Rizoma Temático reflete sobre a contribuição dos Projetos Integradores na sociedade  - Unijuí

O Rizoma Temático desta semana proporcionou um diálogo sobre uma das novidades que a Graduação Mais da Unijuí vem oferecendo aos estudantes e comunidade: os Projetos Integradores. O assunto debatido nesta quinta-feira, dia 7 de julho, foi: “Universidade a serviço da comunidade: como os projetos integradores contribuem para a solução de problemas regionais”.

Os convidados para participar do programa foram a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; o professor de disciplinas de Projeto Integrador e doutor em Engenharia Elétrica, Paulo Sérgio Sausen; a psicóloga, coordenadora do Cerest Missões e mentora nos Projeto Integradores da Unijuí, Patrícia Felden Torma; e o secretário do Meio Ambiente do município de Ijuí e também mentor nos Projetos, Yuri Pilissão.

A vice-reitora Fabiana Fachinetto relatou que os PIs, como são conhecidos, surgiram a partir de uma grande mudança estrutural nos Projetos Pedagógicos dos cursos. “A partir de agosto de 2020, nós desafiamos os coordenadores de curso a trazerem inovações para nossos currículos. Analisando o que está acontecendo a nível mundial em termos de evolução na educação, percebemos que cada vez mais nossos estudantes precisam estar preparados para ingressar no mercado de trabalho”, salientou.

Para o professor Paulo Sausen, o retorno obtido com os Projetos Integradores é muito relevante. “Nós, como professores, fomos desafiados a inverter completamente nosso ciclo tradicional de ensino, no qual havia projetos na parte final da Graduação. Hoje, nós recebemos os estudantes que chegam na Universidade e o Projeto Integrador já desafia eles a entregarem alternativas e soluções para a comunidade”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Patrícia, propor melhorias na qualidade de vida de grupos de trabalhadores é a tarefa do Cerest. Apesar disso, falta suporte para efetuar as intervenções. “Os trabalhadores de qualquer área devem saber que existe a política de saúde do trabalhador, porém ela só funciona na interinstitucionalidade e é nosso papel nos vincular a outras organizações. Portanto, para nós é fantástico nos articularmos com uma Universidade e planejarmos juntos essas ações, por meio dos Projetos”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, acrescentou ao debate o impacto positivo dos Projetos Integradores na comunidade, ao propor soluções para demandas que, por vezes, as prefeituras não podem solucionar. “Os projetos integradores realmente são fundamentais. Nós estamos falando de aproximadamente 500 projetos desenvolvidos durante um semestre, algo que, dentro do poder público, é muito difícil de acontecer”, completou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Escute o Rizoma na íntegra: