Na tarde de ontem, o Sicredi, representado pelos gerentes Éverton Luiz Dill e Sandra Kunz, entregou os certificados de Projetos Contemplados pelo Programa Empreender para Transformar, aos três projetos da Unijuí inscritos nos editais lançados pela cooperativa. Participaram do ato a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a assessora de cultura Sirlei Schneider, a coordenadora da Criatec Maria Odete Palharini, e as professoras Caroline Raduns e Edina Coelho.
Os projetos contemplados com o valor de R$ 1 mil cada foram: “Desafio da inovação socioambiental”, da Criatec; “Investimentos na primeira infância”, do Centro Especializado em Reabilitação Física - Unir; e “Energia Amiga”, projeto de extensão do curso de Engenharia Elétrica.
O gerente do Sicredi Éverton Dill ressaltou a importância do papel da cooperativa em olhar para as questões sociais e da educação, em busca do desenvolvimento. “O PET é um programa que tem crescido a cada ano e, com isso, também cresce o número de projetos inscritos. A seleção dos vencedores é feita por meio de uma análise dos associados do Sicredi que definem os projetos contemplados, dentre os quais os três da Unijuí se enquadraram”, explica. Sandra Kunz acrescentou o importante papel dos projetos em olhar para as necessidades da comunidade.
A reitora destacou a relação da política do Sicredi com o olhar, estrutura e trabalho da própria Universidade. “São duas instituições que têm o processo de sociativismo, o processo de cooperativismo, o processo da sua ação para trabalhar com as suas regiões de atuação estão muito alinhados. Então, não é só uma parceria de eventos, é uma parceria de trabalho”, finalizou.