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Começa a 3ª Competição MathGo e a 2ª Competição PortGo com a participação de estudantes de Ijuí e Santa Rosa

Teve início, nesta semana, a 3ª Competição MathGo e a 2ª Competição PortGo, promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.

Ambas as atividades têm a proposta de estimular o estudo da Matemática e da Língua Portuguesa, a partir do uso de aplicativos. Da competição de Matemática, estão participando estudantes de 5º a 9º Anos do Ensino Fundamental, além de alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais e estaduais, e das particulares, enquanto que da competição de Língua Portuguesa estudantes de Ensino Médio participam. 

As competições seguem até 16 de agosto, e os estudantes mais bem posicionados no ranking serão premiados. Os primeiros colocados de cada competição receberão como prêmio um celular Samsung Galaxy A05. Os segundos colocados, receberão um) Alexa Echo Pop e a  escola com a maior pontuação receberá um Notebook. Todos os alunos participantes também receberão certificado de participação digital. 

A cerimônia de premiação será feita durante a 8ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (8ª MoEduCiTec) e II Mostra de Extensão Unijuí, no dia 27 de setembro, no campus da Unijuí.

Na última semana, foram realizados dois encontros para alinhar a competição. Um deles entre a comissão organizadora e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e a outra com representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí. 

“A ideia é que com as nossas competições façamos com que os alunos, dentro da sala de aula, consigam utilizar o software e com o auxílio dos professor, possam ter um processo de aprendizagem mais facilitado. Entendemos que com os nossos aplicativos (MathGo e PortGo) conseguimos instigar o estudante a estudar de uma forma divertida e lúdica”, destaca a professora Bárbara Gundel, integrante do projeto de extensão AppGo. 

A professora, ainda, ressalta que está em planejamento uma nova competição para o próximo ano, o FisiGo, que busca levar a proposta para questões envolvendo a disciplina de Física. 

Ambos os eventos atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT SNCT 2023 - Semana Nacional de Ciência e Tecnolgogia - do projeto “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.


EFA e Unijuí realizam Exposição Interativa de Física para os estudantes e a comunidade

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em parceria com o Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí, realizaram para os estudantes, no dia 4 de junho, uma Exposição Interativa de Experimentos de Física, junto ao auditório da escola. A mostra, que também esteve disponível para a comunidade, reuniu mais de 40 experimentos que exploraram diferentes áreas da física, como Mecânica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, Física Moderna e Astronomia.

A exposição, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse pela ciência, proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva e interativa. Através de experimentos práticos e lúdicos, os participantes puderam aprender sobre diversos conceitos físicos de forma divertida e acessível, indo ao encontro da proposta do Projeto de Extensão.

"A física está presente em tudo ao nosso redor, desde o funcionamento do nosso corpo até as tecnologias que utilizamos no dia a dia", explica o professor Nelson Toniazzo, coordenador do Projeto Física para Todos. "Com essa exposição, queremos mostrar que a física não é uma disciplina abstrata e difícil, mas, sim, uma área do conhecimento que pode ser compreendida por todos, de forma divertida e interessante."

A Exposição Interativa de Física é uma iniciativa que contribui para a difusão da cultura científica e tecnológica na comunidade. Ao promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, a exposição desperta a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente entre os jovens.


Programa de Melhoramento Genético de Plantas faz reunião para alinhar ações a serem desenvolvidas este ano

O Programa de Melhoramento Genético de Plantas da Unijuí realizou, na última quarta-feira, 29 de maio, a primeira reunião do ano do comitê, formado pelos professores Ivan Ricardo Carvalho, Emerson Pereira, Gerusa Massuquini Conceição, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), professor José Antonio Gonzales da Silva, além da coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Fabiana Simon, e o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. 

O objetivo da reunião, segundo a professora Gerusa, foi de fazer um alinhamento para este ano sobre o Programa de Melhoramento Genético de Plantas e apresentar o que vem sendo realizado nos últimos semestres. Também teve o intuito de definir as próximas atividades e ações a serem desenvolvidas.


Projeto de Extensão Programe o seu Futuro têm início nas escolas de Ijuí e Santa Rosa

Os municípios de Ijuí e Santa Rosa já começam a receber as atividades do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, da Unijuí, que é realizado em parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Educação. O projeto tem o intuito de ampliar as capacidades da criança e do adolescente na área da tecnologia, por meio do ensino básico da programação, criação de jogos e programas para celulares. 

Conforme destacou um dos coordenadores do projeto, professor Marcos Cavalheiro, em Santa Rosa, o trabalho ficará focado na linguagem de programação Scratch, para o desenvolvimento do pensamento computacional. Já em Ijuí, serão trabalhados dois módulos: inicialmente, os estudantes também vão trabalhar o Scratch e, depois, o Kodular - uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicações para smartphones. Em ambas as cidades, também vão acontecer oficinas de programação, robótica e de empreendedorismo, com a participação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). 

Especificamente em Ijuí, o Projeto Programe o seu Futuro é ofertado para todas as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental nos Anos Finais, com foco principalmente nos estudantes do 8º e 9º Anos. “Cada escola selecionou dois alunos representantes. Em 2024, apenas duas escolas não vão conseguir participar do projeto devido a questões organizacionais, principalmente relacionadas ao transporte no dia das aulas. A seleção dos alunos é realizada pela equipe diretiva de cada escola participante, levando em consideração o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática”, explicou a coordenadora pedagógica em Tecnologias Educacionais na Secretaria de Educação de Ijuí, Camila Martins. 

A partir deste mês, os estudantes de Ijuí passam a ter oficinas todas as terças-feiras à tarde, das 13h30 às 17h, até o mês de dezembro, junto ao Espaço + Inovação Unijuí. “O projeto é uma iniciativa promissora e está sendo bem recebida, já que oferece uma oportunidade valiosa para os alunos do 8º e 9º Ano das escolas municipais de Ijuí. A participação de quase todas as escolas com os Anos Finais indica um interesse significativo na integração da tecnologia e da programação na educação básica. A escolha dos alunos com base no desempenho em Matemática garante que os participantes estejam bem preparados e motivados para aproveitar ao máximo as oficinas”, destacou Camila.

A coordenadora completa que a expectativa, para este ano, é que o projeto continue a crescer e a se consolidar. “Com a maioria das escolas conseguindo participar, esperamos que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em programação e tecnologia, que serão valiosas para o futuro acadêmico e profissional. Além disso, a participação contínua e o envolvimento dos professores e diretores são fundamentais para o sucesso do projeto”, completou Camila.


Projeto Física para Todos leva conhecimento a diversas áreas e enriquece estudos dos estudantes da Unijuí

A participação de acadêmicos em projetos de extensão, além de oferecer experiências diversificadas aos alunos, também dá experiência e fomenta o aprendizado em diversas áreas do conhecimento a partir do contato e relação com a comunidade local. No projeto Física para Todos da Unijuí, essa proposta não é diferente, onde o objetivo é de aproximar a comunidade do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas. 

A formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Juliana Meincke Eickhoff, atua como bolsista no projeto desde 2019, onde ingressou sendo voluntária. De acordo com ela, a experiência foi extremamente enriquecedora com o passar do tempo. “É singular, pois traz ensinamentos tanto para quem está atuando como bolsista quanto para a comunidade. É uma experiência que proporciona aprendizados, contato com diferentes áreas e desafios”, salienta. A acadêmica relata que o que mais marcou em seu período como bolsista foram as exposições. “É muito interessante ver as reações das crianças e até mesmo adultos, explorando os experimentos e tentando entender como os mesmos funcionam.”

Juliana destaca que o projeto de extensão tem grande importância, uma vez que possui um acervo que abrange diversas áreas da Física, mesmo que seja preciso se reinventar em alguns momentos. “Isso é resultado de mais de 20 anos de atuação, deste modo sempre se teve como objetivo levar a informação de maneira a explorar a curiosidade. Para o projeto permanecer sendo um diferencial e atrativo, muitas vezes é necessário reinventar-se e permanecer na busca da difusão e popularização da física, seja através das exposições ou até mesmo nas redes sociais.”

Segundo a estudante, o Física para Todos consegue contribuir muito com o seu desenvolvimento e com a sua formação. Ela ressalta que devido ao projeto incluir bolsistas de diferentes cursos que trabalham pelo mesmo objetivo, se torna uma experiência que permite o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “É um espaço onde novas ideias são ouvidas e discutidas, onde quase tudo pode virar um experimento. Participar do projeto me desafiou a explorar diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo e a olhar para o mundo através da Física”, enfatiza. 


Projeto Física para Todos leva ensinamentos sobre astronomia à Escola Rui Barbosa, em Ijuí

O projeto de extensão Física para Todos da Unijuí participou, na última semana, das comemorações dos 130 anos da Escola Estadual Rui Barbosa (Ruizinho). O evento, chamado de “Um olhar diferente para o Céu: Ruizinho 130 anos”, buscou apresentar aos estudantes e comunidade em geral conteúdos sobre astronomia a partir de uma exposição feita nas dependências do ginásio de esportes da escola. 

A participação do projeto Física para Todos se deu a partir da exposição visual de banners sobre astronomia e com uma mostra sobre o sistema Solar em escala de tamanho, com informações completas sobre cada planeta, luas, e o Sol. Ao todo, mais de 1,3 mil pessoas passaram pela exposição nos dois dias de atividades. 

Conforme o coordenador do Física para Todos, professor Nelson Toniazzo, a atividade foi importante para a divulgação do projeto e, também, para a proposta que ele tem em apresentar os diversos ramos da ciência. “Atividades dessa natureza vem ao encontro do objetivo do projeto que é de promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade seja pessoas escolarizadas e não escolarizadas”, destaca. 


Projeto de extensão Energia Amiga aproxima estudantes da comunidade escolar

Desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, o projeto de extensão Energia Amiga é um importante aliado da comunidade no repasse de informações básicas de consumo e cuidado com a eletricidade. A principal atividade do projeto é de levar, em especial a crianças e jovens, conhecimentos sobre o tema, a partir do desenvolvimento de atividades que buscam a conscientização da comunidade. 

O conteúdo e informações são levados pelos estudantes da Unijuí, que participam ativamente das atividades. Bolsista do projeto de extensão desde março de 2023, a acadêmica do 6º semestre do curso de Design, Letícia Laís Braun Elias relata que atuar no projeto é uma experiência diversificada e enriquecedora durante a graduação. 

Segundo ela, a atuação no projeto possibilitou adquirir conhecimentos de outras áreas e proporcionar a integração entre a Universidade e a comunidade. “Com o projeto pude colocar em prática muitas teorias estudadas em sala de aula, além de conviver e trocar ideias com outras áreas de conhecimentos. Pude também ter contato com alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde pude espalhar os conhecimentos e ideia do projeto em si, adquirindo, em contrapartida, diversas experiências”

De acordo com Letícia, o projeto é importante por uma série de fatores, mas destaca-se pelas ações realizadas, as quais são fundamentais para a comunidade, em especial a escolar. “É com as interações que tive com esse público, por meio do Quiz da Energia Amiga, por exemplo, que percebi que muito ainda precisa ser dito e ensinado sobre as questões ecológicas e energéticas. Nessa faixa etária os jovens estão dispostos a aprender e colocar em prática esses ensinamentos”, salienta. 

Conforme a estudante, as ações feitas junto às escolas são importantes, pois além de ensinar o que acontece com os resíduos eletrônicos, há como os alunos analisarem por conta própria locais onde é feito o descarte inadequado desses materiais. 

Letícia ressalta que a atuação no projeto marcou o seu desenvolvimento enquanto estudante de graduação, pois seu trabalho foi reconhecido e aprovado. “Fui elogiada por pessoas e professores de fora do projeto. Fora as questões técnicas, o que marca é a alegria e a diversão de estar com o público aplicando o Quiz, mas também recebendo conhecimento e maravilhosas experiências”, completa. 


Projeto de extensão Programe seu Futuro desafia acadêmicos a ensinarem programação na rede básica de ensino

O projeto de extensão Programe seu Futuro, ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí, busca desenvolver ações nas áreas de tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento do pensamento computacional e na programação junto a estudantes e professores de escolas públicas e privadas de toda a região. Todo o conhecimento na área é repassado pelos estudantes da graduação, que atuam como professores nas salas de aula com os alunos da rede básica. 

Estudante do segundo semestre do curso de Ciências da Computação, Gabriel Bilibio Mundins é um dos voluntários do projeto desde junho de 2023. Conforme explica, poder atuar de uma forma diferenciada foi uma experiência desafiadora, mas que agregou muito para a sua formação. “A minha experiência no projeto foi melhor do que eu esperava. No começo do projeto sentia que não conseguiria dar as aulas e que mesmo que conseguisse, não iria fazer os alunos entenderem. São experiências novas, aprendi muita coisa que acredito ser importante, além de me mostrar novos lados profissionais”, ressalta. 

O acadêmico avalia o projeto como inovador e importante. Segundo ele, crianças e adolescentes terem acesso a conteúdos vinculados à lógica de programação, assim como a criação de aplicativos, jogos e coisas do tipo desde cedo é um grande diferencial. “Considerando que o mundo atual está direcionado à tecnologia, o projeto tem um diferencial muito grande para os alunos e acredito que prepara muito bem para conteúdos avançados, além de ajudar a despertar a criatividade desses jovens”, destaca. 

De acordo com Gabriel, o projeto proporciona muitas coisas marcantes, mas o que mais chamou a sua atenção e que ele relata ser um grande diferencial para seu futuro é a maneira como precisou organizar o seu dia a dia para desenvolver o projeto. “Tive que preparar as aulas, as atividades e cronogramas, para no fim do dia os alunos conversarem comigo, entenderem o conteúdo e se divertirem. É gratificante poder se divertir com os alunos e garantir que tenham entendido os conteúdos, contribuindo com os projetos pessoais deles”, completa. 


Projeto de extensão incentiva o estudo de robótica na educação básica

A integração entre a Universidade e a comunidade local, a partir de projetos de extensão, é uma forma de oferecer experiências diversificadas e experiências para fomentar o aprendizado dos estudantes. Neste sentido, o projeto de extensão em Robótica Educacional da Unijuí atua com o propósito de influenciar os acadêmicos da instituição a desenvolverem aprendizados que propiciem a alunos da educação básica adquirirem conhecimento em tecnologia. 

O Robótica Educacional é um projeto que tem o intuito de apresentar regras básicas da linguagem de programação e a montagem de circuitos e dispositivos robóticos. O principal objetivo é promover a criatividade e o estudo de conceitos multidisciplinares para ser introduzido junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

O bolsista e acadêmico do 2º semestre de Engenharia Elétrica, Felipe da Silva Rigo, atua no projeto como voluntário desde maio de 2023. Segundo ele, a experiência foi satisfatória para o seu desenvolvimento como estudante. “Atuar com a parte de educação e tecnologia sempre foi meu objetivo ao cursar Engenharia Elétrica. Penso que este projeto tem muito a agregar à sociedade”, ressalta. 

O discente destaca que o projeto de extensão envolve questões que podem beneficiar tanto a sua passagem pelo meio acadêmico, a partir do desenvolvimento de pesquisas na área de eletrônica e robótica, quanto na sua formação pessoal. “Acredito que o Robótica Educacional é, sim, um diferencial para a minha formação, já que o curso de Engenharia Elétrica é mais voltado para a atuação industrial e a bolsa atua em um ramo que engloba a comunicação e o desenvolvimento de atividades, visando ensinar outras pessoas sobre o conteúdo e a tecnologia”, comenta. 

Mesmo sendo voluntário há pouco tempo, o acadêmico destaca que o projeto também já auxiliou na sua caminhada no Ensino Superior, pois proporcionou uma apresentação de artigo durante o Salão do Conhecimento. “Este foi o momento mais marcante durante o período como bolsista”, finaliza. 


Projeto de Extensão Educação em Saúde une diferentes áreas de atuação na realização de ações voltadas à comunidade

Todos os estudantes da Unijuí têm a possibilidade de participar de projetos de extensão universitária, que aproximam a comunidade do que é produzido dentro da Universidade. E uma das iniciativas em desenvolvimento é o Projeto de Extensão Educação em Saúde, que visa, como o próprio nome sugere, desenvolver ações de educação em saúde que englobam desde a prevenção de doenças e agravos até o tratamento e a reabilitação de pacientes. 

Eduarda Bohn Oliveira, estudante do 8º semestre do curso de Fisioterapia, atuou como voluntária do projeto entre os anos de 2020 e 2022 e, em 2023, tornou-se bolsista. Uma iniciativa que, segundo a acadêmica, coloca os alunos em um ritmo diferente e em contato com diferentes áreas da saúde, que compartilham experiências e contribuem para a realização das atividades.

“Acredito que o projeto de extensão seja de extrema importância, visto que trabalha a nossa atuação em comunidade e nos permite vivenciar situações que, talvez, somente com as práticas de um curso, não seria possível. Assim, o projeto nos ‘lança’ para a comunidade externa com vários desafios e responsabilidades, que serão muito utilizados em nossa vida profissional. Isso acaba nos tornando mais próximos de nossa futura atuação”, explica a estudante. 

Para Eduarda, o que mais marcou sua experiência no projeto foram as visitas domiciliares. Testes e questionários foram aplicados à população idosa, que, por sua vez, recebeu os estudantes com carinho, tornando os momentos de aprendizado muito mais leves. “Com certeza, participar do projeto de extensão, tanto como voluntária quanto como bolsista, me transformou, principalmente se falarmos em humanização e empatia durante os atendimentos. Além disso, o projeto nos permite o contato e uma maior percepção da atuação de outras profissões da área da saúde”, finalizou.

O Projeto Educação em Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e tem como coordenador o professor doutor Vítor Antunes de Oliveira.




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