Maratonas como a HackaPower estão alinhadas com o que há de mais inovador, diz Luis Lamb - Unijuí

Crédito: Claiton Dornelles/JC

A Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), por meio do Programa Inova RS - Noroeste e Missões, é uma das parceiras na realização da maratona de equipes, a HackaPower - Transformando Ideias em Soluções, que terá início nesta sexta-feira, dia 21 de maio, com fechamento no domingo, dia 23.

Realizada de forma virtual e 100% gratuita, a HackaPower acontece por meio de uma parceria entre a Unijuí - através da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e projeto Cidades Inteligentes; Sebrae e Projeto Empreenda +; e o Programa Inova RS - Noroeste e Missões, da SICT e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). É por meio dela que 20 equipes serão incentivadas a desenvolver soluções tecnológicas para desafios de energia.

“Maratonas como esta, de desenvolvimento de soluções inovadoras, soluções tecnológicas, especialmente numa área como a de energia, são iniciativas que têm um alinhamento com o que acontece de mais inovador e disruptivo no cenário da inovação internacional”, opina o secretário estadual de Inovação Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, em entrevista concedida à Rádio Unijuí FM. Ele destaca que essa conexão entre estudantes, empresas, desenvolvedores e conhecimento acadêmico, além do surgimento de possíveis startups - a partir das soluções apresentadas, são fundamentais para geração de soluções e respostas aos problemas da atualidade.

“Essas soluções inovadoras, vindas de jovens, de startups, estão alinhadas com os os objetivos desta geração. A geração que vai fazer a travessia no Século 21, saindo da pandemia e indo em direção ao novo modelo de desenvolvimento. Pensando na área de energia, estas ideias são ainda mais importantes, em razão da necessidade que temos de desenvolver as novas matrizes energéticas. Sem energia, sem inovação, nada é possível no mundo moderno”, afirmou.

Conforme explicou o secretário, o programa Inova RS busca colocar a inovação no centro da estratégia de todas as regiões, a exemplo do Noroeste e Missões.  A iniciativa busca incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas. “O programa faz uma construção colaborativa no modelo de quádrupla hélice - academia, governo, empresas e sociedade, e colabora com as regiões para que tenhamos um desenvolvimento sustentável e inovador, focado na transformação das nossas matrizes econômicas”, reforçou.

Ainda sobre a HackaPower, Lamb destacou que a maratona é um ambiente propício aos acadêmicos para discussão de novos resultados científicos, tecnológicos e novos processos de inovações. “Esta parceria, esta ação do ambiente acadêmico, das universidades em prol da sociedade, em parceria com o governo, é fundamental no modelo de desenvolvimento baseado na inovação, que é o modelo que os países têm obtido mais sucesso. O papel das universidades como geradoras de conhecimento é essencial na sociedade do conhecimento, na economia do Século 21, porque será essa agregação de conhecimento que vai gerar valor econômico."

Direcionada a estudantes, startups, empresas de engenharia e tecnologia da informação (TI), a HackaPower terá início com o lançamento de três desafios aos participantes, que contarão com auxílio de mentores – profissionais tanto dos campos da energia e da tecnologia, quanto da área de negócios.

Transmitida pelo canal da Criatec no Youtube, a maratona prevê ainda oficinas, como Design Thinking e Pitch; e show com Alemão Ronaldo, antes da apresentação das soluções, no domingo à tarde.

A maratona conta com patrocínio de Ceriluz, DeLorenzo do Brasil, Hidroenergia, Procellecorp, Sicredi, SolarView, Sole Engenharia Solar, BiogásBrasil - executado com Gef e Unido, e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Acompanhe a entrevista na íntegra: