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Últimos dias para garantir descontos de até 100% nos cursos EaD da Unijuí

A Unijuí está com uma promoção especial para quem deseja realizar um curso de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). Depois de realizar o vestibular, se aprovado, o estudante terá 100% de gratuidade na primeira mensalidade e o desconto de 50% em mais cinco parcelas. O benefício é válido até o dia 31 de janeiro.

Presente em 14 cidades com polos EaD, a Unijuí oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Para concorrer a uma vaga, basta se inscrever no endereço unijui.edu.br/ead e optar por uma das formas de ingresso: realização da prova online de redação, no melhor dia e horário; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou o aproveitamento da nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005.

As inscrições para o primeiro módulo EaD 2022 podem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro. Mais informações na página ou pelos telefones 3332-0200 - Ramal: 2430 e 99108-5034, Polo de Ijuí.




Saiba como aplicar os “4 Vs” do marketing pessoal

Você provavelmente já ouviu falar daquela máxima que diz que quem não é visto não é lembrado. O dito carrega uma importante verdade, porque a boa imagem é um aliado fundamental para chegar ao sucesso. Mas não é apenas de boa aparência que estamos falando. Essa construção de imagem é muito mais profunda e associada a uma questão que chamamos de marketing pessoal.

A construção disso nasce a partir da implementação de técnicas de investir em si mesmo para ganhar visibilidade. O conjunto de estratégias tem como objetivo valorizar sua marca individual, produzindo destaque em sua área de atuação e fazendo com que o profissional seja notado e reconhecido. “É justamente o marketing, só que aplicado ao planejamento e à modelagem de indivíduos”, afirma o professor do curso de Administração e coordenador dos cursos EaD da Unijuí, Luciano Zamberlan.

O marketing pessoal é dividido em quatro pilares, também chamados de 4 Vs: você, valor, versatilidade e visibilidade. “Você” é o fundamento relacionado à imagem e a linguagem corporal. O Valor é relativo à referência que o indivíduo possui em determinado assunto. A Versatilidade é referente à adaptabilidade da pessoa e a responsabilidade social que ela carrega consigo. E, por último, a Visibilidade é a que se relaciona com o posicionamento pessoal frente aos outros.

Para investir no marketing pessoal, o professor acredita que existem pequenas ações que podem tornar as pessoas mais cativantes, frente ao mercado de trabalho. “Seja consistente sobre tudo o que você faz ou não faz. Desde a forma de falar ao telefone, até como você escreve seus e-mails. Também é importante equilibrar estilo e conteúdo, pois a maneira como você faz as coisas é tão importante quanto o que você faz”, explica.

A estabilidade, segundo ele, é fundamental. “Colocando o rosto na vitrine, suas possibilidades aumentam diante da competitividade nos mais diversos serviços. O que distingue milhares de pessoas e os experts não é necessariamente a competência, mas como eles se apresentam para o mercado profissional”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Conheça as possibilidades de intercâmbio na Unijuí

Não é de hoje que aprender um novo idioma ajuda a alavancar carreiras. No entanto, o contexto atual do mercado de trabalho exige que os profissionais tenham, cada vez mais, vivências do mundo para acrescentar às suas soft skills, ou seja, às suas habilidades pessoais. Dentro disso, os intercâmbios se apresentam como uma excelente opção para desenvolver uma nova língua, adquirir conhecimentos de novas culturas e ter acesso a novas realidades mercadológicas. 

Fazer tudo isso enquanto você ainda está cursando sua graduação é possível. A Unijuí conta com o Escritório de Relações Internacionais (ERI), o qual é responsável pelo contato com instituições de inúmeras partes do mundo e também é quem organiza a documentação e acompanhamento dos acadêmicos da Universidade em intercâmbios que podem durar de 06 meses a um ano.

Dentre os países parceiros da Unijuí para relações de intercâmbio de estudantes estão: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Rússia, Uruguai, Austrália e França. “Os intercâmbios são para todas as áreas de formação da Unijuí e o estudo nas universidades parceiras é gratuito, ou seja, o aluno mantém um crédito aqui na Unijuí para manter o vínculo com a Universidade, e estuda gratuitamente lá fora, eles pagam somente alimentação e moradia. Algumas universidades oferecem dormitórios dentro de sua infraestrutura também”, explica Maurício Wrubleski, assistente de relações internacionais da Unijuí.

Existem alguns pré-requisitos solicitados para os estudantes da Unijuí poderem cursar um semestre em outro país, tais como: ter no mínimo 20% do curso já transcorrido e uma carta de recomendação de um professor de seu curso de graduação. Para muitas das Universidades parceiras, não é exigido fluência na língua do país, no entanto, os estudantes que já tem familiaridade com um idioma estrangeiro tendem a ter um leque maior de escolha.

Os estudantes interessados em saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio no exterior, poderão contatar o ERI por email (eri@unijui.edu.br), whatsapp (55 98146-1888) ou ainda presencialmente. “É importante que o aluno venha com antecedência de pelo menos um semestre, pois existem vagas limitadas e as datas da viagem devem ser bem planejadas, assim como organização de passaporte e demais documentos necessários”, finaliza Maurício.


Processos Gerenciais EaD: profissional adaptável aos desafios do mercado

Gerir empresas não é uma tarefa fácil. Essa função requer profissionais competentes e de visão empreendedora, com o objetivo de tornar ou manter a competitividade da organização da melhor forma possível. Atualmente, os modelos de negócios no comércio, nas indústrias e nos serviços necessitam de profissionais atualizados, dinâmicos e inteirados sobre as possibilidades de mercado. 

Na Unijuí, a graduação a distância em Processos Gerenciais capacita o estudante para atuar na gestão, organização e na composição empresarial, aplicando metodologias e técnicas para alcançar os resultados esperados. Também permite que o acadêmico estruture seus estudos de forma prática, de acordo com sua rotina.

O profissional de Processos Gerenciais possui em sua atividade desempenhada um grande potencial de crescimento. Dentre os fatores que indicam a capacidade de necessidade estão a alta adaptabilidade do profissional em ambientes em crise e seu repertório para driblar situações adversas, além de se enquadrar em diversos setores das organizações como administrativo, contábil, logístico e no recursos humanos.

Durante o processo de aprendizagem, o acadêmico é convidado a participar dos diversos Projetos de Pesquisa e Extensão da Unijuí, assim como desenvolver atividades práticas à parte no Laboratório de Gestão e Negócios. O curso é estruturado em módulos, com no máximo quatro disciplinas, dentre elas, os Projetos Integradores, onde os estudantes desenvolvem soluções para desafios reais encontrados na comunidade.

Para saber mais sobre o curso de Processos Gerenciais acesse o link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


A ciência explica: por que vemos o raio antes de ouvirmos o trovão

Assim que você vê um raio, já fica à espera do som do trovão? Qual a explicação científica para que ambos não aconteçam no mesmo momento? A série “A ciência explica”, da Unijuí, buscou junto ao professor de Física, Nelson Adelar Toniazzo, as explicações para esse fenômeno da natureza e os cuidados para tentar evitar acidentes. É o conhecimento científico que está presente no dia a dia, apresentado de forma clara e objetiva.

Primeiro, é necessário entender como acontece a formação de um raio, por meio de cargas elétricas, com a ação das nuvens, do ar e de outras variáveis. Levando em consideração a polarização das nuvens, há um deslocamento de cargas de um lugar para o outro, em que algumas ficam positivas e outras negativas. A distribuição dessas cargas cria um campo elétrico intenso e quando ele fica muito grande, acontece o rompimento e a descarga elétrica. O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre.

O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo. “O motivo pelo qual nós vimos o raio antes e ouvimos o trovão depois, está relacionado com a velocidade da luz, que é muito maior do que a velocidade do som”, destaca o docente.

O raio possui um alto poder destrutivo, segundo o professor de Física, nem mesmo é possível quantificar. Isso acontece devido a quantidade de energia dissipada em um período de tempo extremamente pequeno. O docente também alerta sobre alguns cuidados necessários, para evitar acidentes com esse fenômeno da natureza. “Em campos abertos, procure abrigo, mas evite ficar próximo de árvores isoladas, porque a árvore será o ponto mais próximo da nuvem e provavelmente o local da descarga. Já nas cidades, existem inúmeros dispositivos de proteção. Mesmo mais protegidos, é necessário lembrar que o raio se transmite por meio da rede de energia elétrica, então, não é aconselhável permanecer próximo a um transformador ou um poste de energia”, explica Toniazzo.

Você confere mais conteúdos como este no canal do YouTube da Unijuí.


Estrategistas de mercado: como profissionais de marketing vem ganhando espaço

Já se imaginou criando uma estratégia publicitária criativa, inovadora e que pode mudar a forma como as pessoas veem uma marca e até a forma como elas passam a consumir ou chamar determinados produtos? Essas estratégias são desenvolvidas pelos profissionais de marketing e tem o intuito de alavancar a atuação da instituição que representam no mercado.

Nos dias atuais é imprescindível estar em contato com os consumidores e principalmente compreender as ações realizadas por eles. Dessa forma, os marqueteiros recebem uma devida atenção no mercado de trabalho, especialmente por desenvolver a “cara da empresa” frente à sociedade. Nesse contexto, os salários pagos a esses profissionais, com o passar dos anos, passaram a ser ainda mais atrativos, variando entre R$11.700 e R$ 28.200 aos gerentes de marketing e R$ 4.100 a R$ 11.000 aos analistas da área.

O curso de graduação em Marketing na Unijuí, ofertado na modalidade EaD, é reconhecido por agregar aos seus estudantes competências essenciais em qualquer ambiente do comércio. Nele, o acadêmico aprende mecanismos ativos que buscam capacitá-lo a atuar na gestão do relacionamento de empresas de diferentes tamanhos com o seu mercado consumidor, desempenhando a função de planejar e implementar ações com o propósito de conquistar e manter clientes em mercados atuais ou novos. 

Os estudantes de Marketing da Unijuí podem participar dos Projetos de Pesquisa e Extensão, de estratégias de gestão da Universidade, bem como participar dos intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e estágios não obrigatórios.

Conheça mais sobre o curso de Marketing da Unijuí clicando no link.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


A doença de “cobreiro” merece mais atenção do que você imagina

Imagem reprodução

Se você já passou por alguma pessoa mais velha com algum tipo de erupção na pele que causa bolha ou coceira, com certeza já ouviu: "tem que benzer de cobreiro". Essa é uma cultura popular que ganha muitas gerações ao longo da história no Brasil. Dentro da crença, acredita-se que o cobreiro é causado pelo contato com algum animal peçonhento como cobra, aranha ou ainda sapos. Mas isso também tem uma explicação científica. 

A professora de Enfermagem, Arlete Regina Roman, explica que o popular cobreiro é, na verdade, uma doença conhecida como herpes zóster, que ocorre quando o vírus Varicella-zoster é reativado no organismo, gerando irritações dolorosas na pele, que posteriormente se tornam bolhas. “Essas irritações vão surgir em áreas como as axilas e couro cabeludo, ou seja, locais quentes e úmidos do nosso corpo”, explica.

A doença é contagiosa, principalmente para aquelas pessoas que nunca tiveram catapora ou que não foram vacinadas. Assim, pessoas que nunca tiveram catapora devem evitar o contato com os contaminados com o popular cobreiro, evitando também o compartilhamento ou contato com as roupas dos infectos, bem como com as roupas de cama e toalhas que podem estar contaminadas, por exemplo. 

Pelo fato de ser um vírus, as defesas possíveis são menores do que com as bactérias, porém, é possível realizar um tratamento adequado, para que não haja possibilidade de complicações, tais como pneumonia, problemas de audição, cegueira e até mesmo inflamação no cérebro. “A herpes zóster tem um ciclo, então boa parte das vezes vamos tratar os sintomas. O mais indicado aqui é refrescar e cuidar da pele, com compressas mornas e analgésicos”, explica. 

Hoje, no calendário vacinal do SUS para as crianças, já está constatando a presença da vacina contra a catapora e o cobreiro, além da vacina disponível para pessoas acima dos 50 anos. “É muito importante que não se trate essas doenças de pele com ditos populares. Existe a vacina justamente pela gravidade das possíveis complicações e por isso é ter em dia a caderneta de vacinação”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Espaço + Inovação Unijuí realiza agendas junto à comunidade

Reunião realizada com o Hospital Bom Pastor nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro

Com objetivo de pensar uma cidade mais inteligente, o Projeto Cidades Inteligentes, por meio do Espaço + Inovação Unijuí, iniciou uma série de reuniões com representantes da comunidade local com objetivo de sensibilizar sobre as potencialidades do espaço que a Universidade dispõe para alavancar iniciativas que visam o desenvolvimento e inovação do município. Neste primeiro momento, as reuniões de sensibilização estão acontecendo com as entidades que fazem parte do bairro São Geraldo, local onde o próprio Espaço + Inovação Unijuí está situado.

A ideia é que a comunidade possa contribuir com ideias para programação de atividades que serão ofertadas pelo espaço, de maneira gratuita, à comunidade ijuiense, visando o desenvolvimento de ideias inovadoras. “O objetivo é que a comunidade reconheça o Espaço + Inovação da Unijuí como um espaço de governança participativa, por isso, pensar e desenvolver tecnologias que visam uma cidade mais inteligente para serem implementadas dentro desse distrito é o nosso principal desafio”, destaca Cláudia Schulz, assistente de negócios do Espaço + Inovação Unijuí.

As agendas com a comunidade dos entornos do bairro São Geraldo devem seguir até o fim do mês de fevereiro com o objetivo de desenvolver uma programação do Espaço para o semestre, junto à comunidade. Até o momento já foram realizadas reuniões com a equipe que trabalha na recuperação do Bosque do Capuchinhos, com a Igreja São Geraldo, com a imprensa que tem seus espaços situados no bairro, além de agendas com Hospital Bom Pastor, nesta quarta-feira, dia 19, e outras pessoas e organizações que fazem parte desse percurso de contribuições visando um desenvolvimento pleno dos entornos. 

“Nosso objetivo é fazer esse piloto dentro do bairro São Geraldo, já que é o mais próximo de nós. Mas está nos planos a ampliação das ações para todos os bairros do município, então, se alguém se interessar em conhecer o Espaço + Inovação, seus laboratórios e as possibilidades de atuação junto à comunidade, nós estamos à disposição”, frisa Cláudia.

Para entrar em contato com o Espaço + Inovação Unijuí você pode enviar um email para espacomaisinovacao@unijui.edu.br, ligar para 3332-0200, ou ainda contatar via instagram: @espacomaisinovacaounijui. 


Professor de arquitetura da Unijuí explica síndrome dos edifícios doentes

Em 1976, um hotel na Filadélfia, cidade norte-americana, adoeceu. O ar interno do edifício foi contaminado pela bactéria Legionella pneumophila durante uma convenção empresarial, gerando 182 contaminações graves de pneumonia e 34 óbitos. Alguns anos depois, em 1982, após comprovação do fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a síndrome do edifício doente.

A própria OMS definiu os principais sintomas sentidos pelas pessoas e que podem auxiliar na identificação da síndrome, dentre eles destacam-se: dor de cabeça, fadiga, letargia, coceira e ardor nos olhos, irritação do nariz e garganta, além de problemas cutâneos e dificuldade de concentração. Em alguns casos, a saída do ambiente já resulta em uma melhora imediata.

Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Igor Soares, isso acontece devido a diversos fatores. “Em prédios novos, isso perpassa por questões de projetos mal dimensionados ou elaborados. Já para prédios antigos isso ocorre pela falta de manutenção das edificações”, explica.

Para saber se os prédios estão doentes existem uma série de medidas que devem ser realizadas, com o objetivo de averiguar a situação da estrutura. “É importante realizar revisões e ações estruturais de manutenção constante, como no caso de conserto de infiltrações, limpeza da caixa d'água e pinturas. Isso principalmente em edifícios com mais de 10 anos ou onde há pessoas morando”, comenta.

Porém, caso o prédio já esteja doente existirão indicativos visuais e patológicos que podem ser detectados de forma simultanea. “Os diagnósticos visuais são a alta umidade e presença de mofo, mas os maiores indicativos são os problemas respiratórios dos moradores ou trabalhadores daquele espaço, que acabam se agravando quando estão nas dependências da estrutura”, afirma o professor.

Além disso, ambientes que apresentam odores e pouca iluminação são estruturas que frequentemente apresentam falhas e posteriormente a síndrome do edifício doente. “Na nossa região devemos tomar mais cuidado com os indícios, pois temos um inverno úmido e é nessa época que se tende a identificar uma estrutura adoecida”, finaliza o docente.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Inscrições abertas para moradia na Unicasa

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, iniciaram as inscrições para o processo seletivo da Unicasa – conforme consta no Edital GR nº 02/2021, disponível neste link. Ao todo, serão disponibilizadas 22 vagas para estudantes matriculados na Unijuí, sendo sete vagas para estudantes do sexo masculino e 15 vagas para estudantes do sexo feminino. Cabe ressaltar que alunos bolsistas ProUni (50% ou 100%) vindos de outra cidade, terão direito às vagas.

As inscrições devem ser realizadas junto à Central de Atendimento ao Estudante, no campus da Unijuí em Ijuí. Os candidatos devem apresentar a Ficha de Inscrição (disponível no site), documento com foto (original e cópia), certidões negativas criminais e cíveis, que podem ser emitidas a partir dos respectivos acessos:

Negativa Criminal

Negativa Cível

As vagas serão disponibilizadas apenas para os estudantes de cursos presenciais da Universidade. Entre os pré-requisitos está o fato de o estudante não residir em Ijuí e não possuir curso universitário em nível de graduação. Estudantes intercambistas não participam deste edital.

O resultado será divulgado no dia 17 de fevereiro, a partir das 17h, diretamente no link junto ao Edital.


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