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Curso capacita profissionais para atuação em Grupos para Educação em Saúde

A qualificação profissional Grupos para Educação em Saúde: Métodos e Estratégias está com as inscrições abertas na Unijuí, até o dia 13 de março. O curso está pautado nas mais diversas estratégias de educação em saúde no âmbito coletivo, possibilitando o acesso à informação e troca de experiências que contribuem para a prevenção de morbidades e promoção da saúde, além da construção de espaços de humanização, inclusão social e participação cidadã.

As aulas iniciam-se no dia 25 de março, sendo a qualificação destinada a profissionais e estudantes da área da saúde que buscam se qualificar na estruturação e manejo de grupos de saúde. Durante o curso, serão estudadas e praticadas as metodologias e estratégias utilizadas para a condução de um grupo.

Grupos para educação em saúde são caracterizados pela participação coletiva visando o bem-estar dos participantes. Eles podem promover tanto a saúde física quanto a mental, a partir de soluções coletivas para os problemas de caráter social.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Criatec entrega materiais escolares em ação do Dia do Bem

A Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), por meio do braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), realizou na tarde da última sexta-feira, 18 de fevereiro, a 7ª edição do Dia do Bem Volta às Aulas. A ação contou com a entrega de materiais escolares aos filhos de catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6).

Conforme explica a analista da Criatec, responsável pela organização do evento, Elizandra Pinheiro da Silva, a ação Dia do Bem Volta às Aulas teve início em 2016, com um impacto significativo às crianças que, ao iniciarem o ano letivo com seu material, sentem-se mais felizes e inclusas. Com apoio da Novatech, 3 Tentos e Livraria Centenária, foram doados, neste ano, 430 itens - entre cadernos, borrachas, canetas, colas, tesouras, dicionários, caixas de lápis de cor, folhas de desenho e A4, mochilas e estojos, por exemplo -, que integraram 30 kits, entregues a crianças do Pré ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A ação foi realizada nas dependências da Criatec e a empresa AnaLu Transportes patrocinou o transporte, viabilizando o deslocamento das crianças.

“Eu, que acompanho as associações desde 2008, sei o quanto é limitante a condição dos catadores que atuam nos galpões. Existem muitas necessidades e nem sempre eles conseguem atender a todas. Então, o pouco que fizemos significa muito, impactando positivamente nestas famílias. As crianças são o futuro e todas têm potencial para crescer e se desenvolver e, por isso, anualmente nos esforçamos para atendê-las. Acredito que educando hoje transformamos o amanhã. Alguns desses alunos já estão trabalhando na condição de jovem aprendiz e isso nos motiva a seguir em frente”, afirmou Elizandra.

A fala foi reforçada pela coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. “Como Universidade, acreditamos na transformação do mundo pela educação. Ficamos felizes porque conseguimos fazer a entrega dos materiais às crianças e por esta ação ter sido realizada em parceria."

Às crianças, a assessora de Extensão e Cultura da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sirlei Noemi Schneider, lembrou sobre a importância de sonhar e trabalhar para que este sonho torne-se realidade. 

Proprietário da Novatech, Carlos Scapini reforçou aos estudantes que só transformamos aprendendo e que empresa se orgulha em fazer parte da ação. Na mesma linha, a gerente de Sustentabilidade da 3 Tentos, Marcia Bisol, frisou a importância de ações como esta, lembrando que a empresa e seus colaboradores estão sempre engajados em atividades que beneficiem a comunidade.

O evento contou com a participação da psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Laís Sartor, que falou sobre a importância do estudo na vida de todos os profissionais. “A gente pode ser o que quiser, tem lugar para todo mundo. Mas, para isso, precisamos estudar”, disse aos pequenos. Alessandro Borré, coordenador do projeto HCI Comunidade, explicou que a iniciativa leva às escolas, bairros e ao interior do município ações de promoção à saúde, como forma de retribuir o carinho e o auxílio prestado pela comunidade ao longo dos anos.

Os resultados  positivos da ação levaram a Criatec a repensar as práticas realizadas e mediadas junto às empresas parceiras, que também têm o olhar voltado para a transformação dessas crianças a partir da educação. Por isso, a partir deste ano, a ideia é ampliar a inserção e atuação nestes grupos, desenvolvendo outras atividades mensais para as crianças, com foco no desenvolvimento socioeducativo e no impacto social das famílias envolvidas, atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Inicialmente, a proposta é fazer um diagnóstico, para então, na sequência, organizar as atividades e oficinas em grupos por faixa etária, atendendo às necessidades dos participantes do projeto, numa perspectiva de motivá-las e auxiliá-las no seu desenvolvimento pessoal. Essas ações estão sendo dialogadas com as empresas parceiras e projetos de extensão da Universidade. Também estão abertas para a inserção de outros projetos ou empresas que queiram apoiar a iniciativa”, finalizou Elizandra.





Unijuí oferta especialização em Justiça Restaurativa e Mediação

A justiça restaurativa e a mediação são dois métodos que buscam prevenir ou intervir para a solução de conflitos. A justiça restaurativa, de acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), é um método que procura, quando possível e apropriado, realizar o encontro entre a vítima e o ofensor, com o intuito de fazer com que a vítima possa superar o abalo sofrido e responsabilizar o ofensor pelo crime que praticou.

Já a mediação é uma forma simplificada de resolver conflitos, na qual uma terceira pessoa, neutra, sugere a solução de algum problema que envolve duas partes. O responsável que aconselha é denominado mediador, que, a partir de diversas técnicas, busca estabelecer um equilíbrio entre ambos os lados.

Para realizar abordagens como essa, a Unijuí oferta a segunda edição do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa e Mediação, que busca discutir e capacitar seus estudantes à utilização de métodos inovadores de prevenção e atendimento aos conflitos sociais e à violência.

O curso é pautado na discussão e aprofundamentos conceituais, sendo eles filosóficos, sociológicos ou jurídicos, e busca compreender as estratégias de tratamento dos conflitos e promover os direitos humanos, para que os estudantes façam uso das técnicas em espaços sociais e áreas de atuação profissional, nos âmbitos público ou privado. 

As inscrições vão até 17 de abril e o curso inicia-se no dia 7 de maio. As aulas serão presenciais, online pelo Google Meet e na modalidade Ensino a Distância, conforme especificado no cronograma do curso. A especialização é destinada aos egressos dos cursos de Direito, Psicologia, Administração, Pedagogia e demais áreas do conhecimento que atuam em espaços onde o diálogo é necessário.

Para mais informações sobre o curso, acesse o link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Experiência da Ouvidoria da Unijuí é publicada em livro

O livro “Ouvidoria Brasileira: cenários e desafios”, que conta com a participação da Ouvidoria da Unijuí, chegou à Biblioteca Mario Osorio Marques na última semana e já está disponível para consulta. O livro foi lançado durante o XXI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), realizado entre os dias 25 e 27 de agosto de 2021, a partir de uma promoção da Universidade de Brasília (UnB), de forma virtual.

A obra é editada pela Editora UnB, com o apoio do FNOUH, e apresenta a ouvidoria brasileira, seus cenários e desafios a partir da compreensão de que o espaço que ela ocupa se define como lócus de defesa dos cidadãos e seus direitos. Nesta direção, são destacadas experiências no âmbito das ouvidorias universitárias e de hospitais de ensino do Brasil, com vistas a compreender o papel da gestão integrada, da ética e das boas práticas administrativas e os sistemas que integram e colaboram para a recepção e o encaminhamento das manifestações. Além disso, busca-se explicitar a questão da autoavaliação e trazer algumas reflexões com olhar sociológico sobre o tema, por meio de uma visão democrática e humana.

O artigo da coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA/Unijuí, Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa, e da ouvidora da Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, compõem o capítulo 11 e é intitulado “Algumas reflexões sobre a autoavaliação e a função da ouvidoria de uma universidade comunitária gaúcha”, dando visibilidade à Instituição em nível nacional.


Fidene/Unijuí e Unimed Noroeste/RS firmam convênio voltado à pesquisa e inovação na área da saúde

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, assinou nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, um convênio de cooperação técnica, científica e educacional com a Unimed Noroeste/RS. A parceria permitirá o desenvolvimento, a implantação de métodos e elaboração de instrumentos que conduzam à melhoria e à inovação tecnológica na área da saúde.

O ato, realizado junto ao Hospital da Unimed, contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, e do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. Representando a Unijuí estiveram, ainda, o coordenador Thiago Heck e o professor Matias Nunes Frizzo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde; e o coordenador do curso de Medicina, Jorge Brust. Pela Unimed, estiveram o presidente do Conselho de Administração, médico Volnei Malheiros, e o médico Elias Berg, integrante do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica.

Conforme explica o professor Thiago Heck, membro do Comitê Científico da Unijuí, por meio do convênio pretende-se gerar um ambiente de intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas. “Como resultado, esperamos que, além de resultados e publicações científicas de qualidade, haja o desenvolvimento de cursos, programas, projetos, eventos e ações de interesse comum nos campos do ensino, pesquisa, extensão e cultura, fortalecendo a formação de recursos humanos na área da saúde nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação, assim como qualificação dos serviços prestados à comunidade”, explicou. 

O convênio prevê o intercâmbio científico entre as instituições, como, por exemplo, o uso conjunto de espaços como laboratórios. A parceria também torna efetiva a atuação do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica da cooperativa médica, que já desenvolve atividades desde o segundo semestre do ano passado. Como parte da parceria estabelecida, integram o Comitê pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde.

O desafio de ampliar a geração de conhecimento na área da saúde foi apontado pela presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, como o objeto central do convênio. “Esta relação de confiança entre as duas instituições permite estabelecer a aproximação entre o conhecimento médico e a produção acadêmica”, observa. 

Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed, médico Volnei Malheiros, a aproximação com a Universidade amplia a perspectiva de geração de novos conhecimentos na área da saúde. A expectativa, aponta ele, é que médicos e demais profissionais que atuam na cooperativa possam aprofundar a interação com o universo acadêmico, “construindo avanços no cuidado em saúde”. 

Já o médico Elias Berg, integrante do Comitê de Pesquisa e Publicação Científica, aponta para a existência de um clima favorável à inovação na cooperativa. Destaca que para a pesquisa acontecer é preciso curiosidade e estímulo, condição assegurada agora pela parceria com a Universidade. 

Produção: Assessoria de Marketing da Unijuí e Assessoria de Comunicação da Unimed


Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho: engenheiros, arquitetos e agrônomos podem ampliar área de atuação

Profissionais formados em Engenharia, Arquitetura e Agronomia podem se habilitar para atuarem na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, realizando um curso de Pós-Graduação. Complemento à formação superior, aperfeiçoamento e uma nova área de atuação profissional, prevista em legislação. A inovação, a tecnologia, novas ferramentas e ações têm auxiliado na prevenção de acidentes de trabalho e doenças laborais. A Unijuí qualifica profissionais, com a Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, e está com inscrições abertas para a 12ª  edição do curso.

O curso forma especialistas preparados para a valorização da segurança e da saúde dos trabalhadores, indispensável para se ter um ambiente de trabalho adequado, produtividade nas atividades e reconhecimento corporativo. A Pós-Graduação inicia no dia 8 de abril, na Unijuí - campus Ijuí. Com carga horária de 600 horas, as aulas serão realizadas de forma presencial, nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h30m e nos sábados, das 9h30 às 13h30. Também serão realizadas atividades não presenciais, assíncronas, destinadas por cada professor no plano de ensino.

A egressa do curso de Engenharia Civil e da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Angélica Melissa Rocha, atua com projetos de obras novas e regularizações, especialmente na prevenção e proteção contra incêndio. Para ela, o curso de Pós-Graduação abriu caminhos e ampliou oportunidades de crescimento profissional. “Me sinto muito feliz e realizada com a profissão e com a área em que atuo. Em minha trajetória já auxiliei muitas empresas que sofreram embargos e interdições, outras que tiveram acidentes de trabalho com óbito ou situações bem complexas”, destaca a engenheira.

“Meu interesse pela área surgiu ainda na graduação, pois entendia que a Segurança do trabalho me traria uma face da Engenharia, mais voltada ao social, ao humano. Isso realmente me proporciona mais contato com as pessoas e, principalmente, posso auxiliá-las na preservação e conservação da saúde, durante a realização do trabalho que desenvolvem”, complementa Angélica.

Saiba mais sobre os objetivos do curso, cronograma de disciplinas, professores e condições de pagamento, neste link.


Inscrições abertas para a Liga Acadêmica de Saúde da Família

Até o dia 2 de março, estão abertas as inscrições para a Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASFaC), primeira liga fundada na Unijuí e que iniciará suas atividades no dia 12 de março. O edital está disponível no Instagram @lasfac.unijui e pode ser acessado aqui.

Ligas Acadêmicas são associações sem fins lucrativos que têm como objetivo complementar a formação do acadêmico. Elas desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo criadas em conjunto por estudantes e professores. 

A LASFaC tem como orientadora a professora e médica da Família e Comunidade, Júlia Mallmann, e como colaboradores a residente em Medicina da Família e Comunidade, Giovana Menegon, e docentes de diversas áreas da saúde da Unijuí - Evelize Berlezi e Marcio Strassburger do curso de Fisioterapia; Maristela Busnello da Nutrição; Carolina Gross da Psicologia; Adriane Kolankiewicz da Enfermagem; Bernardo Cadó e Luís Benvegnu da Medicina.

“O principal objetivo da Liga Acadêmica de Saúde da Família é trabalhar questões ligadas à saúde da família e comunidade, atenção primária à saúde e Sistema Único de Saúde (SUS). Em razão disso, percebemos que não poderíamos limitar a liga apenas para alunos da Medicina, então, optamos por seguir a multidisciplinaridade e abrir vagas para outros cursos da Saúde. As atividades vão envolver aulas, seminários, palestras, oficinas, minicursos e ações com a comunidade, por exemplo, visando aprimorar os conhecimentos e habilidades dos futuros ligantes”, explicou a presidente da LASFaC, Amanda Caroline Mélo da Rosa.

Para participar, é necessário preencher um formulário, disponível neste link, anexando documento de identificação com foto, comprovante de pagamento, histórico acadêmico e currículo Lattes. O processo seletivo compreende prova teórica com 24 questões objetivas, a ser realizada no dia 5 de março, às 8h, na Unijuí; e entrevista avaliativa. 

Estão abertas 25 vagas, sendo 15 para estudantes de Medicina e 10 para acadêmicos dos demais cursos da área da Saúde da Unijuí. 


Volta às aulas na Unijuí será marcada por programações especiais

Depois de receber os estudantes de Medicina nesta semana, a Unijuí prepara-se para recepcionar os acadêmicos dos demais cursos presenciais de graduação na segunda-feira, dia 21 de fevereiro. Para o turno da noite, foi preparada uma programação especial, que contará com a entrega de cadernos institucionais, saudação da reitoria e bate-papo nos quatro campi da Instituição, com o tema “Como aproveitar oportunidades e construir minha carreira ainda na Graduação”.

Em Ijuí, os calouros serão recepcionados no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum pela reitora, professora Cátia Maria Nehring. A cargo da palestra estará o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional e dos cursos de Tecnologia e Engenharias da Unijuí, Maurício de Campos. 

Em Santa Rosa, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, fará a recepção aos calouros no auditório do Campus. Participarão da palestra as professoras Simoni Antunes Fernandes, coordenadora do curso de Psicologia, e Taciana Paula Enderle, professora do curso de Engenharia Elétrica.

Já em Três Passos, calouros e veteranos serão recepcionados no auditório do Campus pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto. Participam da palestra os professores da área do Direito, Doglas Cesar Lucas, Emmanuelle de Araujo Malgarim, Enio Waldir da Silva, Joaquim Henrique Gatto e Joice Nielsson. 

Em Panambi, a recepção acontecerá também para calouros e veteranos, no auditório do Campus, pelo vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg. O bate-papo contará com cinco professores: Daniel Knebel Baggio, professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional; Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso de Administração nos campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi; Eliana Ribas Maciel, professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; Felipe Tusset, professor do curso de Engenharia Mecânica; e Patricia Pedrali, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Os estudantes deverão levar o cartão da Unijuí para o registro da presença e retirada dos cadernos. Calouros dos campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi que ainda não têm o cartão devem comparecer na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) com documento de identificação com foto, para retirada do caderno e do cartão. Em Ijuí, a retirada acontece no hall em frente ao Salão de Atos. Também é obrigatório o uso de máscara.

Os estudantes, veteranos e calouros, de todos os campi, ainda participarão de uma programação especial de retorno na segunda semana de março. O evento está sendo organizado por meio de uma parceria entre Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) e a Universidade. O calendário de atividades será divulgado nos próximos dias.


Entenda o EaD da Unijuí

Rotinas e processos cada vez mais acelerados têm levado profissionais e estudantes a buscarem pela Educação a Distância (EaD), para não deixar de lado a qualificação, a atualização profissional e todas as oportunidades que o Ensino Superior oferece. A necessidade de uma maior escolaridade se mostra ainda mais forte em momentos de crises, em que profissionais precisam disputar para se manterem ativos, em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Referência no ensino presencial, a Unijuí também conta com 14 polos EaD no Rio Grande do Sul e oferece 16 opções de cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além de Pós-Graduação e Educação Profissional. A qualidade e o comprometimento da Universidade com o conhecimento científico, a inovação, projetos de pesquisa e extensão e a proximidade com o mercado de trabalho, se mantém nas duas modalidades.

Os materiais utilizados no EaD da Unijuí estão em constante atualização, pois são elaborados pelos docentes que atuam nos cursos presenciais da Universidade, 95% deles, mestres e doutores. Com um ambiente virtual de aprendizado interativo e materiais dinâmicos, que facilitam a aprendizagem. O diploma para cursos presenciais e EaD possuem a mesma validade, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e conceito 4 na avaliação do MEC (em uma escala de 1 a 5). Além disso, os estudantes têm acesso à estrutura e todos os diferenciais da Universidade, como bolsas, financiamentos, estágios e programas de intercâmbio.

Quando o Ensino Superior vai até o estudante, proporciona mais autonomia, flexibilidade e também diferenciais, como explica o coordenador do EaD da Unijuí, professor Luciano Zamberlan. “O estudante do EaD desenvolve habilidades que o mercado de trabalho valoriza muito, como a facilidade para manter o foco, a autonomia intelectual, a organização, a disciplina e a motivação para prosseguir estudando e alcançar os objetivo e as metas pessoais e profissionais”, afirma o docente.

Como Ingressar no EaD da Unijuí

Os candidatos têm até o dia 25 de fevereiro para realizar sua inscrição em qualquer curso de licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. O ingresso pode ser por meio do vestibular, optando por agendar uma prova online, somente redação; utilizando a nota do Enem, a partir de 2010; ou utilizando a nota de sua redação, realizada em vestibulares da unijuí, a partir de 2005.

Nas opções do Extravestibular, o candidato com Ensino Superior pode apresentar seu diploma de conclusão; com a transferência externa, estudantes de outras instituições podem transferir seu curso para o EaD da Unijuí; na transferência interna, matriculados podem optar pela transferência de curso; e no reingresso, acadêmicos que interromperam os estudos podem retornar para o mesmo curso ou solicitar transferência de curso.

Acesse o site para saber mais: https://www.unijui.edu.br/ead


Unijuí e Sebrae discutem ações nos campos do empreendedorismo e da inovação

Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram recebidos na última terça-feira, 15 de fevereiro, na Unijuí, pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, e pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. Na pauta, a discussão de ações integradas, entre o Sebrae Nacional e a unidade local, que contarão com o apoio da Unijuí em sua execução.

“Trata-se de um grupo de trabalho que busca articular a efetivação de um conjunto de programas do Sebrae Nacional e do Sebrae RS em Ijuí, de forma simultânea, articulada e sinérgica, sob coordenação da equipe do Sebrae Regional e o apoio da Unijuí. A ideia é muito promissora, com possibilidade de ter um impacto positivo em diferentes setores das comunidades local e regional, nos campos do empreendedorismo, da inovação e da digitalização. Contudo, estamos dando apenas os primeiros passos”, explicou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.

Participaram do encontro o ex-deputado federal e representante da assessoria da presidência do Sebrae Nacional, Darcísio Perondi; a membra da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Eugênia Pestana; o gerente regional do Sebrae, Armando Pettinelli; o gestor de Políticas Públicas, Claudiomiro Reis; o gestor de Educação Empreendedora, Ricardo Ninov; e o gestor de Inovação, Cassio Friedriczewski.

Após a reunião, os convidados foram apresentados ao Espaço Mais Inovação da Unijuí, que visa acelerar a consolidação de uma cultura inovadora e empreendedora em Ijuí e região, por meio da implantação de ambientes dinâmicos e voltados às comunidades interna e externa. A iniciativa tem como foco as smart cities - ou cidades inteligentes - e conta, em sua primeira etapa, com a implantação de cinco ambientes inovadores, todos instalados no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica. O projeto recebeu recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Darcísio Perondi. 


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