Se você quer ingressar no Ensino Superior ainda neste ano, não perca o prazo do Vestibular de Inverno 2022 da Unijuí. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de junho, por meio do endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. Há vagas para 32 cursos de graduação presenciais ofertados pela Universidade, com exceção de Medicina, que conta com edital específico.
“O Vestibular de Inverno é um momento bastante esperado pelos candidatos que, por estarem indecisos, acabaram não realizando o Vestibular de Verão”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que o processo seletivo conta com três formas de ingresso.
A primeira, e tradicional, é a prova de redação, no formato online. O candidato faz a inscrição e realiza a prova entre o dia 24 de junho, às 8h, e 26 de junho, às 17h. O tema é divulgado no momento do acesso à inscrição e o vestibulando tem até 2h para desenvolver e enviar a sua redação, após o início da mesma.
Também é possível aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 e 2021; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular prestado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2022.
“Lembrando que todos os estudantes aprovados farão parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. A partir de uma reinvenção, estamos propondo aos acadêmicos, desde o ano passado, uma série de inovações que estão se consolidando no cenário da Educação Superior, a exemplo do currículo trabalhado a partir de módulos e muito focado no mercado de trabalho. Oferecemos ao aluno uma formação completa, pessoal, profissional, crítica e humanista, que são as marcas da Unijuí”, completou a vice-reitora.
Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial para conferir o edital e realizar a inscrição no processo seletivo, que conta com taxa de R$ 20,00. A divulgação dos classificados será realizada no dia 29 de junho e a matrícula poderá ser realizada a partir de 30 de junho.
Mais informações em unijui.edu.br ou pelo telefone 3332 0200.
A geopolítica do século 21 é, em grande parte, determinada pela crise ambiental global, a qual teve início com a ascensão do sistema capitalista europeu e foi intensificada pela hiper industrialização das sociedades. As potências do norte global, lideradas pelos Estados Unidos, veem a crise ambiental como um problema para sua segurança nacional e a manutenção de seu padrão de vida. Discutir os impactos desta geopolítica ambiental crescente sobre a gestão global do planeta é o propósito da obra “La geopolítica ambiental de Estados Unidos y sus aliados del norte global: implicancias para América Latina”, parceria entre a Editora Unijuí e o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).
A publicação que, em breve, estará disponível em e-book na plataforma virtual da Editora Unijuí, conta com organização dos professores Fernando Estenssoro e Juan Pablo Vásquez Bustamante, ambos ligados à Universidade de Santiago, no Chile (USACH). Entre os autores, figura o nome do professor doutor Daniel Rubens Cenci, docente do curso de graduação em Direito e dos programas de pós-graduação em Direitos Humanos e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. O lançamento da obra transcorreu na última terça-feira, 7 de junho, em meio à programação da 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, que acontece até hoje, dia 10, na Universidade Nacional Autônoma do México, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O professor Daniel Cenci afirma que o livro é resultado dos debates que vêm sendo realizados há mais de quatro anos em âmbito internacional, por meio do convênio entre a Unijuí e a USACH. “O projeto de pesquisa, que conta com financiamento da Universidade de Santiago, busca compreender o papel da América Latina no mundo e estuda formas de se estabelecer políticas de aproximação, bem como compromissos conjuntos que prezam pela proteção dos direitos humanos e do meio ambiente, auxiliando na promoção do desenvolvimento”, destaca.
Nas palavras do professor Daniel, a Editora Unijuí exerce importante papel neste contexto, atuando na difusão do conhecimento e facilitando o acesso aos diálogos acadêmicos correntes na América Latina. “Este é um tema comum entre a Unijuí e a USACH, através dos grupos de pesquisa, mestrados e doutorados. Significa que as instituições estão articulando parcerias que, certamente, serão agregadas às redes de pesquisa, convertendo-se em novas e salutares publicações”, relata. A Editora Unijuí e a Clacso organizam, para os próximos dias, um lançamento com a participação presencial e virtual dos autores e organizadores da obra, bem como de lideranças das universidades e do Conselho.
Daiana Dal Ros - Comunicação/ Editora Unijuí
Termo de compromisso foi assinado pela Fidene/Unijuí e Unicred Horizontes nesta terça-feira, 7 de junho
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, formalizou nesta terça-feira, 7 de junho, um termo de compromisso com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo Unicred Horizontes, para a oferta de uma linha de crédito aos estudantes de três cursos de graduação presenciais: Medicina, Biomedicina e Medicina Veterinária. O objetivo da parceria é possibilitar o ingresso e a permanência de mais estudantes da Universidade.
Participaram do ato de assinatura do termo a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; e o gerente da Coordenadoria de Gestão Financeira e de Controladoria, Roberto Montagner Büron. Representando a Unicred estiveram o presidente, Samir El Ammar; o 1º vice-presidente, Auro Heuser; o diretor-geral, Paulo Rubismar de Moura Soares; e o diretor de Desenvolvimento e Negócios, Jorge Luís da Silveira.
Conforme destacou o 1º vice-presidente, Auro Heuser, um dos objetivos da cooperativa é investir, em Ijuí e região, o dinheiro que aqui é poupado, por meio dos cooperados.
A presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou que a linha de crédito possibilitará que muitos estudantes possam financiar seus estudos. “Lembrando que estamos aguardando o processo de autorização de 30 novas vagas para o curso de Medicina. Nosso objetivo é ofertar, todos os anos, 80 vagas para o curso: 40 no Vestibular de Verão e 40 no Vestibular de Inverno”, destacou. O processo que autoriza a ampliação de vagas encontra-se na Diretoria de Regulação da Educação Superior - Direg, do Ministério da Educação (MEC).
As condições para contratação da linha de crédito serão divulgadas no início de cada ano, tais como taxas de juros, indexador de correção e valor máximo de contratação. O financiamento estará disponível aos interessados para o segundo semestre deste ano.
Estudantes do curso de Pedagogia - campi Ijuí e Santa Rosa, e do curso de Letras - campus Ijuí, participaram no último sábado, 4 de junho, de uma viagem para Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, o Jardim Botânico e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com direito a um passeio pela orla revitalizada do Guaíba. O objetivo da viagem, realizada sob a coordenação da professora Eulália Marin, foi complementar os estudos realizados na Unijuí.
“Fazia muito frio na hora da saída, mas quem resiste à possibilidade de mudança na rotina acadêmica, especialmente depois de enfrentar, por dois anos, a pandemia, e ter que isolar-se dos colegas e amigos?”, comentou a professora.
Interagir com os experimentos instalados no Museu, andar por um dos espaços preservados no Jardim Botânico, conhecer a orla revitalizada do Guaíba e realizar o passeio de barco podem fazer a diferença na formação do ser humano que pensa a cidade, ao professor responsável pela formação escolar de crianças, jovens e adultos.
“A viagem nos proporcionou grandes experiências, como conhecer uma cidade com a estrutura um pouco diferente da nossa. Tivemos a oportunidade de ir ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, onde foi possível observar exposições sobre a história e evolução da humanidade, a tecnologia utilizada para realizar uma investigação criminal, aparelhos utilizados na área da saúde, eletricidade e conceitos matemáticos, tudo isso de forma interativa. Também conhecemos o Jardim Botânico da cidade, com uma diversidade de animais e espécies de plantas, árvores, flores, um ambiente agradável que nos proporcionou momentos de reflexão e contato com a natureza”, completou.
Segundo os estudantes de Letras Gabriela Zimmerman, Luciano Souza e Sabrina Scheleski, “experienciar o conhecimento é uma boa condição para conduzir os educandos por vivências rumo ao conhecimento”.
Visando debater o olhar, as vivências e as histórias femininas na cultura gaúcha, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 9 de junho, trouxe convidadas de renome para discutir a temática “Elas na cultura gaúcha: o destaque da mulher no movimento tradicionalista”.
As mulheres vêm tomando espaço em locais que antes eram protagonizados, em sua grande maioria, por homens. Um destes ambientes é a cultura nativista, que cada vez mais ganha representantes femininas, se destacando e oportunizando que outras mulheres ocupem os ambientes tradicionalistas.
A edição contou com a participação da coordenadora do Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul e produtora musical, Adriana Sperandir; a cantora e apresentadora de TV, Maria Luiza Benitez; a apresentadora de TV, cantora e jornalista, Shana Müller; e o integrante da Associação Cultural Canto de Luz, comentarista colaborador do projeto Trilha Cultural da Unijuí FM, Vander Olson.
A cantora Maria Luiza Benitez iniciou dando seu ponto de vista sobre o cenário atual do universo musical tradicionalista. “Eu vejo com bons olhos a geração de grandes cantoras, ainda jovens, que está surgindo para nos substituir, mas ainda falta espaço para a mulher, pois são raríssimas as mulheres que ganham bem com shows aqui no Rio Grande do Sul. Ainda falta espaço para mulher para tudo”, comentou.
De acordo com a apresentadora Shana Müller, houve progresso, mas ele ainda não é suficiente. “A gente viu, com o passar dos anos, que o tradicionalismo foi constituído em cima das mulheres, a exemplo do próprio concurso de prendas, que é uma sabatina - para ser prenda a jovem precisa estar preparada. Essa construção foi mostrando dentro do tradicionalismo que as mulheres precisavam ocupar espaços não apenas de ornamentação, mas também para pensar a tradição como um movimento organizado”, salientou.
Adriana Sperandir acrescentou dizendo que essa é uma briga que ocorre em diversos espaços e reafirmou que o objetivo é seguir avançando. “Para as mulheres, no geral, é necessário brigar muito mais para chegar a qualquer setor do mercado. Contudo, vejo com bons olhos as jovens que estão vindo com garra para essa luta, para progredir cada vez mais”, afirmou a coordenadora.
Para Vander, dentre um dos pontos que pode ser alterado é a própria avaliação dos festivais nativistas. “De fato, as mesas avaliadoras de muitos festivais são predominantemente masculinas e muitas vezes são conservadoras em relação às próprias letras”, disse.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
A Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu na tarde desta quinta-feira, 9 de junho, o evento de apresentação do Salão do Conhecimento, que terá nova edição realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, no formato híbrido. Um dos eventos mais tradicionais da Instituição integrará os estudantes com atividades presenciais nos quatro campi - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi - e online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. As apresentações de trabalhos serão realizadas pelo Google Meet.
Neste ano, o Salão do Conhecimento vai trabalhar a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que converge com a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Nos últimos dois anos, realizamos o evento de forma totalmente virtual e, neste ano, voltamos a ter atividades presenciais. Ainda não estamos com as inscrições abertas, mas interessados em realizar a submissão de trabalhos, resumos expandidos e trabalhos completos, já podem conferir as normas e templates disponíveis na página unijui.edu.br/eventos”, destacou a assessora da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Cláudia Didoné.
Cinco eventos fazem parte do Salão do Conhecimento: a XXVII Jornada de Pesquisa destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, bem como teses, dissertações e monografias; a XXIII Jornada de Extensão é voltada à apresentação de trabalhos resultantes de projetos/ações de extensão institucionais; e o XXX Seminário de Iniciação Científica destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, egressos dos cursos de graduação da Unijuí e estudantes de graduação de outras instituições. Também serão realizados o XII Seminário de Inovação e Tecnologia, que objetiva a apresentação de pesquisas com potencial de inovação; e a II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais, que destina-se à apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos componentes.
Informações para submissão de trabalhos podem ser conferidas em unijui.edu.br/eventos. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de junho.
Durante o evento desta tarde, os participantes também puderam refletir sobre o processo de escrita dos seus trabalhos, a partir da fala da coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Neves Possani.
Confira o evento na íntegra:
Suscitar, no público leitor, reflexões acerca da importância de cada acadêmico, de cada professor e de cada cidadão na condição de operadores do Direito e agentes de transformação social: este é o objetivo central da segunda edição do livro "Direito público e direito privado: Reflexões acadêmicas sobre cidadania, democracia e direitos humanos". A obra foi lançada na última quinta-feira, 2 de junho, no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, na loja Editora Unijuí.
O ato contou com a presença da vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do coordenador do curso de Direito - Campus Ijuí, Marcelo Loeblein dos Santos; e da diretora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida. Prestigiaram o lançamento, também, a juíza de Direito Maria Luiza Pollo Gaspary; a coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ijuí - Cejusc, Liane Bencke; e a coordenadora da Comissão de Conciliação, Mediação e Práticas Restaurativas da OAB Ijuí, Josi Anne Fagundes.
Em nome da comissão organizadora, a professora Eloísa Argerich, ex-docente do curso de Direito da Unijuí, discorreu sobre a expressiva presença de artigos de graduandos e pós-graduandos entre os textos selecionados, o que revela a importância de iniciativas deste cunho como estímulo à formação de novos pesquisadores. O vice-reitor Fernando Jaime González, editor-chefe da Editora Unijuí, manifestou a satisfação da equipe em realizar, pela primeira vez após o início da pandemia de covid-19, um lançamento presencial, de forma a ampliar o contato da editora com o público-leitor.
A segunda edição do livro “Direito Público e Direito Privado” tem organização de Ana Luísa Dessoy Weiler, Carolina Menegon, Eliete Vanessa Schneider, Eloísa Nair de Andrade Argerich e Marcelo Loeblein dos Santos. A obra está disponível para download em versão e-book, de forma gratuita, na plataforma virtual da Editora Unijuí.
A parceria com grandes empresas da área de tecnologia é um dos benefícios oferecidos pelo curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Unijuí, aos estudantes. Agora, a Universidade acaba de renovar um convênio com a NVidia, importante multinacional com sede nos Estados Unidos. Todos os acadêmicos dos dois cursos irão receber um valor equivalente a 90 dólares, para utilizar em cursos online e certificados, bem como utilizar os equipamentos da empresa.
O coordenador dos cursos, professor Edson Luiz Padoin, explica a importância da parceria com a multinacional, que permite aos estudantes ter contato com uma empresa que é referência e, agora, coloca à disposição o programa Deep Learning Institute (DLI). “A NVidia é uma das maiores empresas de tecnologia, devido a fabricação de placas GPU, que são utilizadas na área de computação de alto desempenho e principalmente no treinamento de Inteligência Artificial. Por meio desta parceria, a Nvidia concede 90 dólares todo semestre para cada um dos nossos acadêmicos. Com estes recursos, eles aumentam suas qualificações e preparação para o mercado de trabalho”, afirma o docente.
Padoin também destaca outras importantes parcerias com empresas, que beneficiam a formação dos estudantes, como: Intel, Amazon, Google, Tableau, Qlik e Compass UOL. “Alguns convênios viabilizaram formações e outros concedem bolsas e benefícios aos nossos acadêmicos. Por sua vez, a parceria com a NVidia é uma das mais antigas, com início no ano de 2006”, complementa o professor.
Muitos estudantes da Unijuí já usufruíram do benefício, para agregar conhecimento às experiências da graduação e profissionais, como o acadêmico do curso de Ciência da Computação, Rodrigo Augusto Sônego. “Utilizei a plataforma para comprar três cursos. Além de conseguir relacionar a algumas disciplinas que eu estava cursando naquele momento, os cursos da NVidia que fiz complementam e expandiram o aprendizado de sala de aula. A linguagem utilizada é de fácil entendimento e os cursos são rápidos e produtivos. Um certificado da NVidia com certeza vai dar um destaque extra no meu currículo” destaca Rodrigo.
Aconteceu no último sábado, 4 de junho, mais uma ação do projeto de pesquisa "Processo interativo de formação docente no contexto da Educação Básica: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido". Este é o terceiro encontro de Formação Continuada que envolve professores de seis escolas da rede pública dos municípios de Ijuí (Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha); Bozano (Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber); e Rio Grande (Escola Municipal João de Oliveira); além de professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (GIPEC; GEEM) e da Universidade Federal do Rio Grande (GEQPC).
Diante dos desafios provocados pela pandemia no cenário educacional e do ensino híbrido, este projeto, coordenado pela professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), tem como objetivo o desenvolvimento de um processo interativo de formação docente para investigar, compreender, produzir e desenvolver material didático com uso de tecnologias digitais, de modo a ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem de conhecimentos científicos pelos professores e seus estudantes, em uma perspectiva crítica emancipatória, que permita maior autonomia do coletivo. Suas ações iniciaram em outubro de 2021, envolvendo membros do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).
Entre as diferentes ações previstas pelo projeto estão os encontros de Formação Continuada. O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de dezembro de 2021, com a participação das instituições parceiras do projeto: Universidade Pedagógica Nacional, da Colômbia, e Universidade do Minho, de Portugal, além da 36ª Coordenadoria de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. Neste primeiro momento, foi realizado o seminário de abertura “Formação de professores na interface Universidade e escola: Uma perspectiva emancipatória de produção curricular”, com a participação dos professores doutores Leonardo Fabio Martínez Pérez e Otavio Aloisio Maldaner. O segundo encontro aconteceu no dia 21 de maio, organizado no formato de World Café, a partir de estações nas quais foram desenvolvidas atividades que desafiaram o professor a refletir acerca de experiências nos processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia. Estas fizeram uso de ferramentas como Google Apresentações, Google Jamboard, Mentimeter, Padlet e Slice.
No último sábado, 4 de junho, o encontro abarcou, na forma de oficina, atividades relacionadas à produção de vídeos como um recurso didático que pode contribuir nas diferentes intervenções do professor junto aos estudantes. Contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, graduada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing, Lançamentos Digitais e Redes Sociais, que orientou os participantes a tratar de uma das mais importantes etapas na produção do vídeo, a roteirização. Os participantes foram desafiados a selecionar temas, conteúdos e a já propor uma primeira versão de um roteiro para um vídeo, o que está implicado diretamente à proposição curricular.
No decorrer das próximas semanas será dada continuidade à formação, na qual serão desenvolvidas oficinas para produção de vídeo e também de podcast. Na oportunidade, os participantes terão a possibilidade de refletir acerca das especificidades de sua área num coletivo, discutir currículo por meio da produção de materiais didáticos. Isso porque um processo coletivo e formativo contribui tanto no que se refere ao desenvolvimento sociocognitivo de estudantes quanto ao desenvolvimento profissional de professores e, consequentemente, poderá atingir as metas de qualidade preconizadas para a educação brasileira.
Nesta segunda-feira, 6 de junho, o coordenador da Central Analítica da Unijuí, professor Alessandro Hermann, e a analista de projetos responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo, realizaram uma visita à empresa Lactalis, de Três de Maio. Eles foram recebidos pela responsável pelo setor de Recursos Humanos, Daniela Porazzi, e pela analista ambiental, Aline Raquel Ludwig.
“Conhecemos a unidade da Lactalis, empresa que trabalha a parte de lácteos, produzindo leite em pó e queijo, e apresentamos as atividades que nós desenvolvemos na Unijuí, principalmente na Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais e Águas”, explicou o professor Alessandro Hermann, lembrando que o laboratório é reconhecido junto à Rede Metrológica e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), atendendo a todos os requisitos da Norma ISO 17025, que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios.
“A nossa visita foi bem positiva porque conseguimos falar sobre o funcionamento do laboratório; sobre a sua história, que vem desde 1992; e sobre sua expertise na análise de água e de efluentes líquidos. Essa é uma atividade que a empresa atua ou tem como produto do seu processo”, completou o docente, lembrando que os efluentes gerados a partir da operação da indústria precisam ser tratados, sendo que cabe à empresa atender às legislações ambientais e vincular os seus resíduos a um destino final. Foi possível, segundo o professor, discutir algumas possibilidades de atuação da Universidade na área de assessoria e execução de projetos conjuntos.
À empresa, também foi apresentada a Agência de Inovação Tecnológica (Agit), que conta com o Escritório de Relações Universidade-Comunidade.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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