Até o dia 10 de julho, interessados em participar da qualificação profissional em Terapia Orientada à Tarefa, na Unijuí, podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso inicia-se no dia 15 de julho e vai abordar a utilização da Terapia Orientada à Tarefa por meio da interação entre o indivíduo, a tarefa e o ambiente.
Destinado aos acadêmicos e profissionais fisioterapeutas, o curso busca capacitar os participantes a partir das bases neurofisiológicas do equilíbrio corporal que embasam a Terapia Orientada à Tarefa e por meio do planejamento de exercícios com movimentos executados em múltiplos planos e eixos.
Dessa forma, a qualificação prepara seus participantes para que utilizem a terapia para a reabilitação neurofuncional, que vai desde a preparação do espaço até o processo de reabilitação do paciente de forma ativa. O curso será realizado no campus Ijuí, ministrado pela professora doutora Stella Maris Michaelsen, que atualmente é docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A Terapia Orientada à Tarefa foi desenvolvida na década de 1980, pelas fisioterapeutas Roberta Shepherd e Janet Carr. Para os pacientes neurológicos, o treinamento orientado promove a reabilitação baseada em princípios da biomecânica, controle e aprendizagem motora.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Nesta quinta-feira, dia 7 de julho, autoridades de Santa Rosa visitaram o campus da Unijuí do município para conhecer as ações do Projeto Movimenta. O programa, que completou três meses de funcionamento na última semana, é realizado pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (Lafps) da Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
Estiveram presentes na visita o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o presidente da Fumssar, Délcio Stefan; a secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann; a diretora de Atenção Primária da Fumssar, Fabiana Breitenbach; a coordenadora do PSE, Andréa Bauken; a coordenadora do Lafps, Moane Krug; além de profissionais que trabalham no projeto, representantes das escolas participantes e alunos.
Na oportunidade, os estudantes trouxeram depoimentos sobre a experiência vivenciada no programa e demonstraram algumas das práticas esportivas trabalhadas. “Faz três meses que estamos desenvolvendo essa parceria e essa visita foi realizada com o intuito de aproximar um pouquinho a nossa proposta da gestão e apresentar as atividades realizadas”, explicou a coordenadora do projeto, professora Moane Krug.
Implementado em abril, o Projeto Movimenta já beneficiou mais de 80 estudantes da rede básica de ensino de Santa Rosa. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar as crianças a adotarem hábitos saudáveis, oportunizando a prática de atividades físicas e promovendo uma alimentação saudável.
A professora Moane destacou a importância desse trabalho desenvolvido com a comunidade. “Tudo o que nós vivenciamos nessa idade, na fase escolar, nós levamos para a vida adulta. Então, trabalhar aspectos relacionados à educação e à saúde pode auxiliar muito na mudança de hábitos e comportamentos que vão refletir na prevenção de doenças, na promoção da saúde e também na melhoria da qualidade de vida dessas crianças”, ressaltou.
Além do incentivo a um estilo de vida mais ativo, o Movimenta proporciona um espaço de cuidado integral para os estudantes. Eles participam, duas vezes na semana, de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos no campus da Unijuí por uma equipe multiprofissional. “Nós temos dois bolsistas do projeto, que são dos cursos de Educação Física e Psicologia. Também contamos com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que são nutricionistas e profissionais da Educação Física”, relatou Moane.
Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização dos pais ou responsáveis.
Faltam poucos dias para o fim do período de inscrições da Qualificação Profissional em Hematologia Prática: Hemoclass 1. Até o dia 10 de julho, interessados podem realizar suas inscrições na página da Qualificação, em unijui.edu.br/qualificacao-profissional. O curso visa proporcionar, a partir do dia 15 de julho, a capacitação na área de hematologia e hemoterapia laboratorial.
A qualificação desenvolve a competência técnico-profissional dos participantes, possibilitando a identificação e o diagnóstico dos diversos tipos de patologias hematológicas. Além disso, os estudantes também vão discutir na capacitação novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das patologias hematológicas.
Destinado a estudantes e egressos de Biomedicina, Farmácia, Biologia, Medicina, demais áreas laboratoriais e profissionais da área da saúde, a qualificação em Hematologia Prática possibilita também que o estudante conheça e mantenha-se atualizado sobre novas avaliações e interpretações de exames clínico-laboratoriais.
O instrutor do curso será o mestre em Ciências da Saúde e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paulo Roberto Merisio, que ministra diversos cursos de pós-graduação por todo o Brasil sobre hematologia.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A apresentação da III Mostra de Projetos Integradores, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, foi realizada nos dias 29 e 30 de junho. O tema gerador “Produção de Conteúdo e Narrativas” contou com projetos de estudantes do 1° e 3° módulo. Ministrada pelas professoras Marcia Formentini e Nilse Maldaner, a disciplina desafiou os acadêmicos a desenvolverem soluções para demandas da comunidade.
O principal objetivo do Projeto Integrador, uma das novidades da Graduação Mais, é integrar teoria e prática ao propor alternativas para problemas reais da sociedade. A professora Marcia Formentini explica como foram definidos os desafios trabalhados na disciplina. “Foram organizados 10 grupos de trabalho, de dois a cinco alunos cada. As temáticas foram variadas, oriundas da comunidade local e regional, algumas cadastradas anteriormente na plataforma Sou Mais e outras captadas pelos alunos”, relatou.
Ao longo do semestre, os estudantes elaboraram vídeos, podcasts, cards, totens, entre outros materiais. As produções atenderam demandas de Ijuí e região e tiveram objetivos variados: divulgar e valorizar o trabalho de pequenas empresas, educar a comunidade acerca de temáticas como racismo, adoção de animais e descarte correto de medicamentos, bem como trabalhar sobre a segurança do paciente, ao fazer a comunicação interna para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
Além da contribuição para a sociedade e para os proponentes das demandas, a professora Marcia destaca a relevância do PI para a evolução e aprendizado dos estudantes. “Os projetos integradores são importantes para a formação dos nossos acadêmicos, considerando que desde o 1º módulo eles têm contato com a comunidade, buscando auxiliar na resolução de problemas reais e trazendo para o debate temas relevantes e muitas vezes pouco discutidos nos espaços acadêmicos”, ressaltou.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias
Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Letras - Português e Inglês participaram do TED Com, atividade promovida como avaliação final da disciplina Comunicação e Expressão Oral, ministrada pela professora Gisele Noll. A proposta era que cada estudante, em 10 minutos, compartilhasse um tema, conceito ou ideia com os colegas, podendo utilizar ou não algum recurso tecnológico.
A dinâmica fez alusão às TED Talks, conferências de até 18 minutos realizadas na Europa, Ásia e nas Américas, que têm como finalidade propagar uma ideia e impactar o público. A atividade realizada pelos estudantes foi gravada e constituiu-se como um momento de aprendizagem, no qual a professora realizou considerações e orientou os acadêmicos sobre possíveis melhorias em suas apresentações.
A professora Gisele Noll destacou que percebeu a evolução da turma ao longo do semestre. “É normal termos ‘travas’ para falar em público. Ficamos nervosos e isso é uma condição humana. O que fizemos foi tentar amenizar esses aspectos, para que cada um conhecesse suas dificuldades e trabalhasse nelas. A evolução de todos os alunos foi visível na apresentação final. Fiquei muito orgulhosa de todos”, afirmou.
Para alcançar esses resultados, a professora trabalhou técnicas de dicção, respiração e postura com os estudantes, com o intuito de incentivá-los a adquirirem confiança em suas habilidades. Também foram trabalhados aspectos da linguagem verbal e não-verbal, por exemplo: como se apresentar em público e transmitir uma boa imagem profissional.
Entre os objetivos da disciplina Comunicação e Expressão Oral estão: preparar e capacitar o estudante para falar em público ou em frente às câmeras, apresentar trabalhos, realizar entrevistas e falar sobre si mesmo. Além disso, é importante que os acadêmicos tenham capacidade de adaptação e improviso, para que consigam responder de forma confortável qualquer pergunta direcionada a eles.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias
Com o intuito de capacitar os profissionais para análise minuciosa de sementes, a Unijuí oferta a qualificação em Análise de Sementes, em parceria com a Germinar Consultoria. As inscrições estão abertas até o domingo, dia 10 de julho, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.
As aulas iniciam-se no dia 25 de julho e possibilitam que o participante realize o manejo e compreenda as diferentes etapas da análise, visto que uma boa avaliação das sementes leva ao aumento da produtividade e, consequentemente, eleva o sucesso da produção agrícola em cada safra.
Dentre os assuntos vistos em sala de aula estão a recepção, protocolo e armazenamento de amostras, análise de pureza e os aspectos legais ligados à análise de sementes. Além destes, os participantes aprendem a realizar uma série de testes como, por exemplo, de germinação, vigor e tetrazólio.
Destinado a técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratório, estudantes e demais interessados na área de sementes, o curso é realizado de forma presencial no campus Ijuí e carrega, auxiliado pela parceria, uma capacitação completa aos estudantes.
A Germinar Consultoria é uma empresa que orienta o ajuste das atividades rotineiras dos laboratórios de análises de sementes. Ela esclarece e auxilia em todo o processo de avaliação, desde o recebimento da amostra até a emissão final dos resultados.
Para mais informações sobre essa e outras qualificações ofertadas pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Inteligência Emocional e Autoconhecimento da Unijuí. O curso possui carga horária de 12 horas e será realizado de forma híbrida: na quinta-feira, 14 de julho, a aula será online, através do Google Meet, das 19h às 23h. Já no sábado, o encontro será presencial, no campus de Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, entre as competências mais desejadas nos profissionais até 2025, está a inteligência emocional. “Hoje entende-se que as pessoas que conseguem lidar melhor com as frustrações, com o medo, com a incerteza, que sabem o que lhes proporciona bem-estar, são as pessoas que vão se destacar na vida e, em consequência, no trabalho”, explicou a coordenadora da oferta, professora Adriane Fabricio.
Ela ressaltou ainda que a qualificação alia teoria e prática, auxiliando os participantes a desenvolverem habilidades para a vida, independente de ser no eixo pessoal ou profissional. “Esse é um curso bem vivencial. O aluno terá tanto a parte de o que é e para que serve inteligência emocional e autoconhecimento, quanto a parte de como fortalecer e aplicar isso na sua vida pessoal e profissional, além de ferramentas extras que ele poderá usar ao longo da vida”, ressaltou.
As inscrições podem ser realizadas até este domingo, dia 10 de julho, por meio deste link. O valor do investimento é de R$ 410,00.
O Rizoma Temático desta semana proporcionou um diálogo sobre uma das novidades que a Graduação Mais da Unijuí vem oferecendo aos estudantes e comunidade: os Projetos Integradores. O assunto debatido nesta quinta-feira, dia 7 de julho, foi: “Universidade a serviço da comunidade: como os projetos integradores contribuem para a solução de problemas regionais”.
Os convidados para participar do programa foram a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; o professor de disciplinas de Projeto Integrador e doutor em Engenharia Elétrica, Paulo Sérgio Sausen; a psicóloga, coordenadora do Cerest Missões e mentora nos Projeto Integradores da Unijuí, Patrícia Felden Torma; e o secretário do Meio Ambiente do município de Ijuí e também mentor nos Projetos, Yuri Pilissão.
A vice-reitora Fabiana Fachinetto relatou que os PIs, como são conhecidos, surgiram a partir de uma grande mudança estrutural nos Projetos Pedagógicos dos cursos. “A partir de agosto de 2020, nós desafiamos os coordenadores de curso a trazerem inovações para nossos currículos. Analisando o que está acontecendo a nível mundial em termos de evolução na educação, percebemos que cada vez mais nossos estudantes precisam estar preparados para ingressar no mercado de trabalho”, salientou.
Para o professor Paulo Sausen, o retorno obtido com os Projetos Integradores é muito relevante. “Nós, como professores, fomos desafiados a inverter completamente nosso ciclo tradicional de ensino, no qual havia projetos na parte final da Graduação. Hoje, nós recebemos os estudantes que chegam na Universidade e o Projeto Integrador já desafia eles a entregarem alternativas e soluções para a comunidade”, afirmou.
De acordo com a psicóloga Patrícia, propor melhorias na qualidade de vida de grupos de trabalhadores é a tarefa do Cerest. Apesar disso, falta suporte para efetuar as intervenções. “Os trabalhadores de qualquer área devem saber que existe a política de saúde do trabalhador, porém ela só funciona na interinstitucionalidade e é nosso papel nos vincular a outras organizações. Portanto, para nós é fantástico nos articularmos com uma Universidade e planejarmos juntos essas ações, por meio dos Projetos”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, acrescentou ao debate o impacto positivo dos Projetos Integradores na comunidade, ao propor soluções para demandas que, por vezes, as prefeituras não podem solucionar. “Os projetos integradores realmente são fundamentais. Nós estamos falando de aproximadamente 500 projetos desenvolvidos durante um semestre, algo que, dentro do poder público, é muito difícil de acontecer”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Escute o Rizoma na íntegra:
Realizado no formato híbrido, com encontro presencial no Sindicato Rural de Ijuí e transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 7 de julho, o debate sobre “Políticas públicas em energias renováveis: oportunidades na cadeia do biogás". O evento foi promovido pela Unijuí, Sebrae, Senar, Emater/RS, Sindicato Rural de Ijuí, Fahor, Uri, Setrem e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Coordenador do programa Inova RS na região Noroeste e Missões, o professor Daniel Knebel Baggio foi responsável por fazer a abertura do evento. Ele destacou que nesta quinta-feira encerram os primeiros 24 meses do projeto, que terá uma nova fase, a partir da aprovação da Etapa II: Implementação de estratégias para consolidação do ecossistema de inovação na Região Noroeste e Missões. “Trabalhamos em torno de três áreas prioritárias: agronegócio, setor metalmecânico e energia. Com esta primeira etapa concluída, é importante refletirmos sobre tudo que fizemos e, claro, debatermos a partir de novas informações, pensando em novas perspectivas para a nossa região, que concentra mais de 70 municípios”, explicou o professor.
À frente da palestra esteve o engenheiro agrônomo, coordenador do Programa Paraná Energia Rural Renovável - RenovaPR, Herlon de Almeida, e como debatedores os professores Fernanda Pereira, da Unijuí, e Fauzi Schubeita, da Fahor.
Herlon iniciou sua participação falando sobre a importância de estados e municípios terem políticas públicas de fomento às energias renováveis. A palestra focou nas oportunidades das cadeias de suinocultura e bovinocultura de leite para o biogás, especialmente na região Noroeste do Estado. “O que nos incomoda é que o biogás anda muito devagar, enquanto que outras energias, como a energia solar, estão voando. Nós sempre pensamos em energia como um produto fornecido por uma geradora, por uma distribuidora. Não que pudéssemos produzir, consumir e até vender, e isso é totalmente viável. Hoje é possível substituir a lenha, o gás de cozinha, a energia elétrica e até o combustível veicular por biogás. O agricultor tem essa condição”, destacou o convidado.
A chamada Geração Distribuída, que se caracteriza pela geração de energia elétrica na mesma região onde ocorre o consumo ou próximo a ele, preferencialmente a partir de fontes renováveis como o biogás, é regulamentada desde 2010 por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, o sistema de compensação atualmente em vigor no Brasil permite ao produtor compensar a energia consumida na unidade - ou seja, o produtor utiliza a rede elétrica da concessionária tanto para consumir, quanto para enviar sua própria energia elétrica, e no final do mês o valor enviado é compensado do valor consumido, reduzindo o valor da fatura. “Quanto ao combustível veicular, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aceita e reconhece o biometano, que é a filtragem do biogás. Ele chega a 94% de pureza, equivalente ao gás natural veicular. Tudo está regulamentado. Basta criar condições para fazer e, de fato, fazer”, afirmou.
Para conferir a discussão na íntegra, acesse:
Foto ilustrativa
No próximo sábado, 9 de julho, a Unijuí estará na Praça da República para divulgação do Vestibular Contínuo, com inscrições até o dia 5 de agosto, e do Vestibular EaD, com inscrições abertas para o terceiro módulo até o dia 9 de setembro. Professores e estudantes estarão participando do movimento, que vai contar com tira-dúvidas e com uma série de atividades.
Segundo a coordenadora do Setor de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Regina Stroschein, as atividades acontecem das 9h às 16h. Enquanto os cursos da Saúde estarão realizando testes de glicose e aferindo a pressão arterial, o curso de Ciências Contábeis estará esclarecendo dúvidas sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Os cursos de Licenciatura farão contação de histórias e estarão à frente do Desafio da Esfinge, com entrega de brindes ao final do jogo. O Laboratório de Solos e a Clínica de Fisioterapia estarão mostrando à comunidade um pouco do que desenvolvem e falando sobre os serviços que podem ser acessados.
“A Cia Cadagy fará seu ensaio aberto na Praça e também contaremos com mateada, em parceria com a Especiarias do Mate. Será um momento importante de interação com a comunidade, que poderá conhecer os serviços que ofertamos e, ainda, esclarecer dúvidas sobre nossos processos seletivos”, destacou Vivian.
O Vestibular Contínuo conta com vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Já o Vestibular EaD oferta vagas no bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. A novidade é que os aprovados ganham 50% de desconto no terceiro módulo.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br.
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