O Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 14 de setembro, a dinâmica transformação de negócios por meio da ferramenta Lean Canvas, para alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, de Ijuí. A atividade faz parte da ação “Jovens Visionários: explorando o mundo por meio do empreendedorismo”, promovida pelo Projeto de Extensão em parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).
As atividades estão sendo desenvolvidas na sede da Criatec, divididas em quatro encontros nos dias 12, 14, 19 e 21 de setembro, conforme explica a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva. “No primeiro encontro, trabalhamos a parte conceitual trazendo referências sobre empreendedorismo, para que saibam o que é necessário para empreender, mostrando as possibilidades. Neste segundo dia, estamos trabalhando a solução de problemas reais identificados pelos alunos nos seus ambientes escolares e na comunidade em que residem, onde a partir da metodologia Lean Canvas, estamos auxiliando na estruturação da ideia de negócio, pensando no problema, na solução, segmento de clientes e proposta de valor que desejam entregar”, disse.
No próximo encontro, será realizada uma oficina sobre educação financeira, para que os alunos possam mensurar os os custos básicos e organizar a sua vida financeira e, no quarto e último dia, será feito o fechamento da atividade com a apresentação das propostas de cada grupo, sendo premiada a melhor ideia.
Segundo a coordenadora do Projeto de Extensão de Gestão Social e Cidadania da Unijuí, professora Sandra Albarello, o projeto tem como foco a região do Parque da Pedreira, envolvendo os moradores e escolas desta localidade, onde é realizado um trabalho contínuo com a comunidade e a ação Jovens Visionários faz parte da proposta. “O nosso objetivo é empoderar a sociedade sobre a possibilidade de se tornarem agentes de mudança, que podem trazer soluções para os problemas do dia a dia”, destaca.
Para o estudante Arthur Oliveira, que está participando da atividade, a experiência está sendo positiva. “É uma oportunidade muito boa que estou tendo para saber como empreender, que é algo que eu não tinha familiaridade. Estou aprendendo como cuidar de um problema pensando em soluções viáveis. A natureza em si deste projeto é interessante, pois instiga o nosso pensamento para questões que acontecem na nossa vida como um todo”, pontua.
Já está aberta a fase de votação popular do concurso “Meu Podcast nas ondas do rádio”. Para participar, basta acessar a playlist com os podcasts inscritos, no canal do Youtube do Projeto Traças Digitais, e deixar o like na produção preferida, até o dia 20 de setembro. Depois, os 10 podcasts finalistas de cada categoria serão avaliados por uma comissão, considerando a qualidade do conteúdo e a qualidade técnica.
Promovido pelo Projeto de Extensão Traças Digitais da Unijuí em parceria com a Rádio Unijuí FM, o concurso envolveu cerca de 100 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Ijuí e região. A iniciativa tem como propósito propiciar experiências de aprendizagem com o uso de podcasts, a partir do desenvolvimento de competências como criatividade, leitura crítica, expressividade e letramento digital.
“Nosso principal objetivo é fazer uma ligação entre a extensão e o ensino, e entre o que é estudado, pesquisado nos cursos de licenciatura da Unijuí. O concurso é uma forma de desafiar os alunos e professores a buscar novas formas de aprender e lidar com o conhecimento”, destacou o professor responsável pelo concurso, Anderson Amaral de Oliveira.
O “Meu Podcast nas ondas do Rádio” tem como tema “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcasts” e é dividido em três categorias: divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis; narrativas transmídia - livros, HQs, mangás, games e outras mídias; e aprendizagem de outros idiomas - experiências de aprendizagem de línguas adicionais.
Os 10 finalistas de cada categoria receberão certificados e serão convidados para a cerimônia de premiação, que acontecerá durante a ExpoFest Ijuí, no mês de outubro. Os três podcasts vencedores de cada categoria receberão certificação e premiação para os alunos e professores orientadores. As escolas com maior número de podcasts finalistas e pelo menos um podcast inscrito receberão troféu de reconhecimento.
Além da premiação, os podcasts vencedores serão veiculados na programação da Rádio Unijuí FM e disponibilizados nas plataformas digitais da emissora.
Na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo, junto ao auditório do Espaço + Inovação Unijuí. Ao todo, 1.214 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio desafiaram suas habilidades e competências nas disciplinas de português e matemática, por meio da participação nos jogos online.
Realizadas de maio a julho, as competições foram promovidas pelo Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais da Unijuí em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa e da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A primeira etapa ocorreu entre os dias 23 de maio e 30 de junho e a final entre os dias 1º e 31 de julho, ambas de forma online.
“Enquanto professores extensionistas, eu e a professora Bárbara Gündel estamos extremamente felizes por saber que as redes municipal, estadual e particular de ensino entenderam o objetivo do projeto e ajudaram a promover as competições, que têm como principais beneficiados os alunos. Há algum tempo, havia a discussão sobre como tirar os celulares de sala de aula. E nós, na contramão, trabalhamos para que os meios tecnológicos pudessem ser utilizados de uma forma diferente, pelos estudantes e pelos professores, algo que vem acontecendo”, destacou o professor Edson Luiz Padoin, lembrando que o curso de Ciência da Computação vem trabalhando com o curso de Design para tornar os aplicativos mais atrativos e acessíveis, sempre com proteção aos dados.
Secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza destacou a importância do projeto de extensão por trabalhar dois importantes componentes do currículo escolar. “A matemática e a língua portuguesa estão presentes em nossas avaliações externas, tanto em âmbito nacional, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quanto estadual, através do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers)”, disse. A fala foi reforçada pela coordenadora de RH da 36ª CRE, Elda Tonin Mota Rico, que falou das avaliações e também do impacto positivo que o projeto tem frente aos alunos.
Premiados
Na 1ª Competição PortGo, Arthur de Ataides da Silva, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), ficou em 1º lugar; Letícia Soares e Gabriel Kowaleski da Silva, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente; e Henrique Mello, do Imeab, em 4º lugar.
Na competição MathGo, Bruna Nogueira e Rafaela Schneider, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente. Arthur de Ataides da Silva, do Imeab, em 3º, e em 4º lugar, Maria Victória Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros.
Já no ranking das escolas, o Imeab foi o educandário com maior pontuação na competição de língua portuguesa, seguido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza.
O Ceap foi o colégio com a maior pontuação obtida na competição de matemática. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, seguida do Imeab, Escola Municipal de Ensino Fundamental Deolinda Barufaldi e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Gaklik.
Os dois alunos com as maiores pontuações receberam celulares Samsung Galaxy A23 e as escolas com as maiores pontuações ganharam notebooks Samsung Book Intel.
Se você é estudante do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental ou aluno do Ensino Médio, está matriculado em uma escola pública ou privada da região de abrangência da 17ª ou 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), fique atento: ainda dá tempo de participar da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo, direcionadas, respectivamente, ao estudo da matemática e da língua portuguesa por meio de aplicativos.
Interessados em participar têm até o dia 31 de julho para acessar os aplicativos, por meio dos endereços www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br, clicar no menu Jogar e depois em novo jogo, e responder às questões. Cada participante vai pontuar individualmente e para a sua escola.
O resultado com a pontuação de cada aluno e das escolas pode ser acompanhado no aplicativo, no menu Jogar, Ranking Aluno e/ou Ranking Escola. A pontuação final, que será considerada para premiação, será a observada no aplicativo às 23:59 do dia 31 de julho.
Todos os alunos participantes receberão certificados. Em cada uma das competições, o aluno com maior pontuação receberá um celular Samsung Galaxy A23. As escolas com maior pontuação, em cada uma das competições, receberão um notebook Samsung Book Intel. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de agosto, na Unijuí.
As iniciativas são promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.
Ambas as competições atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, do projeto “Gamificação para promoção da Ciência: Unijuí - ano 3”.
O projeto Traças Digitais realizou na terça-feira, dia 20 de junho, uma live com o objetivo de tirar dúvidas sobre o concurso "Meu podcast nas ondas do rádio". Alunos e professores puderam esclarecer pontos a respeito das categorias e receber dicas de como participar.
Durante a transmissão ao vivo, os professores responsáveis pelo projeto responderam às dúvidas mais frequentes e reforçaram as informações contidas no edital. O concurso tem como propósito proporcionar aprendizagem e experiências aos alunos, estimulando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, expressão e, principalmente, o letramento digital.
Segundo o professor Anderson Amaral de Oliveira, coordenador do projeto, “o concurso é uma importante oportunidade para ressignificar os conhecimentos escolares e adquirir novas habilidades”. Para conferir a live na íntegra, acesse este link.
Sobre o concurso:
Poderão participar do concurso alunos de escolas dos municípios de abrangência da 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação. O tema do concurso é “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcasts”, e os podcasts podem ser inscritos nas categorias:
As inscrições estão abertas no endereço https://www.unijui.edu.br/eventos/, até o dia 18 de julho.
Os alunos e as escolas vencedoras receberão prêmios, e seus podcasts serão divulgados na programação da Rádio Unijuí FM. Para conhecer mais sobre o projeto Traças Digitais, acesse o canal no YouTube.
A Unijuí em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Universidad Gastón Dachary (UGD) realizarão de forma online entre os dias 30 junho e 08 de julho, a 1ª Cátedra Doutoral da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional – RED Cidir, sobre Integração Transfronteiriça e Desenvolvimento Regional.
O evento é resultado do trabalho em conjunto dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul e Desarrollo Sustentable e Integración da Universidad Gastón Dachary.
A Cátedra tem como público-alvo os estudantes de pós-graduação das Universidades, professores e membros da Red Cidir, para discutir o aumento da integração universitária transfronteiriça, a promoção do desenvolvimento regional e a cooperação entre programas de mestrado e doutorado das Universidades envolvidas na parceria com a Red Cidir.
Segundo o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, os encontros online serão realizados com atividades expositivas dialogadas, para que haja interatividade entre os participantes. “Trata-se de uma experiência pioneira na Rede Cidir, com perspectivas de continuidade e ampliação”, explicou o professor.
No dia 30 de junho, o primeiro encontro será realizado às 16h, e abordará o tema “Identidade histórico-cultural da região Missioneira Trinacional”, com o professor doutor, Alfredo Poenitz, da Universidad Gastón Dachary; o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, ministrará o segundo dia de Cátedra, no dia 1º de julho, às 8h, sobre “Contexto econômico, social e ambiental atual deste território”.
No segundo final de semana de Cátedra, o tema "Perspectivas para integração regional e o desenvolvimento sustentável”, será debatido no dia 07 de julho, a partir das 16h, com o professor doutor, Edemar Rotta, da Universidade Federal da Fronteira Sul. O encerramento do evento será realizado no dia 08 de julho, às 8h, com um seminário de sistematização, apresentado em conjunto pelas Instituições.
Os participantes da Cátedra receberão no final uma certificação conjunta entre os programas de pós-graduação e Red Cidir.
Mais uma oficina do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, da Unijuí, foi realizada na última quinta-feira, dia 1º de junho. Desta vez, as atividades ocorreram no auditório da Escola Municipal Professora Lorette Franck, em Chiapetta, reunindo estudantes das redes municipal e estadual do município.
Participaram da oficina um dos coordenadores do projeto, professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro; o bolsista Gabriel Bilibio Mundins; a responsável pelo Escritório Relações Universidade - Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Graciele da Rosa Bertoldo; a diretora da Escola Lorette, Sandra Nuzia Silva, e a professora Ilma Langer; o vice-diretor da Escola Estadual Anchieta, Vanderlei Pes; a coordenadora municipal de Educação, Simone Regina; e a psicóloga Juliana Lermen. Ainda, os organizadores da programação local, coordenador Juan Adalberto dos Santos e a monitora do projeto na rede estadual, Thalia Langner.
Durante o encontro, foi realizada uma breve fala pelos responsáveis do projeto e professores. Também ocorreu uma palestra, a cargo da psicóloga Juliana Lermen, que trabalhou a dinâmica de grupo, atenção e concentração com os alunos.
Na dinâmica de grupo, foram trabalhados os papéis pessoais, a importância de se trabalhar de forma organizada, o que define ou não um grupo, e como cada papel tem uma função impactante no todo. Aliado ao tema, foram trabalhadas as habilidades de atenção e concentração.
Ao final, foi realizada uma dinâmica: os estudantes participaram de uma brincadeira em que todos tinham que se misturar e decorar quem estava ao seu lado, tentando voltar para os seus “vizinhos”. A atividade teve o intuito de mostrar que, quando se trabalha em equipe, o processo torna-se mais fácil.
Coordenado pelos professores Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro e Gerson Battisti, o Programe seu Futuro é um projeto que visa ampliar as capacidades da criança e do adolescente na área da tecnologia, ensinando o básico sobre a programação, sobre a criação de jogos e programas para celulares.
Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Matemática da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, participou de uma reunião com o secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza, e com o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin, para o lançamento da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo.
As iniciativas são promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.
As competições têm o intuito de estimular o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática a partir do uso de aplicativos, entre estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e particulares das regiões de abrangência das CREs.
“Na primeira edição da Competição MathGo, tanto o Cláudio quanto o Fiorin foram nossos parceiros na realização da iniciativa. E agora não será diferente. Nós vamos participar de uma reunião com os professores, para apresentar o projeto e para já cadastrá-los nos aplicativos. Será um momento importante para explicar como os aplicativos podem ser utilizados e como vão funcionar as competições e premiações”, explicou o professor Padoin.
As competições terão duas etapas, de forma online: a primeira já está aberta e acontece até o dia 30 de junho, e corresponde à fase de divulgação e treinamento dos alunos. A segunda etapa é a final e será realizada de 1º a 31 de julho, onde cada aluno terá que acessar o aplicativo, o menu jogar e novo jogo, e responder às questões, pontuando individualmente e para a escola. A pontuação final que será considerada para premiação será a observada no aplicativo às 23:59 do dia 31 de julho.
Todos os alunos participantes receberão certificado. Em cada uma das competições, o aluno com maior pontuação receberá um celular Samsung Galaxy A23. As escolas com maior pontuação, em cada uma das competições, receberão um notebook Samsung Book Intel. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de agosto na Unijuí.
Ambas as competições atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, do projeto “Gamificação para promoção da Ciência: Unijuí - ano 3”.
Na última terça-feira, 16 de maio, os estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) participaram de uma exposição interativa alusiva ao Dia Internacional da Luz, promovida pelo Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí.
O evento, realizado no hall de entrada da Escola, homenageou a data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e que celebra o aniversário da primeira operação bem-sucedida do laser, em 1960, pelo físico e engenheiro Theodore Maiman, sendo um exemplo perfeito de como uma descoberta científica pode render benefícios revolucionários para a sociedade nas comunicações, na saúde e em outros campos.
A amplitude deste tema permite que diversos setores da sociedade mundial participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem alcançar metas mundiais de Desenvolvimento Sustentável, associadas à educação, à igualdade e à paz.
A exposição contou com diversos equipamentos e experimentos relacionados à luz, onde os alunos tiveram a oportunidade de manuseá-los.
O Projeto de Extensão em Educação Ambiental da Unijuí propõe ações a serem desenvolvidas pela Fidene/Unijuí em parceria com o município de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no âmbito do Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab) e do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) no que corresponde às metas de promoção da educação ambiental.
Neste sentido, a Unijuí realizou no dia 31 de março, a entrega do relatório de atividades executadas durante o ano de 2022 para a Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí. Além disso, também foram entregues projetor, livros, dentre outros materiais, como camisetas, bonés e banner, confeccionados durante a realização do projeto. Participaram do ato a coordenadora do Projeto de Educação Ambiental da Unijuí, professora Caroline Radüns; Analista de Projetos da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Miriam Spohr; o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão e o coordenador socioambiental da Semma, Mateus de Freitas.
“Essa parceria entre a Unijuí e o município é muito importante, onde a grande beneficiada ,é a população de Ijuí, a qual conheceu mais sobre assuntos relacionados ao Plano Municipal de Saneamento Básico e do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Vale ressaltar que o tema de educação ambiental requer ações continuadas, constituindo-se em um processo e instrumento para o alcance do desenvolvimento e transformação social”, avaliou a coordenadora do Projeto de Extensão, professora Caroline Radüns.
A professora explica ainda que o projeto foi constituído por seis objetivos específicos. “De uma forma geral, os dois primeiros trabalharam com ações junto ao poder público do município; o terceiro tem vínculo com o desenvolvimento de um aplicativo denominado Ijuí Lixo Zero, e que está disponível para acesso no link lixozero.ijui.rs.gov.br/home; o quarto está relacionado ao desenvolvimento de um seminário temático sobre resíduos sólidos, o quinto sobre campanhas educativas realizadas junto às escolas; e o sexto é voltado ao comércio, considerando a temática dos resíduos passíveis de logística reversa”.
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