Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí desenvolveram um projeto de comunicação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae de Ijuí, com o objetivo de impactar positivamente a sociedade. O trabalho foi elaborado durante o primeiro semestre de 2022, no Projeto Integrador de Produção de Conteúdos e Narrativas, sob orientação da professora Rúbia Schwanke.
A ideia, segundo a professora, era desenvolver a atividade com um cliente real. Foi de comum acordo entre os estudantes trabalharem com uma instituição social e não com uma empresa com fins lucrativos. “Eu sugeri a Apae, por ser uma instituição que faz um trabalho muito representativo na sociedade, e eu tinha certeza que os alunos iriam se sentir muito motivados com essa escolha”, contou.
Para elaborar as produções, os acadêmicos realizaram visitas à Apae. De acordo com a estudante do 5º semestre de Publicidade e Propaganda, Mozara Sandri, “foi possível perceber que a associação precisa de ajuda na comunicação, tanto na parte da propaganda nas redes sociais, como na divulgação e cobertura de seus eventos, já que a mesma não possui um profissional para isso”, explicou.
Buscando contemplar os objetivos da instituição e criar materiais que divulguem seus serviços, os estudantes produziram vídeos para o reels, posts, uma fotorreportagem sobre o que é a Apae e o que é produzido nela, além de um vídeo institucional que será divulgado na sala de espera do local. Os materiais serão publicados ainda nas redes sociais da instituição, com foco no Instagram.
A acadêmica do 8º semestre de Jornalismo, Evelin Ramos, relatou que antes de realizarem as visitas à Apae, a turma não tinha noção do tamanho da instituição e das diversas atividades que são realizadas com os assistidos. “Assim como eu e meus colegas nos sentimos impactados pelas descobertas em nossas visitas, acredito que mais pessoas deveriam conhecer o cotidiano da instituição e as histórias que ali existem”, afirma.
Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias