Projeto de Extensão Programe o seu Futuro encerra atividades com a entrega de certificados aos estudantes - Unijuí

O auditório do Espaço + Inovação da Unijuí foi sede na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, do encerramento do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro. A sétima turma do projeto concentrou estudantes do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, que participaram de oficinas ao longo do ano, culminando com a socialização dos trabalhos na tarde de hoje, e também com a certificação dos participantes.

Ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação, o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro foi realizado pela Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ele se insere na comunidade por meio da interação de professores e bolsistas em oficinas, que buscam fomentar o interesse pelas ciências exatas e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, além de instigar o espírito empreendedor, que pode ser utilizado na rotina diária dos alunos da educação básica, bem como na rotina de suas famílias.

Conforme destacou a assessora pedagógica em Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Camila Martins, o projeto vem incluindo os estudantes socialmente e digitalmente na sociedade, onde há, cada vez mais, o consumo de tecnologia. “Aos pais que permitiram que os estudantes participassem do projeto, saibam que eles iniciaram uma caminhada para, quem sabe, um dia serem desenvolvedores de tecnologia. Algo que não é fácil e que depende de muito estudo e dedicação. Mas saibam que vocês abriram um universo de possibilidades a eles, em um mercado de trabalho que está em plena expansão”, afirmou.

Complementando a fala de Camila, o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, destacou que saber utilizar a tecnologia não vai ser um diferencial nos próximos anos. No entanto, saber desenvolver tecnologia abrirá portas aos estudantes. “Não serão uma ou duas profissões impactadas pela tecnologia. Serão várias, e isso já começa a ser observado agora”.

Conforme explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, durante o projeto, os estudantes também tiveram oficinas para desenvolver suas habilidades empreendedoras, onde foram trabalhadas competências como comunicação e formas de vender suas ideias - algo que foi explorado durante esta tarde, na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

A assessora da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Sirlei Noemi Schneider, parabenizou os estudantes e deu um conselho: para que eles aproveitem todas as oportunidades de ensino ofertadas, como as oficinas ofertadas de forma de gratuita pelo projeto de extensão. “Lembrem-se que conhecimento nunca é demais”, finalizou.

Após a apresentação dos trabalhos, foram certificados os estudantes Arthur Ataides da Silva, Nicolas Henckemaier Casagrande, Dandara Rochinheski Appel, Kauana Alexandra Rangel Eischner, Eduardo Grizotti Meotti, Miguel Megier Zielinski, Enzo Metz Burdzinski, Isadora Vianna Barboza, Lorenzo Da Rosa Da Rocha, Julia Bodnar Wurfel e Maria Vittoria Bortolini.