O sonho de ingressar no Ensino Superior parece cada vez mais distante para uma parcela da população. De um lado, a sociedade enfrenta uma crise econômica agravada pela pandemia, que fez com que muitas famílias perdessem o emprego e, consequentemente, a possibilidade de dar sequência aos estudos. De outro, faltam políticas públicas que incentivem o acesso e a permanência no Ensino Superior. O que fazer, então?
Para debater o assunto “Universidade para Todos”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 7 de outubro, recebeu como convidados a reitora da Unijuí e representante do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), professora Cátia Maria Nehring; a reitora da Urcamp e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Lia Herzer Quintana; e o estudante de Medicina e bolsista ProUni, Evandro Tatim.
A professora Cátia Nehring evidencia que, apesar dos avanços recentes, o Brasil ainda apresenta um enorme descompasso na formação superior e profissionalizante em relação aos países da América Latina, destacando a importância do ensino para o desenvolvimento da sociedade. “A educação é um dos principais pilares se queremos falar em desenvolvimento socioeconômico de qualquer país, por isso entendo que esse debate, da universidade para todos, deveria ser de fato atrelado à política pública, para trazermos efetivamente um Brasil em desenvolvimento”.
O acadêmico de Medicina, Evandro Tatim, avalia que a desigualdade no acesso ao ensino é consequência de uma série de questões intrínsecas ao processo de globalização, ressaltando que medidas de acesso aos estudantes são essenciais e precisam ser ampliadas para que essa realidade seja mudada. “Políticas de inclusão, aumento de vagas nas universidades públicas, políticas públicas como ProUni e Fies são extremamente importantes para reduzir essas desigualdades de acesso”, pontua.
A reitora Lia Herzer reforça a perspectiva de que, com a pandemia, os impactos na educação irão afetar o desenvolvimento do país. “Nós já vivíamos um cenário de queda no Ensino Superior e com esses quase dois anos de pandemia, isso ficou muito forte, por conta de várias situações e principalmente o fato de que o Brasil é um país pobre e temos que ter também algum tipo de incentivo, de financiamento”, considera.
Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing
Confira o programa na íntegra:
Terá início nesta quinta-feira, 8 de outubro, a aula aberta da 2ª Turma da Especialização em Enfermagem Obstétrica, com o tema “Atenção obstétrica e neonatal no Brasil”. O evento acontece das 18h às 22h. Na sexta-feira, 9, terá sequência das 8h às 12h e das 13h às 16h. Em ambos os dias, a transmissão acontece pelo canal da Unijuí no Youtube.
À frente da discussão estará Maria Esther de Albuquerque Vilela, médica, especialista em Ginecologia/Obstetrícia e mestre em Saúde da Mulher e da Criança. A convidada atualmente compõe a equipe de coordenação do projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia - (Apiceon).
A ação proposta pela Prefeitura Municipal de Ijuí, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, pretende elaborar o registro em um documentário e uma exposição fotográfica sobre o patrimônio cultural e as atividades das benzedeiras em Ijuí.
A expressão da figura da benzedeira enquanto ícone de saberes e religiosidade foi durante muito tempo a única alternativa a recorrer para sanar mazelas, tanto de ordem física quanto espiritual, razão pela qual era altamente requisitada e prestigiada.
Ainda é possível encontrar pessoas que benzem, tanto no espaço urbano como no rural. Foi percebido também que, ainda que com o atendimento médico disponibilizado pelo poder público, há pessoas que não dispensam a consulta à benzedeira conforme necessitam - o que denota a participação destes sujeitos sociais enquanto figuras da identidade cultural de parte da população.
Ainda que possamos encontrar pessoas que praticam benzeduras, o número vem reduzindo, o que demonstra a urgência em registrar esta atividade, pois segundo o que a redução da presença apresenta, é real a possibilidade desta prática desaparecer.
Desta maneira, com as pesquisas desenvolvidas, a etapa de registros para o documentário já começou a ser realizada. A equipe responsável pelas gravações com os atores principais está à procura de material, nas residências dos participantes e entrevistados. A produção continua em vigor, pois não são poucos os praticantes dos benzimentos que irão dispor de sua imagem e relatos para o desenvolvimento do documentário.
Como pesquisadora do projeto, Patrícia Franco, que está encarregada dos trabalhos fora das câmeras, mas participa das visitações, relata um pouco da experiência na construção do projeto. “Ao ser convidada para participar do projeto como pesquisadora da história oral dos benzedores de Ijuí, prontamente fui remetida a uma memória afetiva, afinal, esses personagens fizeram parte da minha infância. Lembrava-me das senhorinhas de meu bairro, que sempre muito carinhosas benziam as crianças que faziam fila à sua porta, com um galho de arruda e um copo d’água, fazendo o sinal da cruz e proferindo orações de bendizer, sempre rodeadas por seus santos, rosários e pela aura de fé e devoção. De alguma forma, melhoramos da dor de barriga, da noite mal dormida ou da falta de apetite e voltávamos para as brincadeiras de criança”, contou.
“Resgatadas as minhas lembranças, o projeto me levou, então, a fazer o resgate das memórias desses homens e mulheres que tanto contribuíram para o bem-estar físico e psicológico de tantas pessoas. Através da pesquisa, mergulhamos em um universo feito de altruísmo, fé, mãos fortes e atuantes na cura dos mais diversos males. São 10 benzedeiras e benzedores que nos abriram as portas de suas casas e nos mostraram que as práticas de cura pelo benzimento resistem ao tempo, ao avanço tecnológico e ao cotidiano moderno e veloz. É um trabalho baseado na memória do bem cuidar”, finalizou.
Texto por Giordano Toniazzo
Encerramento do Rally e divulgação das equipes vencedoras da Unijuí
Na última sexta-feira e sábado, dias 1º e 2 de outubro, a Unijuí foi sede da edição 2021 do Rally Latinoamericano de Innovación, uma competição internacional que visa promover a cultura de inovação entre estudantes universitários da América Latina. O evento foi realizado de forma virtual e contou com a participação de 12 países.
Na abertura da competição, foram lançados 10 desafios, baseados em problemas reais. Cada equipe inscrita precisava escolher um desafio e desenvolver uma solução, preocupando-se não apenas com questões tecnológicas, mas também ambientais, organizacionais e logísticas, por exemplo. A solução, também chamada de pitch, devia ser apresentada em um vídeo de até dois minutos e em um relatório descritivo.
O coordenador da Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher, destaca que também houve oportunidade de troca cultural entre times de nacionalidades distintas. “Foram sorteadas, através da plataforma do Rally, equipes de diferentes países para terem essa interação, que ocorreu por meio do TikTok. As equipes brasileiras interagiram com as mexicanas”, explica. Ele ressalta ainda que, para fornecer um suporte linguístico, os estudantes receberam apoio de quatro doutorandos da Unijuí: dois colombianos e dois peruanos.
Para participar da competição, a Unijuí organizou sedes nos campi de Ijuí, Panambi e Santa Rosa. Em cada uma delas, havia um coordenador local e um colaborador, que auxiliaram as equipes no andamento das atividades. Na sexta-feira, os inscritos tiveram uma oficina de criação e edição de vídeos com a empresa Lavoro Design, graduada pela Criatec de Ijuí.
“Todas as equipes, de todos os países, receberam os desafios ao mesmo tempo e tinham 28 horas para desenvolver as soluções. Logo que encerrado o prazo, foi feita a avaliação das equipes dos três campi da Unijuí e escolhidas as vencedoras a nível nacional”, explica Lucas. Na área de Inovação, a ganhadora foi a equipe 10B-PBI, de Panambi. Já na área de Impacto Social, a PET-EGC, de Ijuí, ficou em 1º lugar, enquanto a Voyager6, de Santa Rosa, em 2º lugar.
Os times vencedores em cada categoria passaram para a etapa internacional, para concorrer com os ganhadores dos demais países. A equipe PET-EGC propôs uma das três melhores soluções na área de Impacto Social, entre todos os grupos e países que participaram da competição, obtendo a segunda colocação a nível internacional.
A estudante do curso de Engenharia Civil da Unijuí, Bárbara Rabelo, que foi líder da equipe do PET, relata que todos os integrantes estão muito felizes com a conquista. “Nos esforçamos muito para entregar um resultado de qualidade e nosso esforço foi reconhecido. Participar do Rally foi uma oportunidade importante dentro da nossa vida acadêmica e estar entre as três melhores equipes a nível internacional é incrível. O reconhecimento é importante não só para nós, mas também para o PET e para a Universidade”, afirma.
O professor Diorges Carlos Lopes, tutor do PET Engenharia Civil, que orientou o grupo durante o desafio, conta que esta foi uma experiência ímpar. “Foi extremamente gratificante a gente ter participado, porque eu tive a oportunidade de ver os estudantes engajados, felizes. Foi um momento muito alegre, leve, e eu acredito que por isso que a gente obteve êxito. Eu gostaria de agradecer aos acadêmicos, à Instituição e aos antigos estudantes e tutores do PET, que de certa forma também têm uma ‘fatia’ nesse instante”, enfatiza ele.
Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing
Confira o vídeo da equipe vencedora do Rally Internacional:
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, e a assessora de Extensão e Cultura da pasta, Sirlei Noemi Schneider, receberam na última terça-feira, 5 de outubro, o Catálogo Saberes e Sabores Étnicos de Ijuí. A entrega do material foi realizada pela turismóloga do Município, Bianca Angelica Gessi Caneppele.
A produção do catálogo faz parte da segunda etapa do projeto “Artesanato Étnico em Ijuí - Terra das Culturas Diversificadas”, que conta com o apoio da Unijuí. A atividade parte da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), em parceria com representantes dos movimentos étnicos; representantes da Associação dos Artesãos de Ijuí (ADAI), Associação dos Artesãos do Brique da Praça (ABRIQ) e Feira de Economia Solidária em Ijuí (Feconsol); e entidades interessadas, como a Unijuí, Emater/Ascar, FGTAS e União das Etnias de Ijuí (Ueti).
“A Unijuí foi procurada no ano passado pela turismóloga Bianca, que falou sobre a intenção do setor em trabalhar o artesanato das casas étnicas. Aos poucos, em reuniões online, foi estruturada a proposta de um projeto amplo, voltado não só ao artesanato, mas à culinária do Município. Por provocação da Secretaria, houve a mobilização entre os interessados em pensar peças artesanais que representassem a diversidade étnica de Ijuí (associações de artesãos e demais entidades) e, a partir de encontros virtuais, estruturou-se o projeto global, usando da Feconsol como proponente da primeira etapa, para pleitear recursos pelo edital da Fundação Marcopolo", explicou Sirlei.
A primeira etapa, já executada, contemplou a pesquisa sobre o artesanato e culinária tradicional dos 13 Grupos Étnicos vinculados à Ueti, mais a Etnia Kaingang. A partir desse material, foi construída a marca do projeto e o Catálogo Inspiracional, em versões digital e física, conforme explicou Sirlei, lembrando que, durante as reuniões com representantes de todas as casas étnicas e devido à quantidade e diversidade de produtos, foi discutida a possibilidade de ampliar o projeto, agregando as demais associações de artesãos, bem como outras entidades do município.
Hoje, um dos principais objetivos do projeto é viabilizar a oferta de produtos que representem a diversidade do Município, a partir dos saberes e fazeres expressos pelo artesanato e culinária, como forma de contribuir com o fortalecimento da identidade de Ijuí como Terra das Culturas Diversificadas – ou, até mesmo, como Capital Nacional das Etnias. A iniciativa busca, ainda, proporcionar incremento de renda aos artesãos e agroindústrias engajadas.
Com previsão de execução em seis etapas, o projeto global foi, em parte, inscrito no Edital da Fundação Marcopolo, tendo recursos financiados pela Lei Federal Aldir Blanc – Lei nº 14.017/2020, que prevê o auxílio emergencial a todo setor cultural. O valor total, de R$ 50 mil, é destinado à execução das três primeiras etapas: levantamento de informações sobre o artesanato e a culinária típicos de cada uma das 12 etnias vinculadas à Ueti, além da Etnia Kaingang e da própria cultura Gaúcha; a construção da marca do projeto e a elaboração de um catálogo destinado aos agentes envolvidos.
Hoje, as ações do projeto irão abranger um público de 63 artesãos, as agroindústrias da Feconsol e também as que são atendidas pela Emater.
Para conferir o catálogo, acesse este link.
Acontece nesta sexta-feira, 8 de setembro, o 2º Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético de Forrageiras e Cobertura de Solo e o V Seminário sobre Forrageiras: Leite e Carne à Base de Pasto. O evento acontecerá a partir das 7h30 na Escola Fazenda - IRDeR, no município de Augusto Pestana. O evento é uma promoção da Unijuí, juntamente com o Programa de Melhoramento Unijuí e os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
Ao todo, serão sete estações de conhecimento: Melhoramento genético de plantas forrageiras e contribuições no desempenho dos animais; Sistemas Integrados: clima e sombra para os animais; Sistemas Integrados: solos; Importância do uso de sementes forrageiras com qualidade e procedência; Gestão da propriedade de leite e de carne; Manejo reprodutivo de bovinos de leite e corte e Produção e qualidade de silagem.
“O Dia de Campo das Forrageiras é de extrema importância para a comunidade. A nossa região tem destaque nacional na produção de leite e carne, alimentados à base de pasto, e ainda possui a maior distribuição e comercialização de sementes de forrageiras do Estado. Para os estudantes, é uma excelente oportunidade para desenvolver maior capacidade intelectual, de comunicação e de interação com a comunidade”, ressalta o professor e coordenador do Programa de Melhoramento de Forrageiras, Emerson André Pereira.
Atualmente, 11 empresas são parceiras da linha de estudos e financiam 50% das pesquisas focadas no desenvolvimento de cultivares de forrageiras para maior produção de carne e leite, e melhoria na conservação do solo. São elas: Crat, Nativa, Copagril, Itaipu/Mil Pastos, Agrosul, Kernel, Chiapeta, Cometa, Relva, Lopes e Agropolo.
O Dia de Campo é gratuito e aberto ao público. Estudantes que desejam certificado devem fazer a inscrição neste link.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Na última semana, foi realizado na Incubadora Municipal de Chiapetta (Inovachi) o workshop “Criatividade e empreendedorismo jovem”. A formação foi ministrada pela consultora mestra Leonice Parnoff, juntamente com a equipe da Criatec e do projeto Programe seu Futuro, que tem como coordenador o professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro, do curso de Ciência da Computação da Unijuí.
“Tivemos um dia intenso e divertido, com muitas reflexões que culminaram em ideias criativas e inovadoras. Foram atividades muito dinâmicas e desafiadoras, onde pudemos pensar, através de jogos, em soluções para problemas cotidianos”, relata Leonice.
Participaram do evento alunos das Escolas Lorette, Haydêe e Anchieta, integrantes do Projeto Programe seu Futuro, e estudantes do Novo Ensino Médio do componente ligado ao empreendedorismo da cidade Chiapetta.
Em atenção às recomendações de distanciamento social, o evento ocorreu em quatro grupos e em quatro momentos distintos do dia. A Secretaria da Educação e as equipes diretivas das três escolas também estiveram presentes acompanhando o workshop.
Na perspectiva do empreendedorismo está o projeto Programe o seu Futuro, que está oportunizando e iniciando os alunos no uso das tecnologias. Cada vez mais os recursos tecnológicos estão aliados e indispensáveis a todas as profissões, porém, existe uma carência por profissionais qualificados, criativos e proativos. “A Secretaria de Educação, através das escolas e parceiros - como a Unijuí, está se propondo a oportunizar às novas gerações a serem protagonistas de suas histórias, independentemente da carreira e profissão que escolherem”, relata Arminda Inês Strücker, secretária de Educação de Chiapetta.
A Unijuí está com inscrições abertas para uma especialização inédita na região Noroeste: o MBA em Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Serviços de Saúde. Ofertada na modalidade Ensino a Distância (EaD), a pós-graduação visa preparar os profissionais que já atuam como gestores, como também os que desejam exercer esta função ou aprofundar os estudos na área, independente da formação acadêmica.
“Como trata-se de um curso de gestão para serviços de saúde, não é necessário ter formação na área da saúde. Qualquer profissional interessado pode se qualificar”, explicou a coordenadora, professora Bruna Nadaletti.
Com a complexificação do cenário de saúde e a modernização dos serviços, as instituições requerem estrutura organizacional e gerencial semelhante a de corporações empresariais, onde são necessários conceitos sólidos de marketing, administração, finanças, contabilidade, dentre outras áreas. O MBA, como lembra a professora, atende totalmente às necessidades do mercado de saúde. “É um curso inédito, voltado à inovação, ao que os serviços de saúde realmente estão precisando atualmente”, completou a coordenadora.
Interessados podem se inscrever até o dia 24 de outubro, pelo endereço unijui.edu.br/pos. Na página, também é possível obter mais informações sobre o curso. A previsão de início das aulas é 5 de novembro.
Já está chegando a hora: nesta quarta-feira, 6 de outubro, será lançada a primeira missão do Profissional do Futuro - evento promovido pela Unijuí e que busca aproximar os estudantes do Ensino Médio da Universidade. Ao longo do game, quatro missões serão lançadas e os participantes que passarem por todas as fases concorrerão a uma série de prêmios, além de suas escolas. Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pf.
Na Missão 1, Descobrindo o Universo, que será lançada nesta quarta-feira, os estudantes participarão de um jogo de outro planeta, com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. A Missão 2, Caminhos para o Futuro, vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. O lançamento da missão será realizado no dia 13 de outubro.
Já na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro e será ao vivo para os participantes. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.
Os estudantes que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios: uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022 e duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presenciais da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.
As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.
Aisha Maiara Bones de Oliveira e Vinicius Rodrigues Trein
e Um dos diferenciais da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, estão as disciplinas que focam na Formação Pessoal e Profissional, a exemplo do componente Projeto de Vida e Carreira, ministrado pelo professor Luciano Zamberlan. A disciplina é ofertada na modalidade Ensino a Distância (EaD) e visa mobilizar os estudantes a pensar sobre suas aptidões e interesses, construindo um processo de reflexão para que possam estabelecer e alcançar objetivos e metas, tendo como base o processo de formação acadêmica.
De acordo com o professor, a disciplina ajuda os estudantes a refletir sobre cada uma dessas etapas. “A gente sempre ressalta a importância de os acadêmicos terem um projeto de vida, porque muitas pessoas não tiveram essa oportunidade de parar, pensar e refletir sobre os rumos que eles pretendem ter a curto, médio e longo prazos na vida. À medida que eles têm mais clareza sobre isso, conseguem concentrar mais os esforços e até direcionar futuras atividades e ações. Isso faz com que eles tenham de fato mais foco na conquista dos sonhos que eles pretendem para a vida e para a carreira”, explica.
Dentre as atividades propostas, uma delas foi voltada às inspirações, na qual os estudantes deveriam citar pessoas inspiradoras. Surgiram diversos nomes, desde familiares até pessoas famosas, como Albert Einstein, Malala Yousafzai e Elon Musk. A cada semestre o professor encaminha uma mensagem a diferentes pessoas citadas, sendo que já obteve respostas da escritora Martha Medeiros, da influenciadora digital Luana Carolina, da bailarina Ingrid Silva e do professor e influenciador Felipe Almeida.
Quem citou Felipe foi o estudante do 2º semestre do curso de Nutrição, Vinicius Rodrigues Trein, que no futuro pretende tornar-se referência em sua área de atuação, atuando fortemente nas redes sociais, assim como Felipe. "Foi inesperado ser reconhecido por alguém que admiro. Isso dá um baita ânimo e vontade de fazer acontecer”, salienta.
A estudantes do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aisha Maiara Bones de Oliveira, foi notada por sua inspiração, a influenciadora Luana Carolina. “Foi incrível, uma sensação de que escolhi a pessoa certa para me inspirar, que além de realizar um ótimo trabalho e influenciar pessoas, também é alguém ‘alcançável’, no sentido de reconhecer alguém que a considere um exemplo, uma inspiração.”
De acordo com a estudante, atividades como estas são importantes porque proporcionam envolvimento, dedicação e reflexão. “Por exemplo, é fácil encontrar alguém para se inspirar, mas sua concepção muda quando você reflete sobre o que essa pessoa faz exatamente para ser uma inspiração. Essas atividades também reforçam o quão importante é dedicar um tempo a nós mesmos em meio à correria do dia a dia. Momentos para refletir, planejar, sonhar e perceber o que precisamos para alcançar determinados sonhos”, finaliza.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
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