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Ciência para Todos fecha com lançamento e divulgação de resultados

Depois de uma intensa semana de atividades, promovidas pelos projetos de extensão da Unijuí, chegou ao fim nesta sexta-feira, dia 9 de julho, a segunda edição do Ciência para Todos. O evento, promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, fez parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

O último dia da Mostra Científica Virtual foi aberta com uma palestra do coordenador do Projeto de Extensão Física para Todos, Nelson Toniazzo, sobre a relação entre a física e os acidentes de trânsito. O projeto abordou, num segundo momento, a nossa localização no universo, onde o docente trabalhou conceitos de astronomia.

A área de matemática teve grande destaque nesta sexta-feira. Primeiro, ocorreu o lançamento oficial da 2ª Feira de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de novembro, de forma online. O mesmo formato foi adotado na realização do evento no ano passado, quando foram apresentados 29 trabalhos. Mais de quatro mil visualizações foram registradas. 

Conforme destacou o coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, professor Peterson Cleyton Avi, as inscrições já estão abertas para o evento, por meio do endereço unijui.edu.br/feira-matematica, até o dia 4 de outubro. O projeto ainda realizou, durante o dia, uma oficina para ensinar as funcionalidades da calculadora científica aos estudantes.

Outro momento em que a matemática teve destaque foi na divulgação dos vencedores do 2º Desafio MathGo, por meio do Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais. Durante a semana, os alunos puderam acessar o aplicativo MathGo, dedicado ao ensino da matemática, e responder às questões propostas. Os alunos que mais pontuaram foram Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (1º lugar);  Cristian Smaniotto, do Colégio Evangélico Augusto Pestana - Ceap (2º lugar) e Kaynan Schwanke, também do Ceap (3º lugar). Eles receberam troféus e medalhas.

Também foram premiadas com troféus três escolas com a maior pontuação agregada - soma da pontuação de todos os estudantes participantes do desafio: Ceap, Rui Barbosa e Colégio Estadual Tiradentes.

O estudante com maior pontuação pertencente à escola com maior pontuação foi premiado e receberá um brinde exclusivo da Unijuí, além de troféu como primeiro colocado. É o caso de Cristian Smaniotto, que avaliou o desafio como excelente. “Foi bem participativo. Eu e meus amigos, junto com professores e escola, nos dedicamos muito. Respondemos a excelentes questões, que exigiam raciocínio”, disse.

O dia contou, ainda, com a finalização da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, para o desenvolvimento de aplicativos com scratch; a apresentação de resultados do Projeto de Extensão Energia Amiga; e ainda com uma apresentação do Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro sobre eficiência energética e reuso da água.

Para quem perdeu o Ciência para Todos Unijuí 2, é possível ter acesso às atividades no canal da Unijuí no Youtube. Também, por meio da página  bit.ly/cienciasparatodos.

Assista:

Ciência para Todos - Sexta-feira/manhã

Ciência para Todos - Sexta-feira/tarde


Startup Weekend dá início a desafio de inovação

Evento foi aberto nesta sexta-feira, dia 9, e segue até o domingo

Teve início na noite desta sexta-feira, dia 9 de julho, o Startup Weekend Ijuí - um evento global, promovido pela Techstars, que tem a Unijuí como uma das parceiras de realização. Para o evento, a Universidade colocou à disposição sua infraestrutura tecnológica, além de um time da área de inovação. Por meio da iniciativa, participantes são desafiados a validar uma ideia de negócio até o término do fim de semana, ou seja, até o domingo, dia 11 de julho, depois de 54 horas de empreendedorismo, inovação e conexões.

“Estamos com mais de 80 participantes inscritos e vamos contar com 20 mentores, dois facilitadores, três palestrantes e mais 16 pessoas trabalhando na equipe de apoio e organização”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que qualquer pessoa com uma ideia, ou com a curiosidade de conhecer e entender como funciona o mundo das startups, poderia participar.

Após a abertura oficial, foram conhecidos os participantes e votadas as ideias que serão trabalhadas durante o fim de semana. Os times foram organizados para, neste sábado, terem início as atividades em grupo. “Os participantes começam a entrar na fase de ideação, a entender e validar o problema. Neste dia, também serão realizados três workshops: sobre modelagem de negócios e MVP - ou Produto Mínimo Viável; validação e pitch”, explicou Maria Odete, lembrando que várias janelas de mentoria serão abertas. O sábado termina com uma apresentação do personal dancer Sidy Soares.

O evento será retomado no domingo pela manhã com as atividades de mentoria. A expectativa é que, neste turno, as equipes já tenham conseguido entrar na etapa de validação, de testagem da proposta. A mentoria segue à tarde, com o pré-pitch, quando os participantes apresentarão aos mentores o que desenvolveram. O fechamento acontece a partir das 16h30  com a apresentação do pitch - apresentação rápida da ideia, seleção das melhores equipes e premiação.

A final do evento será transmitida pelo canal do Youtube da Criatec, no link  https://youtu.be/71epYUpIjR8.




Disciplina de FPP aborda inteligência artificial no mundo do trabalho

A disciplina Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho, ofertada no primeiro semestre deste ano e compondo o currículo das Formações Pessoais e Profissionais, teve por objetivo destacar o impacto da IA no futuro profissional dos estudantes. Para o professor da disciplina, Edson Luiz Padoin, conhecer a inteligência artificial, como ela funciona e como podemos utilizá-la para melhorar o dia a dia das atividades desenvolvidas no trabalho é o grande ponto de desenvolvimento para o futuro.

“Tivemos uma disciplina com 50 participantes, onde desenvolvemos um diálogo importante acerca da utilização da IA para o futuro do trabalho. Para isso, realizamos trabalhos onde alguns estudantes destacaram as possíveis formas de utilizá-la como aliada para o futuro do trabalho, enquanto outros reforçaram a preocupação com a substituição dos profissionais pelas máquinas”, explicou o professor.

Para o estudante de Engenharia Elétrica Gustavo Dill Maass, a disciplina proporcionou um olhar mais amplo sobre o uso das tecnologias pelas profissões. “Essa matéria foi muito bem trabalhada pelos professores, pois, mesmo tendo sido EaD, tivemos vários encontros pelo meet. Ela foi muito interessante, pois além das interações, nós podíamos aprender também com o material que era postado na plataforma”, comentou.

Dentre as competências trabalhadas ao longo da disciplina, os estudantes puderam conhecer os agentes inteligentes, as técnicas de uso das IAs para as profissões do futuro, além de conhecer as ferramentas para IA disponíveis, como ocorre a aplicação delas no mundo do trabalho e as implicações éticas e sociais do uso da inteligência artificial.


Oficina de desenho automotivo é ministrada por designer paulista

O desenho automotivo possui diferentes formas de representação gráfica. Pensando nisso, no mês de junho, o professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Expressão e Representação Gráfica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí, organizou o evento “Oficina de Desenho Automotivo”, em parceria com o renomado designer Adonis Alcici, de Campinas, São Paulo.

Adonis compartilhou com os estudantes um pouco da sua trajetória como designer gráfico e de produto, com vasta experiência em desenho automotivo - tendo clientes como Porsche, BMW e Rede Globo,  além de realizar demonstrações de representações gráficas de meios de transporte e suas ambientações aos participantes da oficina.

O evento foi transmitido pelo canal do profissional no Youtube, com mais de 20 mil inscritos. Para o professor Matheus Cargnelutti, a oficina foi muito produtiva e o engajamento dos alunos foi visível. “Esta foi uma oportunidade dos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design conhecerem de perto as possibilidades de representação gráfica e o mercado profissional de design automotivo, com um profissional de destaque no Brasil”, disse.


Penúltimo dia do Ciência para Todos conta com oficinas e palestra

Evento promovido pela Fidene/Unijuí finaliza nesta sexta-feira, dia 9

Participantes da formação promovida pelo Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação, sobre o desenvolvimento de aplicativos com scratch, puderam nesta quinta-feira, 8 de julho, realizar dois módulos para criação de um jogo avançado. A oficina, que teve início na segunda-feira, faz parte da programação do Ciência para Todos Unijuí 2, evento promovido pela Fidene/Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Ontem, quem conduziu a formação foi a bolsista e acadêmica do 7º semestre do curso de Administração, Ivana Giordani Cassol, que avalia a participação no Ciência para Todos como uma oportunidade única. “Trouxemos um pouco da essência do que é o nosso projeto através de seis vídeos, que utilizam a aplicação scratch. Penso que a diferença que essa oficina pode fazer para cada ouvinte é enorme”, afirmou, lembrando que foram abordados conceitos de programação junto com o raciocínio lógico para elaboração do jogo. “Com isso, despertamos o interesse de os alunos buscarem mais informações sobre a área e as inúmeras possibilidades que existem. Me sinto muito feliz em fazer parte deste trabalho e espero que os ouvintes consigam sentir e entender isso através dos nossos vídeos”, completou.

A oficina antecedeu o espaço do Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que fez uma apresentação do aplicativo PortGo - criado na mesma linha do app de matemática, MathGo, mas direcionado ao estudo das linguagens. Conforme explicou a professora Rosita da Silva dos Santos, neste primeiro momento, o PortGo é desenvolvido para os três anos do Ensino Médio, com questões que exploram a área de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, a expectativa é estender o aplicativo para o Ensino Fundamental, com questões direcionadas.

Enquanto o Projeto de Extensão Energia Amiga focou na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas; o Projeto de Extensão Educação em Saúde promoveu uma oficina falando sobre os malefícios do cigarro e das bebidas alcoólicas na adolescência. A tarde contou, ainda, com a participação do Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução, que abordou os conflitos de interesse.

Para fechar, o Ciência para Todos contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) para Tod@s, com o doutor e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design pela PUC-SP, com PhD Fellowship pela Université Paris 1 – Sorbonne, Diogo Cortiz. O convidado explicou que a Inteligência Artificial deixou de ser um desafio técnico para ser um desafio ético, social, cognitivo e psicológico. Isso porque todas as áreas são impactadas atualmente.

“Quando falamos em Inteligência Artificial, não estamos falando do futuro, mas do presente. Estamos falando de algo que está presente no aplicativo de rotas, no streaming de música e de filmes, no anúncio, no e-mail que foi para o spam. A IA está materializada em pequenos modelos no nosso dia a dia”, explicou.

Para conferir a  programação desta sexta-feira, último dia do Ciência para Todos, acesse bit.ly/cienciasparatodos. O evento faz parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Assista:

Ciência para Todos - Quinta-feira/Manhã

Ciência para Todos - Quinta-feira/Tarde


EaD Unijuí: parceria é firmada com Fundação dos Servidores do Sesi no Rio Grande do Sul

O Núcleo de Captação Institucional da Unijuí realizou, nesta semana, mais um convênio para descontos na graduação, cursos de qualificação e especialização na modalidade Ensino a Distância (EaD). O convênio com a Fundação dos Servidores do Sesi no Rio Grande do Sul (Fusergs) vai proporcionar aos associados e seus dependentes o desconto de 25% em cursos de graduação e de 10% em cursos de qualificação e especialização EaD.

Durante a assinatura do convênio, o presidente da Fusergs, Vilson João Rockenbach,  manifestou-se dizendo que a Fundação se sente  honrada com esta parceria e entende que a qualificação dos beneficiários é muito importante. "Em uma pesquisa realizada entre os associados, a Unijuí foi referenciada como uma possibilidade de formação. A Universidade se junta aos demais convênios da Fusergs com este intuito", disse.

Somente na graduação, a Universidade oferta 15 possibilidades na modalidade Ensino a Distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

Inscrições e informações sobre os cursos ofertados podem ser obtidas no endereço unijui.edu.br/ead.

A Universidade vem expandindo seus polos EaD, estando presente nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana. Interessados na parceria podem entrar em contato com a equipe, por meio do e-mail estude@unijui.edu.br.


Últimos dias para se inscrever na especialização de Fisioterapia em Terapia Intensiva

As inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva encerram-se neste domingo, dia 11 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site da Unijuí. A oportunidade é destinada aos profissionais formados em Fisioterapia e que buscam atuar nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

“O objetivo é especializar esses fisioterapeutas para que eles possam atuar dentro da Unidade de Terapia Intensiva, com conhecimento científico e habilidades técnicas para favorecer o atendimento a esses pacientes,” comenta a coordenadora do curso, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann.

A professora Eliane destaca ainda que um dos grandes diferenciais da pós-graduação é que ela permite que o estudante faça um estágio ao final do curso. "O estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática dentro da UTI, para que os menos experientes sanem suas dúvidas”, acrescenta Eliane.

O início das aulas está previsto para o dia 23 de julho, no formato online, pelo Google Meet, nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã e tarde. O curso possui carga horária de 360 horas-aula. Para mais informações sobre o curso, encaminhe um e-mail para estude@unijui.edu.br ou entre em contato pelo WhatsApp 55 981229987.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo


Unijuí organiza retorno escalonado para o segundo semestre

Seguindo portaria do Conselho Nacional de Educação, a Unijuí está preparando o retorno presencial dos estudantes, de forma escalonada, a partir do dia 2 de agosto. De acordo com a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a decisão vai ao encontro das definições já realizadas pelas universidades que integram o Consórcio das Universitárias Comunitárias Gaúchas (Comung).

“Enquanto reitoria, elegemos como critério de retorno não haver aglomeração de pessoas. Também, haver o respeito aos protocolos de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e manutenção do distanciamento. Por isso, o retorno será feito de forma escalonada”, afirmou a professora, explicando que os estudantes irão para o campus presencialmente em uma semana, e na outra as aulas acontecem de forma online

Além de contar com o selo Escola Segura, que indica que a Instituição atende às recomendações do Plano de Combate ao Coronavírus e que apresentou o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da covid-19, a Unijuí conta com um grande percentual de professores, estudantes e funcionários vacinados.

O primeiro semestre, como destaca Fabiana, aconteceu com muitas dificuldades. A expectativa era de retornar à presencialidade no mês de fevereiro, mas, em seguida, aumentaram os casos de covid-19. “Tivemos que abortar nosso plano e ainda enfrentamos dificuldades para a realização da prática de estágios, que acabaram suspensos por um período. Mas, tivemos um semestre tranquilo, trabalhando a maioria das nossas disciplinas de forma online”, reforçou.

 


Rizoma Temático propõe discussão sobre a educação do futuro

Muitas perguntas giram em torno do futuro da educação no pós-pandemia. O período forçou o uso de tecnologias e a educação a distância, escancarando as desigualdades sociais, e não deixou outra saída aos professores que não fosse atuar de uma forma diferenciada. Mas o que acontecerá daqui para frente? 

Para debater o tema "Educação no futuro: o que veio para ficar?”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 8, convidou o professor doutor Gláucio José Couri Machado, da Universidade Federal de Sergipe; a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Leila Franco Schmidt; e o doutorando em História, professor na Unijuí, Josei Fernandes Pereira.

Para Gláucio, o momento deveria ser um divisor de águas para área da educação. Inclusive, ele levará para discussão, no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, onde atua, se tudo o que foi feito durante a pandemia, para adaptar o ensino, será aproveitado ou irá para o lixo. “Me questiono se, passado este período, voltaremos 100% para o presencial ou se iremos aproveitar esse conhecimento acumulado, de um ano de trabalho online, daqui para frente. Acho que tivemos um esforço intelectual muito grande para levar conhecimento aos alunos e isso deve ser aproveitado”, afirmou.

Formações já aconteciam na rede estadual, preparando os professores para o uso mais intenso da tecnologia em sala de aula. No entanto, tudo era visto de uma forma mais distante. Os estudantes não tinham vivenciado, ainda, aulas online, por exemplo. “Foi necessária uma rápida adaptação para seguirmos com as aulas, inicialmente de forma remota, aos mais de 14 mil alunos, distribuídos em 59 escolas de 12 municípios da região. Seguimos com o letramento digital dos educadores e buscando solucionar problemas dos alunos, como a falta de acesso à internet. No segundo semestre tivemos a internet patrocinada pelo governo estadual, o que ajudou, e neste ano, a distribuição de chromebooks aos professores e coordenadores pedagógicos”, disse.

Otimista, o professor Josei Fernandes Pereira acredita que as habilidades e competências que estão sendo desenvolvidas tendem a se manter. “Quando aprendemos uma coisa nova, nos abrimos para determinadas inovações, que dificilmente vão retroceder - e é isso que eu espero. A expectativa é que alguns vícios sejam deixados para trás e que metodologias ativas, novas formas e jeitos de ensinar, sejam incorporados ao ensino”, afirmou, destacando que os professores vão precisar se transformar em orientadores, mediadores, enquanto os alunos vão precisar desenvolver a autonomia para estudar.

Confira o Rizoma Temático na íntegra:


EaD Unijuí: escrevendo novas histórias

O sonho de ser historiador sempre acompanhou o ijuiense Stéfano Diehl. No entanto, até ingressar no curso de licenciatura em História da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância (EaD), passou por outras áreas: foi acadêmico de Letras e também de Publicidade e Propaganda na Universidade. “No meio desse percurso, pensei: é realmente isso que eu desejo fazer depois de formado? Acabei concluindo que devo seguir a área que gosto. E eu sempre quis ser professor de História, preferencialmente no Ensino Superior”, afirmou.

Stéfano conta que, já na infância, começou a se interessar pela pré-história, a assistir documentários e a ler livros de história. “Com o tempo, por meio de programas de TV, fui descobrindo as maravilhas do Egito Antigo e civilizações da Antiguidade e acabei gostando ainda mais. Nunca parei de assistir, tanto os documentários, como filmes de época. Acabei me apaixonando de vez, principalmente pela Idade Média”, disse.

Embora nunca tivesse “levado muito jeito” para cursos a distância, o estudante diz que o EaD da Unijuí surpreendeu bastante. “O EaD da Universidade é bem mais legal do que eu esperava.  O novo curso tem me feito criar expectativas, com toda certeza. Me imagino num futuro muito legal, podendo trabalhar com o que eu gosto, com o que me dá mais prazer - apesar de também gostar das outras áreas que cursei. Espero poder estar, em alguns anos, lecionando em uma universidade. É meu objetivo principal”, afirmou.

Para quem deseja começar a realizar um sonho, como o Stéfano, a Unijuí oferece outras opções de cursos a distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. As inscrições para o terceiro módulo vão até o dia 10 de setembro.

O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por realizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Mais informações em unijui.edu.br/ead.


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