Suscitar, no público leitor, reflexões acerca da importância de cada acadêmico, de cada professor e de cada cidadão na condição de operadores do Direito e agentes de transformação social: este é o objetivo central da segunda edição do livro "Direito público e direito privado: Reflexões acadêmicas sobre cidadania, democracia e direitos humanos". A obra foi lançada na última quinta-feira, 2 de junho, no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, na loja Editora Unijuí.
O ato contou com a presença da vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do coordenador do curso de Direito - Campus Ijuí, Marcelo Loeblein dos Santos; e da diretora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida. Prestigiaram o lançamento, também, a juíza de Direito Maria Luiza Pollo Gaspary; a coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ijuí - Cejusc, Liane Bencke; e a coordenadora da Comissão de Conciliação, Mediação e Práticas Restaurativas da OAB Ijuí, Josi Anne Fagundes.
Em nome da comissão organizadora, a professora Eloísa Argerich, ex-docente do curso de Direito da Unijuí, discorreu sobre a expressiva presença de artigos de graduandos e pós-graduandos entre os textos selecionados, o que revela a importância de iniciativas deste cunho como estímulo à formação de novos pesquisadores. O vice-reitor Fernando Jaime González, editor-chefe da Editora Unijuí, manifestou a satisfação da equipe em realizar, pela primeira vez após o início da pandemia de covid-19, um lançamento presencial, de forma a ampliar o contato da editora com o público-leitor.
A segunda edição do livro “Direito Público e Direito Privado” tem organização de Ana Luísa Dessoy Weiler, Carolina Menegon, Eliete Vanessa Schneider, Eloísa Nair de Andrade Argerich e Marcelo Loeblein dos Santos. A obra está disponível para download em versão e-book, de forma gratuita, na plataforma virtual da Editora Unijuí.