Projeto Integrador de Design e Arquitetura e Urbanismo é apresentado no Legislativo - Unijuí

Fotos: Pedro Brikalski

Em sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Ijuí, no dia 21 de setembro, a coordenadora dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, professora Diane Meri Weiller Johann, e o professor Matheus Cargnelutti de Souza, apresentaram os resultados da disciplina “Projeto Integrador: a profissão”. Os estudantes desenvolveram ações que buscam revitalizar dois viadutos em Ijuí.

Os professores foram convidados a expor os frutos do Projeto Integrador pelo vereador e também professor da Unijuí, César Busnello. O projeto apresentado é de revitalização dos viadutos João Cláudio Boniatti, situado na Rua 14 de Julho; e o viaduto José Fagundes Mello, localizado na Rua 12 de outubro. A professora Diane explicou que o intuito é “auxiliar no desenvolvimento municipal e regional”.

Na sessão, os professores explicaram a trajetória dos acadêmicos até o produto final que foi apresentado. Pelo fato de que alguns estudantes não são residentes de Ijuí e sim de municípios da região, foi necessária uma contextualização histórica da cidade. “Fizemos palestras com os profissionais que trabalham no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), proporcionamos visitas ao viaduto e ao próprio museu, para que então os estudantes pudessem propor uma intervenção,” comenta a coordenadora.

A professora ainda acrescenta que “após tanto esforço e empenho dos estudantes, apresentar o projeto na Câmara Municipal foi uma ótima ideia”. “Apresentar o trabalho feito pelos acadêmicos mostra à sociedade que ambos os locais podem receber melhorias, a ponto de se tornarem um local de visitação,” finaliza a professora.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí