Apresentações científicas fazem parte da programação do 8º Congresso Internacional de Saúde - Unijuí

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de maio, dando sequência ao 8º Congresso Internacional de Saúde, promovido pela Unijuí em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal, co-promotora do evento, teve início a apresentação de trabalhos com temas livres, desenvolvidos por estudantes, pesquisadores, pós-graduandos, profissionais e professores da área da saúde, onde foram debatidos assuntos de grande relevância para comunidade científica. A programação acontece até a sexta-feira, todas as manhãs, das 8h15 às 12h15, através do Google Meet.

Para o evento foram selecionadas 976 produções, organizadas em trabalhos completos e resumos simples, divididas em 24 salas onlines de acordo com sua temática - por exemplo, Atenção Integral à Saúde, Fonoaudiologia, Psicologia, Biomedicina, Medicina, Farmácia, entre outras áreas da saúde. Cada estudante tem direito a cerca de 10 minutos para sua explanação e depois de 3 a 5 minutos para contribuições. Havendo dúvidas ao final da sessão, é necessário retomar discussões importantes.

Para fazer a mediação e considerações das apresentações estão envolvidos diariamente entre 24 a 48 professores, que atuam na avaliação textual do material e na versão da apresentação. Os melhores trabalhos passarão por uma avaliação interna e externa para premiação.

Um dos organizadores responsáveis pelo evento é o professor Matias Nunes Frizzo, que ressalta a importância e abrangência do congresso. “Estamos em um momento muito feliz na área da saúde e biológicas aqui na Unijuí. É um momento em que estamos interagindo via online com o mundo todo. Então, todas as manhãs, nas diversas salas, tivemos trabalhos de todos os continentes. Tivemos trabalhos, por exemplo, da América Latina, da Europa e conseguimos trocar conhecimento, discutir.”

O congresso é um momento para troca de conhecimentos, proporcionando aos estudantes o acesso a conteúdos de acordo com sua área de interesse. Além disso, o professor salienta e agradece à Instituição Unijuí, à comunidade institucional, aos técnicos administrativos e de apoio e aos professores que participam da Comissão Científica, que tem se doado integralmente para poder fazer avaliação desses trabalhos inscritos. “Fazer a avaliação dessas apresentações e estar moderando as apresentações foi um diferencial para que nós pudéssemos ter um momento rico de discussão e de aprendizagem, para nossa comunidade acadêmica e nossa comunidade externa”.

Para mais informações sobre a agenda de apresentações de trabalhos do 8º Congresso Internacional de Saúde, acesse este link.

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo