Ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de outubro, a palestra “Ciência é a liberdade”, com o professor doutor Alberto Antonio Rasia Filho, que atualmente atua na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A palestra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, foi transmitida pelo canal da Unijuí no YouTube e faz parte do cronograma de atividades do Salão do Conhecimento 2021.
Ao longo de sua fala, Alberto exemplificou personalidades da história que contribuíram para a evolução científica da saúde, como o médico Ignaz Semmelweis, precursor de procedimentos antissépticos. “Semmelweis percebeu que lavando as mãos antes do parto, a chance de infecções puerperais diminuía. Mesmo assim foi criticado, hostilizado e demitido. Ciência é liberdade, não preconceito, como neste caso ocorreu”, comentou.
O palestrante ainda explicou que a ciência é livre e não faz mal a ninguém, mas seu uso indevido sim. “Foram os homens que levaram a ciência pelo mau caminho. Existem animais que possuem toxinas como autodefesa, agora, se eu retirar a toxina deste animal para machucar outras pessoas, eu que fiz mau uso da ciência”, acrescentou.
Alberto encerrou sua fala lembrando uma frase do filósofo chinês Confúcio, que disse que “se ao longo do caminho encontrar duas pessoas, uma de bom proceder e outra de mau proceder, ambas são mestres, uma do que fazer e outra do que não fazer”. “É por isso que vamos tomar a ciência como liberdade, mas somente a belíssima aplicação dela, com respeito, ética e com os melhores propósitos”, finalizou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí