Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Unijuí em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Três Passos, promoveu nesta segunda-feira, dia 6, uma palestra com a temática “Cidade, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)''. A atividade foi realizada no auditório da Universidade, no campus do município e conduzida pelo professor doutor Daniel Rubens Cenci, que atua nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
A palestra contou com a participação de estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas da rede municipal de Três Passos. O objetivo era que os alunos tivessem uma amplitude maior sobre os cuidados com o meio ambiente, também relacionando os ODS, que possui metas e objetivos a serem cumpridos até 2030, contando com a colaboração efetiva, também desta geração.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, professora Fátima Larssen, acompanhou o evento e destaca que as atividades foram muito produtivas. “O professor Daniel trouxe imagens, dados, reflexões e sugestões em relação à sustentabilidade da vida no planeta e aos ODS. Proporcionou ao público presente inquietações e muito conhecimento acerca do tema. O professor também disponibilizou às escolas o livro ‘Relações e Tensões entre América Latina e Estados Unidos no âmbito da Evolução da Geopolítica Ambiental Global’, instigando a leitura e a proposição de ações individuais e coletivas”, afirma a docente.
Depois de lançar o Vestibular de Inverno, que conta com vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, a Unijuí abriu um novo processo seletivo para o curso de Medicina, para ingresso no segundo semestre deste ano.
Para concorrer a uma das 10 vagas ofertadas, o candidato deve se inscrever em unijui.edu.br/vestibular-medicina, até o dia 3 de julho.
A seleção será realizada a partir do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2016 a 2021. As notas consideram a redação e as questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Para participar, o candidato não pode ter zerado a redação e deve possuir média aritmética simples das notas obtidas nas áreas do conhecimento, igual ou superior a 450.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibular-medicina.
O projeto “Alinhamento das ações da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - da Agenda 2030/ONU - Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024”, da Unijuí, está entre as 10 práticas classificadas na categoria Instituição de Ensino, para a última fase do Prêmio Estratégia ODS 2022. A premiação tem por finalidade reconhecer, valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas com foco na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Desde o início do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020/24, a Unijuí tem conseguido concretizar um conjunto importante de ações alinhadas às práticas dos ODS, entre elas seminários, palestras e ações dos Projetos de Extensão. Também é reflexo do PDI o crescente envolvimento em parcerias acadêmicas e sociais a partir da temática dos ODS, com instituições da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Uruguai.
A discussão dos ODS está presente nas ações da Unijuí, o que permite que a Agenda 2030 seja uma referência permanente na tomada de decisões. Essas definições têm gerado resultados positivos e encontram-se em várias instâncias, ganhando diferentes densidades na comunidade acadêmica.
Dos 145 projetos que haviam sido selecionados nas quatro categorias do Prêmio, na segunda fase, 40 foram classificados para a terceira e última fase. No dia 7 de junho, em São Paulo, as organizações responsáveis por essas práticas receberão um certificado durante o evento “O Futuro que queremos". As três melhores práticas de cada categoria receberão, também, um troféu.
O Prêmio visa contribuir para a elaboração de um “banco de práticas exitosas”, que servirá de referência na aplicação e propagação da Agenda 2030. O evento também tem o intuito de estimular o envolvimento dos segmentos da sociedade no desenvolvimento de práticas que contribuam para as dimensões da Agenda 2030 nas áreas sociais, ambientais, econômicas e institucionais.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Na manhã da última sexta-feira, 3 de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a doação de obras escritas pelo jornalista Ademar Campos Bindé (in memoriam). O material foi entregue pelos filhos, João Luis e Marilise Bindé, à diretora do Madp, Cláudia Gesign Bohrer.
“Neste 3 de junho, que marca o primeiro aniversário da morte de nosso pai, Ademar Campos Bindé, jornalista e escritor, queremos, como seus filhos, reconhecer o Museu Antropológico Diretor Pestana como guardião de seu acervo pessoal. E nem poderia ser diferente. Afinal, este espaço sempre foi fonte de inspiração e pesquisa para tantos escritos construídos ao longo de anos no resgate de tantas passagens da história de Ijuí e mesmo da região. Aqui também foi espaço de conversas com acadêmicos de Jornalismo, instigando jovens ao desafiante exercício responsável da profissão, que também seguimos com orgulho”, destacou João Luis.
De forma simbólica, os filhos doaram exemplares das suas 24 obras e comprometeram-se a transferir, no futuro, outros materiais que representam um rico legado para as atuais e futuras gerações. O Madp, como um local de memória, recebe este material para pesquisa e também como celebração de Ademar Campos Bindé, pesquisador com uma participação importante na história do Museu.
Cerca de 80 pessoas participaram no último sábado, 4 de junho, da primeira caminhada orientada promovida pela Unijuí, por meio do curso de Educação Física e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação Tecnológica (Agit). Os participantes se reuniram na sede acadêmica, onde realizaram o aquecimento e o alongamento, antes de iniciar o trajeto de aproximadamente 5 km, com ida e volta do campus da Universidade.
“Neste sábado estamos dando, literalmente, o primeiro passo na concretização deste projeto, que tem tudo a ver com o curso de Educação Física da Unijuí. Temos uma responsabilidade muito grande no que se refere às ações de prevenção e promoção da saúde”, destacou a professora Eloísa Bohrer, ao falar em nome dos demais professores do curso de Educação Física.
Participando da caminhada, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que o projeto foi pensado com carinho, objetivando unir cultura e atividade física. “Teremos uma mistura de caminhada e cultura, com roteiros que vão explorar pontos turísticos do município. Ficamos muito felizes de poder dar início a esta iniciativa com um público tão qualificado e tão diverso”, disse.
Participaram da caminhada integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade – Piti/Unijuí e do grupo Maturidade Ativa, do Sesc, além de pessoas da comunidade.
A próxima caminhada acontecerá no dia 9 de julho, com roteiro a ser definido. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelo telefone 3332-0200 - ramal 3011 (tarde) ou e-mail lab.afps@unijui.edu.br.
Na manhã desta segunda-feira, 6 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí - realizaram o reconhecimento de 64 empresas parceiras do programa Termo de Compromisso para a Coleta de Materiais Recicláveis, com a entrega do certificado “Empresa Amiga da Reciclagem”. A iniciativa visa ampliar o índice de reciclagem no município, a partir do estímulo às empresas locais, que destinam seus resíduos diretamente para as associações de catadores e, em troca, recebem um percentual de abatimento em seus impostos.
Conforme explica a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, a Incubadora é responsável por mediar os termos de compromisso que são firmados entre as empresas e as associações de catadores - a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e a Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL-6) -, que recebem os materiais.
“O empresário interessado entra em contato conosco e preenche um formulário, que é encaminhado ao Executivo, para que faça o cálculo do desconto que a empresa terá. Apresentamos este valor ao gestor do empreendimento, que aprova ou não a parceria. Temos, atualmente, 73 empresas com seus termos de coleta ativos, sendo nove recentes, que ainda não fizeram a destinação dos materiais e, por isso, não foram certificadas na manhã desta segunda-feira”, explicou Elizandra, lembrando que, somente neste ano, 23 empresas já procuraram a Criatec para se tornarem parceiras, aderindo ao termo.
“Todas essas empresas realizam a entrega regular de seus resíduos recicláveis. Durante o ano de 2021, foram entregues 100 toneladas e 249 quilos de materiais recicláveis para as associações, que resultaram num aumento de 58% na renda dos catadores, causando um impacto significativo. O termo tem validade de 12 meses e, para obter o incentivo do ano seguinte, é necessário solicitar a renovação”, completa.
No evento realizado, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que a iniciativa beneficia todos os envolvidos: os catadores, que conseguem ampliar sua renda; o município, que aumenta seu percentual de reciclagem; e as empresas, que além de contribuir para a proteção do meio ambiente, garantem descontos em seus impostos.
O prefeito, Andrei Cossetin, fez um agradecimento especial aos empresários que entenderam a importância da iniciativa. “Esperamos que outras empresas sigam o mesmo caminho, que nos ajudem a potencializar a reciclagem em Ijuí, contribuindo para que mais famílias possam viver com dignidade. Lembrando que, sem mandar nosso lixo embora, reduzimos os custos à máquina pública”, reforçou.
Para ser uma empresa parceira, basta entrar em contato com a Criatec, pelo telefone (55) 3332-0212.
Iniciativa em parceria com a Seduc busca melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia
As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) estão com inscrições abertas para interessados em exercer a função de monitores no Programa Escolha Certa RS. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho. Nesta perspectiva, destina-se aos egressos da rede pública estadual que concluíram o ensino médio em 2020 e 2021.
No total, estão disponibilizadas mais de 100 vagas para monitores, que vão acompanhar os estudantes inscritos no desenvolvimento de quatro componentes curriculares: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida e Letramento Digital, com foco na capacitação para o mundo do trabalho. Para se candidatar, é necessário ter concluído graduação ou ser acadêmico do último ano dos cursos das áreas indicadas. As instituições que compõem o Comung serão responsáveis pela formação dos monitores, por componente curricular, tanto para a condução e mediação pedagógica, quanto para o cuidado com o acolhimento e sensibilização dos estudantes para vínculo ao projeto. Cada monitor desenvolverá seis horas de atividades semanais. Para obter outras informações é possível entrar em contato pelo e-mail comung@comung.org.br.
A reitora da UPF, professora doutora Bernadete Maria Dalmolin, está entre as gestoras de IES responsáveis pelo desenvolvimento do programa por meio do Comung. Ela destaca que as instituições comunitárias têm um papel histórico no desenvolvimento educacional do Estado como um todo. “Fomentar a educação é uma característica primordial das instituições comunitárias de ensino superior. Neste momento em que a educação básica sofre os efeitos dos anos de pandemia e verifica o afastamento dos bancos escolares de muitos estudantes, seremos protagonistas, junto ao governo do Estado, para reverter esses efeitos e proporcionar a estes jovens possibilidades de um futuro melhor”, avalia.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender a uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados. “Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e, na área da Educação, não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.
O projeto envolve as instituições do Comung, que se organizaram entre coordenações, produção de conteúdos, videoaulas, lives, material de ensino, seleção, acompanhamento dos monitores, dentre outras demandas.
Período de atividades
A ação, que será realizada entre os meses de junho a dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. O estudante poderá escolher se prefere cursar o Escolha Certa de forma presencial ou apenas remota. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. Na modalidade presencial, as aulas acontecem em cidades-polo. As aulas, presenciais ou remotas síncronas, ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h.
Ao longo do projeto, os monitores serão acompanhados pelo coordenador do respectivo componente curricular, em encontros online sistemáticos, para estudo dos conteúdos e atividades, alinhamento de condutas, identificação de dificuldades e gerenciamento das situações específicas.
Inscrições de monitores
As inscrições para interessados em participar como monitores ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui.
Já estão abertas as inscrições, tanto para ouvintes quanto para participantes que desejam submeter trabalhos, no XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. Estes quatro eventos acontecem de modo colaborativo entre os dias 13, 14 e 15 de setembro, no formato híbrido.
A realização dos eventos marcará os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, na articulação e interação com diversos cursos de pós-graduação e instituições parceiras: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).
Com a temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”, os eventos buscam a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas; a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos, visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.
Para participar, basta acessar o endereço unijui.edu.br/eventos. A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada até o dia 1º de agosto, sendo que o participante deverá vinculá-lo a um dos Eixos Temáticos do evento: Educação e Tecnologias; Educação e Memória; Educação, Trabalho e Currículo Integrado; Educação e Democracia; Educação e Desigualdades; Educação e Formação de Professores; Ensino de Ciências; Educação Profissional e Tecnológica; Educação, Diversidade e Inclusão; e Educação Ambiental, em Saúde e Sustentabilidade.
Os trabalhos poderão ser escritos em coautoria, podendo ter no máximo cinco autores por trabalho (um autor principal e quatro coautores). Cada autor poderá submeter até um trabalho como autor principal e participar de outros oito trabalhos como coautor; se não for autor principal de nenhum trabalho, poderá participar como coautor de até 10 trabalhos.
Programação
O primeiro dia da programação, 13 de setembro, contará com palestra sobre “Temas Urgentes na Educação Contemporânea” e com mesas temáticas sobre Gênero e Trabalho Docente, Questões Étnico-Raciais na Educação e Tecnologias da Educação.
O dia 14 iniciará com reunião da Rede Internacional em Estudos Culturais (Riec) e seguirá com apresentações de trabalhos e duas mesas temáticas: Trabalho e Currículo Integrado e Ensino de Ciências.
No dia 15, as apresentações de trabalhos seguem. Haverá palestra sobre a “Formação de professores no cenário de empresariamento da educação”; Lançamento do Observatório de Currículo Integrado e mesa temática sobre Educação Profissional e Tecnológica no RS.
Durante o mês de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) volta a receber a tradicional exposição “Conhecer para Preservar”. A mostra, que já teve diversas edições, retorna de forma presencial para o Museu. Promovida pelo curso de Ciências Biológicas da Unijuí e demais entidades, a temática deste ano aborda as “Crises Climáticas”, propondo o debate sobre as complicações e problemas que o planeta terra acumula. Ocupando o espaço temporário, a mostra estará disponível para o público a partir do dia 6 de junho, finalizando as atividades no dia 1º de julho. No conjunto da exibição, uma oficina e duas sessões de documentário estarão presentes no cronograma.
A exposição, que tem o objetivo de trazer informações gerais sobre as causas, efeitos e consequências relacionadas à crise climática, tem em seu time de organizadores integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Unijuí, contribuintes do Madp e Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap). Conta, ainda, com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ijuí a partir do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA).
Em parceria com a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), duas sessões de documentário estão agendadas para compor as atividades da exposição. Nos dias 13 e 14, a obra “Campanha contra o Clima” estará sendo exibida no Auditório do Madp. O filme europeu, lançado em 2020, busca levar aos espectadores a conscientização acerca do tema trabalhado. Já no dia 21, haverá a Oficina de Compostagem, que ensinará os participantes técnicas de descartes biodegradáveis e práticas de preservação da natureza.
Para mais informações sobre agendamentos de horários para visitas ou informações complementares, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br. Fazendo parte do conjunto de exposição do Museu, o ingresso tem custo individual de R$ 8,00 - existindo opções de desconto para grupos e estudantes.
Sem previsão de término, a guerra entre Rússia e Ucrânia segue impactando as economias de ambas as nações, gerando uma crescente crise humanitária nesses dois países do leste europeu e uma tensão ao redor do mundo.
Para ajudar a esclarecer o conflito, o Rizoma desta quinta-feira, 2 de junho, trabalhou o tema “Guerra na Ucrânia: o reflexo do conflito no resto do mundo”, tendo como convidados o doutor em Ciências Militares, historiador, coronel do exército, ex-comandante do 27º GAC, Sergio Muniz; o professor mestre em História, Jaeme Callai; e o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França), Argemiro Luis Brum.
No início do debate, o ex-comandante Sergio comentou que algumas projeções do conflito se concretizaram. “Realizando uma retrospectiva, nós tivemos preocupações confirmadas e mudanças também. Pelos fatos apresentados, a manobra militar russa busca uma derrubada do regime de [Volodymyr] Zelensky, presidente da Ucrânia”, salientou.
De acordo com o professor Jaeme Callai, a guerra está sendo levada pelos interesses. “Os Estados Unidos também estão apoiando com capacidade bélica e estratégica. Tudo indica que eles estão tentando fortalecer a resistência da Ucrânia. Dessa forma, a Ucrânia está sendo destruída, enquanto os Estados Unidos vão vendendo suas armas”, afirmou.
Segundo o professor Argemiro, em um mundo globalizado, os reflexos do conflito se repercutem rapidamente para todo o mundo. “A guerra potencializou uma situação econômica que já não estava tão fácil, por conta da pandemia. Portanto, elevou o preço de commodities que são fundamentais para todos como, por exemplo, o petróleo, o gás e o trigo, e por consequência os preços dispararam”, comentou.
Jaeme acrescentou que ainda não se pode dizer que o conflito é uma terceira guerra mundial, mas que não resultará em boas coisas. “Cada lado quer aumentar seu esforço de guerra, porém, ninguém quer aumentar seu esforço de paz. E quando o papa fala em paz, ninguém ouve”, completou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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