Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais estão em discussão no 8º Congresso Internacional em Saúde - Unijuí

Abertura oficial aconteceu na noite desta terça-feira, dia 18 de maio

Após um dia dedicado ao seminário sobre “Os impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente e a favor da vida”, o 8º Congresso Internacional em Saúde contou, na noite desta terça-feira, dia 18 de maio, com a solenidade oficial de abertura. O evento, realizado de forma totalmente virtual até a sexta-feira, dia 21 de maio, traz como tema “Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde”.

“Desde a sua primeira edição, realizada em 2011, o Congresso Internacional conta com o trabalho de uma grande equipe. Embora nosso desejo fosse que o evento estivesse acontecendo de forma presencial, conseguimos organizar uma semana com diversas atividades aos participantes. Por ser online, a distância não é uma barreira para a participação de pessoas, sejam elas profissionais ou estudantes, de outros estados e países. Também por ser online, permitimos que mais pessoas acompanhem as discussões, reforçando ainda mais o sentido comunitário da nossa Universidade”, destacou a professora doutora Eliane Roseli Wilkelmann, coordenadora do 8º Congresso Internacional em Saúde.

Para além das discussões com profissionais de renome, o Congresso também contará com a apresentação de trabalhos. A partir da seleção da Comissão Científica, 976 serão apresentados até a sexta-feira.

Coordenadora da Comissão Internacional do evento, a professora doutora Zélia Ferreira Caçador Anastácio, da Universidade do Minho, relembrou que em 2018 teve início a parceria com a Unijuí para a realização do evento. Ela destacou a importância de debater as desigualdades na área da saúde, especialmente num ano afetado pela pandemia, e adiantou que, em 2022, o congresso será realizado com a temática “Investigação, humanização e supressão”. O evento está agendado para acontecer de 12 a 15 de julho.

Durante a abertura, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González, destacou que o congresso acontece num momento complicado, que certamente marcará uma época. “Seguramente falaremos, nesta semana, em antes e depois da pandemia. Não temos certeza de quando este momento irá acabar, mas temos a certeza de que nada será igual. E neste sentido, a área da saúde tem extrema importância”, destacou, lembrando que, ao se falar em determinantes sociais, é necessário destacar os determinantes políticos, que tiveram, neste último ano, grande impacto nas decisões na área da saúde.

Participaram da solenidade de abertura a coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Janaína da Silva, também representando o enfermeiro Anselmo Loureiro dos Santos, titular da 14ª CRS de Santa Rosa; o secretário de Saúde de Ijuí e professor da Unijuí, Márcio Strassburger; e o médico representante da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Luis Antônio Benvegnú.

Participaram, ainda, os doutores Paulo Saldiva e Sebastião Pinheiro, que palestraram, na sequência, sobre “Os serviços ecossistêmicos, saúde e bem-estar humano” e “Os impactos do complexo industrial militar sobre a humanidade por intolerância cidadã e carência de honestidades”, respectivamente. A mediação foi realizada pela professora doutora Francesca Werner Ferreira, que também participou da solenidade.

O 8º Congresso Internacional em Saúde segue na manhã desta quarta-feira com a apresentação de trabalhos. À tarde, acontece a Jornada do Curso de Medicina e, à noite, as Jornadas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, Farmácia e Estética e Cosmética. Ainda, a mesa redonda com o tema  “O papel da Atenção Primária à Saúde nos Sistemas de Saúde: a questão da Saúde Rural”. Confira a programação na íntegra neste link.

O Congresso Internacional é promovido pela Unijuí por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde (Unijuí-Unicruz); Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Direitos Humanos; Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências e Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e pelos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas e Gastronomia.

Assista à primeira noite do evento: