Projeto de extensão Energia Amiga aproxima estudantes da comunidade escolar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto de extensão Energia Amiga aproxima estudantes da comunidade escolar

Desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, o projeto de extensão Energia Amiga é um importante aliado da comunidade no repasse de informações básicas de consumo e cuidado com a eletricidade. A principal atividade do projeto é de levar, em especial a crianças e jovens, conhecimentos sobre o tema, a partir do desenvolvimento de atividades que buscam a conscientização da comunidade. 

O conteúdo e informações são levados pelos estudantes da Unijuí, que participam ativamente das atividades. Bolsista do projeto de extensão desde março de 2023, a acadêmica do 6º semestre do curso de Design, Letícia Laís Braun Elias relata que atuar no projeto é uma experiência diversificada e enriquecedora durante a graduação. 

Segundo ela, a atuação no projeto possibilitou adquirir conhecimentos de outras áreas e proporcionar a integração entre a Universidade e a comunidade. “Com o projeto pude colocar em prática muitas teorias estudadas em sala de aula, além de conviver e trocar ideias com outras áreas de conhecimentos. Pude também ter contato com alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde pude espalhar os conhecimentos e ideia do projeto em si, adquirindo, em contrapartida, diversas experiências”

De acordo com Letícia, o projeto é importante por uma série de fatores, mas destaca-se pelas ações realizadas, as quais são fundamentais para a comunidade, em especial a escolar. “É com as interações que tive com esse público, por meio do Quiz da Energia Amiga, por exemplo, que percebi que muito ainda precisa ser dito e ensinado sobre as questões ecológicas e energéticas. Nessa faixa etária os jovens estão dispostos a aprender e colocar em prática esses ensinamentos”, salienta. 

Conforme a estudante, as ações feitas junto às escolas são importantes, pois além de ensinar o que acontece com os resíduos eletrônicos, há como os alunos analisarem por conta própria locais onde é feito o descarte inadequado desses materiais. 

Letícia ressalta que a atuação no projeto marcou o seu desenvolvimento enquanto estudante de graduação, pois seu trabalho foi reconhecido e aprovado. “Fui elogiada por pessoas e professores de fora do projeto. Fora as questões técnicas, o que marca é a alegria e a diversão de estar com o público aplicando o Quiz, mas também recebendo conhecimento e maravilhosas experiências”, completa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.