A coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, esteve na última semana em Pernambuco, integrando a missão do Sebrae para visita ao ecossistema de inovação do Estado e, também, participando do evento Eli Summit, organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Fizeram parte da missão representantes das cidades que participaram do mapeamento do ecossistema local de inovação, realizado pela Fundação Certi, com financiamento do Sebrae.
“Foram cinco dias de muito conteúdo e inspiração, começando na segunda-feira, com visitas técnicas às entidades que fazem parte das ações de apoio, desenvolvimento e financiamento de programas e projetos que colocam a inovação como foco”, explicou Maria Odete, lembrando que o grupo visitou a Softex, associação de empresas de tecnologia, onde foram apresentados os programas de formação de talentos na área de Tecnologia da Informação - TI. Também foi conhecido o C.E.S.A.R, um centro de inovação que atua em todo o ciclo de inovação, pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócio até o desenvolvimento de soluções robustas e escaláveis.
“Fomos à sede do Sebrae de Recife, onde foram apresentados os projetos e um laboratório de tecnologia para o setor da beleza. Também conhecemos o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e três startups que nasceram dentro de um centro, a partir de projetos de pesquisa, em parceria com empresas”, completou a gestora.
A comissão também visitou os núcleos de inovação governamentais, como o Laboratório de Inovação da Escola do Ministério Público, do governo estadual de Santa Catarina; e o E.I.T.A, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Recife, um ambiente de construção colaborativa e participativa com base na inovação aberta.
“O evento Eli Summit foi realizado em três dias, de 8 a 10 de junho. No primeiro dia, ocorreram palestras com grandes nomes do ecossistema de inovação mundial e a apresentação de cases. No segundo, aconteceram oficinas de transferência de tecnologia com temas como talentos, território inovador, governança, clusters, redes e empreendedorismo”, explica Maria Odete. Já no terceiro e último dia, representantes de todas as regiões compartilharam suas experiências de trabalho para desenvolver ecossistemas locais de inovação, onde a coordenadora da Criatec aproveitou para mostrar o que está sendo desenvolvido em Ijuí, a partir da Universidade. Na parte da tarde, aconteceu reunião entre as lideranças do ecossistema, com curadoria de José Miquel Pique e possíveis parceiros. A participação foi financiada pelo Sebrae e pelo projeto Sebrae/Incubadoras.
Na próxima semana, a Unijuí abrirá a Mostra de Projetos Integradores, com a apresentação dos trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do semestre, seja por estudantes ingressantes, do Módulo 1, ou acadêmicos do Módulo 3, já no terceiro semestre de graduação.
Diferente do ano anterior, quando os Projetos Integradores passaram a ser desenvolvidos, a Mostra não ocorrerá de forma online e num único dia. As apresentações serão presenciais, em dias distintos, e contarão com a presença dos demandantes.
“No novo modelo de cursos de graduação da Universidade, os Projetos Integradores são componentes desenvolvidos por todos os cursos de graduação, desde o primeiro semestre. Eles são realizados a partir de problemas que são apresentados pela comunidade, por meio de empresas, associações e órgãos públicos. As demandas são cadastradas na plataforma Sou Mais, da Unijuí, e então distribuídas entre os estudantes, para que possam trabalhar e construir soluções”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Os quatro campi da Unijuí farão parte da Mostra. No campus Ijuí, as apresentações terão início na segunda-feira, 20 de junho, envolvendo as áreas de Gestão, Saúde, Computação, Arquitetura e Design, Psicologia, Direito, Engenharias, Licenciaturas, Comunicação, Agronomia e Veterinária.
Dentro destas áreas, estão temas geradores, como Empreendedorismo e Inovação; Sociedade e Sustentabilidade dos Negócios; Ser Biológico e Social; A Computação e a Resolução de Problemas; Desenho Universal; Psicologia e Saúde; Crime, Sociedade e Poder Punitivo; Grandes Desafios da Engenharia; Educação e Cidadania; Conteúdo e Narrativas para a Comunicação Digital; Agroecossistemas e Funcionamento do Organismo Animal.
Confira abaixo a data e local das apresentações dos PIs, além dos professores responsáveis pelas disciplinas:
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo participaram, na última quinta-feira, 9 de junho, de oficinas de educação em saúde no Espaço + Inovação Unijuí. A ação, que abordou os efeitos do cigarro eletrônico nos sistemas cardiovascular e respiratório, foi desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador: Processo saúde-doença, do Módulo 3.
Coordenada pela professora Rafaela Dumoncel, a disciplina concentra estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da Unijuí. O Projeto Integrador faz parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação ofertado pela Universidade, onde os acadêmicos recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e propõe sugestões às demandas.
Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, da modalidade Ensino a Distância (EaD), estão enfrentando os desafios de gerir uma empresa de colchões do município de Ijuí. A atividade ocorre na disciplina Estágio II: simulação empresarial, ministrada pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, e por meio de um jogo, que encena as vivências de uma empresa. Os estudantes, em grupos, estabelecem relações e atuam como dirigentes do estabelecimento.
A plataforma utilizada para aplicar os conhecimentos é o simulador Coliseum, e a Exclusiva Colchões proporciona o contexto da gestão simulada, além de sanar possíveis dúvidas dos jogadores sobre o funcionamento de um empreendimento desse ramo. A ideia não é realizar uma consultoria para a empresa e, sim, utilizá-la como ferramenta para aproximar essa figuração da realidade.
Com o intuito de auxiliar e aproximar ainda mais os acadêmicos do aplicativo e da empresa, o professor Daniel Knebel Baggio desenvolveu uma série de 30 vídeos explicativos sobre os objetivos da simulação. “Depois da visualização destes conteúdos, ocorrem rodadas de testes para que eles aprendam a operar dentro da plataforma. Após, iniciam-se as 12 rodadas, nas quais os estudantes começam a tomar suas decisões”, comenta.
Durante o jogo, os acadêmicos estabelecem o preço dos colchões, o estoque necessário, propaganda e a contratação de colaboradores. “Além disso, eles têm que enfrentar as notícias do mercado, como aumento do petróleo ou desemprego, que são informações que influenciam diretamente no preço dos colchões e nos funcionários, respectivamente”, salienta.
A partir do resultado obtido durante as 12 etapas do jogo, os estudantes recebem uma sequência de dados acerca das deliberações que fizeram, para serem avaliados na disciplina. “O desempenho é baseado no lucro líquido, índice de liquidez, receita bruta e caixa. Portanto, eles devem manter uma consistência durante as rodadas, porque no final, o próprio jogo vai apresentar as performances dos jogadores e isso refletirá na nota final da disciplina”, explica.
De acordo com o professor, essa é uma forma de fazer com que os jogadores aprendam a partir dos desafios. “Eles aprendem a partir de problemas, acertando, errando e encontrando soluções. Isso compete realizar um resgate de várias disciplinas que eles tiveram ao longo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Unijuí, juntamente com as professoras Brenda da Silva e Marli Dallagnol Frison, promoveram na noite desta quinta-feira, 9 de junho, o evento “Café com Saberes” na Estação Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira. A atividade, realizada a partir do Projeto Integrador I: Ser Biológico e Social, foi organizada e desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).
Este momento de interação entre estudantes da Unijuí e a comunidade da Estação Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira foi pensado coletivamente, a fim de atender demandas apresentadas pela comunidade aos estudantes, em reunião realizada no início deste semestre. Ao todo, foram 16 grupos de trabalho que realizaram ações junto aos moradores, buscando melhorar a qualidade de vida e saúde daquela população.
Segundo as professoras Brenda e Marli, dentre os objetivos do evento podem ser citados a criação de estratégias para a valorização do espaço geográfico; o exercício da cooperação e do trabalho em equipe, aumentando assim a sensação de pertencimento da comunidade; a promoção da conscientização sobre a necessidade do cuidado de si e do ambiente como forma de manutenção de um organismo humano com saúde; e a apresentação de possibilidades para a produção de alimentos que contribuam para melhorar a qualidade da alimentação a partir do reconhecimento de aspectos biológicos e sociais constituidores da cultura daquela comunidade.
Elas destacam, ainda, que a promoção de um evento dessa natureza possibilita aos estudantes vivenciarem situações reais, complexas e que demandam conhecimentos das diferentes áreas/cursos da área da saúde e outros, além de oportunizar a articulação e interação entre estudantes dos diferentes cursos e entre as pessoas que vivem no Parque da Pedreira, sendo esse um elemento importante para o processo formativo dos futuros profissionais da área da saúde.
Foram ofertadas 16 oficinas que trataram sobre os seguintes temas:
Oficina 1: Resíduos sólidos e queimadas no Parque da Pedreira: um problema de saúde coletiva
Equipe: Julia Tissot - BIOM, Julia Balbino - BIOM, Larissa P. - BIOM, Letícia T. K. - FST, Nicholas S. F. - NUT, Paula A. Mebius - BIOM
Mentores: Adalberto F. da Silva e Francesca W.Ferreira
Oficina 2. Descarte inadequado de resíduos no Parque da Pedreira e sua relação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti
Equipe: Jéssica Durks - FAR, Joice L. - NUT, Lara P. B. - BIOM, Maria Clara - BIOM, Natalia Mair - BIOM
Mentora: Dra Joise Wotrich
Oficina 3. A dermatose e suas implicações na qualidade de vida do homem
Acadêmicos: Ana C. Sala - BIOM, Fernanda C. - BIOM, Julia Prestes - NUT, Rafaela Pires - FST, Vitória Reiss - BIOM
Mentora: Dra Joise Wotrich
Oficina 4. Estratégias de acolhimento e de promoção de saúde para crianças que residem no Parque da Pedreira
Acadêmicos: Emely T. - BIOM, Fernanda B. - BIOM, Guilherme B., Pietra Moia - BIOM, Sara.Pinheiro - NUT
Mentora: Enfermeira
Oficina 5. Saberes e práticas populares de cuidado em saúde: uma proposta de horto medicinal para e com moradores do Parque da Pedreira
Acadêmicos: Catiele Ferreira - FAR, Isadora - BIOM, Jordana G. - NUT, Rafaela C. - BIOM, Renata Aimi - BIOM
Mentora: Vera Lucia Silva (AIPAN)
Oficina 6. Horta Comunitária como promotora de saúde e bem-estar social
Acadêmicos: Amanda T. - ENF, Caroline C. - NUT, Hiago Lima - NUT, Ketlyn - BIOM, Milene T. - BIOM
Mentora: Regina de Fátima Tavares Ribeiro
Oficina 7. Estratégias para melhoria das condições de saúde da população infantil do Parque da Pedreira, Ijuí-RS
Equipe: Rafaela Luiza Hartmann - BIOM, Cassia Lucini - BIOM, Daniela Schuster Lapazini - NUT, Larissa Zimmermann - NUT, Yasmin Vitória Bülow - FARM
Mentora: Paula Friske
Oficina 8. Ação educativa com foco na saúde mental em indivíduos residentes em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social do município de Ijuí-RS
Equipe: Vitória Garcia Palharini - BIOM; Isadora Pilatto Miron - BIOM, Bruno Fávero Böttcher - NUT, Vitória Machado - ENF, Henrique Ribeiro - FARM
Mentor: Ronaldo Machado
Oficina 9. Os impactos do climatério na saúde das mulheres e a adoção de cuidados básicos e hábitos alimentares saudáveis como fator de prevenção de doenças
Equipe: Viviane de Lima da Luz - BIOM; Rafaela de Almeida - BIOM, Marcelle Araújo Bonini - NUT, Caroline Covari - FST, Giórgia Thomasio Libardi - FARM
Mentor: Bruna Bilibio
Oficina 10. Estratégias para a conscientização da comunidade quanto ao descarte irregular de resíduos e a proliferação da dengue
Equipe: Bárbara Letícia da Rosa - BIOM, Nathalia Marchesan - BIOM, Gabriella Izaguir, Roger Costa Beber - NUT, Guilherme Martins - FARM
Mentora: Ana Paula Tiecker
Oficina 11. Estratégias para estímulo à higiene oral em crianças na faixa etária de 4 a 8 anos
Equipe: Dauani Cruz da Silva - BIOM, Tatiéle Bertoldo Da Silva - BIOM, Sabrina Letícia Weimer - NUT, Marcos Jair Canabarro Rodrigues Junior - FST
Mentora: Jaine Borges
Oficina 12. Higiene das mãos e alimentação infantil: atividades lúdicas serão efetivas em torno da adesão de bons hábitos
Equipe: Brenda Da Cunha Sartor - BIOM, Nicole Schubert Schmidt - NUT, Maysa Brum Almeida - FST, Eduarda Bremm Sulzbacher - FARM
Mentor: Ronaldo Machado
Oficina 13. "Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia para a melhoria da qualidade alimentar em uma comunidade carente do município de Ijuí-RS."
Equipe: Eduarda Bordignon - BIOM, Isadora de Medeiros e Roberta Gewehr de Lima - NUT, Sandy Oliveira Martins - ENF
Mentora: Fernanda Viero
Oficina 14. Hortas caseiras e a integração de recursos recicláveis no cotidiano
Equipe: Sarah Gabriela Scholten - BIOM, Bruna Vitória Kaspary - BIOM, Djeine Luize Reis Mumbach - NUT, Raphaela Castro - FST, Ellen Kochenborger - FARM
Mentora: Fernanda Viero
Oficina 15. Oficina pedagógica com crianças do Parque da Pedreira: A importância das vitaminas na infância
Equipe: Adriana Parahyba - NUT, Isadora Dietze Cavalheiro - NUT, Iris Gabriele Fank - ENF, Vitor Jaeger Nogara - FARM
Mentora: Bruna Bilibio
Oficina 16. A importância da educação no desenvolvimento de um processo de conscientização social sobre a separação e descarte de resíduos sólidos em uma comunidade
Equipe: Vanessa Philipp Kettner - BIOM, Cristiane Aline Pavan - BIOM, Ana Carolina Rafaelli - NUT, Cristiely Denise Tormes - NUT
Mentora: Stêfani de Moraes
Se você quer ingressar no Ensino Superior ainda neste ano, não perca o prazo do Vestibular de Inverno 2022 da Unijuí. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de junho, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. Há vagas para 32 cursos de graduação presenciais ofertados pela Universidade, com exceção de Medicina, que conta com edital específico.
“O Vestibular de Inverno é um momento bastante esperado pelos candidatos que, por estarem indecisos, acabaram não realizando o Vestibular de Verão”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que o processo seletivo conta com três formas de ingresso.
A primeira, e tradicional, é a prova de redação, no formato online. O candidato faz a inscrição e realiza a prova entre o dia 24 de junho, às 8h, e 26 de junho, às 17h. O tema é divulgado no momento do acesso à inscrição e o vestibulando tem até 2h para desenvolver e enviar a sua redação, após o início da mesma.
Também é possível aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 e 2021; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular prestado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2022.
“Lembrando que todos os estudantes aprovados farão parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. A partir de uma reinvenção, estamos propondo aos acadêmicos, desde o ano passado, uma série de inovações que estão se consolidando no cenário da Educação Superior, a exemplo do currículo trabalhado a partir de módulos e muito focado no mercado de trabalho. Oferecemos ao aluno uma formação completa, pessoal, profissional, crítica e humanista, que são as marcas da Unijuí”, completou a vice-reitora.
Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial para conferir o edital e realizar a inscrição no processo seletivo, que conta com taxa de R$ 20,00. A divulgação dos classificados será realizada no dia 29 de junho e a matrícula poderá ser realizada a partir de 30 de junho.
Mais informações em unijui.edu.br ou pelo telefone 3332 0200.
A geopolítica do século 21 é, em grande parte, determinada pela crise ambiental global, a qual teve início com a ascensão do sistema capitalista europeu e foi intensificada pela hiper industrialização das sociedades. As potências do norte global, lideradas pelos Estados Unidos, veem a crise ambiental como um problema para sua segurança nacional e a manutenção de seu padrão de vida. Discutir os impactos desta geopolítica ambiental crescente sobre a gestão global do planeta é o propósito da obra “La geopolítica ambiental de Estados Unidos y sus aliados del norte global: implicancias para América Latina”, parceria entre a Editora Unijuí e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).
A publicação que, em breve, estará disponível em e-book na plataforma virtual da Editora Unijuí, conta com organização dos professores Fernando Estenssoro e Juan Pablo Vásquez Bustamante, ambos ligados à Universidade de Santiago, no Chile (USACH). Entre os autores, figura o nome do professor doutor Daniel Rubens Cenci, docente do curso de graduação em Direito e dos programas de pós-graduação em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. O lançamento da obra transcorreu na última terça-feira, 7 de junho, em meio à programação da 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, que acontece até hoje, dia 10, na Universidade Nacional Autônoma do México, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O professor Daniel Cenci afirma que o livro é resultado dos debates que vêm sendo realizados há mais de quatro anos em âmbito internacional, por meio do convênio entre a Unijuí e a USACH. “O projeto de pesquisa, que conta com financiamento da Universidade de Santiago, busca compreender o papel da América Latina no mundo e estuda formas de se estabelecer políticas de aproximação, bem como compromissos conjuntos que prezam pela proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, auxiliando na promoção do desenvolvimento”, destaca.
Nas palavras do professor Daniel, a Editora Unijuí exerce importante papel neste contexto, atuando na difusão do conhecimento e facilitando o acesso aos diálogos acadêmicos correntes na América Latina. “Este é um tema comum entre a Unijuí e a USACH, através dos grupos de pesquisa, mestrados e doutorados. Significa que as instituições estão articulando parcerias que, certamente, serão agregadas às redes de pesquisa, convertendo-se em novas e salutares publicações”, relata. A Editora Unijuí e a Clacso organizam, para os próximos dias, um lançamento com a participação presencial e virtual dos autores e organizadores da obra, bem como de lideranças das universidades e do Conselho.
Daiana Dal Ros - Comunicação/ Editora Unijuí
Termo de compromisso foi assinado pela Fidene/Unijuí e Unicred Horizontes nesta terça-feira, 7 de junho
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, formalizou nesta terça-feira, 7 de junho, um termo de compromisso com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Unicred Horizontes, para a oferta de uma linha de crédito aos estudantes de três cursos de graduação presenciais: Medicina, Biomedicina e Medicina Veterinária. O objetivo da parceria é possibilitar o ingresso e a permanência de mais estudantes da Universidade.
Participaram do ato de assinatura do termo a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; e o gerente da Coordenadoria de Gestão Financeira e de Controladoria, Roberto Montagner Büron. Representando a Unicred estiveram o presidente, Samir El Ammar; o 1º vice-presidente, Auro Heuser; o diretor-geral, Paulo Rubismar de Moura Soares; e o diretor de Desenvolvimento e Negócios, Jorge Luís da Silveira.
Conforme destacou o 1º vice-presidente, Auro Heuser, um dos objetivos da cooperativa é investir, em Ijuí e região, o dinheiro que aqui é poupado, por meio dos cooperados.
A presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou que a linha de crédito possibilitará que muitos estudantes possam financiar seus estudos. “Lembrando que estamos aguardando o processo de autorização de 30 novas vagas para o curso de Medicina. Nosso objetivo é ofertar, todos os anos, 80 vagas para o curso: 40 no Vestibular de Verão e 40 no Vestibular de Inverno”, destacou. O processo que autoriza a ampliação de vagas encontra-se na Diretoria de Regulação da Educação Superior - Direg, do Ministério da Educação (MEC).
As condições para contratação da linha de crédito serão divulgadas no início de cada ano, tais como taxas de juros, indexador de correção e valor máximo de contratação. O financiamento estará disponível aos interessados para o segundo semestre deste ano.
Estudantes do curso de Pedagogia - campi Ijuí e Santa Rosa, e do curso de Letras - campus Ijuí, participaram no último sábado, 4 de junho, de uma viagem para Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, o Jardim Botânico e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com direito a um passeio pela orla revitalizada do Guaíba. O objetivo da viagem, realizada sob a coordenação da professora Eulália Marin, foi complementar os estudos realizados na Unijuí.
“Fazia muito frio na hora da saída, mas quem resiste à possibilidade de mudança na rotina acadêmica, especialmente depois de enfrentar, por dois anos, a pandemia, e ter que isolar-se dos colegas e amigos?”, comentou a professora.
Interagir com os experimentos instalados no Museu, andar por um dos espaços preservados no Jardim Botânico, conhecer a orla revitalizada do Guaíba e realizar o passeio de barco podem fazer a diferença na formação do ser humano que pensa a cidade, ao professor responsável pela formação escolar de crianças, jovens e adultos.
“A viagem nos proporcionou grandes experiências, como conhecer uma cidade com a estrutura um pouco diferente da nossa. Tivemos a oportunidade de ir ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, onde foi possível observar exposições sobre a história e evolução da humanidade, a tecnologia utilizada para realizar uma investigação criminal, aparelhos utilizados na área da saúde, eletricidade e conceitos matemáticos, tudo isso de forma interativa. Também conhecemos o Jardim Botânico da cidade, com uma diversidade de animais e espécies de plantas, árvores, flores, um ambiente agradável que nos proporcionou momentos de reflexão e contato com a natureza”, completou.
Segundo os estudantes de Letras Gabriela Zimmerman, Luciano Souza e Sabrina Scheleski, “experienciar o conhecimento é uma boa condição para conduzir os educandos por vivências rumo ao conhecimento”.
Visando debater o olhar, as vivências e as histórias femininas na cultura gaúcha, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 9 de junho, trouxe convidadas de renome para discutir a temática “Elas na cultura gaúcha: o destaque da mulher no movimento tradicionalista”.
As mulheres vêm tomando espaço em locais que antes eram protagonizados, em sua grande maioria, por homens. Um destes ambientes é a cultura nativista, que cada vez mais ganha representantes femininas, se destacando e oportunizando que outras mulheres ocupem os ambientes tradicionalistas.
A edição contou com a participação da coordenadora do Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul e produtora musical, Adriana Sperandir; a cantora e apresentadora de TV, Maria Luiza Benitez; a apresentadora de TV, cantora e jornalista, Shana Müller; e o integrante da Associação Cultural Canto de Luz, comentarista colaborador do projeto Trilha Cultural da Unijuí FM, Vander Olson.
A cantora Maria Luiza Benitez iniciou dando seu ponto de vista sobre o cenário atual do universo musical tradicionalista. “Eu vejo com bons olhos a geração de grandes cantoras, ainda jovens, que está surgindo para nos substituir, mas ainda falta espaço para a mulher, pois são raríssimas as mulheres que ganham bem com shows aqui no Rio Grande do Sul. Ainda falta espaço para mulher para tudo”, comentou.
De acordo com a apresentadora Shana Müller, houve progresso, mas ele ainda não é suficiente. “A gente viu, com o passar dos anos, que o tradicionalismo foi constituído em cima das mulheres, a exemplo do próprio concurso de prendas, que é uma sabatina - para ser prenda a jovem precisa estar preparada. Essa construção foi mostrando dentro do tradicionalismo que as mulheres precisavam ocupar espaços não apenas de ornamentação, mas também para pensar a tradição como um movimento organizado”, salientou.
Adriana Sperandir acrescentou dizendo que essa é uma briga que ocorre em diversos espaços e reafirmou que o objetivo é seguir avançando. “Para as mulheres, no geral, é necessário brigar muito mais para chegar a qualquer setor do mercado. Contudo, vejo com bons olhos as jovens que estão vindo com garra para essa luta, para progredir cada vez mais”, afirmou a coordenadora.
Para Vander, dentre um dos pontos que pode ser alterado é a própria avaliação dos festivais nativistas. “De fato, as mesas avaliadoras de muitos festivais são predominantemente masculinas e muitas vezes são conservadoras em relação às próprias letras”, disse.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
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