A Qualificação Profissional em Ventilação Mecânica Não Invasiva está com inscrições abertas até este domingo, dia 7 de agosto. Interessados podem se inscrever no site da Unijuí. O curso é vinculado à Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva e ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto.
A ventilação mecânica não invasiva (VNI) , é um método que auxilia na respiração de uma pessoa, por meio de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório, ao contrário da ventilação mecânica, também chamada de respiração por aparelhos. Na VNI utiliza-se uma máscara, facial ou nasal, como interface entre o paciente e o ventilador artificial.
Visando proporcionar aos participantes a atualização sobre essa forma de ventilação, o curso irá abordar conteúdos como princípios fisiológicos, aplicações clínicas da técnica e modos ventilatórios. O intuito é capacitar o profissional ou acadêmico de Fisioterapia para que ele possa intervir nas patologias mais frequentes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O curso traz também diversas discussões de casos e atividades práticas abordando as diferentes situações em que se encontra o paciente. Na maioria das ocasiões, a VNI é utilizada simultaneamente ao tratamento com medicamentos e apresenta as vantagens de ser uma técnica com baixo risco de infecção, não necessitar de sedação e permitir que a pessoa realize ações como falar e comer durante o uso da máscara.
A Unijuí conta com qualificações profissionais em diversas áreas. Para saber mais sobre este e outros cursos, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, por meio do telefone 55 3332-0553 ou e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Professores que vão trabalhar na Graduação Mais tiveram formação presencial sobre planejamento
Neste mês, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí promoveu uma série de formações, pensadas dentro do Programa de Formação Continuada dos Professores, a partir da escuta dos docentes e da percepção sobre os desafios da sala de aula. Julho foi escolhido em razão de muitas atividades estarem paralisadas, em razão do recesso, permitindo que a maioria dos professores pudesse participar sem se sobrecarregar.
Assim, no dia 7 de julho teve início uma formação com os tutores da modalidade Ensino a Distância (EaD) sobre estratégias de planejamento de disciplinas, já que estes profissionais realizam o acompanhamento próximo dos professores. Também neste período, foi aberta a formação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre Educação por Competência, para os professores que vão trabalhar na Graduação Mais e ainda não tinham feito esta formação. Na sequência, sempre no AVA, abriram as formações de: planejamento de disciplinas EaD para professores que trabalharão nesta modalidade no próximo semestre e planejamento de disciplinas para os professores que vão atuar na Graduação Mais, público que também participou da qualificação sobre estudos independentes. Para conjuntos diferentes de professores, a partir de suas áreas, foram oferecidas quatro formações sobre Metodologias Ativas (uma para cada grupo): Aprendizagem Baseada em Projeto; Aprendizagem Baseada em Problema; Metodologia da Problematização e Método de Caso.
Aconteceram, ainda, oficinas sobre ferramentas digitais para a educação, para os professores que se inscreveram a partir de suas necessidades, e de forma presencial, foi realizada uma formação geral sobre “O metaverso no cotidiano das pessoas: o que está por vir?”; e um momento presencial de planejamento para os professores que vão atuar na Graduação Mais. Nesta semana, aconteceu uma formação para ingressantes do curso de Medicina, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do Curso – NAPED; uma formação sobre Design Thinking e, para fechar, uma formação para ingressantes, direcionada a todos os docentes que foram contratados no segundo semestre.
Muitos dos temas estão ligados às novas tecnologias, e há uma preocupação do NIP para que os professores não só se atualizem e utilizem ferramentas de tecnologia como instrumentos nas suas aulas, mas para que compreendam que o uso de uma tecnologia precisa estar muito conectado com os objetivos de sua aula, com o desenvolvimento de uma competência.
“Na Unijuí, temos trabalhado a partir do entendimento de que qualquer metodologia ou instrumento, como a tecnologia, precisa ser pensado a partir do planejamento para responder ao objetivo da aprendizagem, e isso traz um outro sentido para a aula. Mais do que uma aula dinâmica, queremos que o estudante saia dela com entendimentos, sabendo explicar, refletir a partir de diferentes contextos aquele conhecimento, e não que o aluno goste da aula e amanhã não lembre nada do que foi tratado, apenas da ferramenta virtual. Então, até as oficinas de tecnologia estão sendo pensadas para que o professor aprenda a usar a ferramenta, sabendo quando usá-la”, explicou Mariane.
Segundo a coordenadora do NIP, a Graduação Mais, novo modelo de curso de graduação da Unijuí, está mexendo muito com os cursos e professores. O planejamento conjunto do módulo e o Projeto Integrador que promove o envolvimento dos estudantes desde cedo com o seu campo de trabalho têm sido riquíssimos, além de os professores estarem em constante desenvolvimento a partir do novo currículo por competência. “A cada fim de semestre - e durante o semestre também -, os coordenadores avaliam os processos com os professores do módulo, alterando planejamentos a partir dos desafios enfrentados, e isso tem sido muito rico, pois desenvolve um processo de crescimento. Por isso, podemos esperar uma sala de aula pulsante no segundo semestre, um envolvimento ainda maior com a comunidade a partir dos Projetos Integradores e estudantes sendo desafiados a resolver problemas, a serem criativos, a aprenderem com os erros”, completou.
Como destaca Mariane, a profissão de professor está entre as que mais exige uma formação constante. “O professor trabalha, avalia, busca novos entendimentos a partir dos desafios, implementa e avalia novamente, num processo de retroalimentação. Porque o bonito da profissão é que trabalhamos com educação de seres humanos, que nunca são iguais. Cada turma é uma turma, cada sujeito é único e, portanto, cada experiência vai ser diferente. Não dá para ter receita, apesar de ser fundamental ter princípios educativos que sustentem este trabalho. Então, avaliar, refletir e qualificar sustenta o fazer da e na educação”, finalizou.
Até o dia 7 de agosto, interessados podem se inscrever na Qualificação Profissional em Fisioterapia Aplicada às Lesões Desportivas, pela página da Educação Continuada da Unijuí. O curso visa capacitar profissionais e acadêmicos na avaliação e tratamento fisioterapêutico em distúrbios decorrentes das lesões desportivas. As aulas irão ocorrer no campus de Ijuí, nos dias 19 e 20 de agosto.
A qualificação está vinculada ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Entre os assuntos abordados, estarão: avaliação funcional do atleta e avaliação pré-temporada, primeiros socorros no esporte, papel da fisioterapia em diferentes modalidades esportivas, entorse de tornozelo, lesão muscular e fraturas por estresse.
A qualificação será ministrada pelo fisioterapeuta Mauren Mansur Moussalle, que possui experiência de mais de 10 anos nas equipes amadora e profissional do Sport Club Internacional, é especialista em Fisioterapia Esportiva, pós-graduado em Fisioterapia Traumato-ortopédica e em Ciências do Esporte e doutorando em Ciências da Reabilitação.
Para mais informações sobre esta e outras Qualificações Profissionais da Unijuí, entre em contato pelo telefone 55 3332 0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí irá ofertar, ao todo, 97 bolsas integrais de 100% no segundo semestre de 2022, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As vagas estão distribuídas entre cursos de Graduação presenciais e a distância, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. O processo seletivo terá etapa de inscrição única, de 1º a 4 de agosto, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. A inscrição deve ser feita no site acessounico.mec.gov.br/prouni.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Edital nº 81, de 26 de julho de 2022, tornou público o cronograma e demais regras do ProUni neste semestre. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. No momento da inscrição, o estudante deverá escolher duas opções de curso e Instituição, em ordem de preferência.
A primeira chamada será divulgada no dia 8 de agosto e a comprovação da documentação será até o dia 17. Já a segunda chamada será publicada no dia 22 de agosto, com a entrega dos documentos necessários até o dia 31 do mesmo mês. O candidato pré-selecionado para uma bolsa de 100% deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, isto é, R$ 1.818,00.
Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão manifestar interesse, nos dias 5 e 6 de setembro, em fazer parte da lista de espera, que será utilizada pelas Instituições para a ocupação de vagas remanescentes. A entrega da documentação será de 10 a 16 de setembro.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante da Unijuí, pelo telefone 55 3332-0444, ou na página Editais e Informes, no site da Unijuí.
Campus Ijuí
48 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.
18 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Letras, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Campus Santa Rosa
8 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Psicologia.
5 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Administração, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Pedagogia.
Campus Panambi
4 bolsas distribuídas entre os cursos presenciais de Administração, Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica.
7 bolsas distribuídas entre os cursos EaD de Educação Física (bacharelado e licenciatura), Gestão Comercial, História, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Campus Três Passos
5 bolsas para o curso presencial de Direito.
2 bolsas para o curso EaD de Administração.
Para conferir o número exato de vagas disponibilizadas em cada curso, acesse unijui.edu.br/estude/graduacao/bolsas/editais-e-informes.
A Unijuí participa, nesta semana, da 57ª Reunião da SBZ - Sociedade Brasileira de Zootecnia, que acontece na cidade de Campinas, em São Paulo, e busca proporcionar discussões científicas e técnicas sobre a produtividade animal no Brasil. Do evento, participam estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, acompanhados do professor doutor em Zootecnia, Emerson Pereira, que ministra aulas voltadas à alimentação animal e que também coordena o Programa de Melhoramento Genético de Plantas da Unijuí - eixo Forragens e Cobertura de Solo.
“Com o tema ‘Ciência e prática para alimentar o planeta’, o evento tem desmistificado questões relacionadas aos animais e ao efeito estufa, e a respeito do uso de sistemas integrados, além de abrir espaço para inovações e ações entre a pesquisa e a extensão, que visam ajudar os produtores rurais. Aqui, além de participar destes debates, tivemos a oportunidade de apresentar alguns trabalhos relacionados às pesquisas que fizemos na Unijuí”, explicou o professor, que faz um agradecimento especial à Universidade, à CNPq e às 11 empresas parceiras do Programa de Melhoramento Genético.
Estudante de Medicina Veterinária, Renan Faccio destaca que o evento é a oportunidade de estar em contato com os melhores profissionais da área, em nível internacional, além de entender as novas demandas profissionais. “Como graduandos, é uma forma de nos lançarmos no mercado de trabalho e sermos reconhecidos pelos profissionais que já estão atuando”, disse.
Ana Paula Doberstein, acadêmica do curso de Agronomia, disse que estar representando a Unijuí, o Programa de Melhoramento Genético e o curso é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo uma grande alegria. “Temos a chance de mostrar para outras pessoas e instituições o que está sendo feito dentro da Universidade e os resultados encontrados, dividindo o conhecimento. E da mesma forma, aprendendo com os demais”.
Quem também participa é a estudante do curso de Medicina Veterinária, Raiana Kuyven, que cita a importância de saber se comunicar com os demais participantes, ter postura e responsabilidade frente à representatividade que foi atribuída a ela e aos demais estudantes. “Foi possível expandir o conhecimento através da troca de experiências com pessoas de diversas partes do país”, comentou.
Estudante do curso de Agronomia, Pedro Henrique Dudar Schorn destaca que o grupo está tendo contato com diversos avanços tecnológicos, que possibilitam a praticidade e maior precisão para os pesquisadores. “Estamos em contato com diferentes tipos de manejos e metodologias que diferem das que usamos e que podem ser adaptadas à nossa região”, afirmou.
Com início na segunda-feira e término nesta sexta-feira, a 57ª Reunião da SBZ conta com apresentação de trabalhos de pesquisa, palestras, debates e networking entre empresas, profissionais, produtores rurais, acadêmicos e entidades científicas da área de Ciências Agrárias. Esta edição aborda, entre outros temas, produção sustentável, bem-estar e comportamento animal, nutrição do gado leiteiro e pecuária de precisão.
Encerram-se na próxima sexta-feira, 5 de agosto, as inscrições para o Vestibular Contínuo da Unijuí. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/vestibularcontinuo, conferir o edital e realizar a inscrição em um dos cursos presenciais de graduação com vagas abertas.
No campus Ijuí, são ofertadas vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física - bacharelado ou licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
No campus Santa Rosa há vagas para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física - bacharelado ou licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Software e Psicologia. Já no campus Panambi, é possível concorrer a vagas para Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. No campus de Três Passos, para o curso de Direito.
Interessados podem optar por uma das três formas de ingresso no processo seletivo: aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2021; aproveitamento da nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2022; ou a tradicional prova de vestibular.
Quem optar pela prova, deverá desenvolver uma redação, de forma online, no período de 30 de junho a 12 de agosto, em qualquer horário. É importante lembrar que, ao acessar a prova, o candidato conhecerá o tema e terá até 2h para produzir o texto.
Para se inscrever no Vestibular Contínuo o custo é de R$ 20,00.
Nesta semana, acontece na Unijuí a quinta edição do curso de Análise de Sementes, ofertado em parceria com a Germinar Consultoria. A qualificação, que conta com aulas teóricas e práticas, tem como objetivo capacitar profissionais do agronegócio para avaliação da qualidade de sementes.
“O curso destina-se àqueles profissionais do agronegócio que trabalham em laboratórios, no controle da qualidade de sementes. Com esta quinta edição, já formamos mais de 100 profissionais na área”, explicou a professora do curso de Agronomia e coordenadora do curso de Análise de Sementes, Gerusa Massuquini Conceição, lembrando que a sexta edição do curso deverá ser lançada no mês de dezembro.
Nesta semana, os participantes trabalham as espécies soja (Glycine max), feijão (Phaseolus vulgaris), trigo (Triticum aestivum) e aveia preta (Avena strigosa). O curso acontece no campus Ijuí, nos turnos da manhã e tarde, e reúne profissionais de várias cidades e estados - a exemplo da aluna Larissa Leite Momoli Hansen, que reside em Santa Catarina.
“Sou engenheira agrônoma, formada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Pato Branco, e atuo atualmente no estado de Santa Catarina, na Bortoluzzi Sementes & Cereais. Busquei o curso porque estamos montando um laboratório de controle interno e eu necessitava de qualificação para desenvolver as atividades, já focando na certificação do laboratório", contou.
Quem também participa da quinta edição é o engenheiro agrônomo Igor Wechwert, que trabalha na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotripal, no município de Condor. “Considero o curso de extrema importância, tanto para ter conhecimento da semente que temos dentro da nossa unidade, quanto para o momento de definição do que vamos receber do campo para a nossa UBS. O objetivo do beneficiamento jamais vai ser de melhorar aquilo que vem do campo. A gente tem que levar uma matéria-prima de qualidade para a unidade, e com uma análise bem feita da semente, isso torna-se possível”, disse.
Para acompanhar a abertura da nova turma, basta acompanhar a página unijui.edu.br/educacaocontinuada.
Com o intuito de aprimorar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na Unijuí, estudantes participam, nesta e na próxima semana, de práticas em dois importantes locais da área da saúde: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Laboratório de Toxicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Latox-UFRGS).
Conforme explica Christiane Colet, professora doutora responsável pelos projetos de pesquisa, nesta semana, realizam estágio no Laboratório de Genética do Hospital de Clínicas a bolsista de iniciação científica, Lenara Krause, e a mestranda em Atenção Integral à Saúde, Karine Raquel Uhdich Kleibert, que integram o projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos (Plamedic). “Elas estão aprendendo sobre a variabilidade genética, que faz parte de uma pesquisa que a gente realiza em parceria com o Hospital de Clínicas, cujo tema também faz parte do mestrado da Karine. A ideia é que elas aprendam novas técnicas durante essa semana”, explicou a professora.
Na próxima semana, duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Simony Costa Beber e Gabriela Bertoldi, e a bolsista Ana Paula Fell, estarão no Latox para aprender algumas técnicas que vão ser aplicadas na pesquisa de Gabriela e também em algumas pesquisas institucionais.
“O objetivo dessa interação é fortalecer a parceria com esses locais e também aprender técnicas novas, que serão aplicadas dentro das nossas pesquisas”, completou Colet, lembrando que, no Hospital das Clínicas, a parceria ocorre com a geneticista e farmacêutica Mariana Botton, e no Latox, com a coordenadora Solange Cristina Garcia.
Até o dia 12 de agosto, estão abertas as inscrições com submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento 2022 da Unijuí. Um dos maiores e mais tradicionais eventos de divulgação da produção em extensão e pesquisa acontecerá entre os dias 24 e 28 de outubro, no formato híbrido, integrando os quatro campi da Instituição - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi.
Neste ano, o Salão do Conhecimento vai trabalhar a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que converge com a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Salão aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Interessados em submeter trabalhos devem acessar o endereço unijui.edu.br/eventos, onde constam as normas para elaboração dos trabalhos e também o link para inscrições.. A submissão de resumos expandidos poderá ser realizada no XXX Seminário de Iniciação Científica, XXIII Jornada de Extensão e no XII Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalho completo poderá ser realizada na XXVII Jornada de Pesquisa e o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado.
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica, sem identificação dos autores ou da instituição. A comissão é composta por professores, técnicos-administrativos (com titulação mínima de mestre) e acadêmicos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da Unijuí. Serão rejeitados os trabalhos que não atenderem às normas do evento. Até o dia 23 de setembro ocorrerá a divulgação dos trabalhos aprovados.
A apresentação dos trabalhos será realizada durante o evento, de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet.
Bolsistas de graduação dos Programas PIBIC, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX devem aguardar até a próxima semana, quando será aberta a submissão de trabalhos da categoria.
A Unijuí possui inúmeras possibilidades para que seus acadêmicos, professores e funcionários possam se comunicar em outros idiomas. Com o intuito de possibilitar a prática da língua inglesa, a Universidade oferta o curso de Conversação em Língua Inglesa. As inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada, até o dia 28 de agosto.
O curso inicia-se no dia 6 de setembro e é indicado para pessoas que possuem uma certa compreensão da estrutura linguística e buscam ampliar seus estudos no idioma de forma interativa. Serão realizadas discussões, apresentações e estudos em relação a diversos assuntos atuais, proporcionando aos estudantes a imersão na língua inglesa, em aulas ministradas totalmente no idioma proposto.
Um dos diferenciais da qualificação é a presença de tutoras americanas, também chamadas de English Teaching Assistants (ETA), as quais apresentam propostas de estudo e compartilham as suas experiências com termos e expressões que variam de acordo com cada região que possui o inglês como língua oficial.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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