Empreendedorismo e Inovação em destaque no Salão do Conhecimento 2021 - Unijuí

Empreendedorismo e Inovação em destaque no Salão do Conhecimento 2021

No segundo dia do Salão do Conhecimento 2021, debates acerca da relação entre o empreendedorismo, a inovação e a Universidade marcaram presença. Inicialmente, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Dr. Fernando Jaime González, conduziu um bate-papo com Michel Costa, sobre o futuro dos Ecossistemas de Inovação.

Michel é empreendedor, mentor, palestrante e já foi jurado em diversos eventos de empreendedorismo, nacionais e internacionais. Formado em Administração, com especialização em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, é fundador Techpar Investments e atua como responsável pela expansão e estratégia de "Soft Landing" do ExoHub.

Michel expôs a importância do envolvimento da chamada quádrupla hélice (sociedade civil, governo, iniciativa privada e as universidades), para potencializar, especialmente, o ecossistema de inovação local. “Podemos dizer que Ecossistema de Inovação é um conjunto de ferramentas, pessoas e entidades, que potencializam a inovação de um determinado local, para atingir um objetivo em comum: melhorar a qualidade de vida. Utilizamos a inovação e o empreendedorismo para isso”, afirmou o empreendedor.

A Unijuí, por meio de seu envolvimento e incentivo ao empreendedorismo e a inovação, também convidou o professor Dr. Daniel Knebel Baggio, para participar da conversa. Ele representou os docentes que se envolveram com mentorias em eventos de inovação, neste ano: Patricia Carolina Pedralli, Diorges Carlos Lopes, Peterson Clayton Avi, Taciana Paula Enderle, Edson Luiz Padoin e Ivan Ricardo Carvalho.

Também foi aberto um espaço para menção das equipes vencedoras dos eventos de inovação promovidos pela Unijuí e parceiros: com equipes em primeiro lugar no Hackapower, Startup Weekend e Rally Latino Americano de Inovação; também destaque para a equipe PET - Engenharia Civil que conquistou o segundo lugar Internacional do Rally Latino Americano de Inovação, com mentoria do professor Diorges Carlos Lopes.

Toda a programação também foi acompanhada pela coordenadora da Craitec de Ijuí, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, que ressaltou a importância de participar de atividades que envolvem desafios como um diferencial para os estudantes. “Uma competência muito valorizada no mercado é a capacidade de resolver problemas e os acadêmicos que participam dos desafios de inovação que a Universidade promove vão desenvolvendo essa capacidade”, acrescenta.

A transmissão na íntegra está disponível no YouTube da Unijuí: https://www.youtube.com/watch?v=Uh_09ox7h8E