Na manhã da última sexta-feira, 3 de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a doação de obras escritas pelo jornalista Ademar Campos Bindé (in memoriam). O material foi entregue pelos filhos, João Luis e Marilise Bindé, à diretora do Madp, Cláudia Gesign Bohrer.
“Neste 3 de junho, que marca o primeiro aniversário da morte de nosso pai, Ademar Campos Bindé, jornalista e escritor, queremos, como seus filhos, reconhecer o Museu Antropológico Diretor Pestana como guardião de seu acervo pessoal. E nem poderia ser diferente. Afinal, este espaço sempre foi fonte de inspiração e pesquisa para tantos escritos construídos ao longo de anos no resgate de tantas passagens da história de Ijuí e mesmo da região. Aqui também foi espaço de conversas com acadêmicos de Jornalismo, instigando jovens ao desafiante exercício responsável da profissão, que também seguimos com orgulho”, destacou João Luis.
De forma simbólica, os filhos doaram exemplares das suas 24 obras e comprometeram-se a transferir, no futuro, outros materiais que representam um rico legado para as atuais e futuras gerações. O Madp, como um local de memória, recebe este material para pesquisa e também como celebração de Ademar Campos Bindé, pesquisador com uma participação importante na história do Museu.