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Iniciada a fase de divulgação e treinamento de alunos para a 2ª Competição MathGo e 1ª Competição PortGo

Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Matemática da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, participou de uma reunião com o secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza, e com o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin, para o lançamento da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo. 

As iniciativas são promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.

As competições têm o intuito de estimular o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática a partir do uso de aplicativos, entre estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e particulares das regiões de abrangência das CREs.

“Na primeira edição da Competição MathGo, tanto o Cláudio quanto o Fiorin foram nossos parceiros na realização da iniciativa. E agora não será diferente. Nós vamos participar de uma reunião com os professores, para apresentar o projeto e para já cadastrá-los nos aplicativos. Será um momento importante para explicar como os aplicativos podem ser utilizados e como vão funcionar as competições e premiações”, explicou o professor Padoin. 

As competições terão duas etapas, de forma online: a primeira já está aberta e acontece até o dia 30 de junho, e corresponde à fase de divulgação e treinamento dos alunos. A segunda etapa é a final e será realizada de 1º a 31 de julho, onde cada aluno terá que acessar o aplicativo, o menu jogar e novo jogo, e responder às questões, pontuando individualmente e para a escola. A pontuação final que será considerada para premiação será a observada no aplicativo às 23:59 do dia 31 de julho.

Todos os alunos participantes receberão certificado. Em cada uma das competições, o aluno com maior pontuação receberá um celular Samsung Galaxy A23. As escolas com maior pontuação, em cada uma das competições, receberão um notebook Samsung Book Intel. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de agosto na Unijuí. 

Ambas as competições atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, do projeto “Gamificação para promoção da Ciência: Unijuí - ano 3”.


Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí promove exposição interativa na EFA

Na última terça-feira, 16 de maio, os estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) participaram de uma exposição interativa alusiva ao Dia Internacional da Luz, promovida pelo Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí. 

O evento, realizado no hall de entrada da Escola, homenageou a data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e que celebra o aniversário da primeira operação bem-sucedida do laser, em 1960, pelo físico e engenheiro Theodore Maiman, sendo um exemplo perfeito de como uma descoberta científica pode render benefícios revolucionários para a sociedade nas comunicações, na saúde e em outros campos. 

A amplitude deste tema permite que diversos setores da sociedade mundial participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem alcançar metas mundiais de Desenvolvimento Sustentável, associadas à educação, à igualdade e à paz. 

A exposição contou com diversos equipamentos e experimentos relacionados à luz, onde os alunos tiveram a oportunidade de manuseá-los.


Projeto de Educação Ambiental da Unijuí entrega relatório para Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí

O Projeto de Extensão em Educação Ambiental da Unijuí propõe ações a serem desenvolvidas pela Fidene/Unijuí em parceria com o município de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no âmbito do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab) e do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) no que corresponde às metas de promoção da educação ambiental.

Neste sentido, a Unijuí realizou no dia 31 de março, a entrega do relatório de atividades executadas durante o ano de 2022 para a Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí. Além disso, também foram entregues projetor, livros, dentre outros materiais, como camisetas, bonés e banner, confeccionados durante a realização do projeto. Participaram do ato a coordenadora do Projeto de Educação Ambiental da Unijuí, professora Caroline Radüns; Analista de Projetos da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Miriam Spohr; o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão e o coordenador socioambiental da Semma, Mateus de Freitas. 

“Essa parceria entre a Unijuí e o município é muito importante, onde a grande beneficiada ,é a população de Ijuí, a qual  conheceu  mais sobre assuntos relacionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico e do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Vale ressaltar que o tema de educação ambiental requer ações continuadas, constituindo-se em um processo e instrumento para o alcance do desenvolvimento e transformação social”, avaliou a coordenadora do Projeto de Extensão, professora Caroline Radüns.

A professora explica ainda que o projeto foi constituído por seis objetivos específicos. “De uma forma geral, os dois primeiros trabalharam com ações junto ao poder público do município; o terceiro tem vínculo com o desenvolvimento de um aplicativo denominado Ijuí Lixo Zero, e que está disponível para acesso no link lixozero.ijui.rs.gov.br/home; o quarto está relacionado ao desenvolvimento de um seminário temático sobre resíduos sólidos, o quinto sobre campanhas educativas realizadas junto às escolas; e o sexto é voltado ao comércio, considerando a temática dos resíduos passíveis de logística reversa”.


Projeto de Extensão Educação em Saúde promove atividades com idosos do Piti

A convite do Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti da Unijuí, integrantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde estiveram, na última semana, realizando uma atividade com os idosos do grupo. A ação foi apenas a primeira de uma série de cinco encontros que estão sendo organizados pelo projeto, coordenado pelo professor do curso de Biomedicina, Vitor Antunes de Oliveira.

“Neste primeiro encontro, abordamos a hipertensão arterial e a anatomia do sistema cardiovascular, além de fatores relacionados ao tema, sendo eles modificáveis ou não. De acordo com o planejamento do nosso grupo, ainda abordaremos o diabetes, a dislipidemia, a interação medicamentosa e alimentação saudável, ao longo de outros quatro encontros”, explicou a bolsista do Projeto de Extensão e estudante do sétimo semestre do curso de Fisioterapia, Eduarda Bohn Oliveira, lembrando que novos encontros ainda podem ser realizados, atendendo aos temas de interesse do grupo.

Eduarda acredita que a interação entre os projetos é capaz de promover diversas atividades comunitárias, incrementando ainda mais a jornada acadêmica e, logo, profissional dos estudantes. “É como um momento de preparo para a nossa jornada profissional, que logo chegará, nos permitindo ter um grande contato com a comunidade, com a população que vai contar com os nossos serviços depois de formados.  Entrar num projeto de extensão, como o Educação em Saúde, tanto como bolsista quanto como voluntário, nos permite ampliar nossa visão e ter contato também com outros cursos, exemplificando por que o multi e o interdisciplinar funcionam, além de demonstrar a importância desse trabalho em conjunto”, afirmou.


Unijuí promove Seminário da Extensão Comunitária

Ocorreu na sexta-feira, dia 14 de abril, o primeiro Seminário da Extensão Comunitária da Unijuí de 2023. O encontro contou com a participação de estudantes e professores envolvidos nos Projetos de Extensão da Universidade, com o objetivo de apresentar os resultados de 2022, além de realizar uma dinâmica para potencializar a sinergia dos projetos, compartilhar experiências entre os extensionistas, reconhecer as possibilidades de articulação com os setores de apoio institucional, bem como construir, de forma coletiva, uma agenda prioritária de ações. 

Para isso, o seminário contou com a apresentação das possibilidades de apoio institucional por meio da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), da Unidade de Educação Continuada, do Espaço + Inovação Unijuí, da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE) e demais laboratórios.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, este tipo de evento é muito importante, tanto para o alinhamento das ações dos mais de 15 projetos de Extensão desenvolvidos pela Universidade, como para fortalecer as conexões entre os diferentes atores que participam das equipes extensionistas. 

A Extensão é uma forma de compartilhar o conhecimento produzido na academia, bem como aprender com os saberes da comunidade, tudo em prol de aportar ao desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa região. O fazer extensionista também é uma oportunidade de colocar em prática valores que orientam a Universidade, como a responsabilidade social e a cidadania, e favorecer uma formação mais empática e implicada com as soluções dos problemas do território”, destacou o vice-reitor.


Projeto de Extensão Física para Todos promove oficina para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Na última semana, nos dias 21 e 22 de março, o Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, realizou uma oficina para formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA. As atividades propostas estiveram relacionadas ao componente Ciências e à unidade temática Terra e Universo, atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. 

Ao todo, foram desenvolvidas seis atividades com os professores: Globo Terrestre: fazendo comparações de tamanho (escalas); Movimentos da Terra e da Lua (dia e noite, fases da lua, eclipses, estações do ano e zodíaco); Sistema Solar em escala; Movimento aparente do Sol (determinação do meridiano local, dos pontos cardeais verdadeiros e rosa dos ventos); preparando para a observação do céu (mapa celeste); e a nossa localização no universo (unidades de tempo e distâncias astronômicas).

Uma das características da oficina é aprender fazendo. Assim, os professores, em diversos momentos, colocaram a “mão na massa” e fizeram na prática as atividades que, no futuro, poderão ser desenvolvidas com os alunos. 

Segundo o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo, a temática Terra e Universo é sempre fascinante para os alunos e nem sempre os professores conseguem explorar as diversas dimensões que esses tópicos propiciam. 


Projeto de Extensão Prematuros está selecionando bolsista e voluntários para atuação em 2023

O projeto de extensão “Prematuros: prevenção, apoio e cuidado”, da Unijuí, está selecionando bolsistas e voluntários para atuação no ano de 2023. O projeto realiza ações de prevenção à prematuridade com gestantes, acompanhamento do desenvolvimento de bebês que nasceram prematuros e o acolhimento das famílias dessas crianças. 

Para concorrer à vaga de bolsista, que exigirá dedicação de 10h por semana, é necessário ter dois turnos e meio disponíveis e estar cursando a partir do quarto semestre. Há quatro vagas para voluntários, que precisam ter dois turnos disponíveis e estarem cursando a partir do quarto semestre. 

A seleção destina-se aos acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Medicina. Interessados precisam se inscrever até o dia 6 de março neste formulário. Os selecionados participarão de entrevista no dia 7 de março, no turno da noite, em horário e local a serem definidos.

Entre as atividades previstas para o projeto estão a participação em reuniões e em atividades de formação e eventos organizados pelo projeto; organização e elaboração de materiais de divulgação científica, que serão disponibilizados nas redes sociais do projeto e para as famílias dos bebês prematuros; realização e acompanhamento da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros; organização de banco de dados e contato com as famílias. 


Coral Unijuí seleciona vozes masculinas, femininas e instrumentistas

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão divulgou edital para seleção de vozes masculinas e femininas para o Coral Unijuí, bem como de cantores instrumentistas para teclado, bateria, violão, baixo e percussão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de março, por toda a comunidade interna e externa, através do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link.

Para estar apto para a seleção, o candidato deve ter no mínimo 17 anos e ter disponibilidade para participar dos ensaios na quarta-feira à noite e sábado à tarde. Também é necessário participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral. As entrevistas com os inscritos serão realizadas no dia 8 de março, no turno da tarde ou noite, e no dia 11 de março, pela parte da tarde, conforme agendamento prévio via WhatsApp.

Para seleção das novas vozes, o inscrito deverá realizar exercícios de vocalização para saber qual é a sua classificação vocal e cantar uma canção de livre escolha. Os candidatos poderão cantar a cappella (sem a utilização de instrumento) ou ainda usar instrumentos musicais para acompanhar ou recurso de playback (será disponibilizado um notebook e instrumentos musicais do Coral).

Na seleção de cantores instrumentistas, o inscrito também deverá realizar exercícios de vocalização para saber qual é a sua classificação vocal. Além disso, o candidato precisará tocar duas canções de livre escolha no seu respectivo instrumento, podendo cantar e acompanhar com o instrumento ou apenas tocar o instrumento em caso de música somente instrumental. Poderá ser solicitado ao inscrito que toque ritmos, acordes ou notas de determinado repertório para observação de suas habilidades com o instrumento.

Para obter mais informações, acesse o edital completo em unijui.edu.br/extensao/editais, onde também será divulgado o resultado da seleção, em até sete dias após a realização de todas as entrevistas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail coral@unijui.edu.br ou WhatsApp (55) 99131-1715 (Anna Carolina Berton - bolsista do Coral Unijuí).


Projeto Física para Todos vai ofertar oficinas de introdução à eletrônica em 2023

Com objetivo de aproximar a comunidade regional do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas, o Projeto Física para Todos da Unijuí vem, há mais de 20 anos, atuando na propagação da ciência por meio de mostras interativas por toda região. Neste ano de 2022 o Projeto participou da 1ª Mostra Científica, Tecnológica e de Inovação Educacional de Santo Augusto. Além desta, oficinas de formação para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do componente curricular de Ciências também foram realizadas no decorrer do ano. 

As inserções junto à comunidade escolar costumam chamar muito atenção e são muito bem aceitas pelo público, como avalia o coordenador do Projeto, professor Nelson Toniazzo. “Nossas inserções são pontuais pela temática, mas bem aceitas pelo público, especialmente quando é feita a exposição interativa”, explica. 

O Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, quer despertar o interesse de escolas, estudantes e da comunidade, para a  fenomenologia, um lado da Física considerado por muitas pessoas mais atraente do que somente números e conceitos. Mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a ciência, imaginam pontos negativos e é isso que, desde 1997, o Projeto da Unijuí quer mudar. 

A iniciativa já é reconhecida e, inclusive, já captou recursos externos, por meio de editais para qualificar ainda mais as atividades. As ações desenvolvidas têm como objetivo integrar em atividades interdisciplinares, áreas como a Matemática, a Informática, as Engenharias, o Design e a Arquitetura, com a Física. A busca pela difusão e popularização da Física é realizada junto à comunidade, com estudantes da Educação Básica e atividades direcionadas aos profissionais da educação.

Para 2023, conforme explica o professor Toniazzo, o foco continuará sendo nas exposições interativas e também nas oficinas de introdução à eletrônica.


Projeto Reurb, da Unijuí, realiza pesquisa social com moradores residentes próximo à malha ferroviária

O Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana (Reurb): direito social à moradia digna, desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Direito da Unijuí, tem como propósitos estabelecer a integração entre a Universidade e a comunidade externa, fomentando a criação de espaços de informação e de resolução de conflitos fundiários urbanos existentes, e conter a ocupação desordenada dos espaços urbanos.

Em 2022, o projeto desenvolveu atividades a campo junto com bolsistas e professores orientadores no Bairro Alvorada, com o intuito de realizar uma pesquisa social com moradores próximos à malha ferroviária, em conjunto com a Secretaria de Habitação, a fim de realizar o cadastro social das famílias. “Também trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Habitação para cadastro dos moradores e famílias de baixa renda, habilitados à regularização de suas moradias pelo Programa Casa Verde e Amarela”, destacou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Borges de Moura.

Conforme a professora Patrícia, as ações desenvolvidas buscaram assegurar a interação da Universidade com a comunidade e o diálogo com as autoridades locais, em especial vinculadas ao Poder Executivo Municipal, no intuito de consolidar o direito social à moradia digna, por meio da regularização da propriedade aos moradores de núcleos urbanos informais em situação de vulnerabilidade econômica e social que vivem, atualmente, na clandestinidade/irregularidade. “Trata-se de um projeto de extensão que, inserido na comunidade local, proporciona a percepção de alguns dos mais complexos problemas sociais que é a falta de moradia digna a núcleos urbanos informais, em especial, por sua condição de vulnerabilidade socioeconômica, o que repercute, não só na ocupação desenfreada do solo urbano, mas também envolve questões delicadas no que tange à sustentabilidade do meio ambiente, sadio e equilibrado”, afirma.

Pensando especificamente na contribuição do projeto para a formação dos acadêmicos do curso de Direito, a professora avalia que as atividades desenvolvidas foram extremamente úteis, visto que diversos dados foram coletados, proporcionando um estudo social que contempla a complexidade das desigualdades sociais no Brasil. “Assim como o reflexo da situação enfrentada em bairros que apresentam situações semelhantes aos abrangidos pelas atividades do projeto, a fomentar nos acadêmicos um anseio pela transformação da realidade social por meio dos futuros operadores do Direito”, finaliza.


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