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Disciplina utiliza técnicas de Design Thinking para solucionar problemas

Pensando em trabalhar com a aplicação de novas ideias por meio do uso de técnicas que auxiliam a mudar a forma de pensar o fazer do cotidiano da profissão, a disciplina de Metodologias para Inovação, parte das ofertas de Formação Pessoal e Profissional da Unijuí, abordou temáticas que permearam a inovação, a aplicação do Design Thinking e a mudança de mindset. A disciplina foi ministrada pela professora do curso de Design, Bárbara Gündel.

Os estudantes foram desafiados a pensar propostas de soluções para problemas que a sociedade estava enfrentando, com objetivo de colocar em prática o que haviam aprendido em sala de aula. “Uma coisa que enfatizei com eles era a questão de pensarem bem o processo e aplicação das técnicas, não necessariamente se a proposta de resultado era viável ou não, mas, sim, que utilizassem todas as etapas que estudamos para conseguir chegar a esse resultado”, destaca a professora. 

O estudante do curso de Direito, Pedro Vinícius Pretto Soares, comenta que a possibilidade de cursar a disciplina foi extremamente importante para que se mantivesse motivado em dar continuidade aos seus estudos. “Desde pequeno tinha problemas com sistemas pré-estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao formato tradicional de ensino. Sempre pensei fora da caixa e ia contra a maré do que todos seguiam. A disciplina de Metodologias para Inovação acabou caindo muito bem porque trabalhou justamente essa mudança de mindset, de sair da zona de conforto e fazer, literalmente, mudanças que podem agregar tanto na qualidade de ensino quanto na prática do ensinar”, conta.

Para a professora Bárbara, por meio dessa nova metodologia de formação proposta pela Graduação Mais, será possível qualificar ainda mais o processo formativo dos estudantes, buscando trabalhar de forma efetiva as competências e inovações exigidas pelo mercado de trabalho. “Entendo a estruturação em módulos uma forma muito mais fácil de o estudante se enxergar já desde o início dentro daquele curso, daquela profissão, porque agora eles conseguem visualizar de maneira clara o que estão aprendendo, o motivo e onde irão aplicar”, finaliza.


Acadêmicos realizam projeto em parceria com o Lar Bom Abrigo

Ao final do primeiro semestre, iniciaram as apresentações dos Projetos Integradores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Administração e do Tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, com orientação dos professores Daniel Knebel Baggio, Nilse Maria Maldaner e Roselaine Filipin. Um dos grupos desenvolveu um projeto em parceria com o Instituto Lar Bom Abrigo de Ijuí, para atender à demanda de ampliar o potencial comunicacional da instituição. 

O grupo é composto pelo acadêmico de Administração Arthur Matter; pelos estudantes de Publicidade e Propaganda Estêvão de Souza Ost, Fernanda Ribeiro da Silva e Letícia Taís Schneiders; e pelas acadêmicas de Jornalismo Krislaine Angonese Baiotto e Luiza Costa de Medeiros. Juntos, os alunos realizaram entrevistas com duas responsáveis pela instituição e precisaram pensar em soluções à demanda que foi solicitada.

Após constatarem em uma das entrevistas que a instituição não possuía alguém responsável apenas pela parte comunicacional, os acadêmicos propuseram um planejamento estratégico para auxiliar o Lar após a finalização do Projeto Integrador. “Elaboramos um planejamento com um passo a passo de edição e publicação de imagens. Além disso, foi montado um calendário de postagens e uma paleta de cores característica para a identidade visual da instituição”, comenta a acadêmica de Jornalismo e integrante do grupo, Krislaine.

Ainda, o grupo tinha como demanda a produção de um material gráfico. Sendo assim, produziram um folder digital, visando a divulgação do mesmo pelas plataformas digitais e pelo e-mail da instituição. O material foi produzido na nova paleta de cores sugerida à identificação visual do Lar e contém informações como a história, a missão, os projetos e os contatos. Tanto o material gráfico quanto o planejamento contaram com o auxílio da mentora Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen e do mentor Thiarlon da Silva Ferreira. Além disso, eles foram aprovados e repassados para a instituição. 

Com os materiais prontos, o grupo produziu um vídeo contendo as informações sobre a elaboração do projeto, como também, o que o inspirou a realizá-lo. A evidência audiovisual conta com a narração da aluna de Publicidade e Propaganda e integrante do grupo, Letícia. 

Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí

Confira abaixo os materiais produzidos:









Executivo de Três Passos visita Polo Oleoquímico da Unijuí

Na manhã de quinta-feira, dia 15 de julho, uma comitiva da Prefeitura Municipal de Três Passos, liderada pelo prefeito Arlei Tomazoni, esteve conhecendo as dependências do Polo Oleoquímico da Unijuí, na localidade de Padre Gonzales. Na oportunidade, o diretor do Campus Três Passos e técnicas da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade apresentaram o projeto em parceria com empresa do município, para dar continuidade às pesquisas na área. 

O objetivo da Universidade é, em compartilhamento com a empresa que já atua  na extração de óleos essenciais, transformar a área do polo em um grande campo experimental de plantas para extração e pesquisa científica da matéria-prima, visando a aplicação farmacológica, cosmética e agronômica, dando um novo impulso à cadeia produtiva. Para isso, a Universidade mantém destilador e secadores e laboratório próprio na área do Polo e conta com equipamentos disponíveis nos demais campi. 

As pesquisas aplicadas, desenvolvidas em parceria com o setor produtivo, tendem a dar resultados mais rápidos e com efetiva inserção de produtos no mercado, gerando emprego e renda ao município e região onde estão instaladas. Na lógica colaborativa da quádrupla hélice, o ator público atua como promotor do ecossistema de inovação, articulando um ambiente de negócios favorável não apenas à geração da inovação, mas também ao nascimento, crescimento e ao investimento de empresas. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Três Passos tem papel fundamental como parceira do projeto, fortalecendo o elo em busca do desenvolvimento local e regional. 

"O ano de 2020 atrasou o início das atividades, mas, agora, estamos prontos para iniciar", destacou o empreendedor Dirceu José Diel, que firmou um contrato de incubação com a Criatec - Incubadora Tecnológica da Unijuí -  para receber consultoria nas áreas de técnica, gerencial e mercadológica.

Atualmente a Universidade pesquisa novas fórmulas e aplicações a partir de óleos extraídos de lavanda, alecrim, eucalipto e marcela. O grupo de pesquisa é multidisciplinar e inclui pesquisadores e estudantes de graduação em Farmácia e Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e pretende expandir com a participação de alunos da área da Saúde e também alunos do Ensino Médio, estimulando jovens pesquisadores locais.


Unijuí firma termo de cooperação com a Fundimisa

A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), ligada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE), que tem como função acolher as demandas da sociedade, firmou um termo de cooperação com a empresa Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda, visando o desenvolvimento do projeto "Utilização de resíduos da indústria de fundição na produção de produtos de concreto e base granular para pavimentos rodoviários".  A Fundimisa produz ferro fundido cinzento e nodular, usinagem e pintura. Um dos principais resíduos é a areia de fundição e as alternativas de sua reutilização estão embasadas no seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. 

Atualmente, o principal destino das areias de fundição são os aterros de descarte industrial, que além de acarretar altos custos, tanto para sua implantação quanto para manutenção, geram uma crescente preocupação ambiental. O envio e a disposição das areias descartadas de fundição em aterros industriais constituem a única solução legal, sem a necessidade de novos licenciamentos, além daqueles necessários à implantação e operação destas áreas. 

Neste contexto, o objetivo deste projeto é desenvolver traços, mistura entre materiais que compõem os blocos de concreto e as bases de pavimentos, incluindo o uso de diferentes teores do rejeito de fundição (areias de modelação, macharia, quebra canais e fusão) em substituição à areia natural. A realização de ensaios normativos avaliará o desempenho desses produtos (blocos) quanto a riscos ambientais e humanísticos. 

A pesquisa é coordenada pelo professor mestre Diorges Carlos Lopes e pelo professor doutor André Luiz Bock, além de contar com a participação de estudantes bolsistas vinculados ao curso de graduação em Engenharia Civil. A equipe dispõe dos Laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais como infraestrutura institucional disponível para a pesquisa.

A possibilidade de reutilização de Areia de Fundição (ADF) em blocos de concreto e como base de pavimentação pode reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterro industrial, minimizando os impactos ambientais.


Salão do Conhecimento: trabalhos são avaliados por conteúdo e observação às normas

Interessados em submeter trabalhos devem se inscrever até 9 de agosto

Palestra do doutor Manuel Osório Binelo sobre Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais, no Salão do Conhecimento 2020

Neste momento, diversos estudantes, pesquisadores e extensionistas preparam seus resumos expandidos ou trabalhos completos para submissão no Salão do Conhecimento da Unijuí, que neste ano acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual.

Considerado um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, o Salão do Conhecimento reúne participantes da região, do Estado, do País e do exterior. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 9 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/salao.

“A participação no Salão do Conhecimento, assim como em congressos e semanas acadêmicas, é extremamente importante para ampliar o conhecimento do participante. O estudante, além de pesquisar em bases científicas, pode assistir às apresentações de outras pessoas. A publicação de um trabalho, por sua vez, acaba por enriquecer o currículo, o que também é muito importante”, destacou a professora Angélica Moreira, membro do Comitê de Extensão.

A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página. 

“Quem deseja submeter um trabalho deve observar as normas que estão descritas nos templates, que referem-se tanto à escrita quanto à apresentação”, explicou a professora, lembrando que os trabalhos são avaliados pelo seu conteúdo, referências bibliográficas e adaptação às normas descritas. Segundo a docente, é recomendado que a produção conte com a orientação de um professor.

A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados durante o evento. As apresentações ocorrem via Google Meet, com organização prévia.

No ano passado, mais de 800 trabalhos foram apresentados no Salão do Conhecimento, distribuídos em torno de 50 salas virtuais, em cada uma das quatro noites do evento. As sessões de apresentação de trabalhos são organizadas por temática, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/salao.


Internacionalização: Unijuí e instituições parceiras encerram Diplomado

No último sábado, dia 10 de julho, aconteceu o encerramento do Diplomado “Desarrollo de Proyectos Locales para la Implementación de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en el Ámbito Territorial” (Desenvolvimento de Projetos Locais para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Área Territorial), uma iniciativa da Unijuí e da Universidad Politécnica Estatal del Carchi - UPEC/Ecuador, OZIFEC – Observatório de Fronteira e Universidad Cesmag/Colômbia. O projeto foi coordenado pelos professores doutores Daniel Rubens Cenci (ligado aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí - PPGDH/PPGSAS) e Anna Paula Bagetti Zeifert (do PPGDH/Unijuí).

O programa de formação abordou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que buscam a construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos, do desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável, do fortalecimento da democracia e da superação da pobreza, que é essencial para o exercício pleno da cidadania, em um ambiente de justiça e paz social, ou seja, a proposta de um modelo de governança, gestão, organização e comunicação para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas dimensões podem ser efetivadas, desde que assumidas pelos diferentes atores, nos espaços locais, incluindo os distintos níveis de governo, setor público – inclusive as Universidades, a sociedade civil e a iniciativa privada.

O Diplomado foi estruturado a partir de uma proposta curricular de cinco módulos, dirigidos a lideranças, gestores, representantes da sociedade civil e agentes do setor público e privado, com o objetivo de formar para o desenho de políticas públicas e sociais a partir da atualização de seus experiências e necessidades, em torno da implementação da Agenda 2030 e dos ODS nos espaços locais. Contou com a participação de 48 alunos que desenvolveram 22 projetos que serão implementados na região de fronteira Equador/Colômbia.

Colaboraram, também, para o desenvolvimento do Diplomado, com suas conferências, os professores doutores Maiquel Wermuth, André Andre Leonardo Copetti Santos, Joice G. Nielsson, Sandra Fernandes, Roberto Carbonera e Pedro Luis Büttenbender, com apoio do vice-reitor, professor doutor Fernando Jaime González, e da vice-reitora da UPEC, professora doutora Olga Teresa Sánchez Manosalvas.

A sequência dos projetos será acompanhada por profissionais e professores da UPEC, e os projetos alocados ao Parque Soft da mesma Universidade, oferecendo um suporte para as necessidades e implementação. 

A iniciativa integra um conjunto de outras atividades desenvolvidas no âmbito da internacionalização e intercâmbios entre Universidades e países que também são parceiros na Cátedra Internacional “Pensar de América Latina Frente a los ODS”, que está em andamento. 

 


71% dos estudantes da Unijuí avaliaram as disciplinas do 1º semestre

A Vice-Reitoria de Graduação (VRG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí coordenaram, durante o primeiro semestre/trimestre deste ano, a Avaliação das Disciplinas, realizada com os estudantes dos cursos de graduação.

A Avaliação das Disciplinas contou com a participação de 71% dos estudantes dos cursos do primeiro semestre da Graduação Mais; 42% dos estudantes que cursam os demais semestres; e 18% dos estudantes do 1º trimestre dos cursos EAD.

A vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, agradece à CPA, aos coordenadores de curso, professores, Assessoria de Marketing e DCE pelo engajamento no processo de divulgação da avaliação das disciplinas e ressalta que, pela primeira vez desde que iniciou o  Programa de Avaliação Docente, em 2012, a Unijuí ultrapassou a meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de 70% de respondentes em um dos instrumentos de avaliação.

Enfatizou também que este resultado evidencia a importância do envolvimento de gestores, professores e setores na divulgação dos processos avaliativos da Universidade, bem como do constante feedback aos estudantes que evidenciam as melhorias realizadas a partir de seus apontamentos. Esse compromisso institucional é o que fomenta a cultura de avaliação na comunidade acadêmica. 

Os resultados desse processo avaliativo ainda serão analisados pelos Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos (NDEs), os quais produzirão  um parecer a ser compartilhado com a coordenação, VRG e Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), com vistas a contribuir na gestão do curso, nas políticas de graduação e nas questões pedagógicas do curso, tudo com o intuito da qualificação constante do processo de ensino-aprendizagem e dos múltiplos serviços e espaços institucionais. 


Sexta-feira é o último dia para se inscrever no ProUni

Finaliza nesta sexta-feira, dia 16 de julho, e etapa única de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), válida para o segundo semestre deste ano. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência. 

Na Unijuí, serão ofertadas 28 bolsas de estudos integrais, de 100%, entre seus campi e cursos.

No Campus Ijuí, haverá oferta de 11 bolsas, nos cursos presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia; e nos cursos de Ensino a Distância (EaD) de licenciatura em Educação Física e Pedagogia.

No Campus Santa Rosa, serão ofertadas 12 bolsas ProUni nos cursos presenciais de Administração, licenciatura em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Pedagogia; e nos cursos a distância de bacharelado em Educação Física, Gestão de Pequenas e Micro Empresas, Letras, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.

Duas bolsas integrais serão ofertadas no Campus Três Passos, nos cursos de Direito (presencial) e de Processos Gerenciais (EaD); e três bolsas de estudos no Campus Panambi, aos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Gestão de Recursos Humanos, ofertados na modalidade EaD. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Inscrições

Para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni é preciso realizar a inscrição no endereço prouniportal.mec.gov.br

Para participar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Para concorrer a uma bolsa integral a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.650,00.

No momento da inscrição, o candidato deve efetuar o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta gov.br, caso seja o primeiro acesso, ou inserir CPF e senha, caso já possua uma conta, além de informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2020, o número do CPF e um endereço de e-mail válido.

No dia 20 de julho será divulgada a primeira chamada. A comprovação da documentação acontece de 20 a 30 de julho. Já a segunda chamada será no dia 3 de agosto. A comprovação da documentação será de 3 a 13 de agosto.

O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado.

Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 3332-0444, ou no site do ProUni.


Oficina do Ciência para Todos é ministrada a estudantes do Ensino Médio

Embora o Ciência para Todos Unijuí 2 tenha finalizado no dia 9 de julho, após uma semana de intensa programação, as atividades continuam sendo realizadas em Ijuí e região. Nesta quinta-feira, dia 15 de julho, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi, promoveu uma oficina aos estudantes do Ensino Médio do Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.

Transmitida pelo Google Meet, a oficina “Shift ou 2NDF: você realmente sabe usar a sua calculadora científica?” foi ministrada por uma das professoras extensionistas do projeto, Claudia Piva, que já havia coordenado a formação durante a Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos.

“Nesta oficina, trabalhamos dois modelos mais usuais de calculadora científica. A ideia é mostrar aos estudantes que a calculadora pode ser utilizada para outras tantas funções, que não apenas operações básicas”, explicou.

Professora de Matemática e atualmente supervisora do Novo Ensino Médio no Colégio Comendador, Diole de Almeida avaliou como excelente a formação. De acordo com ela, os estudantes não sabiam quais as funções da maioria das teclas da calculadora e, inclusive, acabavam fazendo manualmente alguns cálculos em razão do desconhecimento. “É importante, claro, que os alunos entendam as teorias, os fundamentos, mas que saibam que podem tirar a prova real dos cálculos na calculadora científica. A oficina foi tão interessante que já agendamos uma segunda fase, onde serão trabalhadas outras funções”, explicou a professora.

Nathalia Ebehrart é aluna do 1º Ano do Ensino Médio e disse que até tinha medo de usar a calculadora científica. “A oficina nos ajudou a entender a função de várias teclas. Foi muito boa”, avaliou.

Conforme destacou o professor Peterson Cleyton Avi, as atividades do Ciências para Todos Unijuí 2, que neste ano aconteceu de forma online, permanecem disponíveis no canal da Unijuí no Youtube. Promovido pela Fidene/Unijuí em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ciência para Todos fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Saiba mais em  bit.ly/cienciasparatodos.


Unijuí está com inscrições abertas para bolsas de pesquisa

Pamella Pluta e Claudia Argenta

A Iniciação Científica tem o objetivo de estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, além de instigar a criatividade com foco na resolutividade de problemas reais. Por isso, se você é estudante da graduação e tem interesse em se dedicar à pesquisa científica, fique atento: neste mês de julho, professores, pesquisadores da Unijuí, estão selecionando estudantes que têm interesse em atuar em projetos de pesquisa, em várias áreas do conhecimento.

Welerson  Roberto dos Reis, acadêmico de Medicina na Unijuí, é participante, desde 2019, do projeto “Avaliação dos efeitos do jejum intermitente como estratégia terapêutica na melhora do quadro de Diabetes Mellitus Tipo 2”. Ele comenta que realizar trabalhos de pesquisa tem auxiliado em sua formação profissional. “Realizar trabalhos de pesquisa vem me ajudando muito no meu desenvolvimento técnico-científico,  principalmente na minha compreensão sobre a medicina baseada em evidências e no entendimento da importância do trabalho da ciência para o mundo”, completa.

Segundo a professora e coordenadora de vários projetos de pesquisa na área da Saúde, Christiane Colet, o objetivo dessa interação é fazer com que o estudante aprenda protocolos de pesquisa, entenda a importância da ciência na sua formação profissional, participe da elaboração de todas as técnicas e desenvolva todas as metodologias de laboratório e de campo prático. “Além disso, o acadêmico desenvolve a escrita científica e melhora o seu currículo. Isso é um diferencial e colabora no aprofundamento de conhecimentos lecionados em sala de aula”, comenta, destacando ainda que é possível que os estudantes desenvolvam habilidades tanto para atuação prática, no mercado de trabalho, quanto para academia.

Para Claudia Vanessa Argenta, acadêmica do curso de Agronomia, integrante do projeto de pesquisa “Expressão do caráter número de afilhos sobre o rendimento de grãos e seus componentes em trigo uni e multicolmos com base em modificações das técnicas de manejo”, desde 2018, as vivências como bolsista irão auxiliar muito em sua vida profissional. “Tive a oportunidade de ampliar conhecimentos na minha área de atuação como, por exemplo, novas tendências de manejo que priorizam uma produtividade satisfatória com sustentabilidade, além de trabalhar o desenvolvimento pessoal. Tenho certeza de que esse conjunto de conhecimentos irá colaborar muito com a minha formação profissional”, afirma.

Acadêmica do curso de Enfermagem e bolsista do projeto de pesquisa “Transição do cuidado na perspectiva oncológica e equipe de saúde: estudo com métodos mistos'', desde 2017, Pamella Pluta iniciou a experiência como bolsista já no segundo semestre da graduação. “É um diferencial importante, ainda mais nos dias atuais onde cada vez se espera e se precisa mais da ciência. Esse trabalho nos instiga a atuar cada vez mais baseados em evidências, principalmente na prática profissional”, conta.

Atualmente, existem as bolsas de pesquisa Pibic, Pibiti e Probic, que são financiadas pelo CNPq, FAPERGS e pela própria Unijuí. Os programas Pibic e Probic são indicados aos estudantes que buscam gerar conhecimento novo a partir de descobertas, conhecido como Iniciação Científica. Já o Pibiti é para os acadêmicos que procuram conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado, chamado de Iniciação Tecnológica. Além disso, os estudantes que não conseguirem ingressar numa bolsa de pesquisa neste momento, podem se disponibilizar para atuar como voluntário, pelo Programa de Voluntariado Acadêmico (PROAV) da Unijuí, o que lhes permitirá se inserir em um grupo de pesquisa. 

Os acadêmicos que desejam atuar como bolsista ou voluntário de pesquisa, podem entrar em contato com os professores orientadores indicados no quadro, manifestando seu interesse. 

Alguns dos requisitos para atuar como bolsista são: estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da Unijuí; não possuir outro tipo de bolsa, vínculo empregatício ou atividade remunerada; e ter disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades de pesquisa (20 horas semanais).

Para saber mais, acesse o site unijui.edu.br/pesquisa/editais ou entre em contato pelo e-mail pibic@unijui.edu.br

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo

Confira as áreas e os contatos dos professores responsáveis por projetos de pesquisa:


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