Projeto de Extensão Educação em Saúde une diferentes áreas de atuação na realização de ações voltadas à comunidade - Unijuí

Todos os estudantes da Unijuí têm a possibilidade de participar de projetos de extensão universitária, que aproximam a comunidade do que é produzido dentro da Universidade. E uma das iniciativas em desenvolvimento é o Projeto de Extensão Educação em Saúde, que visa, como o próprio nome sugere, desenvolver ações de educação em saúde que englobam desde a prevenção de doenças e agravos até o tratamento e a reabilitação de pacientes.

Eduarda Bohn Oliveira, estudante do 8º semestre do curso de Fisioterapia, atuou como voluntária do projeto entre os anos de 2020 e 2022 e, em 2023, tornou-se bolsista. Uma iniciativa que, segundo a acadêmica, coloca os alunos em um ritmo diferente e em contato com diferentes áreas da saúde, que compartilham experiências e contribuem para a realização das atividades.

“Acredito que o projeto de extensão seja de extrema importância, visto que trabalha a nossa atuação em comunidade e nos permite vivenciar situações que, talvez, somente com as práticas de um curso, não seria possível. Assim, o projeto nos ‘lança’ para a comunidade externa com vários desafios e responsabilidades, que serão muito utilizados em nossa vida profissional. Isso acaba nos tornando mais próximos de nossa futura atuação”, explica a estudante.

Para Eduarda, o que mais marcou sua experiência no projeto foram as visitas domiciliares. Testes e questionários foram aplicados à população idosa, que, por sua vez, recebeu os estudantes com carinho, tornando os momentos de aprendizado muito mais leves. “Com certeza, participar do projeto de extensão, tanto como voluntária quanto como bolsista, me transformou, principalmente se falarmos em humanização e empatia durante os atendimentos. Além disso, o projeto nos permite o contato e uma maior percepção da atuação de outras profissões da área da saúde”, finalizou.

O Projeto Educação em Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e tem como coordenador o professor doutor Vítor Antunes de Oliveira.