Projeto de extensão incentiva o estudo de robótica na educação básica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de extensão incentiva o estudo de robótica na educação básica

A integração entre a Universidade e a comunidade local, a partir de projetos de extensão, é uma forma de oferecer experiências diversificadas e experiências para fomentar o aprendizado dos estudantes. Neste sentido, o projeto de extensão em Robótica Educacional da Unijuí atua com o propósito de influenciar os acadêmicos da instituição a desenvolverem aprendizados que propiciem a alunos da educação básica adquirirem conhecimento em tecnologia. 

O Robótica Educacional é um projeto que tem o intuito de apresentar regras básicas da linguagem de programação e a montagem de circuitos e dispositivos robóticos. O principal objetivo é promover a criatividade e o estudo de conceitos multidisciplinares para ser introduzido junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

O bolsista e acadêmico do 2º semestre de Engenharia Elétrica, Felipe da Silva Rigo, atua no projeto como voluntário desde maio de 2023. Segundo ele, a experiência foi satisfatória para o seu desenvolvimento como estudante. “Atuar com a parte de educação e tecnologia sempre foi meu objetivo ao cursar Engenharia Elétrica. Penso que este projeto tem muito a agregar à sociedade”, ressalta. 

O discente destaca que o projeto de extensão envolve questões que podem beneficiar tanto a sua passagem pelo meio acadêmico, a partir do desenvolvimento de pesquisas na área de eletrônica e robótica, quanto na sua formação pessoal. “Acredito que o Robótica Educacional é, sim, um diferencial para a minha formação, já que o curso de Engenharia Elétrica é mais voltado para a atuação industrial e a bolsa atua em um ramo que engloba a comunicação e o desenvolvimento de atividades, visando ensinar outras pessoas sobre o conteúdo e a tecnologia”, comenta. 

Mesmo sendo voluntário há pouco tempo, o acadêmico destaca que o projeto também já auxiliou na sua caminhada no Ensino Superior, pois proporcionou uma apresentação de artigo durante o Salão do Conhecimento. “Este foi o momento mais marcante durante o período como bolsista”, finaliza. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.