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Estudantes e professores recebem demandas e realizam visitas para realização de Projetos Integradores

PIs aproximam a Universidade da comunidade externa, ao receber e propor soluções para desafios

Estudantes da área da Saúde receberam o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato Ribeiro, para identificação de demandas

O retorno do ano letivo na Unijuí também marca a retomada de um trabalho que teve início no ano passado, com grandes resultados em apenas dois semestres. O Projeto Integrador (PI), um dos componentes da Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, permite que a Universidade se aproxime ainda mais das comunidades local e regional, com um olhar voltado à solução de problemas que são encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Em contrapartida, o acadêmico, desde o início da sua formação, tem contato com a realidade dos municípios e com a experiência de pensar em soluções viáveis e inovadoras para problemas reais.

Na Graduação Mais, a educação acontece por competências, ou seja, o estudante entra na sala de aula e é desafiado a pensar para além da Universidade. “Os PIs surgem não apenas como uma forma de o estudante aplicar o conhecimento adquirido de forma prática, mas como a possibilidade de realizar conexões com a comunidade externa. Empresas, profissionais, entidades, escolas e órgãos públicos, por exemplo, apresentam desafios aos nossos alunos, que têm a tarefa de conhecer melhor o cenário descrito pelo demandante, propondo soluções, sob a forma de projetos, no final do semestre. Neste momento, iniciamos o terceiro semestre, em que acadêmicos ingressantes e que estão no terceiro módulo têm contato com as demandas que serão trabalhadas”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Estudantes e professores de diferentes cursos estão recebendo os demandantes em sala de aula ou realizando visitas aos locais de onde os pedidos partiram, a fim de conhecer de perto as necessidades apontadas. Como exemplo, estudantes da área da Saúde realizaram visita ao Parque da Pedreira e receberam a visita do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato Ribeiro, para identificação de demandas. Já os acadêmicos de Direito receberam a visita de delegados da região.

Neste semestre, há 35 turmas de Projeto Integrador em atuação, sendo duas no campus de Três Passos, duas em Panambi, sete em Santa Rosa e as demais no campus da Unijuí em Ijuí. São turmas de Módulo 1 e Módulo 3, que buscam atender às demandas encaminhadas pela Promotoria de Ijuí; Defensoria Pública; Câmara Municipal de Ijuí; Prefeitura de Santa Rosa; Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de Ijuí; AABB Comunidade; empresas incubadas pela Criatec; propriedades rurais da região; Parque da Pedreira, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Ceres); Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir);  escolas do município de Ijuí e Catuípe; Apae Ijuí e Panambi; e Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com necessidades Especiais (Afapene) de Santa Rosa, entre outras.

“Os Projetos Integradores permitem um trabalho muito rico, feito a partir de muitas mãos, de forma dinâmica. Nós temos mais de 1.000 estudantes envolvidos na execução destes trabalhos, em 30 cursos de graduação. É uma proposta que, sem dúvida, aproxima a Universidade do mercado, mas que também permite que o mercado conheça os futuros profissionais. Abre-se a oportunidade de networking, também, havendo a possibilidade de nossos estudantes conquistarem vagas de estágio e de emprego”, reforçou a vice-reitora.

Desde o ano passado, cerca de 300 desafios já foram cadastrados na plataforma e 203 projetos executados, todos em 2021. São 1.156 estudantes cadastrados até o momento. Os Projetos Integradores contam com o envolvimento dos estudantes, professores, demandantes e também de mentores, que são profissionais e egressos que se voluntariam para construir soluções aos problemas. Até o momento, há 225 cadastros de profissionais com interesse na mentoria.

Estudantes e professores do curso de Direito conversaram com o delegado regional de Polícia, Ricardo Miron; o delegado titular da Delegacia da Mulher de Ijuí, Antônio Gilberto Master Soares; e o delegado Gustavo Fleury, da Delegacia de Polícia Civil de Panambi.

Estudantes de licenciaturas que receberam a AABB Comunidade para ouvir demandas


Rizoma apresenta projeções sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Apesar das tentativas de se chegar a um acordo, a guerra entre Rússia e Ucrânia prossegue nesta quinta-feira, 17 de março. A Ucrânia inclusive já admite ficar fora da Otan - a Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que pode abrir caminho para o entendimento.

Pensando nos impactos do conflito, o Rizoma propôs o debate acerca do tema “Guerra na Ucrânia: projeções sobre o conflito”, tendo como convidados o professor do curso de História da Unijuí, Jaeme Callai; o PhD em Política e Relações Internacionais e coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Rubens Duarte; e o professor titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França), Argemiro Luís Brum. 

Iniciando o bate-papo, Rubens ressaltou que não vê o conflito como um marco capaz de redesenhar o tabuleiro geopolítico mundial. “Regional, sim. Falamos de uma briga por uma área de influência regional da Rússia, país que está tentando manter seu status quo, que está querendo impedir o avanço da Otan. Todavia, não vejo como um redesenho mundial. Até porque a Rússia tem mantido um padrão de comportamento ao longo dos anos, e cito como exemplo o ataque cibernético à Estônia, em 2007, e o ataque à Geórgia, em 2008. Em nenhuma das situações, a Otan reagiu”, destacou.

Conforme explicou o professor Jaeme Callai, a Rússia vem tentando se manter ativa no cenário mundial e o conflito, acredita, resulta da mágoa gerada pela perda de prestígio e pelo consequente avanço da Otan. “A Rússia só não reagiu antes porque estava muito frágil economicamente”, comentou.

Segundo o professor Argemiro Luís Brum, embora regional, a guerra já é considerada mundial em termos econômicos, especialmente em razão das sanções que os países estão tentando colocar em prática contra a Rússia. “Mas é importante frisar uma lição que a guerra  nos mostrou, assim como a pandemia: não dá para ficar dependente de um fornecedor. A pandemia nos mostrou isso com a China, o conflito atual nos mostra isso com a Rússia e com itens como combustível, gás e fertilizantes. Esse é fato que atualmente preocupa o mundo”, afirmou. 

Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:


Especialização em Hematologia Laboratorial recebe inscrições até o dia 23 de março

Até o dia 23 de março, a Unijuí está com inscrições abertas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia Laboratorial, que visa desenvolver competências e habilidades profissionais para a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/pos.

Profissionais com formação superior em Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina e outras áreas afins, precisam estar atentos aos novos métodos de diagnóstico, a correlação clínica e, principalmente, a interpretação dos resultados laboratoriais. Os avanços na área da saúde, novos exames e tecnologias têm desafiado os profissionais a buscarem cada vez mais conhecimento, em um mercado exigente e competitivo.

A biomédica Angela Maria Blanke Sangiovo é egressa da  especialização e também do Mestrado em Atenção Integral à Saúde da Unijuí. A profissional já atuou em Laboratório de Análises Clínicas Hospitalares e hoje é biomédica no Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab). “A pós-graduação foi um divisor de águas. Hoje me sinto preparada para liberar um hemograma de qualidade, conquistei mais reconhecimento de líderes e colegas. Sou muito grata a tudo que a Unijuí me proporcionou e espero retribuir isso aos pacientes que nos procuram”, destaca Angela.

Angela relembra experiências positivas que teve durante o período da especialização, quando também atuava em um laboratório e realizava atendimentos a pacientes com câncer. “Em cada lâmina de hematologia, eu percebia a minha evolução, no conhecimento e nas habilidades no momento de liberar o resultado. Isso foi algo muito importante, pois eu conseguia ver diariamente o meu progresso, juntamente com o progresso do curso”, acrescenta.

A Pós-Graduação ofertada pela Unijuí - campus Ijuí tem duração de 360h, com início no dia 1º de abril. As aulas serão quinzenais, nas sextas-feiras, das 19 às 22h, e no sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h às 18h. Em disciplinas com professores da Unijuí, o horário de aula será diferenciado, na sexta-feira, das 18h às 22h, e no sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Serão contabilizadas 15 horas/aula por final de semana e realizadas atividades orientadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Saiba mais sobre objetivos do curso, disciplinas, professores e condições de pagamento neste link.


Especialização em Estética e Saúde Unijuí conta com aulas práticas e professores com experiência clínica

Voltada à atuação profissional clínica com aulas práticas, professores qualificados e com experiência clínica, a Pós-Graduação Lato Sensu em Estética e Saúde da Unijuí visa capacitar profissionais esteticistas cosmetólogos para atuar de forma abrangente na correta identificação e tratamento das principais disfunções estéticas faciais e corporais, proporcionando crescimento profissional e novas possibilidades de atuação. As inscrições estão abertas, até o dia 27 de março, e podem ser feitas pelo endereço unijui.edu.br/pos.

Além de qualificar os profissionais para atuação em estética de forma interdisciplinar, a pós-graduação busca realizar o treinamento técnico-científico na área e possibilitar o crescimento e a legitimidade da profissão esteticista nas comunidades local e regional.  

Segundo a coordenadora, professora Diane Duarte Hartmann, o curso tem uma proposta que alia a capacitação atual e especializada dos conteúdos ofertados.Os pós-graduandos podem esperar um curso de altíssima qualidade no que se refere à capacidade e conhecimento técnico dos docentes”, comenta.

O mercado de trabalho, principalmente no ramo da estética e dermatofuncional, vem sendo cada vez mais exigente quanto ao conhecimento na área. “A concorrência mercadológica é implacável, portanto, é muito importante estar preparado, atualizado e pontualmente capacitado para enfrentar tamanha demanda”, explica. “Desta forma, se faz necessário estar sempre buscando novos conhecimentos, novas técnicas, para assim alcançar resultados mais satisfatórios. Isso é o que estamos oferecendo nesta especialização: o melhor e o mais atual conhecimento técnico na área de estética”, finaliza a docente.

Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/pos, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.


Unijuí participa de ação que incentiva o aproveitamento da soja na alimentação humana

O curso de Graduação em Nutrição e o Tecnólogo em Gastronomia da Unijuí foram representados pela professora doutora Eilamaria Libardoni Vieira, durante a seletiva municipal do Festival de Pratos Derivados de Soja, em Cândido Godói. A docente pode dialogar com os participantes sobre alimentação saudável, consumo de alimentos à base de soja e a importância dos alimentos oriundos da agricultura familiar. A ação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Coopermil e Comissão de Soja e Derivados da Fenasoja 2022 e teve apoio da Unijuí, Prefeitura de Cândido Godói e Associação Municipal das Mulheres Rurais (Ammur). 

Ao todo, 45 municípios da região de Santa Rosa participam do Festival. O objetivo é divulgar o uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana, estimulando a criatividade e a valorização da identidade gastronômica local aliada ao principal grão produzido na região. A fase regional acontece durante a programação da Fenasoja 2022, no dia 5 de maio, a partir das 14h, com a participação dos pratos selecionados de cada município.

Eilamaria destaca a importância da Universidade estar envolvida em ações da comunidade regional. “A ação nos aproxima ainda mais da cadeia de produção de alimentos, que é a agricultura familiar. Também amplia as oportunidades aos estudantes, que em próximos momentos podem trabalhar resgates da cultura alimentar da região e, também permite que os participantes do Festival sintam-se acolhidos nas estruturas da Unijuí e, em momento oportuno, possam conhecer e desenvolver atividades nos laboratórios dos cursos de Nutrição e Gastronomia”, explica a docente

Durante suas abordagens no evento, Eilamaria também fez considerações importantes acerca da soja. “Aprendemos a produzir a soja para vender para a indústria. Consumi-la nas receitas cotidianas é um hábito a ser criado, que pode ser muito benéfico quando conhecemos suas formas de aproveitamento e contribuições com a saúde. Precisamos incentivar a criatividade e a inclusão do grão, em pratos que já fazem parte do dia a dia das famílias e, trazer também, a discussão da importância da manutenção da cultura alimentar”, enfatizou a docente.

A professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí finalizou fazendo uma provocação aos participantes: “quais as habilidades culinárias deixamos sobre o consumo da soja para nossos filhos, netos e amigos”?


Espaço + Inovação Unijuí vai promover o 1º Festival Futurível

Evento acontecerá nos dias 29 e 31 de março, marcando a inauguração do Espaço

Para marcar a inauguração do Espaço Mais Inovação Unijuí, será realizada, entre os dias 29 e 31 de março, a 1ª edição do Festival Futurível, um evento que vai misturar tecnologia, inovação, empreendedorismo, comunicação, design e cultura. 

Com realização de forma híbrida, o Festival vai contar com oficinas, bate-papos e palestras gratuitas para toda a comunidade, com a presença de convidados locais e nacionais. O Festival vai conectar profissionais de diferentes áreas, ligadas à inovação, para compartilhar conhecimentos e discutir a construção de soluções coletivas.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo endereço eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel, até o dia 28 de março. As atividades presenciais acontecem no Espaço + Inovação, localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica da Unijuí. Novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram @espacomaisinovacaounijui. Mais informações pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br.


NOTA OFICIAL FIDENE nº 36 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção às diretrizes externas, em especial ao DECRETO Nº 47, de 9 de março de 2022, DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA, o Comitê Institucional de Prevenção informa que:

- Para a UNIJUÍ campus SANTA ROSA, considerando Decreto nº 47/2022, o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado nas dependências do Campus, ou qualquer outro local que tenha atividade ligada à Universidade, tanto em local aberto ou fechado.



- Permanecem inalteradas as demais diretrizes exaradas na NOTA OFICIAL FIDENE nº 35 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA, exceto naquilo que não coincida com a diretriz acima referida.



O Comitê Institucional de Prevenção, permanece constantemente monitorando as flexibilizações a partir de Decretos externos e, à medida em que forem feitos novos alinhamentos pelas autoridades em relação à Covid 19, a Instituição também irá fazer as adequações necessárias.

Reiteramos que todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/UNIJUÍ/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Unijuí inicia palestras em escolas de Santa Rosa

Pedro Meinerz, Dom Bosco e Cruzeiro foram as primeiras a participarem da iniciativa em 2022

O início do ano letivo também amplia a busca por conhecimento para os estudantes, especialmente os que cursam o Ensino Médio e que logo enfrentam Enem e Vestibulares. Com o retorno das atividades presenciais, a procura por palestras já iniciou e, a Unijuí, por meio do projeto Palestras nas Escolas, disponibiliza uma série de palestras às escolas, permitindo a escolha entre mais de 100 temáticas diferentes.

Em Santa Rosa, três escolas já participaram do projeto com seus estudantes do 3º ano do Ensino Médio: Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, Colégio Salesiano Dom Bosco e Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro. Ambas receberam o palestrante Eder Schuinsekel, que abordou a temática “Enem e a escolha profissional”.

O palestrante trabalhou com os estudantes a importância de uma escolha profissional assertiva e como esse momento deve ser debatido com tranquilidade e seriedade com a família, escola e relações sociais. “É importante que os estudantes já comecem a pensar sobre posicionamento no mercado de trabalho, como aspectos voltados ao Marketing Pessoal auxiliam nas escolhas e as possibilidades e profissões do futuro”, destaca Eder.

São as escolas que escolhem as temáticas e realizam a solicitação, por meio do preenchimento de um formulário. Caso a escola prefira, as palestras ainda podem ser realizadas online. Clique aqui e conheça as temáticas disponíveis. Todas as possibilidades de palestras oferecidas pela Unijuí estão alinhadas a temas de conhecimento e especialidades da Universidade, sempre mantendo a sintonia com os interesses das escolas e dos estudantes.


Museu abre neste domingo com entrada gratuita

Na tarde do próximo domingo, dia 20 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) abrirá para visitação. A atividade marca o retorno do tradicional evento Domingo no Museu, que não acontecia a quase dois anos, e que conta com entrada gratuita para as exposições.

O evento contará com entrada franca para Exposição de Longa Duração e Temporária. A Exposição fixada no espaço de Longa Duração retrata a história de desenvolvimento e presença dos povos na região, assim como a formação da cidade de Ijuí. No espaço contemporâneo “Ijuí Hoje”, da Exposição de Longa Duração, está em exibição a exposição “Memória e Afeto”, construída a partir de diversas fotografias que representam as mais diferentes configurações familiares de nossa terra.

No espaço Temporário, está disponível a Exposição do novo projeto “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”, fruto de uma parceria entre Prefeitura e Museu, e que também conta com um documentário que será reproduzido no dia. O projeto retrata a cultura do benzer e seus personagens de Ijuí, sendo constituído de diversas conversas e entrevistas com 12 benzedeiras e benzedores, familiares e consulentes, trazendo, assim, a importância da reflexão sobre a valorização do patrimônio imaterial cultural.  

Confira as atrações abertas ao público no próximo domingo, dia 20, a partir das 14h:

  • Exposição de Longa Duração;
  • Exposição Memória & Afeto, no Espaço Ijuí Hoje;
  • Exposição Temporária “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”;
  • Exibição do documentário “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”, no Auditório do Museu.


Unijuí e ACISAP iniciam 4ª edição do Decola

Programa de inovação e empreendedorismo é realizado com estudantes do 2º ano do Ensino Médio

Iniciou nesta segunda-feira, dia 14, a 4ª edição do Decola, um programa de inovação e empreendedorismo realizado com mais de 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de oito escolas públicas e privadas de Santa Rosa. A iniciativa é uma parceria da Unijuí com a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP) e conta com a participação de voluntários para a efetivação das atividades.

Neste ano, participam do Decola as seguintes escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Instituto Federal Farroupilha, Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo (CIEP), Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu e Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz. O Decola está dividido em oito módulos, com as seguintes temáticas: sonhos e objetivos, criatividade e inovação, oportunidades, modelagem de negócio, planejamento, viabilidade, pitch e simulação.

Com foco na solução de problemas, os voluntários desenvolvem com os estudante conceitos, metodologias, ferramentas e modelos atualizados, para o ensino e aprendizagem da inovação e do empreendedorismo. Serão seis semanas de atividades em turno inverso, totalizando 16 horas/aula. No dia 23 de abril acontece o encerramento do Decola, na Unijuí campus Santa Rosa, onde as turmas irão participar de um challenge, receberão um desafio e terão que encontrar uma solução para ele.

Lucas Escher, analista de negócios da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, participou como voluntário nas edições de 2018 e 2019 e, neste ano, se dedica novamente ao programa. Para ele, as abordagens do Decola incentivam os estudantes a transformarem sonhos em objetivos, mesmo aos que não pretendem empreender. “O Decola vem recebendo excelentes relatos sobre a aplicação das metodologias. Isso nos motiva ainda mais a querer desenvolver novas lideranças e empreendedores, também a transformar nosso conhecimento em uma oportunidade de contribuir para uma sociedade melhor. Nós também já contamos com o esforço de outras pessoas, para que hoje tivéssemos tantas experiências para serem compartilhadas”, destaca Lucas.


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