamou atenção foi a etapa do autoconhecimento. “A disciplina fez com que eu olhasse para o meu interior e visse como eu realmente sou. Além disso, poder transmitir para um papel as duas pessoas que mais me inspiram, meu pai e minha mãe, me deixou muito realizada”, comenta.

Já para a estudante do curso de Direito, Maria Luiza Zimmermann, as disciplinas que levam em consideração as questões emocionais dos estudantes que estão ingressando na Universidade demonstram sensibilidade e empatia. “Era apenas esperado que esses indivíduos soubessem o que querem para o resto de suas vidas, e quando demonstrassem algum sinal de indecisão, fossem incentivados a manter para si. O Projeto de Vida e Carreira é uma disciplina que entrou como uma forma de preencher essa lacuna na formação do estudante da universidade, criando um espaço onde acadêmicos de todo tipo de curso podem expressar suas incertezas e dúvidas, um espaço onde seus sentimentos são valorizados ao invés de serem tratados como uma mera inconveniência. Pelo menos foi essa a lacuna que a matéria preencheu para mim. Sou muito grata ao processo de autoconhecimento que a matéria me possibilitou ter. Posso afirmar que é indispensável e que todos deveriam ter esse tipo de experiência alguma vez na vida”, conclui.




Mutirão de limpeza marca inauguração oficial da Trilha da Vó Preta

No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Ciências Biológicas e o Programa de Educação Tutorial – PET Biologia da Unijuí realizaram um mutirão de limpeza para o recolhimento de resíduos sólidos junto à Trilha da Vó Preta, marcando a inauguração do espaço. A atividade fez parte do lançamento oficial de dois projetos: “Resgate histórico e ambiental da Trilha da Vó Preta” e “Trilhas do Campus – Trilha da Vó Preta: a educação socioambiental na conexão entre a natureza, a história e a cultura”.

“Estes dois projetos têm como objetivo instituir oficialmente a Trilha da Vó Preta junto à área de proteção permanente do Arroio Espinho, no Campus da Unijuí, qualificando-a para torná-la um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilite a construção de saberes e de conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, contribuindo, assim, para uma gestão ambiental democrática das águas no Município de Ijuí”, explicou a professora do curso de Ciências Biológicas, Francesca Ferreira.

Os dois projetos, conforme destaca a docente, foram aprovados e financiados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente – Edital nº 01/2019, e pelo Edital Concurso Cultural Nº 04/2020 – Culturas Diversificadas da SMCET/ Ijuí – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

“A ideia de realizar a inauguração foi mostrar às pessoas que este é um espaço qualificado para ser visitado e preservado em Ijuí”, completou Francesca, lembrando que todas as atividades objetivam o conhecimento sobre o trajeto das águas, bem como a conscientização e sensibilização para preservação e recuperação dos recursos hídricos, com foco em ações locais e na promoção da saúde pública e do bem viver. As atividades estão conectadas às ações propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para conferir as fotos e saber mais sobre a Trilha da Vó Preta, acesse este link.

Fotos: Stefani Grutka


Projeto do 4º Seminário Internacional de Ciências Agrárias e Ambientais recebe apoio da Fapergs

3º Seminário Internacional aconteceu na Unijuí em 2018

O 4º Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais em busca da sustentabilidade, está sendo organizado pelo Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Unijuí, com seus respectivos Centros Acadêmicos. O evento será realizado de 8 a 10 de novembro, de forma online.

O seminário será realizado em um momento de profundos desafios para a produção de alimentos, fibras e energia, para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e para a promoção ao acesso aos alimentos, ao combate à exclusão, à miséria e ao fim da fome. Nos últimos anos, o volume da produção de alimentos atingiu limites suficientes para atender às necessidades humanas, entretanto, devido ao seu uso para outras finalidades e à impossibilidade de acesso, ainda faz com que cerca de 10% da população não consiga se alimentar dignamente.

Diante disso, o 4º Seminário Internacional se propõe a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais e estabelecer um percurso em busca de atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Para tanto, estão sendo convidados profissionais renomados e reconhecidos pela comunidade acadêmica que perpassam as áreas das ciências humanas, agrárias, sociais, ambientais e econômicas.

O projeto foi submetido e aprovado no recente Edital de Auxílio à Organização de Eventos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e receberá recursos para viabilizar a impressão de um livro sobre a temática abordada no evento.  

Estima-se a participação de 300 participantes, entre acadêmicos, profissionais e professores. Ao final do seminário, espera-se que o mesmo consiga produzir uma síntese sobre os desafios a serem enfrentados na formação de recursos humanos e na produção acadêmica interdisciplinar em Ciências Agrárias e Ambientais nos próximos anos.

Concomitante à realização do 4º Seminário Internacional, serão realizadas a 20ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, 12ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e Semana do Curso de Ciências Biológicas. Participam da Comissão Organizadora: Roberto Carbonera (coordenador geral), Angélica de Oliveira Henriques, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Christiane de Fátima Colet, Daniel Rubens Cenci, Ester Matter, Felipe Libardoni, Fernando Silvério Ferreira da Cruz, Juliana Maria Fachinetto, José Antônio Gonzalez da Silva, Laura Pereira, Márcia Jung, Luana Fillipin da Rosa, Michele Renz Scheer, Natiane Basso, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Stefani Alexandra Grudka e Vidica Bianchi.


Rizoma Temático promove debate sobre a digitalização do agronegócio

A tecnologia é a peça-chave na incorporação de práticas sustentáveis no campo. A otimização de recursos, ao mesmo tempo que alavanca o desempenho agrícola, entrega valor ao produto, assegura a perenidade do negócio e não compromete o futuro do meio ambiente. Mas como está a digitalização do campo na nossa região?

Para debater o tema “Digitalização do Agro: o uso das tecnologias para potencializar a produtividade no campo”, o Rizoma Temático da Unijuí FM foi ao ar nesta quarta-feira, dia 2 de junho, com quatro convidados: o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; o professor do curso de Agronomia e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Grãos e Forrageiras da Unijuí, Ivan Carvalho; a representante da startup Agricon, Eduarda Olivia Schneider; e o representante da APC Inova, Alessio Cagliari.

Segundo Condorelli, a digitalização no campo vem crescendo rapidamente. No passado, como conta, o lema das famílias era: se o filho não quisesse estudar na zona urbana, iria para a fazenda. Hoje há uma alteração: só vai para fazenda quem estudar. “Temos uma necessidade de maior produtividade, com maior resultado econômico, num mesmo espaço territorial. Isso faz com que tenhamos um avanço muito grande da eficiência de produção e, óbvio, uma evolução em tecnologias, em todas as regiões”, destacou.

Professor na Unijuí, Ivan Carvalho reforçou que o agricultor é uma pessoa informada e que, hoje, o campo é regido por tecnologia embarcada, GPS e imagens por satélite, por exemplo. “O que eu observo, na região, é que há muitos produtores utilizando tecnologias de ponta, outros que estão se adaptando e outros que ainda passam por processo de adaptação. Acredito que, nos próximos cinco anos, teremos uma reviravolta tecnológica”, afirmou.

Eduarda explicou que a Agricon nasceu com o objetivo de conectar produtores rurais a compradores, nos mercados interno e externo, a partir de uma plataforma digital que usa tecnologia blockchain. “Além da comercialização do produto, trabalhamos com a conexão destes dois importantes elos da cadeia, realizando a rastreabilidade deste produto. O objetivo é valorizar a cadeia do agronegócio. Precisamos dar voz aos produtores rurais e aos agentes que interferem neste processo, trabalhando para que essa cadeia chegue à gôndola do consumidor”, completou Eduarda.

A APC Inova realiza o monitoramento e controle de produtos, reduzindo perdas e permitindo a gestão em tempo real. O software de automatização desenvolvido otimiza o controle da unidade armazenadora, gerando agilidade, segurança e precisão a partir da coleta de informações em tempo real, que pode ser realizada de qualquer dispositivo conectado à internet. Segundo Alessio, hoje a APC Inova possui um mix de produtos e o desafio é manter a qualidade no pós-colheita, no processo de armazenagem. “Não só manter, mas entregar a gestão da armazenagem do produto na palma da mão do produtor”, disse.

Confira o Rizoma Temático na íntegra:


Últimos dias para se inscrever no segundo módulo dos cursos EaD Unijuí

Se você não quer perder tempo e deseja ingressar em um curso de graduação ainda neste segundo módulo, fique atento: até o dia 4 de junho, a Unijuí recebe inscrições para os cursos da modalidade Ensino a Distância (EaD).

Caracterizados pela flexibilidade de horários, os cursos adaptam-se à rotina de quem não tem tempo para estudar presencialmente, ou que simplesmente preferem estudar de qualquer lugar. Os estudantes têm acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para estudantes da modalidade. Além disso, os cursos contam com um corpo docente qualificado, que interage com os estudantes – diferente de outros cursos de graduação a distância, que possuem apenas tutores.

Atualmente, a Instituição conta com 15 cursos a distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Inscrições devem ser realizadas em unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados podem ganhar 50% de desconto no primeiro módulo do curso.

A Unijuí conta com polos EaD nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana.


Curso de Português para Estrangeiros tem inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 20 de junho, as inscrições para o curso de Português para Estrangeiros. A capacitação, ofertada pelo curso de Letras da Unijuí, destina-se àqueles que desejam iniciar seus estudos na língua portuguesa para fins comunicativos e de proficiência. As aulas serão ministradas de forma online pela professora mestre Fernanda Trein, docente na Instituição.

A metodologia adotada na condução dos encontros será pautada no estudo da língua para fins comunicativos específicos, abordando os mais variados contextos e usos reais da fala e da escrita. Desta forma, o curso se constituirá em um suporte para quem quiser aprender a língua portuguesa, intercambistas, alunos intercambistas da Unijuí, professores convidados de instituições estrangeiras e ao público externo.

A carga horária será de 40 horas, sendo 30h de aulas online e 10h destinadas a atividades de aprofundamento a distância. Os encontros acontecerão por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – via Classroom e Google Meet. Serão 20 aulas de uma hora e meia de duração, que ocorrerão às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, e aos sábados, das 8h às 9h30.

O investimento é de R$ 347,00, com condições de parcelamento e descontos para alunos, egressos, funcionários e professores da Unijuí. Acesse para conferir as formas de inscrição e mais informações acerca do curso.


Situação política e social da Colômbia é tema de debate

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí - por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Educação nas Ciências, em parceria com o curso de História, promoveu o evento “SOS Colômbia! O que está acontecendo?”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o debate foi mediado pelo professor mestre em História, Jaeme Luiz Callai.

Conforme explicou o docente, a atividade teve o intuito de discutir a situação política e social da Colômbia nos últimos meses, bem como a situação da América Latina, e se todo este cenário pode se estender para o Brasil. 

“Acredito que falamos de processos diferentes”, explicou Callai, lembrando que os países da América Latina têm situações semelhantes do ponto de vista dos problemas sociais, mas diferentes processos políticos. “Cada país tem seus caminhos e não há um único modelo que possamos aplicar a todos. Nós, brasileiros, temos uma certa dificuldade porque tradicionalmente o Brasil se desenvolveu como sociedade de costas para a América Latina. Temos poucas referências acerca de alguns países, como Chile e Colômbia. Se perguntar a um cidadão comum o que ele sabe da Colômbia, possivelmente cite o acidente da Chapecoense ou o tráfico de Pablo Escolar”, destaca o professor. Apesar de todos os problemas que possui, a Colômbia possui uma das melhores economias na América Latina, como destacou Callai.

Para tornar o debate ainda mais rico, participaram do evento a colombiana Gaviota Karolina Tobar, que é socióloga e realizou seu curso de mestrado em Direitos Humanos na Unijuí; e os ex-colombianos Jacqueline Ramirez e Juan Gabriel Perilla Jimenez, que cursam o doutorado em Educação nas Ciências na Universidade.

Acompanhe a discussão na íntegra:


Firmada parceria para realização do HackatAgro

Na tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí firmou um termo de cooperação com a NeoDigital Comunicação Ltda, responsável por desenvolver o HackatAgro - o Hackathon do agronegócio, que nasceu no Estado e agora se expande para todo o País. O HackatAgro é um movimento em prol da digitalização do agronegócio, que reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades, com o objetivo de promover a colaboração entre parceiros que buscam o desenvolvimento do setor.

A assinatura do termo contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; da coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e Michel Costa, responsável pela expansão e estratégia de “Soft Landing” do Exohub, um hub de inovação focado em resultados exponenciais e inovação corporativa.

“Com a parceria firmada, a Universidade passa a ser uma das entidades apoiadoras na realização do cronograma de eventos que faz parte do HackatAgro. Vamos contribuir na divulgação dos eventos na região, mobilizar participantes e disponibilizar nossa infraestrutura física e tecnológica para apoiar os empreendedores e vagas em nossas incubadoras, tanto em Ijuí quanto em Santa Rosa, para que sejam incubadas startups que possam vir a nascer neste processo”, explicou Maria Odete, lembrando que o primeiro evento acontece de 9 a 10 de julho, de forma totalmente virtual. 

Na quinta e sexta-feira, Michel Costa esteve em visita aos campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, a fim de prospectar possibilidades de parceria para acelerar o processo de inovação a partir de ações que visam conectar pessoas, ideias, empresas, investidores e sociedade, para que sejam criadas soluções inovadoras para a região de abrangência da Unijuí, movimento interno que se conecta a outras iniciativas como o programa Inova RS, capitaneado na região pelo governo do Estado e Ecossistema de Inovação local, conduzido pelo Sebrae com apoio da fundação Certi.


Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão promove capacitação para bolsistas

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, aconteceu um encontro do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão, promovido pela Vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. A transmissão foi realizada pelo Youtube da Universidade e direcionada aos bolsistas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (FAPERGS, CNPq e Unijuí) e Bolsistas de Extensão (Pibex).

Para debater a temática, "Portal de Periódicos Capes”, foi convidada a bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. 

A capacitação teve início com a fala da assistente da Reitoria, Greice Daiana Pereira Beerbaum, que falou sobre a importância dos bolsistas participarem das capacitações e, ainda, ressaltou que a pasta está buscando temas que sejam pertinentes e que auxiliem os estudantes neste período que estão trabalhando nos seu projetos.  

A convidada Eunice abordou a importância de fazer uso da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que é um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; está vinculada à Vice-Reitoria de Graduação e disponibiliza acesso ao conteúdo acadêmico, científico e cultural às comunidades acadêmica e externa. Também explicou como funciona o aplicativo da biblioteca e a sua plataforma virtual, que está disponível no site da Unijuí. 

Dando sequência ao encontro, a convidada trouxe a temática do evento, mostrando um passo a passo detalhado com orientações de como os bolsistas devem fazer para ter acesso ao Portal de Periódicos Capes e suas funcionalidades.  A plataforma é a maior biblioteca virtual com informações científicas do mundo. Possui mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas disponíveis para consulta, 126 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico e mais de 260 mil documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas. 

Segundo a bibliotecária, saber como funciona o portal é imprescindível para um acadêmico. “A Capes possui diversos documentos confiáveis, possibilitando aos estudantes uma experiência com os trabalhos científicos. Além disso, é de suma importância pela sua segurança para utilização nas pesquisas. Ainda, se o aluno não estiver dentro da Instituição, ele terá acesso livre a alguns documentos”, ressalta. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Rizoma Temático debate o impacto da pandemia na saúde mental do professor

A pandemia de covid-19 forçou mudanças e impôs desafios a toda a sociedade. Na área da educação, os professores tiveram que se reinventar para dar continuidade às aulas a distância e, há mais de um ano, reorganizam seus conteúdos para manter os estudantes motivados. Mas, como vencer esta distância, já que nem todos os alunos têm acesso às tecnologias? Como mantê-los motivados? Como seguir trabalhando com o peso de uma sociedade dividida, que deseja e também teme o retorno às aulas presenciais, mas que, de qualquer forma, cobra resultados dos educadores?

Para debater estas questões, o Rizoma Temático da Rádio Unijuí FM debateu nesta quinta-feira, dia 27 de maio, o “Impacto da pandemia na saúde mental dos professores”. Foram convidadas a professora doutora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn, coordenadora da pesquisa que investigou a saúde mental dos professores durante o período de pandemia; Karine Medina, graduada no curso de Psicologia da Unijuí, uma das participantes da pesquisa; e Rosane Menezes, coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Ao fazer um apanhado deste período na área de abrangência da 36ª CRE, que conta com mais de 60 escolas, Rosane explicou que, no início da pandemia, as atividades eram organizadas e encaminhadas aos pais de forma física – eles iam até a escola, retiravam as atividades, e voltavam para entregar os resultados. Depois, a Secretaria Estadual de Educação recomentou a utilização do Google Classroom para realização das aulas. “É claro que, até hoje, muitos alunos não têm acesso às aulas online e, nestes casos, as atividades são encaminhadas de forma física, como acontecia no início. O governo do Estado disponibiliza o acesso à internet para que os estudantes possam acompanhar as aulas e realizar as atividades”, explicou Rosane, lembrando que, no final de abril, as aulas voltaram de forma escalonada. O retorno, no entanto, foi opcional.

Para entender o impacto que todo este processo teve na saúde mental dos professores, foi desenvolvida a pesquisa “Atravessamentos da Covid-19 na educação: um olhar para a saúde mental do professor e as relações pedagógicas”, a partir do trabalho de professores e estudantes que estavam cursando o Estágio de Ênfase Educacional em Santa Rosa. “Contamos com a participação de 159 professores das redes pública e privada, não apenas da região, mas de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Como a pesquisa aconteceu de forma online, uma participação mais ampla foi possível”, explicou a professora, lembrando que a pesquisa contou com duas etapas: aplicação de um questionário e realização de uma entrevista aos educadores interessados.

De acordo com a docente, dos 159 entrevistados, 89% eram mulheres e 99,4% possuíam o Ensino Superior completo: 144 atuavam na docência em diferentes níveis de ensino, 14 ocupavam algum cargo de gestão e um atuava como monitor.

A pesquisa mostrou que 90% dos professores não estão sozinhos em casa e que o trabalho remoto trouxe como consequência uma sobrecarga de trabalho – afirmação dada por 86% dos entrevistados. “A educação já se encontrava num momento ruim, com os professores relatando um mal-estar. Já vínhamos identificando adoecimentos e licenças e a pandemia agravou o cenário. Além da adaptação que foi exigida dos professores – até ouvi o relato de uma educadora que disse que não sabia alfabetizar no formato online, o acesso ao ensino e à aprendizagem passou a exigir das famílias não apenas o acesso à internet, mas a recursos. Tivemos, aí, a exposição da desigualmente. O processo de mediação acabou ficando a cargo dos pais, que passaram a se queixar aos professores que estavam cansados, que não conseguiam prestar esse auxílio aos filhos, já que alguns possuem até baixa escolaridade. E em meio a todo este contexto, os educadores são expostos à burocracia, ao preenchimento de inúmeras planilhas, e precisam conciliar todo o trabalho a cursos de formação. O resultado é a sobrecarga de trabalho.”

Karine Medina, já graduada no curso de Psicologia, foi uma das estagiárias que auxiliou na elaboração e aplicação da pesquisa. De acordo com ela, foi na realização da primeira etapa da pesquisa, de coleta de dados, que observou-se a necessidade de abrir um espaço de escuta aos professores interessados.

Confira a pesquisa neste link.

Confirma o Rizoma Temático na íntegra:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.