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Salão do Conhecimento confirma mais uma edição totalmente online

Está confirmada mais uma edição totalmente online do Salão do Conhecimento na Unijuí, entre os dias 26 e 29 de outubro. 

Promovido sob a coordenação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o Salão é um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em pesquisa e extensão, desenvolvido na Universidade e em instituições do Estado, do País e até do exterior, em qualquer área do conhecimento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Unijuí promove o evento de forma totalmente virtual, com as atividades sendo transmitidas pelo Youtube da Instituição e as apresentações de trabalhos por videoconferência, pela plataforma Google Meet.

Até 2019, o Salão do Conhecimento era realizado de forma presencial, mas em razão da pandemia de covid-19, teve que ser readaptado para o formato online, que também foi bem recebido pelos participantes - o que motivou os organizadores a manter a proposta neste ano.

“O Salão do Conhecimento é um evento científico mais que consolidado institucional e regionalmente. A necessidade de, no ano passado, realizá-lo de forma online, colocou diversos desafios e também desvendou novas oportunidades para sua organização”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González. Dentre as oportunidades, estão a integração dos campi; a organização da apresentação dos trabalhos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando a discussão interdisciplinar, para que todos os autores expusessem suas produções em salas cheias; a participação de palestrantes de vários estados e países e, claro, a participação de um maior número de congressistas também de outros estados e países. 

“Assim, essas aprendizagens nos levaram a decidir a realização do evento de forma online, este ano, não apenas como uma forma de enfrentar os efeitos da pandemia, mas principalmente para explorar ao máximo tudo o que um evento digital nos permite”, completou o professor.

Anualmente, o Salão do Conhecimento recebe mais de 1.000 trabalhos, que são apresentados durante o evento na forma de pôster ou comunicação oral, e publicados nos anais.

Pelo endereço www.unijui.edu.br/salao, os participantes já têm acesso ao cronograma do evento, às normas e templates para submissão de trabalhos, bem como outras informações.

A abertura das inscrições está prevista para o início do mês de junho. Interessados podem acompanhar as atualizações no site.


Unijuí promove o debate “SOS Colômbia! O que está acontecendo?”

A Unijuí – por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências e Direitos Humanos, juntamente com o curso de História, promove na próxima sexta-feira, dia 28 de maio, o evento “SOS Colômbia! O que está acontecendo”. O evento terá início às 19h30 e será transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube.

Sob mediação do professor mestre em História, Jaeme Luiz Callai, o evento contará com a presença da socióloga, mestre em Direitos Humanos, cofundadora da Rede Socioambiental de Nariño, Gaviota Karolina Tobar; da ativista e defensora dos direitos humanos, mestre em Ensino das Ciências Exatas e Naturais pela Universidad Nacional, em Bogotá, e doutoranda no PPG em Educação nas Ciências da Unijuí, Jacqueline Ramirez; e o mestre em Ensino de Química pela Universidad Pedagogica Nacional, em Bogotá, e doutorando no PPG em Educação nas Ciências da Unijuí, Juan Gabriel Perilla Jimenez.

Para acompanhar o evento, acesse este link.


Do telemonitoramento à vacinação: Programa de Residência Multiprofissional amplia atuação em Santa Rosa

A Unijuí, por meio dos seus diferentes cursos de graduação e pós-graduação, ampliou ainda mais a sua atuação junto à comunidade durante o período de pandemia. Um exemplo desta inserção está no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, realizado através de uma parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).

Segundo a coordenadora do programa, professora doutora Moane Marchesan Krug, os trabalhadores residentes realizam diversas atividades desde o início deste período, de maneira direta e indireta junto às instituições de Santa Rosa. Uma das ações realizadas foi o telemonitoramento, criado com o objetivo de assegurar cuidado longitudinal e continuado aos usuários que se encontravam em isolamento, por meio da realização de ligações ou contato via aplicativo de mensagens. Por meio desta ação, era possível acompanhar os sinais e sintomas do paciente, queixas, orientar sobre medidas de higiene e até realizar o agendamento para testagem.

Realizamos testagens para covid-19 nas unidades sentinelas, que são unidades que atendem somente usuários com sinais e sintomas da doença, além de realizar os testes rápidos e PCR para detecção da covid-19, agendados pela equipe de monitoramento ou demais unidades”, explicou a professora, lembrando que outra atuação importante aconteceu no processo de vacinação da população.

“Os profissionais residentes atuaram com o agendamento da população prioritária, realizando orientações sobre as vacinas e período de realização. Também, trabalharam no preenchimento das carteiras de vacinação, organização do fluxo dos usuários dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a fim de evitar aglomerações. Também foi realizado o lançamento de dados em planilhas de controle da Fumssar e no sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) do Ministério da Saúde”, explicou.

Além destas atividades, os residentes atuaram – e ainda atuam – de maneira indireta no enfrentamento à pandemia. Muitas atividades da Atenção Primária tiveram que sofrer ajustes, para que pudessem continuar acontecendo. Neste sentido, os residentes auxiliaram na organização, sendo suportes para as equipes das UBSs. Falaram sobre os cuidados para prevenção e também sobre o fluxos de atendimentos durante este período na recepção das unidades e durante as consultas de rotinas. “Os residentes realizaram atendimentos diferenciados para os usuários que anteriormente participavam de grupos de educação em saúde, como gestantes, tabagistas, hipertensos e diabéticos, realizando o cuidado e ações de promoção à saúde via WhatsApp”, ressaltou a docente.

O cuidado não esteve voltado apenas aos usuários, mas às equipes que atuam nas unidades. “Devido à pandemia, elevou-se o nível de estresse e sofrimento nos trabalhadores. Por isso, foram realizados espaços de meditação, auriculoterapia, entrega de escalda-pés e travesseiros terapêuticos, confeccionados pelos residentes. Atividades que são práticas integrativas e complementares, que auxiliam no cuidado físico e mental”, comentou Moane, lembrando que também foi realizada a confecção de máscaras à população.


Projeto de Extensão Energia Amiga promove lives aos alunos do Ensino Fundamental

Com o intuito de levar às crianças e jovens conhecimentos sobre energia elétrica, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, realizou nesta segunda-feira, dia 24 de maio, a primeira de uma série de três lives. As transmissões têm o intuito de promover a interação com os mais de mil alunos do Ensino Fundamental inscritos no projeto.

Na primeira live, os estudantes receberam informações sobre o uso consciente da energia elétrica, dicas de segurança e, principalmente, orientações sobre a logística reversa de lâmpadas. No segundo encontro, agendado para acontecer na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, eles receberão informações sobre pilhas e equipamentos eletrônicos. A live pode ser acompanhada das 8h às 10h ou das 14h às 15h30, no canal do Youtube do projeto.

Durante este processo, vamos estimular que os alunos realizem a coleta destes materiais. Vamos estabelecer um cronograma de descarte nos pontos de coleta, para que eles conheçam estes espaços, falem sobre eles, e passem a realizar a destinação correta dos materiais mesmo após o fim do projeto”, explicou a professora Caroline Radüns, coordenadora do projeto, lembrando que uma terceira live será realizada no dia 14 de junho, das 14h às 15h30, onde será divulgada a turma que teve mais destaque neste movimento.

Também vamos lançar um desafio, que vai ir para a sua quarta edição, de produção de desenhos e, desta vez, de projetos. Os alunos vão desenvolver trabalhos abordando a temática da logística reversa e de alguma forma descrever como foi este projeto, o que absorveram e o que eles viram durante a atividade que poderia melhorar. As escolas poderão inscrever trabalhos até o mês de julho e, em setembro, teremos a divulgação dos trabalhos que mais se destacaram”, reforçou a professora.

De acordo com Caroline, antes da realização das lives, os professores são contatados para que entreguem aos alunos um livreto da ação.

Desde 2017, quando teve início, o Projeto Energia Amiga desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental, visando disseminar os conceitos sobre consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétrica e resíduos tecnológicos. As atividades passam por diálogos, experimentos práticos, concurso de desenho e a doação de livros da Coleção Descobrindo a Eletricidade.

Links para acesso às próximas lives:

Dia 31 de maio, das 8h às 10h

Dia 31 de maio, das 14h às 15h30

Dia 14 de junho, das 14h às 15h30


Prefeitura de Chiapetta renova convênio com a Unijuí para desenvolvimento da Incubadora Inovachi

A Prefeitura Municipal de Chiapetta renovou o convênio com a Unijuí para desenvolvimento da Incubadora Municipal de Empresas Inovachi. Lançada em 2019, a incubadora foi bem recebida pela comunidade empreendedora e, neste ano, já teve sua estrutura física ampliada.

Novas empresas estão se instalando e novos projetos estão sendo desenvolvidos pelo poder público, liderado pelo prefeito, Eder Both, que acredita no modelo de desenvolvimento econômico baseado na qualificação das pessoas, criação de oportunidades a partir do empreendedorismo inovador e busca de novas oportunidades de crescimento.

A renovação do convênio com a Unijuí está baseada na oferta de um pacote de consultorias e qualificação para os empreendedores da incubadora, no eixo de desenvolvimento prioritário, que compreende o empreendedor, a tecnologia, o mercado, a gestão e o capital, definição de um conjunto de indicadores de desempenho e monitoramento da evolução das empresas atendidas, a fim de prepará-las para maturidade empresarial e treinamento de um gestor local.

O convênio tem a coordenação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade e execução da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).


Clube do Livro prepara novo encontro para junho

Mais um encontro do Clube do Livro está sendo organizado para o dia 5 de junho, de forma online. Desta vez, estará em discussão a obra “O senhor das moscas”, de William Golding, que será inclusive disponibilizado em PDF aos interessados.

Com o objetivo de promover a leitura, a literatura e refletir acerca da realidade a partir dos livros, o Clube do Livro – Literatura como luz à existência, promoveu seu primeiro encontro no dia 15 de maio, para discussão do clássico de Ray Bradbury, “Fahrenheit 451”.

O encontro foi de grande sucesso. Esse era um movimento que há muito tempo gostaríamos de ter feito e, graças ao empenho de estudantes e professores, foi possível”, destacou um dos coordenadores da iniciativa, professor Anderson Amaral de Oliveira, lembrando que o encontro reuniu diversos membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa. “Contamos com pessoas interessadas em discutir literatura. A literatura foi colocada em pauta por meio de discussões e reflexões sobre a arte da palavra e também sobre a nossa realidade”, reforçou o docente.

Sob coordenação e apoio dos professores Anderson, Taíse Neves Possani, Anamaria Pereira Moreira e da estudante do Curso de Letras – Português e Inglês Marina Kinalski de Souza, o Clube do Livro promove interações mensais online, pautando diferentes obras literárias a cada encontro. As atividades do Clube do Livro contemplam toda a comunidade interessada na discussão de bons livros.

A iniciativa conta com apoio do curso de Letras Português e Inglês, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e Projeto de Extensão Traças Digitais.


Dia do Desafio mobiliza comunidade acadêmica da Unijuí

O Dia do Desafio, evento que mobiliza a comunidade para a prática de qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos, acontece oficialmente nesta quarta-feira, dia 26 de maio. No entanto, na Unijuí, o movimento teve início no dia 12, quando os diferentes setores da Universidade foram incentivados a praticar uma atividade física, de alongamento ou dança. Professores, estudantes, técnicos administrativos e de apoio produziram vídeos e compartilharam nas redes sociais, desafiando novos grupos da instituição a aderirem à iniciativa.

Nesta terça-feira, dia 25, os Laboratórios de Atividade Física e Promoção à Saúde de Ijuí e Santa Rosa, vinculados ao curso de Educação Física, organizaram um grande desafio com todos os professores e técnicos administrativos e de apoio, dos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, via canal no Youtube.

O objetivo foi incentivar a prática regular de atividades físicas e a interação entre os quatro campi”, explicou uma das técnicas dos laboratórios, Michele Basso, que realizou a atividade ao lado da também técnica, Tatiane Renz. “A atividade, realizada durante 15 minutos, foi composta por movimentos de dança, acompanhados de música, exercícios físicos, alongamento muscular e volta à calma”, completou a educadora física.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. No Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as prefeituras. Neste ano, o evento acontece novamente no formato online, em razão da pandemia de covid-19.

Confira os vídeos dos desafios entre setores


Projeto HackaTruck é apresentado aos estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 24 de maio, o lançamento do projeto HackaTruck MakerSpace aos acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí. A iniciativa é a mais recente conquista da Unijuí, que formalizou um convênio com as gigantes IBM, Apple e Mercedes, na última semana.

A área da Computação é uma das mais antigas do Estado. Nosso curso foi um dos primeiros a ser criado no interior do Estado e, durante a trajetória de mais de 30 anos, temos firmado diferentes parcerias, com o intuito de qualificar o ensino – agora também com o curso de Engenharia de Software. A IBM, em parceria com a Apple, Mercedes e outras empresas, possui este laboratório itinerante, instalado em um caminhão, o HackaTruck, constituído como um makerspace - um espaço onde os estudantes criam e desenvolvem protótipos relacionados aos temas estudados”, explicou o professor Edson Luiz Padoin, responsável por concretizar a parceria.

Após o lançamento - que contou com palestra do líder de Parcerias Educacionais e Pesquisa & Desenvolvimento da IBM, Luis Flávio da Silva, os estudantes tiveram acesso a um código, para realizar a inscrição no projeto. Nesta primeira etapa, os acadêmicos realizam uma qualificação online, usando o laboratório virtual da IBM, onde vão começar a trabalhar com a linguagem Swift, de desenvolvimento de softwares e de aplicativos da Apple. “Após o segundo módulo, acontece uma seletiva onde teremos duas turmas com 35 vagas. Nesta etapa, os estudantes poderão acessar supercomputadores que a IBM têm nos Estados Unidos, a exemplo do supercomputador Watson, que é um dos maiores projetos de Inteligência Artificial. Por fim, para a terceira etapa, serão selecionados os 28 estudantes melhores qualificados, que poderão participar do espaço maker”, explicou o professor Padoin, lembrando que a vinda do caminhão depende da situação epidemiológica do Município, por conta da covid-19.

De acordo com o docente, o projeto gerou expectativa entre os estudantes, não apenas pela experiência, mas pela oportunidade de terem contato com as grandes empresas. “Hoje, fala-se em ‘apagão’ da Tecnologia da Informação (TI). A expectativa da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, é que tenhamos uma demanda de 70 mil vagas ao ano até 2024, sendo que hoje temos 46 mil formandos ao ano. Os estudantes já enxergam estas parcerias como uma oportunidade. Lembrando que as vagas existentes na área da Computação não estão apenas no Brasil, mas em outros países”, explicou Padoin.


Aberta a Semana Acadêmica da área de gestão da Unijuí

Na noite desta segunda-feira, dia 24 de maio, teve início a Semana Acadêmica dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e tecnólogos da área de Gestão e Negócios da Unijuí - modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD). O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e terá sequência nesta quarta-feira, dia 26, com novas palestras.

Para esta Semana Acadêmica, convidamos palestrantes que estão diretamente envolvidos na liderança dos Conselhos, para debatermos, principalmente, o futuro das profissões”, explicou a professora Stela Maris Enderli, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis dos campi Ijuí e Panambi e dos cursos de gestão na modalidade EaD.

Ontem, esteve em debate o tema “Um mundo de oportunidades! Desafios profissionais da Administração e da Contabilidade”, que contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), Ana Tércia Rodrigues, e do vice-presidente institucional do Conselho Regional de Administração (CRA/RS), João Alberto Gonçalves.

Eventos como este são importantes porque conseguimos compartilhar conhecimentos que vão além da sala de aula. Sempre que pensamos numa Semana Acadêmica, pensamos na oportunidade de compartilhar experiências, de convidar profissionais que possam apresentar o dia a dia das profissões. Gostaríamos de que este evento estivesse acontecendo de forma presencial, mas, em razão da pandemia, não possível”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.

A Semana Acadêmica terá sequência nesta quarta-feira, dia 26, às 19h30, com o tema “Controladoria: a diversidade dos indicadores gerenciais nos diferentes ambientes empresariais”. Participam a integrante da Comissão de Estudos de Controladoria do CRC/RS, Edenise Franco de Amorim; e os egressos do curso de Ciências Contábeis, Cleusa de Vargas Laureano, Guilherme Mateus Sartori e Lázaro de Moura Schumann.

Para fechar, no dia 27, também às 19h30, acontece a palestra “Escolha viver melhor. O momento é agora!”. Serão palestrantes a professora, consultora, mentora e coach, Cecilia Smaneoto; e a sócio-proprietária na L&V Consultoria e Assessoria Empresarial, Leonice Parnoff. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/eventos.

Acompanhe as discussões da primeira noite da Semana Acadêmica:


Convidada fala sobre Comunicação no Terceiro Setor aos estudantes da Unijuí

Na última sexta-feira, dia 21 de maio, a disciplina do Projeto Integrador: Assessoria de Comunicação, ministrada pela professora Márcia Formentini, contou com a participação especial da coordenadora de Comunicação da Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, Valéria Moreira da Cunha, que abordou a temática “Comunicação no Terceiro Setor: Assessorar para Fortalecer”.

Valéria iniciou sua fala abordando a importância da comunicação no terceiro setor para que a organização se mantenha, fortalecendo e estimulando ações solidárias, levando em conta o autoconhecimento da organização e garantindo um feedback positivo, já que este cenário social engloba todas as atividades de utilidade pública, trazendo benefícios para a sociedade por meio de um produto ou serviço que reduza as desigualdades sociais e melhore as condições de vida.

Por não haver investimento por parte das organizações em ações de comunicação, os profissionais que atuam no setor usam a criatividade, parceria, indução e relacionamento com a mídia para divulgação da marca. Além disso, a coordenadora de Comunicação destaca que o briefing precisa cumprir a missão de apoio da organização e auxiliar na busca por contribuintes, focando em atender o público-alvo, que são usuários que recebem o amparo e doadores.

De acordo com a palestrante, a Comunicação deve ser pautada pelo diálogo e troca de experiências, comunicando uma causa. “Diante do desafio de gerar visibilidade, fortalecimento e sustentabilidade financeira às organizações da sociedade civil, o posicionamento da marca e da Comunicação são ferramentas indispensáveis para o fortalecimento da imagem da organização e para a atração de investidores.”

A coordenadora ressalta que é essencial pensar em novos formatos de comunicação, sensibilizando a sociedade para causas defendidas pela organização, gerando resultados para sustentabilidade financeira e construindo a imagem e reputação. “Além de comunicar a causa, é necessário, conectar às causas, criar diálogos na sociedade, experiências, emocionar, sensibilizar, engajar e fortalecer a imagem da organização.”

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo


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