Aconteceu no último sábado, 4 de junho, mais uma ação do projeto de pesquisa "Processo interativo de formação docente no contexto da Educação Básica: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido". Este é o terceiro encontro de Formação Continuada que envolve professores de seis escolas da rede pública dos municípios de Ijuí (Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha); Bozano (Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber); e Rio Grande (Escola Municipal João de Oliveira); além de professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (GIPEC; GEEM) e da Universidade Federal do Rio Grande (GEQPC).
Diante dos desafios provocados pela pandemia no cenário educacional e do ensino híbrido, este projeto, coordenado pela professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), tem como objetivo o desenvolvimento de um processo interativo de formação docente para investigar, compreender, produzir e desenvolver material didático com uso de tecnologias digitais, de modo a ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem de conhecimentos científicos pelos professores e seus estudantes, em uma perspectiva crítica emancipatória, que permita maior autonomia do coletivo. Suas ações iniciaram em outubro de 2021, envolvendo membros do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).
Entre as diferentes ações previstas pelo projeto estão os encontros de Formação Continuada. O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de dezembro de 2021, com a participação das instituições parceiras do projeto: Universidade Pedagógica Nacional, da Colômbia, e Universidade do Minho, de Portugal, além da 36ª Coordenadoria de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. Neste primeiro momento, foi realizado o seminário de abertura “Formação de professores na interface Universidade e escola: Uma perspectiva emancipatória de produção curricular”, com a participação dos professores doutores Leonardo Fabio Martínez Pérez e Otavio Aloisio Maldaner. O segundo encontro aconteceu no dia 21 de maio, organizado no formato de World Café, a partir de estações nas quais foram desenvolvidas atividades que desafiaram o professor a refletir acerca de experiências nos processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia. Estas fizeram uso de ferramentas como Google Apresentações, Google Jamboard, Mentimeter, Padlet e Slice.
No último sábado, 4 de junho, o encontro abarcou, na forma de oficina, atividades relacionadas à produção de vídeos como um recurso didático que pode contribuir nas diferentes intervenções do professor junto aos estudantes. Contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, graduada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing, Lançamentos Digitais e Redes Sociais, que orientou os participantes a tratar de uma das mais importantes etapas na produção do vídeo, a roteirização. Os participantes foram desafiados a selecionar temas, conteúdos e a já propor uma primeira versão de um roteiro para um vídeo, o que está implicado diretamente à proposição curricular.
No decorrer das próximas semanas será dada continuidade à formação, na qual serão desenvolvidas oficinas para produção de vídeo e também de podcast. Na oportunidade, os participantes terão a possibilidade de refletir acerca das especificidades de sua área num coletivo, discutir currículo por meio da produção de materiais didáticos. Isso porque um processo coletivo e formativo contribui tanto no que se refere ao desenvolvimento sociocognitivo de estudantes quanto ao desenvolvimento profissional de professores e, consequentemente, poderá atingir as metas de qualidade preconizadas para a educação brasileira.