Três acadêmicos da Unijuí vêm se preparando intensamente para alçar voos ainda maiores no cenário esportivo universitário. Gabriela Lamb Bender, Renan Barckfeld e Victor Debesaitis irão representar a Unijuí nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) neste sábado, dia 18 de junho.
Os estudantes vão disputar as provas de atletismo, que ocorrem na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Os atletas, que fazem parte da Associação Noroeste Runners (ANR), possuem parceria com a Unijuí para a concessão de Bolsas de Estudo. Como voluntário e chefe de equipe, o também presidente da Associação, Ethor Martins da Silva, irá acompanhar os atletas durante a competição.
Gabriela irá concorrer na prova de 5.000 metros e afirma que se sente preparada para dar o seu máximo nos Jogos. “Venho treinando forte desde fevereiro para essa e outras competições que estão chegando. Meu objetivo é fazer uma prova rápida, dar o meu melhor e ficar entre as primeiras colocadas”, conta.
Disputando na categoria sub-23 e adulta, o atleta Victor Debesaitis está se preparando para a competição há pouco mais de seis meses para as provas de 800, 1.500 e 5.000 metros. As metas que vem alcançando permitem que o atleta tenha uma alta expectativa. “Por conta dos resultados que eu venho fazendo, creio que posso chegar até os jogos universitários brasileiros. Vou dar o meu melhor para tentar chegar ao mundial universitário”, salienta.
Renan Barckfeld irá competir na categoria adulta nas provas de 5.000 e 10.000 metros. Assim como os demais, segue treinando de forma intensa para este evento que reúne atletas de diversas universidades gaúchas. “Venho me preparando há 45 dias. Espero fazer uma grande prova e chegar entre os três primeiros colocados”, completa.
De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime Gonzalez, a Universidade já participou dos Jogos Universitários Gaúchos antes, mas há um tempo não tinha representantes no evento. "Todas as atividades que a Universidade proporciona para os estudantes, fora daquelas próprias de seu curso, potencializam o enriquecimento pessoal dos participantes, desenvolvendo competências e habilidades que se expressarão certamente também em sua vida profissional. É assim com a participação na iniciação científica, a extensão universitária, os grupos culturais, os cursos de línguas estrangeiras e, claro, também com a participação nas equipes esportivas", explica o professor, ressaltando a importância desse espaço para o esporte dentro do ambiente universitário.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Estudantes da modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí têm participado, ao longo dos últimos meses, de diversas discussões, promovidas por meio de webinars, transmitidos pelo canal da Universidade no Youtube. Nesta quarta-feira, 15 de junho, foi a vez de conferir um bate-papo sobre “Inteligência Emocional e Autoconhecimento”, a cargo do professor e mestre em Administração, Anderson Danette, e da professora doutora em Administração e Coaching, Adriane Fabrício.
“Essa temática é importante porque afeta a todos nós. E discuti-la permite que tenhamos mais clareza sobre nós mesmos, sobre as oportunidades de crescimento que temos, traçando perspectivas futuras. A inteligência emocional, somada ao autoconhecimento, nos torna sujeitos mais plenos e mais capazes, inclusive, de utilizarmos nossos talentos e competências a serviço de empresas, de organizações, da sociedade”, explicou o coordenador dos cursos EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
Conforme destacou a professora Adriane Fabrício, a inteligência emocional passou a ser amplamente difundida nos últimos anos porque percebeu-se o impacto que as nossas emoções têm na nossa vida, bem-estar e atuação profissional. Tanto que o Fórum Econômico Mundial elencou a inteligência emocional como uma das soft skills mais desejadas em profissionais do futuro - e principalmente de gestores.
Confira o webinar na íntegra:
O mundo digital vem ganhando espaço e transformando arquivos físicos em documentos inteiramente eletrônicos, e no sistema judiciário não é diferente. De acordo com a ferramenta Painel de Estatísticas do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apenas duas em cada 100 ações começaram a tramitar em papel ao longo de 2021. Além disso, desde de março de 2022, apenas processos digitais são aceitos pelos tribunais.
O Rizoma Temático desta quarta-feira, 15 de junho, abordou “Os avanços da justiça virtual: os desafios da informatização dos processos judiciais na era pós-papel”. O debate contou com o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, advogado e coordenador da Comissão de Direito e Tecnologia da Subseção da OAB de Ijuí, Mateus de Oliveira Fornasier; com o juiz da 1ª Vara Crime de Ijuí da Justiça Estadual, Eduardo Giovelli; e o advogado Vander Olson.
Iniciando os debates, Vander lembrou que o Brasil, desde a implantação do sistema de tramitação processual E-Proc, vem gradativamente evoluindo nas formas de lidar com as ações judiciais digitais. “Os processos eletrônicos já possuem 10 anos desde que foram inaugurados. Este é um avanço inevitável. Não se pode abrir mão, no presente momento, em termos, acima de tudo, comodidade para o advogado, pro Judiciário, pro jurisdicionado”, salientou.
De acordo com o professor Mateus, existem muitas adaptações pontuais que são necessárias, mas que a própria prática vai mostrar ao longo do tempo. “A pandemia foi um grande catalisador do processo virtual. Por exemplo, eu conversei com muitos colegas advogados que disseram que nas audiências por videoconferência não estavam conseguindo fazer o trabalho de advogado da melhor forma. Mas sem essa conversão, o Judiciário teria parado”, comentou.
O juiz Eduardo Giovelli admite que com as tarefas gerais do Poder Judiciário sendo realizadas de forma online há um ganho de agilidade nas demandas. “Acredito que os processos andarão e estão andando mais rapidamente, pois nós tínhamos etapas mortas que não existem mais no processo eletrônico. Hoje você alimenta o processo e no minuto seguinte já está disponível para a análise do juiz”, afirmou.
Para ilustrar tal diferença temporal do andamento do processo físico e do processo eletrônico, o professor Mateus fez uma breve explicação . “Antes, o estagiário ou o setor de logística tinha que ir até o foro, encher o carrinho com uma pilha de processos e levar para o advogado analisar, e dessa forma já se perdiam horas. Quando paramos para perceber, já perdemos um dia em relação ao processo digital”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Quer iniciar um curso de graduação, mas não tem tempo para frequentar as aulas? A flexibilidade de poder encaixar a rotina de trabalho aos estudos você encontra na Unijuí, que oferece cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EaD). As inscrições para o novo módulo estão abertas e podem ser realizadas até o dia 9 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
Presente em 14 cidades do Rio Grande do Sul com polos EaD, a Unijuí oferta vagas nos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para concorrer a uma vaga, basta se inscrever no endereço unijui.edu.br/ead e optar por uma das formas de ingresso: realização da prova online de redação, no melhor dia e horário; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou o aproveitamento da nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005. Não há cobrança de taxa de inscrição.
Mais informações na página ou pelos telefones 3332-0200 - Ramal: 2430 e 99108-5034, Polo de Ijuí.
O campus da Unijuí em Três Passos realiza na próxima terça-feira, 21 de junho, a apresentação dos trabalhos na Mostra dos Projetos Integradores. A partir das 19h, acadêmicos de Direito, dos Módulos I e III, farão a apresentação de soluções a partir de dois temas geradores: Estado, Sociedade e Constituição, sob a coordenação da professora Joice Graciele Nielsson; e Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição, sob a responsabilidade da professora Márcia Cristina de Oliveira.
Os Projetos Integradores são diferenciais da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Eles permitem que empresas, órgãos públicos e a própria comunidade cadastrem desafios, por meio da Plataforma Sou Mais, da Unijuí, para que os estudantes pensem em soluções, a partir de pesquisas e vivências.
“Os nossos acadêmicos, sob a orientação de professores e também de mentores, que são profissionais da comunidade que se voluntariam para ajudar, constroem alternativas para as demandas apresentadas. Temos cerca de 200 projetos em andamento neste semestre, nos quatro campi da Instituição, que envolvem diferentes áreas, desde a tecnologia até a saúde”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Neste ano, a Mostra de Projetos Integradores acontece de forma presencial e em dias distintos. No ano passado, o evento aconteceu em um único dia, no formato online.
A coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini, esteve na última semana em Pernambuco, integrando a missão do Sebrae para visita ao ecossistema de inovação do Estado e, também, participando do evento Eli Summit, organizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Fizeram parte da missão representantes das cidades que participaram do mapeamento do ecossistema local de inovação, realizado pela Fundação Certi, com financiamento do Sebrae.
“Foram cinco dias de muito conteúdo e inspiração, começando na segunda-feira, com visitas técnicas às entidades que fazem parte das ações de apoio, desenvolvimento e financiamento de programas e projetos que colocam a inovação como foco”, explicou Maria Odete, lembrando que o grupo visitou a Softex, associação de empresas de tecnologia, onde foram apresentados os programas de formação de talentos na área de Tecnologia da Informação - TI. Também foi conhecido o C.E.S.A.R, um centro de inovação que atua em todo o ciclo de inovação, pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócio até o desenvolvimento de soluções robustas e escaláveis.
“Fomos à sede do Sebrae de Recife, onde foram apresentados os projetos e um laboratório de tecnologia para o setor da beleza. Também conhecemos o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e três startups que nasceram dentro de um centro, a partir de projetos de pesquisa, em parceria com empresas”, completou a gestora.
A comissão também visitou os núcleos de inovação governamentais, como o Laboratório de Inovação da Escola do Ministério Público, do governo estadual de Santa Catarina; e o E.I.T.A, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Recife, um ambiente de construção colaborativa e participativa com base na inovação aberta.
“O evento Eli Summit foi realizado em três dias, de 8 a 10 de junho. No primeiro dia, ocorreram palestras com grandes nomes do ecossistema de inovação mundial e a apresentação de cases. No segundo, aconteceram oficinas de transferência de tecnologia com temas como talentos, território inovador, governança, clusters, redes e empreendedorismo”, explica Maria Odete. Já no terceiro e último dia, representantes de todas as regiões compartilharam suas experiências de trabalho para desenvolver ecossistemas locais de inovação, onde a coordenadora da Criatec aproveitou para mostrar o que está sendo desenvolvido em Ijuí, a partir da Universidade. Na parte da tarde, aconteceu reunião entre as lideranças do ecossistema, com curadoria de José Miquel Pique e possíveis parceiros. A participação foi financiada pelo Sebrae e pelo projeto Sebrae/Incubadoras.
Na próxima semana, a Unijuí abrirá a Mostra de Projetos Integradores, com a apresentação dos trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do semestre, seja por estudantes ingressantes, do Módulo 1, ou acadêmicos do Módulo 3, já no terceiro semestre de graduação.
Diferente do ano anterior, quando os Projetos Integradores passaram a ser desenvolvidos, a Mostra não ocorrerá de forma online e num único dia. As apresentações serão presenciais, em dias distintos, e contarão com a presença dos demandantes.
“No novo modelo de cursos de graduação da Universidade, os Projetos Integradores são componentes desenvolvidos por todos os cursos de graduação, desde o primeiro semestre. Eles são realizados a partir de problemas que são apresentados pela comunidade, por meio de empresas, associações e órgãos públicos. As demandas são cadastradas na plataforma Sou Mais, da Unijuí, e então distribuídas entre os estudantes, para que possam trabalhar e construir soluções”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
Os quatro campi da Unijuí farão parte da Mostra. No campus Ijuí, as apresentações terão início na segunda-feira, 20 de junho, envolvendo as áreas de Gestão, Saúde, Computação, Arquitetura e Design, Psicologia, Direito, Engenharias, Licenciaturas, Comunicação, Agronomia e Veterinária.
Dentro destas áreas, estão temas geradores, como Empreendedorismo e Inovação; Sociedade e Sustentabilidade dos Negócios; Ser Biológico e Social; A Computação e a Resolução de Problemas; Desenho Universal; Psicologia e Saúde; Crime, Sociedade e Poder Punitivo; Grandes Desafios da Engenharia; Educação e Cidadania; Conteúdo e Narrativas para a Comunicação Digital; Agroecossistemas e Funcionamento do Organismo Animal.
Confira abaixo a data e local das apresentações dos PIs, além dos professores responsáveis pelas disciplinas:
Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo participaram, na última quinta-feira, 9 de junho, de oficinas de educação em saúde no Espaço + Inovação Unijuí. A ação, que abordou os efeitos do cigarro eletrônico nos sistemas cardiovascular e respiratório, foi desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador: Processo saúde-doença, do Módulo 3.
Coordenada pela professora Rafaela Dumoncel, a disciplina concentra estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da Unijuí. O Projeto Integrador faz parte da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação ofertado pela Universidade, onde os acadêmicos recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e propõe sugestões às demandas.
Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, da modalidade Ensino a Distância (EaD), estão enfrentando os desafios de gerir uma empresa de colchões do município de Ijuí. A atividade ocorre na disciplina Estágio II: simulação empresarial, ministrada pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, e por meio de um jogo, que encena as vivências de uma empresa. Os estudantes, em grupos, estabelecem relações e atuam como dirigentes do estabelecimento.
A plataforma utilizada para aplicar os conhecimentos é o simulador Coliseum, e a Exclusiva Colchões proporciona o contexto da gestão simulada, além de sanar possíveis dúvidas dos jogadores sobre o funcionamento de um empreendimento desse ramo. A ideia não é realizar uma consultoria para a empresa e, sim, utilizá-la como ferramenta para aproximar essa figuração da realidade.
Com o intuito de auxiliar e aproximar ainda mais os acadêmicos do aplicativo e da empresa, o professor Daniel Knebel Baggio desenvolveu uma série de 30 vídeos explicativos sobre os objetivos da simulação. “Depois da visualização destes conteúdos, ocorrem rodadas de testes para que eles aprendam a operar dentro da plataforma. Após, iniciam-se as 12 rodadas, nas quais os estudantes começam a tomar suas decisões”, comenta.
Durante o jogo, os acadêmicos estabelecem o preço dos colchões, o estoque necessário, propaganda e a contratação de colaboradores. “Além disso, eles têm que enfrentar as notícias do mercado, como aumento do petróleo ou desemprego, que são informações que influenciam diretamente no preço dos colchões e nos funcionários, respectivamente”, salienta.
A partir do resultado obtido durante as 12 etapas do jogo, os estudantes recebem uma sequência de dados acerca das deliberações que fizeram, para serem avaliados na disciplina. “O desempenho é baseado no lucro líquido, índice de liquidez, receita bruta e caixa. Portanto, eles devem manter uma consistência durante as rodadas, porque no final, o próprio jogo vai apresentar as performances dos jogadores e isso refletirá na nota final da disciplina”, explica.
De acordo com o professor, essa é uma forma de fazer com que os jogadores aprendam a partir dos desafios. “Eles aprendem a partir de problemas, acertando, errando e encontrando soluções. Isso compete realizar um resgate de várias disciplinas que eles tiveram ao longo dos cursos de Administração e Ciências Contábeis”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Unijuí, juntamente com as professoras Brenda da Silva e Marli Dallagnol Frison, promoveram na noite desta quinta-feira, 9 de junho, o evento “Café com Saberes” na Estação Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira. A atividade, realizada a partir do Projeto Integrador I: Ser Biológico e Social, foi organizada e desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).
Este momento de interação entre estudantes da Unijuí e a comunidade da Estação Cultura e Cidadania do Parque da Pedreira foi pensado coletivamente, a fim de atender demandas apresentadas pela comunidade aos estudantes, em reunião realizada no início deste semestre. Ao todo, foram 16 grupos de trabalho que realizaram ações junto aos moradores, buscando melhorar a qualidade de vida e saúde daquela população.
Segundo as professoras Brenda e Marli, dentre os objetivos do evento podem ser citados a criação de estratégias para a valorização do espaço geográfico; o exercício da cooperação e do trabalho em equipe, aumentando assim a sensação de pertencimento da comunidade; a promoção da conscientização sobre a necessidade do cuidado de si e do ambiente como forma de manutenção de um organismo humano com saúde; e a apresentação de possibilidades para a produção de alimentos que contribuam para melhorar a qualidade da alimentação a partir do reconhecimento de aspectos biológicos e sociais constituidores da cultura daquela comunidade.
Elas destacam, ainda, que a promoção de um evento dessa natureza possibilita aos estudantes vivenciarem situações reais, complexas e que demandam conhecimentos das diferentes áreas/cursos da área da saúde e outros, além de oportunizar a articulação e interação entre estudantes dos diferentes cursos e entre as pessoas que vivem no Parque da Pedreira, sendo esse um elemento importante para o processo formativo dos futuros profissionais da área da saúde.
Foram ofertadas 16 oficinas que trataram sobre os seguintes temas:
Oficina 1: Resíduos sólidos e queimadas no Parque da Pedreira: um problema de saúde coletiva
Equipe: Julia Tissot - BIOM, Julia Balbino - BIOM, Larissa P. - BIOM, Letícia T. K. - FST, Nicholas S. F. - NUT, Paula A. Mebius - BIOM
Mentores: Adalberto F. da Silva e Francesca W.Ferreira
Oficina 2. Descarte inadequado de resíduos no Parque da Pedreira e sua relação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti
Equipe: Jéssica Durks - FAR, Joice L. - NUT, Lara P. B. - BIOM, Maria Clara - BIOM, Natalia Mair - BIOM
Mentora: Dra Joise Wotrich
Oficina 3. A dermatose e suas implicações na qualidade de vida do homem
Acadêmicos: Ana C. Sala - BIOM, Fernanda C. - BIOM, Julia Prestes - NUT, Rafaela Pires - FST, Vitória Reiss - BIOM
Mentora: Dra Joise Wotrich
Oficina 4. Estratégias de acolhimento e de promoção de saúde para crianças que residem no Parque da Pedreira
Acadêmicos: Emely T. - BIOM, Fernanda B. - BIOM, Guilherme B., Pietra Moia - BIOM, Sara.Pinheiro - NUT
Mentora: Enfermeira
Oficina 5. Saberes e práticas populares de cuidado em saúde: uma proposta de horto medicinal para e com moradores do Parque da Pedreira
Acadêmicos: Catiele Ferreira - FAR, Isadora - BIOM, Jordana G. - NUT, Rafaela C. - BIOM, Renata Aimi - BIOM
Mentora: Vera Lucia Silva (AIPAN)
Oficina 6. Horta Comunitária como promotora de saúde e bem-estar social
Acadêmicos: Amanda T. - ENF, Caroline C. - NUT, Hiago Lima - NUT, Ketlyn - BIOM, Milene T. - BIOM
Mentora: Regina de Fátima Tavares Ribeiro
Oficina 7. Estratégias para melhoria das condições de saúde da população infantil do Parque da Pedreira, Ijuí-RS
Equipe: Rafaela Luiza Hartmann - BIOM, Cassia Lucini - BIOM, Daniela Schuster Lapazini - NUT, Larissa Zimmermann - NUT, Yasmin Vitória Bülow - FARM
Mentora: Paula Friske
Oficina 8. Ação educativa com foco na saúde mental em indivíduos residentes em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social do município de Ijuí-RS
Equipe: Vitória Garcia Palharini - BIOM; Isadora Pilatto Miron - BIOM, Bruno Fávero Böttcher - NUT, Vitória Machado - ENF, Henrique Ribeiro - FARM
Mentor: Ronaldo Machado
Oficina 9. Os impactos do climatério na saúde das mulheres e a adoção de cuidados básicos e hábitos alimentares saudáveis como fator de prevenção de doenças
Equipe: Viviane de Lima da Luz - BIOM; Rafaela de Almeida - BIOM, Marcelle Araújo Bonini - NUT, Caroline Covari - FST, Giórgia Thomasio Libardi - FARM
Mentor: Bruna Bilibio
Oficina 10. Estratégias para a conscientização da comunidade quanto ao descarte irregular de resíduos e a proliferação da dengue
Equipe: Bárbara Letícia da Rosa - BIOM, Nathalia Marchesan - BIOM, Gabriella Izaguir, Roger Costa Beber - NUT, Guilherme Martins - FARM
Mentora: Ana Paula Tiecker
Oficina 11. Estratégias para estímulo à higiene oral em crianças na faixa etária de 4 a 8 anos
Equipe: Dauani Cruz da Silva - BIOM, Tatiéle Bertoldo Da Silva - BIOM, Sabrina Letícia Weimer - NUT, Marcos Jair Canabarro Rodrigues Junior - FST
Mentora: Jaine Borges
Oficina 12. Higiene das mãos e alimentação infantil: atividades lúdicas serão efetivas em torno da adesão de bons hábitos
Equipe: Brenda Da Cunha Sartor - BIOM, Nicole Schubert Schmidt - NUT, Maysa Brum Almeida - FST, Eduarda Bremm Sulzbacher - FARM
Mentor: Ronaldo Machado
Oficina 13. "Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia para a melhoria da qualidade alimentar em uma comunidade carente do município de Ijuí-RS."
Equipe: Eduarda Bordignon - BIOM, Isadora de Medeiros e Roberta Gewehr de Lima - NUT, Sandy Oliveira Martins - ENF
Mentora: Fernanda Viero
Oficina 14. Hortas caseiras e a integração de recursos recicláveis no cotidiano
Equipe: Sarah Gabriela Scholten - BIOM, Bruna Vitória Kaspary - BIOM, Djeine Luize Reis Mumbach - NUT, Raphaela Castro - FST, Ellen Kochenborger - FARM
Mentora: Fernanda Viero
Oficina 15. Oficina pedagógica com crianças do Parque da Pedreira: A importância das vitaminas na infância
Equipe: Adriana Parahyba - NUT, Isadora Dietze Cavalheiro - NUT, Iris Gabriele Fank - ENF, Vitor Jaeger Nogara - FARM
Mentora: Bruna Bilibio
Oficina 16. A importância da educação no desenvolvimento de um processo de conscientização social sobre a separação e descarte de resíduos sólidos em uma comunidade
Equipe: Vanessa Philipp Kettner - BIOM, Cristiane Aline Pavan - BIOM, Ana Carolina Rafaelli - NUT, Cristiely Denise Tormes - NUT
Mentora: Stêfani de Moraes
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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