Unijuí participa de evento internacional de Desenvolvimento e Integração Regional - Unijuí

A Unijuí participou do X Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional, uma realização da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Rede Cidir. Neste ano, o evento aconteceu online e foi organizado pela Universidade Gastón Dachary (UGD) e pela Universidade Nacional Misiones (UNaM), da Argentina.

A participação da Unijuí se deu, especialmente, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Desenvolvimento Regional. A temática geral do evento foi “Comércio Internacional, desenvolvimento e integração regional. Desafios de paradigmas emergentes". Em dois dias de evento, foram apresentadas pesquisas e painéis sobre: comércio regional e desenvolvimento sustentável de fronteiras; inovação e empreendedorismo; cidades e territórios inteligentes; integração, saúde e educação; e práticas de desenvolvimento sustentável.

A Unijuí é uma das fundadoras da Rede Cidir, criada em 15 de dezembro de 2006. Entre as edições já realizadas, concentra o maior número de estudos e pesquisas submetidos e apresentados, entre as Universidades participantes. Neste ano, seis trabalhos foram submetidos e aprovados, por professores e estudantes da Unijuí:

Turismo e desenvolvimento: possibilidades e repercussões em Território Missioneiro - RS: Luciana Scherer e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes;

Ecologia política: uma visão do sul global: Marjorie Reis Muller, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Leonir Terezinha Uhde, Sparemberger Cristão;

Gestão do conhecimento e inovação em cooperativas: um estudo de caso em cooperativa do segmento saúde: Pedro Luís Büttenbender, Claudia Adriana Biczuk, Luciano Zamberlan e Ariosto Sparemberger

Caminho das Missões Internacional: uma experiência de desenvolvimento transfronteiriço e construção de um bem viver: Luciana Scherer e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes

Cidades Inteligentes: Planejamento e ações no município de Horizontina-RS: Maicon Rafael Hammes, Argemiro Luis Brum, Maria Margarete Baccin Brizolla, Marcela Hammes Teixeira e Fabrício Desbessel;

Ocupação territorial para o desenvolvimento da agricultura no Brasil: as políticas governamentais e as consequências ambientais: Maria Anastácia Johann Deckmann, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e  Marjorie Reis Muller.

O professor da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender, que é um dos fundadores da Rede e também ex-presidente, destaca que as atividades se consolidam como um espaço de cooperação entre as Universidades. “Especialmente neste ambiente transfronteiriço, promove o desenvolvimento científico, tecnológico e territorial. O Simpósio contribui com a articulação de projetos estratégicos de cooperação, intercâmbios acadêmicos e fortalecimento das instituições. Agora, os novos passos podem ser avanços para maior cooperação interuniversitária latino-americana, com a Europa e outros continentes, o que também converge com as prioridades do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional”, acrescenta o docente.

Durante o Simpósio, o professor Pedro foi o responsável pela Reunião da Comissão de Pós-Graduação da Rede Cidir, também realizou um pronunciamento de encerramento para o evento, que está disponível neste link. O professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí também participou de reuniões das Comissões de Pós-graduação e de Pesquisa.

No encerramento também foram encaminhados temas, que devem integrar um novo acordo de cooperação internacional entre as Universidades, a ser oficializado durante o ato comemorativo aos 15 anos da Rede Cidir, em dezembro:

- Obter o reconhecimento de disciplinas e seminários entre os cursos de Pós-Graduação das instituições participantes;

- Promover eixos temáticos de pesquisa que formem núcleos de fortalecimento do conhecimento em rede;

- Gerar cursos de Pós-graduação cooperativos, e obter graus conjuntos, em modalidades a definir;

- Promover a formação de estudantes em outras Universidades da rede;

- Expandir e fortalecer os programas de integração e mobilidade acadêmica (professores e estudantes);

- Ampliar e fortalecer a rede internacional de incubadoras de negócios e inovação das Universidades integrantes da Rede Cidir.