Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Unijuí recebe inscrições de professores para projeto Escolas Inteligentes

No dia 30 de abril, a Unijuí dará início ao projeto “Escolas Inteligentes: explorando possibilidades de inovação no processo pedagógico em contexto híbrido”. A iniciativa foi selecionada no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae/RS, dentro do Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica – PROEdu.

Conforme explica a coordenadora, professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, o projeto consiste em uma pesquisa-ação participativa junto a professores e gestores da Educação Básica da região Noroeste do Estado, com o objetivo duplo de contribuir na busca de aprofundamento teórico e metodológico em torno da relação entre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em processos educacionais; e de auxiliar na construção coletiva e colaborativa de parâmetros metodológicos inovadores que orientem o ensino em um contexto híbrido, ou seja, com e sem a presença efetiva e presencial do professor.

“A ideia é dar mais sentido ao processo pedagógico de modo integrado às TICs. Dessa forma, o projeto ocorre na forma de um curso de formação continuada junto aos participantes, de forma remota, com encontros síncronos mensais - sempre no último sábado de cada mês, de abril a dezembro deste ano; e com atividades assíncronas - tarefas a serem realizadas pelos participantes de modo flexível, em seu tempo e no local que desejarem”, explica a coordenadora, lembrando que os participantes poderão assistir a vídeos tutoriais elaborados pelos pesquisadores e equipe do projeto, que irão auxiliá-los em seus esforços de uso efetivo de determinados recursos tecnológicos. 

“Os vídeos compõem a dimensão instrumental/tecnológica do projeto, e as interações síncronas ou encontros mensais de formação continuada compõem a dimensão conceitual e teórica sobre o processo pedagógico em contexto híbrido, envolvendo conceitos e teorias mundialmente discutidos, como multimodalidade, TPACK, pensamento computacional, gamificação, Inteligência Artificial na educação, dentre outros propostos pelos participantes e que poderão ser integrados ao longo do ano”, completou.

De acordo com a professora Fabiana, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo já foram contatadas e estão auxiliando na divulgação junto às escolas. Além dos encontros, os participantes serão convidados a produzir objetos de aprendizagem - materiais didáticos que envolvam, de alguma forma, os elementos e tecnologias discutidos ao longo dos meses,  para no final socializarem no encontro de encerramento. Também serão realizadas entrevistas com docentes e gestores para mapear o olhar sobre o processo. Ao término do projeto, em 2023, será criado um canal no Youtube em que todos os vídeos serão disponibilizados.

O projeto envolverá uma equipe multidisciplinar e interinstitucional composta pelos professores da Unijuí Bárbara Mendonça, de Design; Edson Luiz Padoin, de Ciência da Computação; e Taíse Possani, do curso de Letras; além do professor Denilson Rodrigues da Silva, do curso de Ciência da Computação da URI-Santo Ângelo.

Inscrições e abertura

O primeiro encontro está previsto para dia 30 de abril, das 9h às 11h30, pelo Google Meet. As inscrições estão abertas até a primeira semana de maio, no link https://forms.gle/e9CRYqjt5uWhN8SJ6. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail escolasinteligentes@unijui.edu.br.

“Na manhã do dia 30, faremos a tão esperada e planejada abertura do projeto junto à comunidade escolar. Ações já vêm sendo realizadas desde novembro de 2021. Entre os meses de abril e dezembro de 2022, os participantes serão parceiros da caminhada de formação continuada, materializando um processo de pesquisa-ação em que faremos um movimento muito rico de escuta e troca de experiências, especialmente em um contexto pandêmico que interferiu - e segue interferindo - nos processos de ensino e aprendizagem ao redor do mundo”, explicou a professora Fabiana.

No curso, a ideia é explorar os cenários de limitações e de potencialidades, para que sejam verificadas diferentes e inovadoras perspectivas que auxiliem os estudantes a serem protagonistas em sua formação e atuação no contexto com o qual interagem. Podem se inscrever professores e gestores de escolas públicas e privadas que desejam participar, independentemente de sua área de atuação ou localização geográfica, já que o curso é totalmente a distância.


Curso de Gestão de Inovação Empresarial em Panambi está com inscrições abertas

Até o dia 17 de abril, estão abertas as inscrições para a qualificação profissional em Gestão de Inovação Empresarial na Unijuí. Interessados podem acessar a página unijui.edu.br/educacaocontinuada. A capacitação tem o intuito de contextualizar aos participantes as estratégias de inovação tecnológica e os mais diversos aspectos de sua administração.

Além de esclarecer de forma prática os conceitos, métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação nas organizações, o curso busca auxiliar a mapear o estágio atual de um plano para implementação de uma cultura de inovação madura em uma organização.

A qualificação possui 30 horas/aula, que serão ministradas no campus de Panambi, a partir do dia 3 de maio. O participante vai compreender as etapas do processo para aplicar conceitos inovadores em seu ambiente de trabalho, desde o direcionamento estratégico nas organizações até a dinâmica de networking.

Mais informações sobre esta e outras qualificações pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Professor da Unijuí apresenta resultados da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia

Ivan Ricardo Carvalho é o representante da Unijuí na Comissão e participou da reunião anual em Londrina, no Paraná

Entre os dias 29 e 31 de março, o professor doutor Ivan Ricardo Carvalho, do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, participou da 41ª reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia. O evento aconteceu em Londrina e foi acompanhado por mais de 30 estudantes e professores da Universidade.

Realizada desde 1980, a reunião tem o objetivo de avaliar os resultados de pesquisas conduzidas por todo o País. É o mais importante fórum de debates da comunidade científica brasileira dedicada ao cereal. Ivan é analista de dados e representante da Unijuí perante a Comissão Brasileira. 

“Tive a incumbência de apresentar os resultados da Comissão do último ano, ou seja, de 2021. Em cerca de 30 minutos, apresentei os resultados de 14 cultivares, cultivados em 14 locais do Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados são destinados ao posicionamento de novas cultivares e de cultivares no Brasil, nas mais variadas regiões do País. Toda a cultivar que é selecionada para ser lançada passa por nós”, explicou o professor.

O evento contou com os principais pesquisadores em aveia, a exemplo da Unijuí. De acordo com o professor, no próximo ano o evento acontecerá em Pelotas, e também contará com a presença de representantes da Universidade. Ele agradece ao Centro Acadêmico de Agronomia, que viabilizou recursos para a viagem, ao Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos e aos mais de 40 bolsistas que atuam na pesquisa, desde a graduação até o doutorado. 


EaD da Unijuí oferece possibilidade de intercâmbio para mais de 30 instituições do exterior

Os estudantes que optam pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Unijuí, podem vivenciar experiências únicas durante a trajetória acadêmica, como realizar um intercâmbio. Participar deste tipo de atividade internacional gera novas vivências acadêmicas, profissionais e culturais, aprimora idiomas, amplia o conhecimento em determinada área, entre outros benefícios.

Para auxiliar os estudantes neste processo, que costuma ter pontos importantes e detalhados a serem cumpridos e uma série de documentos necessários, a Unijuí conta com o Escritório de Relações Internacionais (ERI). Atualmente,  a Universidade possui convênio com mais de 30 instituições do exterior, em mais de 10 países diferentes.

Os acadêmicos de Graduação, modalidade EaD ou presencial, podem cursar um ou dois semestres de intercâmbio com mobilidade, em qualquer instituição parceira no exterior, que oferte seu curso. Além disso, também podem cursar intercâmbios virtuais, sempre que a modalidade estiver disponível. Já os estudantes de Pós-Graduação da Unijuí, modalidade EaD ou presencial, que tiverem interesse em realizar intercâmbio, devem procurar o ERI para análise dos objetivos e possibilidades.

O ERI indica que os estudantes procurem informações com antecedência, para não perder prazos de envio de documentos e matrícula, bem como a análise dos pré-requisitos e benefícios acadêmicos ou de estágios. O fluxo de candidatura é contínuo, ou seja, aceita inscrições durante todo o ano, e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Independente do curso ou modalidade, para garantir que a organização do intercâmbio seja tranquila, o ERI indica que os estudantes procurem orientação com antecedência. Entre em contato e saiba mais sobre os intercâmbios oferecidos pela Unijuí: pelo WhatsApp (55) 9 8146-1888 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.


Qualificação na Unijuí: curso prepara participantes para comunicação segura e persuasiva

Aprender como usar do jeito certo a entonação, dicção, pausas e velocidade da fala é um diferencial para o profissional, sendo essa uma das qualidades mais importantes no ramo dos negócios. Apesar de parecer impossível ter uma conversação com um grande público para muitas pessoas, essa é uma qualidade que pode ser treinada, levando à perda do medo de falar em público.

Para quem deseja se comunicar de forma clara, segura e persuasiva, a Unijuí oferta a qualificação em Dicção, Desinibição e Oratória, que está com as inscrições abertas até o dia 1º de maio. O curso funciona no modelo de ensino híbrido, com aulas presenciais e online.

O curso é destinado a todos que desejam desenvolver, a partir da comunicação eficiente, a autoconfiança na exposição de ideias e demonstrar total controle de suas emoções. Na qualificação, o participante vai aprender na prática as melhores técnicas para falar bem, controlar o nervosismo, usar a entonação, os gestos e a postura, além de elaborar apresentações envolventes.

Inscrições podem ser realizadas na página unijui.edu.br/educacaocontinuada, onde podem ser acessados outros cursos de qualificação ofertados pela Unijuí. Mais informações pelo telefone 55 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí 


Desafio de Inovação Socioambiental finaliza com escolha de três soluções

Finalizou no último sábado, 9 de abril, o Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e pela Agência de Inovação e Tecnológica - Agit da Unijuí. A maratona teve início na sexta-feira à noite, com a apresentação dos desafios aos mais de 30 participantes.

“Avaliamos a maratona de forma muito positiva. O evento reuniu estudantes de diferentes cursos, além de egressos da Universidade, professores e gestores públicos. Apresentamos desafios voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de dois problemas apresentados pelas empresas 3 Tentos e Elementar”, explicou a analista da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, lembrando que o Desafio de Inovação buscou desenvolver habilidades empreendedoras, incentivando os participantes a pensar em soluções de mercado para as demandas apresentadas.

“Os participantes também contaram com uma boa metodologia de trabalho, aplicada pela Viggas Co.Lab - uma empresa do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Sul. Essa metodologia garantiu a conexão, a interação durante a maratona”, reforçou Elizandra. 

Das seis alternativas apresentadas em forma de pitch ao final do sábado, três foram as vencedoras. O primeiro lugar ficou com a equipe Redês 360, composta por Laís Raquel Schapuiz, Ana Valente, Nadine Muller, Isabela Albarello Dahmer, Renata Montovani da Costa e Larissa Meincke Eickoff, que apresentaram como alternativa a geração de pavimentação a partir do uso de matéria-prima alternativa, garantindo a sustentabilidade.

O segundo lugar foi para a equipe Cinza Boa, composta por Arthur Hartemink, Cesar Fensterseifer e Emília Jarutais, que apresentaram como alternativa a utilização do resíduo cinza para aplicação nas lavouras. Já o terceiro lugar foi conquistado pela equipe Extensão Consciente, composta por Luciano de Souza, Milena Schneider, Kemely Menegazzi e Naiara Patias, que apresentaram como alternativa a reutilização dos resíduos têxteis para substituir a espuma dos estofados. 

Entre as equipes vencedoras, os acadêmicos Nadine Muller, Laís Raquel Schapuiz, Renata Montovani da Costa, Ana Valente, Luciano de Souza, Milena Schneider, Naiara Patias e Kemely Menegazzi são bolsistas de extensão, enquanto que o estudante Arthur Hartemink atua como bolsista no projeto Empreenda +.

A banca foi composta pela vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; pela empresa 3 Tentos, representada pelas colaboradoras Débora Ragasson e Cátia Larissa Minetto; pela empresa Elementar, através do proprietário Júlio Henrique Jeremias; pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão; e pela empresa Simetria, através da proprietária Raissa Schorn.


Cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas promovem aula aberta nesta terça-feira

Os cursos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas da Unijuí promovem nesta terça-feira, 12 de abril, a aula aberta com o tema “Edição do genoma pelo Sistema CRISPR/Cas como uma nova perspectiva para aplicações biomédicas”. O evento acontece a partir das 19h30, no 2º piso do Centro de Eventos.

Para debater a temática, foi convidada a pesquisadora Raquel Bester Liszbinski do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Unicamp). O evento terá como mediador o professor doutor Vitor Antunes.


Professores da Unijuí apresentam Projetos Integradores para autoridades de Três Passos

Os professores do curso de Direito, da Unijuí campus Três Passos, Joice Graciele Nielsson, Marcia Cristina de Oliveira e André Giovane de Castro, que também é o supervisor do campus, realizaram um roteiro de visitas a diversas entidades e autoridades do município. O objetivo foi  apresentar e esclarecer dúvidas sobre a reinvenção da Unijuí. Um momento de transformação que marcou o ano de 2021, aproximando ainda mais os estudantes da comunidade, com os Projetos Integradores (PIs); currículos por competências, disciplinas de formação pessoal e profissional, entre outras inovações.

Nas visitas, os docentes deram um destaque especial aos PIs, que buscam solucionar desafios, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os acadêmicos devem propor soluções aplicáveis e inovadoras para  esses problemas e para isso, também contam com a orientação de professores e a participação de mentores - profissionais atuantes em suas áreas, que estimulam a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento.

André, Joice e Marcia apresentaram as possibilidades de participação das entidades, que é fundamental na proposição de problemas e também no envolvimento com as mentorias voluntárias. Ações realizadas dentro e fora da sala de aula, que beneficiam todos os envolvidos, com mais conhecimento, criatividade e ações que visam a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, em diversos aspectos e áreas do conhecimento.


Exposição Temporária “Território é vida: povos indígenas no Brasil” abre terça-feira no Madp

A partir desta terça-feira, 12 de abril, estará disponível no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a Exposição Temporária “Povos Indígenas: Território é Vida”, que tem como objetivo propor a reflexão sobre a importância dos territórios para a manutenção do mundo e do modo de ser indígena. Pretende também estimular o debate sobre a questão dos territórios indígenas, demarcação de terras e conflitos.

Por meio dos acervos arqueológicos e antropológicos sob guarda do Museu, são abordados temas como a ocupação humana no Brasil, com ênfase no Rio Grande do Sul, explorando aspectos ligados às condições do meio ambiente e às formas encontradas para sobrevivência. Um segundo módulo apresenta aspectos do contato com o colonizador europeu e as consequências para o modo de ser dos povos indígenas. Por fim, a exposição apresenta uma série de situações contemporâneas que permitem a reflexão sobre o significado de território, que é bem mais amplo do que se conhece como terra indígena, embora esta seja condição sine qua non para a existência do território, dado seu caráter sagrado, carregado de narrativas, simbolismos e identidades coletivas.

Assim afirmado pelo pesquisador Douglas Kaingang: “Território é um espaço que remete a um sentimento de pertencimento e afeto, construído e modificado simbólica e praticamente a partir de sistemas de significados historicamente situados. É onde se vive com parentes e parentas da espécie humana e não humana de acordo com os sistemas culturais e cosmológicos de cada povo indígena”.

A visita à exposição pode ser agendada pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. Mais informações nas redes sociais do Museu: instagram.com/museumadp ou facebook.com.br/madpunijui.


Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem o início o Desafio de Inovação Socioambiental

Na noite desta sexta-feira, 8 de abril, teve início o Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e pela Agência de Inovação Tecnológica - Agit da Unijuí. A maratona acontece até o final da tarde deste sábado, quando serão apresentadas as soluções propostas pelos participantes. 

“O Desafio de Inovação busca desenvolver habilidades empreendedoras, incentivando os participantes a pensar em soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por duas empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento, a 3 Tentos e a Elementar”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

Conforme adianta a analista da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, a 3 Tentos lançou o desafio de encontrar soluções para as cinzas que são geradas pela queima das caldeiras da empresa. Já a empresa Elementar busca soluções para o descarte correto de resíduos da construção civil. “Tivemos a inscrição de 35 pessoas, entre acadêmicos, egressos e membros da comunidade, que vão receber mentorias e o apoio da Viggas Co.Lab, cuja participação foi viabilizada pelo Sebrae, patrocinador do desafio”, reforçou Elizandra.

A Viggas Co.Lab é uma empresa do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Rio Grande do Sul, localizada no Vale dos Sinos. Ela atua no apoio a empreendedores, novos negócios, negócios estabelecidos e organizações em geral, que visam o desenvolvimento sustentável. “Nestes dois dias, vamos mobilizar as equipes olhando para a Agenda 2030 e para os dois problemas lançados por empresas locais”, explicou a sócia, cofundadora da Viggas Co.Lab e diretora de Pesquisa e Inovação, doutora Aurélia Mello, lembrando que, para encontrar soluções inovadoras, é necessário se apaixonar pelo problema proposto. “É precisa mergulhar no problema e identificar a oportunidade que está por trás dele. Quanto mais você analisa, mais criativa é a sua solução”, destacou.

Conforme reforçou a professora Giovana Macedo dos Santos, diretora de pessoas da Viggas Co.Lab, pensar nos ODS é não apenas um desafio, mas uma necessidade. “A Agenda 2030 precisa ser cada vez mais trabalhada e a ideia, durante a maratona, é que os participantes possam estar fazendo vinculações com ela".

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.