Estudantes trabalham autoconhecimento em disciplina de Projeto de Vida e Carreira - Unijuí

Patrícia Grubert de Quadros e Isadora Sulzbacher Ourique

A disciplina Projeto de Vida e Carreira, que integra o currículo das Formações Pessoais e Profissionais, incentivou os estudantes a pensar sobre sonhos, objetivos e metas, tendo como base o processo de formação acadêmica. O componente é ofertado pelo professor Luciano Zamberlan, na modalidade Ensino a Distância (EaD). “Essa é uma disciplina que surgiu exatamente para que o aluno pudesse ter a oportunidade de refletir a respeito das escolhas que fez para a vida e para a carreira, e para que consiga formatar, de certa maneira, alguns objetivos e metas que pretende alcançar no futuro”, explica o professor.

No componente, os estudantes são instigados a discutir aspectos ligados à rede de relacionamentos, inspiração, aptidões, metas e de que forma pretende alcançá-las. Isadora Sulzbacher Ourique é estudante do 2° semestre de Biomedicina e destaca que gostou muito da experiência. “Foi ali, nas aulas, que comecei a ter um tempo dedicado a refletir sobre as escolhas que ando fazendo na minha vida e quais são as consequências das mesmas. Também tive a oportunidade de traçar novos caminhos e repensar atitudes. Acho que todos os estudantes deveriam alguma vez passar por essa disciplina. Ela fez com que, de certa forma, saísse diferente de como entrei”, afirma.

A estudante Patrícia Grubert de Quadros, do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo, comenta que sua experiência na universidade melhorou muito depois da disciplina. Ela conta que passou a ter outra mentalidade em relação à garduação e mais responsabilidade, não só no curso, mas em diversas áreas da vida. “Eu me comprometi a melhorar muitas coisas que eu estava querendo há anos e não tinha um ponto de partida. O professor Luciano Zamberlan nos incentivou a fazer um projeto de vida e carreira, onde descrevemos nossos sonhos e o que fazer para começar a realizá-los. Também consegui enxergar melhor minha relação com a família  e amigos, onde os mais próximos escreveram minhas qualidades e defeitos, podendo, assim, fazer com que eu evoluísse em diversos aspectos. Foi com certeza uma matéria muito válida para a minha vida. Fiquei super feliz em ter tido a oportunidade de cursá-la. Inclusive, todos que participaram puderam se beneficiar e assistiram às aulas online comigo, onde aprendemos juntos e criamos novos objetivos de vida”, comenta a estudante.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí