Projeto Física para Todos leva conhecimento a diversas áreas e enriquece estudos dos estudantes da Unijuí - Unijuí

A participação de acadêmicos em projetos de extensão, além de oferecer experiências diversificadas aos alunos, também dá experiência e fomenta o aprendizado em diversas áreas do conhecimento a partir do contato e relação com a comunidade local. No projeto Física para Todos da Unijuí, essa proposta não é diferente, onde o objetivo é de aproximar a comunidade do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas.

A formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Juliana Meincke Eickhoff, atua como bolsista no projeto desde 2019, onde ingressou sendo voluntária. De acordo com ela, a experiência foi extremamente enriquecedora com o passar do tempo. “É singular, pois traz ensinamentos tanto para quem está atuando como bolsista quanto para a comunidade. É uma experiência que proporciona aprendizados, contato com diferentes áreas e desafios”, salienta. A acadêmica relata que o que mais marcou em seu período como bolsista foram as exposições. “É muito interessante ver as reações das crianças e até mesmo adultos, explorando os experimentos e tentando entender como os mesmos funcionam.”

Juliana destaca que o projeto de extensão tem grande importância, uma vez que possui um acervo que abrange diversas áreas da Física, mesmo que seja preciso se reinventar em alguns momentos. “Isso é resultado de mais de 20 anos de atuação, deste modo sempre se teve como objetivo levar a informação de maneira a explorar a curiosidade. Para o projeto permanecer sendo um diferencial e atrativo, muitas vezes é necessário reinventar-se e permanecer na busca da difusão e popularização da física, seja através das exposições ou até mesmo nas redes sociais.”

Segundo a estudante, o Física para Todos consegue contribuir muito com o seu desenvolvimento e com a sua formação. Ela ressalta que devido ao projeto incluir bolsistas de diferentes cursos que trabalham pelo mesmo objetivo, se torna uma experiência que permite o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “É um espaço onde novas ideias são ouvidas e discutidas, onde quase tudo pode virar um experimento. Participar do projeto me desafiou a explorar diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo e a olhar para o mundo através da Física”, enfatiza.