Estudantes apresentam TED Talks na disciplina de Comunicação e Expressão Oral - Unijuí

Estudantes apresentam TED Talks na disciplina de Comunicação e Expressão Oral

Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Letras - Português e Inglês participaram do TED Com, atividade promovida como avaliação final da disciplina Comunicação e Expressão Oral, ministrada pela professora Gisele Noll. A proposta era que cada estudante, em 10 minutos, compartilhasse um tema, conceito ou ideia com os colegas, podendo utilizar ou não algum recurso tecnológico.

A dinâmica fez alusão às TED Talks, conferências de até 18 minutos realizadas na Europa, Ásia e nas Américas, que têm como finalidade propagar uma ideia e impactar o público. A atividade realizada pelos estudantes foi gravada e constituiu-se como um momento de aprendizagem, no qual a professora realizou considerações e orientou os acadêmicos sobre possíveis melhorias em suas apresentações.

A professora Gisele Noll destacou que percebeu a evolução da turma ao longo do semestre. “É normal termos ‘travas’ para falar em público. Ficamos nervosos e isso é uma condição humana. O que fizemos foi tentar amenizar esses aspectos, para que cada um conhecesse suas dificuldades e trabalhasse nelas. A evolução de todos os alunos foi visível na apresentação final. Fiquei muito orgulhosa de todos”, afirmou.

Para alcançar esses resultados, a professora trabalhou técnicas de dicção, respiração e postura com os estudantes, com o intuito de incentivá-los a adquirirem confiança em suas habilidades. Também foram trabalhados aspectos da linguagem verbal e não-verbal, por exemplo: como se apresentar em público e transmitir uma boa imagem profissional.

Entre os objetivos da disciplina Comunicação e Expressão Oral estão: preparar e capacitar o estudante para falar em público ou em frente às câmeras, apresentar trabalhos, realizar entrevistas e falar sobre si mesmo. Além disso, é importante que os acadêmicos tenham capacidade de adaptação e improviso, para que consigam responder de forma confortável qualquer pergunta direcionada a eles.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias