Coordenadora da Criatec participa de missão do Sebrae e do evento Eli Summit, em Pernambuco - Unijuí

A coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, esteve na última semana em Pernambuco, integrando a missão do Sebrae para visita ao ecossistema de inovação do Estado e, também, participando do evento Eli Summit, organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.

Fizeram parte da missão representantes das cidades que participaram do mapeamento do ecossistema local de inovação, realizado pela Fundação Certi, com financiamento do Sebrae.

“Foram cinco dias de muito conteúdo e inspiração, começando na segunda-feira, com visitas técnicas às entidades que fazem parte das ações de apoio, desenvolvimento e financiamento de programas e projetos que colocam a inovação como foco”, explicou Maria Odete, lembrando que o grupo visitou a Softex, associação de empresas de tecnologia, onde foram apresentados os programas de formação de talentos na área de Tecnologia da Informação - TI. Também foi conhecido o C.E.S.A.R, um centro de inovação que atua em todo o ciclo de inovação, pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócio até o desenvolvimento de soluções robustas e escaláveis.

“Fomos à sede do Sebrae de Recife, onde foram apresentados os projetos e um laboratório de tecnologia para o setor da beleza. Também conhecemos o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e três startups que nasceram dentro de um centro, a partir de projetos de pesquisa, em parceria com empresas”, completou a gestora.

A comissão também visitou os núcleos de inovação governamentais, como o Laboratório de Inovação da Escola do Ministério Público, do governo estadual de Santa Catarina; e o E.I.T.A, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Recife, um ambiente de construção colaborativa e participativa com base na inovação aberta.

“O evento Eli Summit foi realizado em três dias, de 8 a 10 de junho. No primeiro dia, ocorreram palestras com grandes nomes do ecossistema de inovação mundial e a apresentação de cases. No segundo, aconteceram oficinas de transferência de tecnologia com temas como talentos, território inovador, governança, clusters, redes e empreendedorismo”, explica Maria Odete. Já no terceiro e último dia, representantes de todas as regiões compartilharam suas experiências de trabalho para desenvolver ecossistemas locais de inovação, onde a coordenadora da Criatec aproveitou para mostrar o que está sendo desenvolvido em Ijuí, a partir da Universidade. Na parte da tarde, aconteceu reunião entre as lideranças do ecossistema, com curadoria de José Miquel Pique e possíveis parceiros. A participação foi financiada pelo Sebrae e pelo projeto Sebrae/Incubadoras.