Os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí realizaram sua jornada nesta quarta-feira, dia 19 de maio, na segunda noite do 8º Congresso Internacional em Saúde. “Os desafios do SUS na promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional” foi o tema que abriu a ‘mesa redonda’, a partir de um debate liderado pela pós-doutora em Saúde Pública e em Epidemiologia Nutricional e Políticas de Alimentação e Nutrição, professora da Universidade de São Paulo, Patrícia Constante Jaime.
A convidada fez um resgate da história do Sistema Único de Saúde, que completou, no dia 17 de maio, 33 anos. Ela lembra que, já na Lei nº 8080, que regula o SUS, foram estabelecidas ações de alimentação e nutrição, a exemplo da vigilância nutricional e alimentação e organização do cuidado de alimentação e nutrição.
“A agenda de alimentação e nutrição nasce com o SUS e se fortalece com o SUS. Ao longo dos anos, tivemos conquistas importantes, como a redução da mortalidade e a diminuição da desnutrição infantil, a partir do enfrentamento de determinantes sociais. Da mesma forma, tivemos um aumento da expectativa de vida dos brasileiros - número que só reduziu em 2020, em razão da pandemia de covid-19”, explicou Patrícia, observando que o SUS ainda possui alguns gargalos.
A participação de Patrícia antecedeu a fala do doutor Flavio Luiz Scieck Valente, do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, que abordou “A exigibilidade do direito humano à alimentação e nutrição adequadas: construindo uma identidade multinacional”; e da gerente de Impacto Social da Gastromotiva, Winnee Louise, que tratou “A experiência da Gastromotiva na Gastronomia Social e o empoderamento para enfrentamento da insegurança alimentar”.
Acompanhe outros destaques do Congresso Internacional de Saúde neste link.
Acesse a Jornada dos cursos de Nutrição e Gastronomia: