Projeto Movimenta completa três meses de funcionamento - Unijuí

Projeto Movimenta completa três meses de funcionamento

Nesta quinta-feira, dia 7 de julho, autoridades de Santa Rosa visitaram o campus da Unijuí do município para conhecer as ações do Projeto Movimenta. O programa, que completou três meses de funcionamento na última semana, é realizado pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (Lafps) da Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

Estiveram presentes na visita o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o presidente da Fumssar, Délcio Stefan; a secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann; a diretora de Atenção Primária da Fumssar, Fabiana Breitenbach; a coordenadora do PSE, Andréa Bauken; a coordenadora do Lafps, Moane Krug; além de profissionais que trabalham no projeto, representantes das escolas participantes e alunos.

Na oportunidade, os estudantes trouxeram depoimentos sobre a experiência vivenciada no programa e demonstraram algumas das práticas esportivas trabalhadas. “Faz três meses que estamos desenvolvendo essa parceria e essa visita foi realizada com o intuito de aproximar um pouquinho a nossa proposta da gestão e apresentar as atividades realizadas”, explicou a coordenadora do projeto, professora Moane Krug.

Saiba mais sobre o Projeto Movimenta

Implementado em abril, o Projeto Movimenta já beneficiou mais de 80 estudantes da rede básica de ensino de Santa Rosa. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar as crianças a adotarem hábitos saudáveis, oportunizando a prática de atividades físicas e promovendo uma alimentação saudável.

A professora Moane destacou a importância desse trabalho desenvolvido com a comunidade. “Tudo o que nós vivenciamos nessa idade, na fase escolar, nós levamos para a vida adulta. Então, trabalhar aspectos relacionados à educação e à saúde pode auxiliar muito na mudança de hábitos e comportamentos que vão refletir na prevenção de doenças, na promoção da saúde e também na melhoria da qualidade de vida dessas crianças”, ressaltou.

Além do incentivo a um estilo de vida mais ativo, o Movimenta proporciona um espaço de cuidado integral para os estudantes. Eles participam, duas vezes na semana, de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos no campus da Unijuí por uma equipe multiprofissional. “Nós temos dois bolsistas do projeto, que são dos cursos de Educação Física e Psicologia. Também contamos com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que são nutricionistas e profissionais da Educação Física”, relatou Moane.

Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização dos pais ou responsáveis.