Unijuí e Ijuí Eco Reserva Empreendimentos Ltda firmam parceria para construção de um condomínio sustentável - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, firmou nesta segunda-feira, 27 de setembro, um contrato de cooperação técnica e científica com a empresa Ijuí Eco Reserva Empreendimentos Ltda. A parceria visa o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Construção de um condomínio sustentável: uma análise de indicadores ambientais para o desenvolvimento de um espaço de lazer relacionado a um lago”.

O ato contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; dos professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva e Juliana Maria Fachinetto; da chefe do Eixo Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), Fabiana Simon; e dos diretores da empresa, Luciano Knebel Ottonelli e Irmgard Knebel Ottonelli.

Conforme explicou Ottonelli, a Ijuí Eco Reserva Empreendimentos Ltda e Ottonelli Terraplenagem são responsáveis pela construção do primeiro condomínio sustentável da cidade, localizado ao lado do campus da Unijuí em Ijuí. O projeto teve início há cerca de três anos, mas, em razão da demora para emissão da licença junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), que permitiria o acesso ao local pela ERS-342, houve uma pausa e a necessidade de reconstruir o projeto.

“A ideia de construir neste espaço o primeiro condomínio de lotes de Ijuí, aproveitando ao máximo o meio ambiente disponível, e especialmente o lago para as estruturas de lazer, é algo arrojado, responsável e sustentável. Sabendo que a área do empreendimento é de 164.500 m² e praticamente mais de 60.000 m² são destinados ao lazer junto à natureza, isso o torna diferenciado, um refúgio onde temos a natureza como foco principal, aliado à privacidade e segurança. Ali, a interação com a natureza e a busca pelo bem-estar ampliam o gosto de viver bem.  Além disso, a implantação das obras de infraestrutura será um misto de inovação tecnológica, técnicas construtivas modernas e aproveitamento de materiais diversos, que estarão aliados à sustentabilidade e recuperação ambiental”, explicou Ottonelli.

Com a parceria firmada, a Unijuí ficará responsável por desenvolver a análise de indicadores ambientais para o desenvolvimento de um espaço de lazer no interior do condomínio, tendo como foco o lago e seu entorno. Serão realizadas análises quantitativas e qualitativas de indicadores ambientais, uma revisão de literatura a respeito da escolha do material mais adequado para ser utilizado na instalação da pista de caminhada, no entorno do lago, e da legislação pertinente, bem como uma pesquisa de interesse. 

“Temos várias pequenas estruturas, ligadas a um contexto mais macro, que precisam ser analisadas, como a água, nascentes e indicadores ambientais, para que tenhamos, neste local, lazer, pesca e natação, por exemplo. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento da pesquisa e um caminho a ser vislumbrado pelos empreendedores na cidade, para a construção de novos espaços com características ambientais”, destacou o professor José Antônio Gonzalez da Silva.

O desenvolvimento do projeto terá duração total de 18 meses, com entrega do resultado em fevereiro de 2023.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.