Secretário adjunto de Ciência, Inovação e Tecnologia destaca parceria com a Universidade
Na manhã desta sexta-feira, 29 de outubro, estiveram visitando a Unijuí o secretário adjunto de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT), Ricardo Bastos, o diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, e o integrante da equipe da SICT/RS, Diego Silva. Além do grupo de reitoria, os integrantes visitaram a Incubadora de Empresas da Universidade - Criatec. A atividade, que contemplou visitas aos grupos empresariais do município, como ACI, e também a Prefeitura de Ijuí, se deu pela coordenação do Projeto Inova RS - voltado à inovação das regiões a partir da criação e fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Para Ricardo Bastos, secretário adjunto da SICT/RS, a Universidade estar engajada como um pilar para o desenvolvimento da comunidade é fundamental para que as boas ações obtenham resultados. "Criar formas de pensar e viabilizar a inovação aberta por meio de uma parceria que contemple governo, universidade, empresas e sociedade civil é o diferencial para que as regiões prosperem", destaca.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, ressaltou que a Universidade está conectada a essas necessidades de reposicionamento para o crescimento da região e já tomou a iniciativa da criação e fomento das hélices a partir do anúncio de uma parceria que vai desenvolver, em especial, as regiões em que seus quatro campi estão inseridos. "No entanto, é importante frisarmos ainda duas frentes: a capacitação dos setores contábeis das empresas às questões de inovação que, por muitas vezes, geram dúvidas e temores a essas ideias; bem como a criação de uma legislação consistente que promova o incentivo dessas empresas à adesão dos projetos de inovação", destaca.
Durante a visita, os integrantes do ecossistema de inovação Noroeste Missões receberam um certificado e medalha em reconhecimento ao empenho e engajamento, demonstrado a partir de ações realizadas no âmbito do Programa Inova RS e apresentados no Evento Anual de Avaliação e Reconhecimento ocorrido em dezembro do último ano.
As áreas prioritárias da região Noroeste Missões, coordenada pelo professor da Unijuí Daniel Knebel Baggio, são: geração de energia, agronegócio e eletrometalmecânico. "Nós fizemos quatro projetos que terão um financiamento de aproximadamente R$ 500 mil para execução. A partir disso, se criaram dois comitês, um estratégico - para pensar e conduzir as ações, e outro técnico - que é quem faz o mapeamento das questões voltadas à inovação na região. Há ainda uma outra instância a qual chamamos de Mesa e que envolve todos os atores que fazem parte do Inova como convidados e que estão envolvidos na quádrupla hélice, ou seja, governo, sociedade, instituições de ensino e empresas", explica.
A partir dessa visita, será implementado o Programa Avançar, lançado pelo governo do Estado e que tem a previsão de lançamento de editais de incentivo que superam R$ 30 milhões.