Plamedic da Unijuí inicia pesquisa com agricultores expostos ao uso de agrotóxicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Plamedic da Unijuí inicia pesquisa com agricultores expostos ao uso de agrotóxicos

A Unijuí iniciou, na manhã dessa quarta-feira, 24 de janeiro, uma pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A ação recebeu o nome de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, e é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.  

A parceria com a UFRGS possibilitou à mestranda Viviane de Melo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) a desenvolver sua pesquisa, avaliando a relação da alimentação com a saúde dos agricultores. 

Ao todo, cerca de 70 agricultores participaram da atividade, que ocorreu na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural. Eles foram chamados previamente pelas equipes de saúde e passaram por entrevista com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS. A proposta da entrevista, conforme a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, é de identificar os hábitos alimentares de cada agricultor, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais. 

Após a entrevista, os agricultores passaram por aferição de pressão arterial, foram tiradas as medidas corporais e feitas coletas de exames de sangue, urina e saliva. A análise dos exames será feita nos laboratórios da Unijuí, da UFRGS e outras universidades de forma terceirizada. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados. 

Esta foi a primeira ação da pesquisa, que terá nova rodada de exames realizados no dia 7 de fevereiro. “As pessoas que tiverem este perfil e quiserem participar ainda temos vagas disponíveis para participação na pesquisa. Basta entrar em contato com a ESF e buscar mais informações. Caso a procura for grande, é possível fazermos uma terceira coleta de exames com os participantes”, destacou a professora Christiane Collet. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.