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Seminário vai debater projeto que propõe alteração na Lei Estadual dos Agrotóxicos

O Grupo de Trabalho Macrorregional sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Ambiente, do qual fazem parte os professores da Unijuí, Francesca Ferreira e Roberto Carbonera, promoverá uma discussão sobre o Projeto de Lei nº 260/2020, que altera a Lei Estadual dos Agrotóxicos (Lei nº 7.747 de 22 de dezembro de 1982). O seminário online acontecerá nesta quarta-feira, dia 23 de junho, a partir das 8h30. O link deve ser solicitado pelo e-mail gtsobreagrotoxicos@gmail.com ou secretaria.aipan.org@gmail.com.

Tramitando em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado, a partir do reencaminhamento do governador Eduardo Leite, o PL 260/202 retira a obrigatoriedade do cadastramento, em âmbito estadual, de agrotóxicos e outros biocidas, e traz a possibilidade de distribuição e comercialização de produtos resultantes de importação, que não tenham o uso autorizado em seus países de origem. Mesmo autorizados para importação pelo Brasil, há uma lista de princípios ativos que não podem ser usados no Rio Grande do Sul, que tem legislação própria para uso de agrotóxicos desde a década de 1980.

Desde sua aprovação, a lei estadual ganhou repercussão nacional e mundial por ser a primeira lei de controle de aplicação de venenos agrícolas e insumos químicos, por agricultores, na produção de alimentos em países considerados, até então, de terceiro mundo. 

Para o seminário, foram convidados Juliano de Sá, graduado em Gestão Ambiental, mestre em Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea - RS); Nilo Sérgio Fernandes Barbosa, presidente da Associação dos Servidores da Fepam/RS; e Leonardo Ferreira Pillon, conselheiro do Consea-RS, advogado e mestre em Direito da Sustentabilidade e Sociobiodiversidade, membro da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares/RS. 


Empresa incubada na Criatec em Santa Rosa expande negócios

Incubada em 2018 na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), no campus da Unijuí em Santa Rosa, a empresa Químea Soluções Ambientais trouxe para a região a inovação em serviços ambientais e, agora, projeta a expansão dos seus negócios para o município de Itajaí, em Santa Catarina.

Entre as novidades apresentadas pela empresa está o programa Consciência Verde, que caracteriza-se por um mix de serviços que visam a melhoria contínua; diminuição de riscos ambientais e, consequentemente, de multas; suporte técnico especializado; adequação e monitoramento; gerenciamento de resíduos; baixo investimento e valorização da marca a partir da responsabilidade ambiental.

Para Anderson Decker, um dos sócios-diretores da Químea Santa Rosa e Itajaí, é uma imensa alegria a empresa poder desempenhar seu propósito, que é fornecer soluções para mudar a forma como as organizações cuidam do meio ambiente, aliando sustentabilidade e inovação. “Tudo isso com o apoio de instituições de ensino, por meio de suas incubadoras tecnológicas, núcleos e centros de inovação, que buscam, cada vez mais, a proximidade com a comunidade e o meio empresarial, auxiliando, dessa forma, no desenvolvimento regional”, afirmou.

Seguindo um caminho já trilhado e a proximidade com as universidades, a Químea em Itajaí iniciou seus trabalhos sendo a primeira empresa parceira a vincular-se à Uniinova - Núcleo Tecnológico de Inovação da Univali.

O gestor da Incubadora Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher, ressalta que a expansão de negócios da Químea para Itajaí demonstra que as empresas incubadas na Criatec vêm ganhando espaço e alcançando, cada vez mais, novos mercados. Ele destaca a importância da nova parceria entre a empresa e o ambiente de inovação da Univali, onde já está sendo realizada a integração e parceria com a Criatec, com possibilidades de conexões entre outros negócios e empresas vinculadas a estes ambientes.

A Químea está no mercado há 17 anos, nascida na Pulsar - Incubadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o seu modelo de trabalho em rede, a Químea conecta técnicos da área ambiental de varias regiões do Sul do Brasil a indústrias das mais distintas atividades e às universidades. Um modelo de negócio de sucesso, conexões, oportunidades e cuidado com o meio ambiente.

Interessados podem visitar a empresa Químea em Santa Rosa na Criatec da Unijuí e em Itajaí/SC, no espaço coworking da Uniinova da Univali. Contato pelos telefones ou Whatsapp (55) 9 9947 9363, (55) 9 9977-2314 e (47) 9 9170 3876, pelos e-mails santarosa.rs@quimea.com.br e itajai.sc@quimea.com.br, ou ainda pelo site quimea.com.br.


Humanidade, Tecnologia e Trabalho: pensando o futuro a partir da reflexão do passado

A disciplina Humanidade, Tecnologia e Trabalho, que integra as ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Graduação Mais da Unijuí, teve sua primeira turma no primeiro semestre deste ano. Com um grupo de estudantes de diferentes cursos, a disciplina teve por objetivo disponibilizar ao acadêmico a oportunidade de compreender o processo da evolução humana, paralelamente ao avanço tecnológico, podendo refletir ainda sobre como esses avanços influenciaram as mudanças na concepção de trabalho.

A estudante de Biomedicina, Luciane Zachow da Silva, conta que aprendeu e aprofundou seus conhecimentos sobre revolução humana, questões sociais, econômicas, ambientais, dentre outras. “Eu nunca imaginei que a profissão que escolhi teve origem no antigo Egito. Eu nunca ia imaginar que já foi praticado pelos nossos antepassados. A disciplina foi uma visão aberta também para o futuro da minha profissão”, afirma. 

Monique Zaioncz Rollof, estudante de Letras, destacou que a disciplina de Humanidade, Tecnologia e Trabalho lhe chamou a atenção desde a leitura do título em função da possibilidade de projeção do futuro a partir do conhecimento amplo das discussões também do passado. “Eu achei muito importante esse panorama que pudemos ter na disciplina, um pouco mais amplo, saindo do momento presente para pensarmos a história da humanidade, pensar em como a tecnologia mudou nossos rumos desde o início da nossa espécie. Além disso, gostei bastante de sermos desafiados a utilizar as novas tecnologias para produzir conhecimento”, conta.

Ao longo da disciplina, os estudantes foram desafiados a produzir um podcast sobre a evolução do trabalho, considerando sua área formativa. De acordo com o professor da disciplina, Josei Fernandes Pereira, a proposta era que eles entrevistassem profissionais atuantes nestas áreas, procurando fazer projeções sobre os cenários futuros do trabalho, igualmente marcados pelo avanço das tecnologias. “No início, todos estavam muito apreensivos, especialmente com o desafio de gravação do podcast. Contudo, a oferta de material didático e a realização de oficinas técnicas, com o auxílio do Projeto de Extensão Traças Digitais, fez com que superassem a apreensão e desenvolvessem excelentes produtos finais na sistematização”, finaliza o professor.

Acesse e confira a playlist com os podcasts neste link.


Unijuí, Sinteep e Sinpro entregam alimentos arrecadados durante vacinação à Unir

Na última semana, professores e técnicos administrativos e de apoio da Unijuí tiveram a primeira dose da vacinação aplicada, conforme calendário previsto junto à Secretaria Municipal de Saúde. A Universidade, em parceria com o Sindicato do Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinteep) e o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro), convidaram os colaboradores a participarem de uma ação de arrecadação de alimentos, com intuito de ajudar as famílias em vulnerabilidade nesse momento de pandemia.

Os alimentos arrecadados durante os três dias de vacinação foram entregues na tarde desta sexta-feira, 18 de junho, à Unir CER 3 - Centro Especializado em Reabilitação. A doação soma-se aos demais alimentos e itens de higiene que vem sendo entregues e que serão destinados aos pacientes em situação de vulnerabilidade atendidos pelo Centro. 

Interessados em colaborar com essa ação devem entrar em contato com a Unir CER 3 pelo telefone 3332 0287 ou 9105 8274.


Rizoma Temático traz discussão sobre impacto da pandemia no cinema

Assim como outros setores, o cinema foi duramente impactado pela pandemia de covid-19. Salas de cinema tiveram que ser fechadas, estreias adiadas, festivais cancelados e filmagens paralisadas. Ao mesmo tempo, no entanto, a busca por entretenimento dentro de casa aumentou. De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, 58% dos usuários de internet disseram, 12 meses após o início da pandemia, que viram mais vídeos e TV online em streaming pago durante o período de isolamento. O tempo em frente à televisão aumentou 37 minutos diários e cada indivíduo passou cerca de 1h49 por dia assistindo a conteúdos em plataformas.

Para avaliar todo este cenário, o Rizoma Temático da Unijuí FM abordou nesta quinta-feira, dia 17 de junho, o tema “Reinventando a Sétima Arte: as transformações do cinema”. Foram convidados para o bate-papo o pesquisador de História do Cinema, doutorando em Comunicação pela UFSM e produtor do Instagram Cinemacc - Uma viagem cinematográfica, Alexandre Maccari; o roteirista, jornalista, assistente de direção-geral e diretor de Comunicação do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), Alessandro Engroff; e a doutoranda na Unioeste, pesquisadora de cinema e outras artes e integrante do projeto Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, Fabiana Domingos Pedrolo.

Alexandre destacou que, em momentos como este, de pandemia, o cinema, a música e as artes em geral ganham importância frente à população. O que não é decisivo, como aponta, para que as pessoas reconheçam, de fato, o valor da produção cinematográfica. “Somos formados no cinema hollywoodiano e é muito difícil quebrar esse tipo de formação. No entanto, o momento é propício para que as pessoas busquem coisas novas e, entre elas, está o cinema brasileiro, que ainda carrega muito preconceito. Muitos ainda têm a ideia de que o cinema nacional é só nudez e pornografia, herança dos anos 1970 e 1980, mas nossa produção é muito mais que isso”, destacou.

Para Fabiana, o impacto financeiro no cinema só será sentido no futuro. Ela destaca que a maior perda, neste momento de distanciamento social, foi a de experiência coletiva, de ir ao cinema em grupos. “E há mais uma questão: apesar de o streaming ter garantido acesso a mais produções, as pessoas estão se acostumando a assistir a um filme sozinhas, em casa. E a experiência coletiva é muito importante para o cinema.”

Alessandro, que é roteirista, destacou que a escrita, a produção, não parou durante este período. E ressaltou que novas produções foram possíveis, já que os eventos presenciais acabaram prejudicados. “Cito uma experiência que tive como exemplo. Durante a pandemia trabalhei como consultor de roteiro de uma websérie de 10 episódios que foi concebida originalmente como um espetáculo de dança. O momento oportunizou o encontro da dança e do audiovisual, possibilitando o nascimento de uma obra que, sem esse contexto, não teria acontecido”, comentou.

Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:


Disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea oportuniza momentos de reflexão aos estudantes

Um dos componentes do currículo da Graduação Mais, a Formação Pessoal e Profissional (FPP), tem proporcionado aos acadêmicos da Unijuí a integração de diversos cursos, possibilitando práticas mais dialógicas. Exemplo disso é a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea, ministrada pelos professores Jóice Graciele Nielsson e Doglas César Lucas.

Durante a realização da FPP, foram trabalhadas questões específicas envoltas nos direitos humanos, como questões raciais, indígenas e de gênero, de modo geral, e como isso afeta a vida de todos a partir das experiências vividas e compartilhadas nas aulas. Além disso, os temas também foram tratados de forma ampla, analisando o cenário da região em que os estudantes residem. 

“Cada aula foi uma descoberta, uma oportunidade de refletir com os estudantes a partir de dinâmicas diferentes. Pudemos ouvir relatos, trocar experiências e informações, aprender em conjunto pensando nos processos de formação de cidadãos para que possam conviver em espaços em melhores condições de vida. Para mim, enquanto professora, discutir temas tão fundamentais com acadêmicos de vários cursos é muito enriquecedor ”, explicou a professora Jóice Nielsson. 

“A disciplina possui caráter diverso que implica diretamente na vida como dos sujeitos. Quando falamos sobre direitos humanos, não estamos falando apenas do direito ou área específica, mas de questões que envolvem a nossa convivência humana em todas as áreas”, pontuou a docente, acrescentando que “a oferta das disciplinas de Formação Profissional e Pessoal concretizam o papel da Universidade que é oferecer a possibilidade de ensino e aprendizagem de forma ampla, interdisciplinar e que aborde temas que são fundamentais para a vida pessoal e profissional de cada um dos estudantes”.

A docente analisou ainda a realização da primeira oferta da disciplina. “Foi um grande acerto da Unijuí. As FPPs contribuirão imensamente para a formação de estudantes conectados com as demandas do século XXI. Bons profissionais, mas também boas pessoas, capazes de conviver em sociedade e que respeitam os direitos humanos. A experiência foi extremamente satisfatória e exitosa”.

Já o professor Doglas Lucas acrescentou que o tema despertou a curiosidade dos alunos. "Acredito que a experiência foi positiva e tende a ser aprimorada nas próximas edições”. A acadêmica do 1º semestre do curso de Direito da Unijuí, Amanda Schafer, destacou que participar desta FPP foi uma experiência gratificante e de grande aprendizado. 

“Foram aulas excepcionais, que contribuíram muito para a minha formação pessoal e profissional, ensinamentos que ficarão comigo para vida. Os direitos humanos são de fundamental importância para uma sociedade civilizada. Acredito que todo cidadão deveria estudar este tema devido a sua grande importância, refletir sobre eles e como colocá-los em prática. Assim, viveríamos numa sociedade melhor. Terminei as aulas com uma nova visão e por isso, sou grata por essa experiência que me dá um importante embasamento para compreender o ser humano e o direito através da sua principal função, que é de garantir a dignidade para todos”, frisou.


Unijuí oferta Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva

A Unijuí preparou uma Pós-Graduação Lato Sensu totalmente voltada aos enfermeiros que desejam se preparar para a assistência a pacientes gravemente enfermos, em Unidades de Terapia Intensiva. A especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva possui a duração de dois anos e, em razão da pandemia de covid-19, foi estruturada para que as aulas aconteçam de forma online. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho, com previsão de início do curso em 23 de julho.

“A especialização é um diferencial ao profissional. O curso prepara para o atendimento de pacientes que têm uma complexidade maior, que requerem um atendimento mais especializado. O enfermeiro precisa desenvolver competências específicas para atender às demandas deste perfil de paciente”, explicou a coordenadora do curso, professora Bruna Nadaletti, lembrando que as aulas vão acontecer em plataforma adequada, com acompanhamento contínuo dos professores.

Os encontros acontecem quinzenalmente e, ao final do curso, o estudante ainda realiza um estágio. “Depois que o estudante tem contato com a parte teórica, o estágio acontece dentro de serviços de saúde de Ijuí e da região, mais especificamente em unidades de terapia intensiva. A ideia é que ele saia do curso com uma bagagem teórica e com a experiência prática”, reforçou a professora.

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos.

A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Controladoria e Gestão Empresarial; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; e em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário no Campus Três Passos.

Para quem prefere a modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Marketing, MBA em Gestão e Negócios Bancários e Psiquiatria.

Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Rizoma Temático debate possibilidade de terceira onda de Covid-19

Mesmo que lentamente, a vacinação contra a Covid-19 avança pelo país. Contudo, o número de casos, mortes e internações conta com uma inexpressiva ou, até mesmo, inexistente redução. Quais são os fatores que levam o Brasil a estar “na contramão” do enfrentamento à pandemia de coronavírus? 

No Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 10 de junho, o assunto debatido foi justamente este: “Covid-19: Por que estamos na contramão do enfrentamento?”. O que a conversa revelou é que os números não só não estão diminuindo, como, novamente, estão aumentando na região. Os convidados do programa foram o secretário municipal de Saúde e professor da Unijuí, Márcio Strassburger; a diretora Técnica e coordenadora da internação Covid-19 do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI),  Mariele Zardin; o coordenador Técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) e professor da Universidade, Matias Nunes Frizzo.

Ao analisar a situação municipal e regional da pandemia, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirmou que o cenário é de preocupação. “Temos uma grande quantidade de casos ativos, um aumento no número de confirmações e na procura pelo Centro de Triagem. Não chega a ser o que enfrentamos em março, quando atingimos um pico de 1.050 pessoas com coronavírus ativo e a média de consultas diárias era de 140, mas precisamos ter mudanças de comportamento para garantir a redução desse número de casos”, destaca e acrescenta “estamos com 334 pessoas com a doença ativa, uma média de 90 consultas diárias no Centro de Triagem e em torno de 32% da população vacinada”. Ele ressalta ainda que houve uma mudança no perfil das pessoas que buscam atendimento. “Hoje, talvez mais de 80% das pessoas que procuram o Centro de Triagem são pessoas jovens, abaixo de 50 anos, enquanto a procura da população idosa reduziu significativamente, certamente já por efeito da vacina”, avalia Márcio.

A análise do professor Matias Frizzo vai ao encontro da do secretário. Segundo ele, os números observados no Unilab também vêm crescendo nas últimas semanas, tanto o quantitativo de testes realizados quanto o percentual de casos positivos. Além disso, o perfil das pessoas que procuram os testes também é de uma faixa etária mais jovem. “A circulação viral está alta e as novas variantes podem oferecer maiores riscos de contaminação e agravamento do quadro, o que contribui para a internação da população jovem. Mesmo que no início da pandemia a maior preocupação era com idosos, hoje percebemos que também há uma busca pelos serviços hospitalares pela população jovem”, enfatiza Matias. 

A avaliação da coordenadora da internação Covid-19 do HCI,  Mariele Zardin, é ainda mais enfática. "Na minha opinião já estamos na terceira onda. Nós estamos vendo pacientes com comportamentos totalmente diferentes das outras vezes, pacientes que pioram em dois dias, pacientes jovens, a média de idade em torno de 40 anos. Então é um novo comportamento do vírus e com esse aumento da taxa de incidência, provavelmente já estamos vivendo a terceira onda sim”, alerta a médica.

Por Amanda Thiel, acadêmica de Jornalismo.

 

Confira o Rizoma Temático na íntegra:


Aberto processo de rematrícula em etapa única

A partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, acadêmicos da Unijuí já podem realizar a rematrícula para o segundo semestre de 2021. Basta acessar o Portal do Estudante, clicar diretamente no banner (abaixo)

ou na aba Estudante (abaixo), selecionando Matrícula e Efetuar Matrícula.

A diferença, neste ano, é que o processo de rematrícula acontece em etapa única, entre os dias 10 e 21 de junho.

Quem não realizar a rematrícula neste período, poderá efetuar fora de prazo, de 2 de julho a 13 de agosto, porém, com pagamento de taxa.

No mesmo período, de 10 a 21 de junho, é possível realizar a matrícula para as disciplinas ofertadas no período de férias. Os componentes que constam como presenciais no sistema serão ofertados, no mês de julho, de forma online, em razão da pandemia de covid-19.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo chat 3332-0200, telefone 3332-0444 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.


EaD Unijuí: alta empregabilidade atrai candidatos ao curso de Letras - Português

Procurando um curso com alta empregabilidade, estabilidade profissional e com amplo campo de atuação? O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), possui estas características. Com duração de cinco anos, o curso prepara para atuação no ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.

“O profissional da área de Letras: Português também poderá trabalhar em projetos educacionais interdisciplinares, em cursos preparatórios, cursos de Português para estrangeiros, cursos de Português como língua de acolhimento para imigrantes e outros contextos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O curso prepara, ainda, para utilização da linguagem nos mais variados contextos profissionais, como editor, revisor, consultor, assessor, produtor cultural e em atuações com secretariado executivo”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.

O curso propicia uma formação humana e intelectual para quem deseja complementar e qualificar sua trajetória pessoal e profissional e ainda permite que os estudantes vivenciem experiências como bolsistas de Iniciação à Docência. “Os acadêmicos têm a possibilidade de atuar com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura em escolas básicas desde o início do curso”, lembra a professora.

O curso organiza-se em trimestres, sendo um módulo por trimestre com três ou quatro disciplinas de 40h ou 80h, totalizando 15 módulos.

O número de trimestres por ano respeita o tempo do estudante, sem sobrecarga de atividades e sem precarizar o nível formativo necessário à formação profissional qualificada em nível universitário. “Cada disciplina possui material próprio produzido por professores com experiência na área e voltado para o perfil de estudos da educação a distância. Os estudantes são acompanhados diariamente pelo tutor em cada disciplina e recebem acompanhamento sistemático e constante pelos professores, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor”, reforça Taíse.

Inscrições para o terceiro módulo dos cursos EaD já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.

A Instituição também oferta os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade EaD.


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