III Mostra de Projetos Integradores apresenta soluções para desafios comunicacionais da comunidade - Unijuí

A apresentação da III Mostra de Projetos Integradores, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, foi realizada nos dias 29 e 30 de junho. O tema gerador “Produção de Conteúdo e Narrativas” contou com projetos de estudantes do 1° e 3° módulo. Ministrada pelas professoras Marcia Formentini e Nilse Maldaner, a disciplina desafiou os acadêmicos a desenvolverem soluções para demandas da comunidade.

O principal objetivo do Projeto Integrador, uma das novidades da Graduação Mais, é integrar teoria e prática ao propor alternativas para problemas reais da sociedade. A professora Marcia Formentini explica como foram definidos os desafios trabalhados na disciplina. “Foram organizados 10 grupos de trabalho, de dois a cinco alunos cada. As temáticas foram variadas, oriundas da comunidade local e regional, algumas cadastradas anteriormente na plataforma Sou Mais e outras captadas pelos alunos”, relatou.

Ao longo do semestre, os estudantes elaboraram vídeos, podcasts, cards, totens, entre outros materiais. As produções atenderam demandas de Ijuí e região e tiveram objetivos variados: divulgar e valorizar o trabalho de pequenas empresas, educar a comunidade acerca de temáticas como racismo, adoção de animais e descarte correto de medicamentos, bem como trabalhar sobre a segurança do paciente, ao fazer a comunicação interna para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

Além da contribuição para a sociedade e para os proponentes das demandas, a professora Marcia destaca a relevância do PI para a evolução e aprendizado dos estudantes. “Os projetos integradores são importantes para a formação dos nossos acadêmicos, considerando que desde o 1º módulo eles têm contato com a comunidade, buscando auxiliar na resolução de problemas reais e trazendo para o debate temas relevantes e muitas vezes pouco discutidos nos espaços acadêmicos”, ressaltou.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias