A geopolítica do século 21 é, em grande parte, determinada pela crise ambiental global, a qual teve início com a ascensão do sistema capitalista europeu e foi intensificada pela hiper industrialização das sociedades. As potências do norte global, lideradas pelos Estados Unidos, veem a crise ambiental como um problema para sua segurança nacional e a manutenção de seu padrão de vida. Discutir os impactos desta geopolítica ambiental crescente sobre a gestão global do planeta é o propósito da obra “La geopolítica ambiental de Estados Unidos y sus aliados del norte global: implicancias para América Latina”, parceria entre a Editora Unijuí e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).
A publicação que, em breve, estará disponível em e-book na plataforma virtual da Editora Unijuí, conta com organização dos professores Fernando Estenssoro e Juan Pablo Vásquez Bustamante, ambos ligados à Universidade de Santiago, no Chile (USACH). Entre os autores, figura o nome do professor doutor Daniel Rubens Cenci, docente do curso de graduação em Direito e dos programas de pós-graduação em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. O lançamento da obra transcorreu na última terça-feira, 7 de junho, em meio à programação da 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, que acontece até hoje, dia 10, na Universidade Nacional Autônoma do México, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O professor Daniel Cenci afirma que o livro é resultado dos debates que vêm sendo realizados há mais de quatro anos em âmbito internacional, por meio do convênio entre a Unijuí e a USACH. “O projeto de pesquisa, que conta com financiamento da Universidade de Santiago, busca compreender o papel da América Latina no mundo e estuda formas de se estabelecer políticas de aproximação, bem como compromissos conjuntos que prezam pela proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, auxiliando na promoção do desenvolvimento”, destaca.
Nas palavras do professor Daniel, a Editora Unijuí exerce importante papel neste contexto, atuando na difusão do conhecimento e facilitando o acesso aos diálogos acadêmicos correntes na América Latina. “Este é um tema comum entre a Unijuí e a USACH, através dos grupos de pesquisa, mestrados e doutorados. Significa que as instituições estão articulando parcerias que, certamente, serão agregadas às redes de pesquisa, convertendo-se em novas e salutares publicações”, relata. A Editora Unijuí e a Clacso organizam, para os próximos dias, um lançamento com a participação presencial e virtual dos autores e organizadores da obra, bem como de lideranças das universidades e do Conselho.
Daiana Dal Ros - Comunicação/ Editora Unijuí