Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Espaço + Inovação Unijuí é apresentado à comunidade em cerimônia

Lançamento oficial aconteceu nesta terça-feira, durante a 1ª edição do Festival Futurível

Um importante evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de março, em meio à programação do 1º Festival Futurível: o lançamento do Espaço + Inovação Unijuí. Localizado no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), junto à Sede Acadêmica, o Espaço + Inovação Unijuí faz parte do projeto Cidades Inteligentes, que nasceu com o objetivo de unir ciência, empreendedorismo, criatividade e tecnologia para construção de cidades mais criativas e sustentáveis.

“Este espaço surgiu entre 2018/2019, a partir do projeto Cidades Inteligentes, mas começou a ser efetivado em 2020, quando recebemos a primeira parte da emenda do então deputado federal Darcísio Perondi. O Espaço + Inovação Unijuí surge com a proposta de ser um ambiente vivo, criativo, com salas e atividades abertas que buscam conectar estudantes, pesquisadores, empresários e a comunidade, possibilitando diferentes ações de inovação”, explicou o coordenador do Espaço, professor Peterson Cleyton Avi.

Como parte da primeira etapa do projeto, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes, já em funcionamento: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a internet das coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, voltado ao estímulo da criatividade e ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem.

De acordo com o ex-deputado federal, Darcísio Perondi, a ideia surgiu a partir de uma publicação realizada em uma revista especializada em cidades inteligentes. Perondi teve acesso, apresentou à reitora, professora Cátia Maria Nehring, e assim nasceu o desejo de ter em Ijuí um espaço para o desenvolvimento de ações inovadoras. “É claro que ter uma cidade inteligente não é rápido e nem fácil, e exige a participação de todos. Mas é importante lembrar que Ijuí vai se transformar com esse projeto: teremos a melhora da qualidade de vida, semáforos inteligentes, conexão entre o campo e a cidade, entre os bairros, uma comunicação mais efetiva com o mundo. Ser uma cidade inteligente atrai investidores e a descoberta de novos produtos. Nós acreditamos nisso”, destacou o ex-parlamentar, em gravação realizada para o lançamento.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, o projeto Cidades Inteligentes compreende quatro etapas: a primeira corresponde à implantação de ambientes inovação, com o Espaço + Inovação Unijuí; a segunda prevê a compra de mais equipamentos para poder levar a iniciativa para fora da Universidade, com apoio de órgãos públicos e entidades; a terceira etapa projeta ajudar na construção de uma cidade mais inovadora e, por fim, a concretização de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, capaz de atrair e fixar profissionais e empresas em Ijuí. “A ideia é que a Universidade inicialmente realize projetos com o bairro São Geraldo e, depois, com as ações validadas e com apoio do poder público, leve para o restante da cidade”, explicou o professor.

Como destacou a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade, no mês em que completa 65 anos, está novamente pensando no futuro. Pensando numa “virada” não apenas para a Instituição, mas para o município e para região. “Queremos que isso ocorra em parceria, tal qual a constituição do DNA do nosso complexo Fidene, em comunidade. Este espaço pode ser de reposicionamento para todos nós e principalmente para Ijuí, que precisa melhorar em áreas como mobilidade, inovação, segurança, empreendedorismo e meio ambiente, conforme nos mostra o Ranking Smart Cities”, reforçou a reitora.

Nos ambientes do Espaço + Inovação Unijuí acontece até a próxima quinta-feira, 31 de março, uma série de atividades dentro do Festival Futurível. A programação é aberta à comunidade e pode ser conferida em http://eventos.unijui.edu.br/evento/festival-futurivel.


Comunidade Acadêmica da Unijuí tem acesso gratuito a curso de idiomas

Inscrições para concorrer as vagas gratuitas podem ser feitas até o dia 31 de março. Após essa data, comunidade acadêmica poderá acessar os cursos por valor simbólico.

A Unijuí está com inscrições abertas para estudantes, professores e técnicos-administrativos que buscam aperfeiçoar ou aprender outro idioma. Em uma parceria com a Plataforma Altissia, a Universidade oferece um total de 600 licenças, em um curso totalmente online, onde o participante pode optar por entre 25 opções diferentes de idiomas. Inicialmente, as vagas são limitadas a alguns públicos, inclusive com possibilidade de gratuidade. No caso de vagas remanescentes, haverá a comercialização.

As inscrições para a etapa gratuita encerram no dia 31 de março, quinta-feira e o preenchimento das vagas acontece por ordem de inscrição. As aulas iniciam no dia 8 de abril. Confira seu e-mail, o público com direito a acesso foi notificado. Saiba quem pode ter uma licença gratuita:

- Estudantes participantes do projeto do Grupo Helios, com foco no estudo do idioma Alemão;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Enfermagem, com foco no estudo do idioma Alemão, limitado a 50 vagas;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Medicina, que ainda não tenham realizado o teste de proficiência, com foco no estudo do idioma Inglês, limitado a 50 vagas;

- Estudantes regularmente matriculados no curso de Letras: Português e Inglês, modalidade presencial e EaD;

- Estudantes matriculados no curso de Inglês no Campus (online), como ferramenta complementar dos estudos;

- Professores e técnicos-administrativos, limitado a 50 vagas.

Para garantir a gratuidade é necessário que o participante tenha, no mínimo, 10 horas de estudo por mês e outros parâmetros previamente divulgados aos matriculados. 

A Plataforma Altissia oferece acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, a qualquer momento e de qualquer lugar, por meio de aplicativo ou navegador. Também será disponibilizado aos participantes: teste de nível, certificado, sessões de informações gratuitas e participação na Comunidade Global de Intercâmbio Digital.

Caso você esteja entre os públicos que não têm direito ao benefício oferecido pela Unijuí, clique aqui e demonstre seu interesse, sem compromisso. Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos-administrativos, até o dia 4 de abril. Lembre-se que são 25 opções de idiomas. O investimento é de R$ 60,00 por trimestre e a carga horária é de 10 horas/mês.


Uso de bibliotecas e portais é tema de formação aos estudantes EaD

Na noite desta segunda-feira, 28 de março, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí realizou a primeira capacitação para estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD). Com o tema “Uso da Biblioteca, bibliotecas virtuais e portal de periódicos Capes”, o encontro aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. 

“Esse é um momento de aprendizagem, realizado para que os estudantes possam aprender a utilizar melhor a Biblioteca Mario Osorio Marques e toda a sua plataforma, bibliotecas virtuais e portal de periódicos. Para os acadêmicos isso é muito importante para que possam ser protagonistas na pesquisa e na busca por informações de interesse”, explicou a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí, professora Taíse Neves Possani.

A capacitação foi ministrada pela bibliotecária Eunice Passos Flores Schwaste, com mediação do analista do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Sandro Dias, e da professora Taíse Neves Possani.

No dia 4 de abril, às 19h, a formação será sobre as Normas ABNT, com a bibliotecária Ginamara de Oliveira Lima. A transmissão acontece pelo Youtube da Universidade. 

Para conferir a formação na íntegra, acesse:


Fidene/Unijuí renova contrato de cessão onerosa da Unipeixe, em Ajuricaba

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, 28 de março, a assinatura do segundo termo aditivo ao contrato de cessão onerosa da estrutura física, bens materiais e equipamentos da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba - Unipeixe.

O ato contou com a presença da reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação Tecnológica (Agit), Fabiana Simon; e do empreendedor cessionário da Unipeixe, Airton Luis Cossetin.

O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento (P&D).

“Teremos professores, pesquisadores e estudantes atuando de forma colaborativa com a empresa, estudando formas de melhorar os processos”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González. Airton Luis Cossetin, empreendedor cessionário, destacou que acredita que o desenvolvimento passa pelo conhecimento, e falou da satisfação em contar com a Universidade para o crescimento da piscicultura.

A Nutripeixe, de propriedade do empreendedor Airton Luis Cossetin, será atendida pela Criatec na área de gestão e indicadores de desempenho de negócio e pelo Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento no que tange a projetos de P&D.


Estudantes da Unijuí campus Santa Rosa atendem demandas da comunidade regional

Com o retorno das atividades letivas na Unijuí, também acontece a retomada de uma importante iniciativa, que aproxima ainda mais a Universidade da comunidade. O Projeto Integrador (PI) é uma iniciativa que iniciou em 2021 e busca solucionar problemas reais, encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Os estudantes devem pensar em soluções viáveis e inovadoras para os problemas. Para isso, os acadêmicos também contam com a orientação de professores da Unijuí e mentores, que são profissionais e egressos que ajudam a construir as soluções.

Em 2021, nos quatro campi da Universidade, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Panambi, cerca de 300 desafios foram cadastrados e, 203 projetos foram executados. Neste ano, em Santa Rosa, os 12 cursos oferecidos no campus, trabalham seis áreas de desafios diferentes.

Estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia Civil, trabalham neste semestre com um desafio proposto pela Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rosa, para a padronização dos coletores de lixo do município. Os acadêmicos estão divididos em seis grupos, que devem apresentar propostas diferentes. Estão envolvidos no projeto 30 estudantes, seis professores e seis mentores.

Os desafios do curso de Psicologia, neste semestre, contam com o envolvimento de 32 estudantes, oito professores e três mentores. São cinco desafios, oriundos do programa Primeira Infância Melhor (PIM) estadual e regional, Centro de Atenção Psicossocial de Santa Rosa (CAPS) e CAPS álcool e drogas.

Na área do Direito, 13 estudantes trabalham em três PIs, a partir de desafios propostos pelo Portal Plural (imprensa regional); Poder Legislativo de Santa Rosa, por meio do vereador Maicon Zamboni; Projeto Tecendo Vidas em Violência de Gênero; e por Scheila Bugs Guth Advogada. Quatro professores orientam os estudantes e o grupo de mentores está sendo construído.

O curso de Ciência da Computação trabalha em um desafio proposto pela Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (AFAPENE), para construção de aplicativos ou jogos para pessoas com deficiência cognitiva. Os 12 estudantes envolvidos estão divididos em dois grupos e devem apresentar projetos diferentes,  com orientação de três professores e dois mentores.

Os cursos de Pedagogia e Educação Física trabalham na solução de cinco problemas, sendo três deles encaminhados pelo Projeto Cidadão do Amanhã, um pela Academia Dragões do Oriente e outro pela Escola Bela União, de Horizontina. Estão envolvidos nas atividades, 20 estudantes, dois professores e três mentores.

Já na área da gestão, os cursos de Administração e Ciências Contábeis, buscam a solução de um problema, mas com a segmentação dos estudantes em quatro linhas diferentes de pesquisas. Ao todo, 17 acadêmicos estão envolvidos no desafio proposto pela Criatec, com orientação de dois professores e dois mentores.

A professora Taciana Paula Enderle, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos PIs neste semestre, reconhece a importância da relação, cada vez mais próxima, com toda a comunidade. “A parceria com a comunidade, empresas, órgãos públicos e outras instituições, qualifica ainda mais a formação dos estudantes. Com isso, ao mesmo tempo que aprendem a teoria, colocam em prática seus conhecimentos. Além disso, faz com que eles sejam mais participativos na comunidade, encontrando soluções para o bem comum”, destaca a docente.

Os estudantes, professores e mentores envolvidos na execução dos trabalhos, já realizam visitas e recebem os responsáveis pelas demandas, para coletar mais informações, que possam auxiliar na construção da solução.


Primeiro Domingo no Campus do ano é sucesso de público

Neste domingo, dia 27 de março, a Rádio Unijuí FM realizou a primeira edição de 2022 do Domingo no Campus. A tarde ensolarada, o clima agradável e as diversas atrações trazidas ao Campus da Unijuí fizeram com que o evento fosse um sucesso de público, proporcionando à comunidade ijuiense uma ótima opção de programação cultural e de lazer. 

Entre as atividades que atraíram o público, estiveram a exposição de carros antigos e motos, com participação dos grupos Antigos Ijuí, Garage 155 e Zangões do Asfalto; os aeromodelos e simuladores da Associação Colméia de Aeromodelismo; a feira de discos de vinil; o espaço para aprender e jogar boardgames (jogos de tabuleiro modernos); o ponto de descarte de pilhas e baterias do Instituto Reversa; os desenhos do artista Marcos Almeida; e a exposição Mãos que Curam, do Museu Antropológico Diretor Pestana.

A movimentação também foi grande em torno das ações preparadas pelas empresas apoiadoras do evento. A Unijuí esteve presente divulgando os cursos da Universidade e os brinquedos infláveis da Brincarolando animaram a criançada. Já a loja Especiarias do Mate promoveu a tradicional mateada, com distribuição de água quente e degustação de erva-mate. A população pôde ainda apreciar intervenções artísticas feitas pelo Studio Alessandra Azambuja. Além disso, Yázigi, Taba Imóveis, Totem Vestibulares, Aiqfome e CCAA também organizaram atividades.

Essa foi a primeira edição em que o Studio A participou do Domingo no Campus. A proprietária, Alessandra Azambuja, destacou a satisfação com o evento. “Vemos um número expressivo de pessoas e também de empresas participantes. Já estamos organizados para comparecer no próximo, trazendo para comunidade nossos serviços. Nas nossas intervenções, o público aderiu bastante, fizemos vários contatos, as crianças vinham e dançavam junto e quando acabamos as pessoas ainda ficaram por um bom tempo perguntando se teria mais”, relata.

Já o diretor do Yázigi Ijuí, Roberto Homrich, conta que a equipe de professores e funcionários da escola esteve disponível para tirar as dúvidas dos pais e fazer brincadeiras com brindes para a criançada. “Nós fomos abençoados com um domingo maravilhoso, temperatura agradável, céu azul. O Yázigi veio pra cá e estamos com uma fila enorme. Ficamos muito felizes em ver os pais e as crianças plantando uma sementinha para colher no futuro”, afirma.

A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o evento como um sucesso. “É muito bom poder ver esse Campus cheio novamente. Nós retornamos com o Domingo no Campus no final do ano passado, mas agora foi possível perceber um clima diferente entre a comunidade. O número expressivo de pessoas presentes demonstra isso. É uma satisfação ver o público curtindo as atrações que pensamos e nossos apoiadores também”, finaliza.


Unijuí integra organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira, que acontecerá no Paraguai

A Unijuí integra a organização do VI Seminário Internacional dos Espaços de Fronteiras - VI Geofronteiras, que neste ano ocorre a partir do tema “Integração: Cooperação e Conflito”, entre os dias 13 e 15 de outubro, na Faculdade de Humanidades, Ciências Sociais e Cultura Guarani de Encarnación, no Paraguai. Participa da comissão organizadora, que esteve reunida no último mês de forma online, o professor Daniel Rubens Cenci, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí.

A realização do seminário é baseada na necessidade de discutir questões comuns relativas às relações das universidades localizadas nas fronteiras dos três países envolvidos - Brasil, Paraguai e Argentina. Geofronteiras é um evento itinerante, que ocorreu, na última edição, em Posadas, na Argentina.

Os seminários visam reafirmar a fronteira como uma matriz conceitual e fenômeno territorial como investigação e ensino, num movimento historicamente condicionado de ordenação do espaço. Entendido como interação entre as múltiplas dimensões de escalas espaciais em sua manifestação, a organização territorial na fronteira é expressa como o produto de duas dinâmicas em seus relacionamentos reconhecidos: um regional (com a sua expressão, a política econômica e cultural); e outra ambiental (articulando processos da natureza com práticas sociais). A ideia é entender a diversidade territorial e ambiental dos espaços de fronteira, conjugada com a compreensão política e sua apropriação simbólica, com os processos econômicos que os constituem historicamente e geograficamente.

Integram a iniciativa, no Brasil, a Unijuí; a Unioeste do Paraná e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) de Mato Grosso do Sul. 

Para conferir a programação completa, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas com o professor Daniel Cenci, pelo e-mail danielr@unijui.edu.br.


Ferramentas para inteligência emocional e autoconhecimento são desenvolvidas em curso de qualificação

Até o dia 10 de abril, a Unijuí está com inscrições abertas para o curso de qualificação em Inteligência Emocional e Autoconhecimento. A formação, com 12 horas/aula, é destinada às pessoas que buscam sair do piloto automático e refletir sobre quem são e o que querem alcançar, tendo mais conhecimento para a tomada de decisões no futuro. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Segundo a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento que o indivíduo possui de si mesmo. Essa prática o auxilia a lidar com emoções e a trabalhar com questões como autoestima, inquietude, frustração, ansiedade e instabilidade emocional.

O conhecimento interior permite que o indivíduo enfrente as dificuldades com mínimos abalos, com coragem para transformar uma situação negativa em um aspecto positivo no menor tempo possível, além de nortear uma vida saudável mentalmente. O curso também é indicado para pessoas que buscam ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

As aulas ocorrem dia 20 de abril, quarta-feira, de forma online, das 19h às 23h; e no sábado, dia 23 de abril, no campus Ijuí, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Unijuí recebe estudantes estrangeiros para cursos de mestrado

Na última sexta-feira, 25 de março, a Unijuí recebeu dois estudantes para cursos de mestrado, selecionados por meio do Edital para Estrangeiros. Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun vem da República de Benin, na África, para iniciar o curso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. Já Gabriela del Mar Perez Villota, da Colômbia, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade desde o ano passado, de forma online, e chega a Ijuí para dar sequência ao curso presencialmente.

Eles foram recebidos na Unijuí pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela assessora de Relações Internacionais da Universidade; Vanderléia de Andrade Haiski; pelo coordenador e pela secretária do PPG em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, professor José Antonio Gonzalez da Silva e Luana Filippin da Rosa.

“Para nós, da Unijuí, é uma satisfação enorme receber novos estudantes. Há cerca de quatro anos, estamos neste movimento intenso de internacionalização, atraindo estrangeiros para Ijuí. Primeiro, temos a riqueza do intercâmbio, tanto para quem está chegando quanto para os nossos estudantes, que podem compartilhar experiências sobre outros países, trocando formas de olhar o mundo. Segundo que essa oportunidade nos conecta com instituições de fora, projetando, consequentemente, nossos programas de pós-graduação stricto sensu”, destacou o vice-reitor, professor Fernando Jaime González.

Graduado em Negociação e Comunicação Multimídia, Idohou Dagbégnon Kinth Kpehoun tem uma irmã morando no Brasil, em Brasília, e soube da seleção pelo agora egresso do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Marcel Metogbe, também da República de Benin. Na Unijuí, ele vai dar sequência aos estudos em marketing e gestão de mercado. 

Formada em Engenharia Ambiental, Gabriela del Mar Perez Villota soube do edital pelo professor da Unijuí, Daniel Cenci. Ela conta que, no último ano, período em que teve aulas online, sentiu falta da interação entre professores e colegas. E que, no início, teve dificuldades com o português - língua que vem se familiarizando aos poucos e que já não é um empecilho para o aprendizado.

Na Unijuí, os estudantes terão aulas presenciais de português e acesso à plataforma de idiomas Altíssia, que permite o aprendizado de até 25 línguas.


Conheça a inclusão e a acessibilidade na Unijuí

Marta Estela Borgmann, responsável pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional

O acesso ao Ensino Superior tem se tornado cada vez mais democrático, não somente no que se refere aos programas de bolsas e financiamentos. A melhoria da inclusão da Educação Básica faz com que, cada vez mais, jovens com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ingressam no Ensino Superior. Para facilitar e melhorar a interação e permanência, especialmente dos estudantes, a Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI).

O SAAI possui atuação nos quatro campi da Universidade e desenvolve projetos que qualificam e ampliam cada vez mais as ações voltadas à inclusão e acessibilidade, não somente dos acadêmicos, mas também de professores e técnicos administrativos. Para os estudantes, do processo seletivo até a conclusão do Ensino Superior, e aos professores e funcionários, enquanto fizerem parte e permanecerem na instituição. Responsabilidades que vão desde as atividades de ensino, pesquisa e extensão - pilares fundamentais para o conhecimento científico - até a acessibilidade a qualquer tipo de serviço, infraestrutura e informações.

Atualmente, compõem a equipe do SAAI, profissionais das áreas de: Educação Especial e Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, instrutor surdo, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras. Eles são os responsáveis por acompanhar as necessidades de estudantes, professores e funcionários que apresentam: transtorno do espectro autista; altas habilidades; surdez; dificuldades e/ou distúrbios de aprendizagem; doenças incapacitantes; estudantes que necessitam de escuta psicológica pontual sobre seu desempenho acadêmico, ou possuem problemas acadêmicos; e também acadêmicos que apresentam indecisões quanto à sua escolha profissional.

“A Universidade como um todo, precisa trabalhar na perspectiva do acolhimento e reconhecimento das diferenças. O nosso setor, de forma prática, implementa e viabiliza estratégias para que a comunidade acadêmica possa responder de forma positiva às dificuldades que apresentam, a partir de suas necessidades e/ou deficiências”, destaca a pedagoga e educadora especial, Marta Estela Borgmann, hoje também responsável pelo SAAI.

Neste semestre, a Unijuí possui, 13 estudantes com algum tipo de deficiência, mas também realiza outros atendimentos e acompanhamentos a acadêmicos com algum transtorno de aprendizagem ou dificuldade de ordem emocional e psicológica. Já entre professores e técnicos administrativos, são quase 50 pessoas. Um compromisso social, que vai além da sala de aula e dos corredores da Universidade, mas que objetiva melhorar a inclusão em toda a sociedade, bem como a realização pessoal e profissional.

Clique aqui e conheça mais sobre o SAAI.




Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.