Unijuí recebe empresários da cadeia de produção de sementes para avanços do setor - Unijuí

A Unijuí recebeu, nesta semana, gestores de empresas sementeiras da região Noroeste do Estado. A reunião ocorreu no auditório do Complexo 2 da Unijuí Saúde. O objetivo do encontro foi conduzir um debate que visa a prospecção de possíveis ações e estratégias colaborativas, fomentando a cadeia de sementes e fortalecendo a região como uma das mais importantes do setor na agricultura nacional.

Participaram os diretores das empresas Costa Beber, Cotripal, Strobel e Van Ass - importantes sementeiras da região, e representantes da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Condor e do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi. O evento também contou com a participação de pesquisadores da Unijuí, vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e em Desenvolvimento Regional, ao Programa de Melhoramento Genéticos de Plantas e ao Laboratório de Sementes da Universidade, além de representantes da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e do Núcleo de Educação Continuada da Unijuí. O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, e o presidente da ACI Condor, Alcione Giovanella, conduziram os trabalhos do grupo.

A partir de um resgate histórico da indústria sementeira na região, apresentado por Alexandre Van Ass, e da apresentação do panorama brasileiro da indústria de sementes, apresentado pela professora Gerusa Massuquini Conceição, os participantes dialogaram sobre os principais aspectos para o fortalecimento do setor sementeiro na região, elencando prioridades para estabelecer planos de ação. Vários foram os pontos de interseção identificados entre as indústrias sementeiras e a Universidade, indicando importantes possibilidades de colaboração, iniciando por um diagnóstico mais detalhado sobre as percepções de cada uma das forças que compõem a cadeia produtiva do setor sementeiro.

Nas próximas semanas, a Universidade promoverá um encontro online para aprofundar com o grupo as primeiras percepções e viabilizar as primeiras ações, com vistas a impulsionar o arranjo produtivo local sementeiro do Noroeste do Estado.