Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos permite que estudantes se aprofundem em diferentes realidades e problemas - Unijuí

Em desenvolvimento há 11 anos na Unijuí, o Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução” já beneficiou, de forma gratuita, centenas de pessoas em toda a região. Vinculado ao curso de Direito da Unijuí e prestando serviços por meio do Escritório Modelo e do Balcão do Consumidor, o projeto realiza atividades junto aos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

O trabalho é realizado por professores do curso, a partir da coordenação da professora Francieli Formentini, e conta com a participação de estudantes, a exemplo da acadêmica do segundo módulo do curso de Direito e bolsista do projeto desde julho de 2023,  Maria Eduarda Muller Hahn.

A estudante conta que, desde que ingressou no projeto e começou a trabalhar diretamente com o público e com a resolução de seus problemas, conseguiu desenvolver suas habilidades sociais e de orientação, especialmente em casos em que estava sob pressão. “O projeto me possibilitou estar em contato com diversas realidades, incluindo idosos e pessoas com deficiência, visto que o Balcão do Consumidor é um serviço público e que protege todos os cidadãos”, comenta.

A experiência possibilitou que a jovem aprendesse a como proceder diante de diferentes fornecedores de produtos e serviços, sabendo como conduzir, por exemplo, reclamações envolvendo casos de empréstimos pessoais e consignados. “Os conhecimentos sobre Direito do Consumidor foram fundamentais tanto para a minha formação acadêmica quanto para a vida pessoal. Além disso, pude verificar como o Judiciário pode atuar fora dos conflitos litigiosos, por meio de audiências de mediação e contatos extrajudiciais com as fornecedoras para a resolução de problemas de consumidores vulneráveis, de modo viável e objetivo”, relata a estudante, que também conseguiu desenvolver suas habilidades em escrita e oratória.

Na avaliação de Maria Eduarda, os projetos desenvolvidos pela Universidade são de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes, ajudando-os a incorporar os aprendizados em sala de aula, em artigos científicos e práticas sociais. “No meu caso, aprendi muito a lidar com os diferentes públicos e a procurar a solução mais viável para os seus problemas, conhecendo, ao mesmo tempo, as diversas realidades. Além disso, fazer parte, mesmo que de forma pequena, da melhoria de vida das pessoas me deixou muito feliz e satisfeita, principalmente quando a demanda era resolvida com êxito”, finaliza.